Cavalos grandes vs. cavalos pequenos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sexta fev 15, 2013 9:21 pm

Olá...
gostava de tentar compreender porque se faz tanta questão, cá pelo nosso país, de ter sempre cavalos grandes e desvalorizar os cavalos pequenos...

Porque carga d'agua se põe uma criança a montar um cavalão em vez de um cavalo para o qual a criança tenha braços?

O "português" até nem é de estatura muito grande... não entendo!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta fev 15, 2013 10:46 pm

Boas

Eu não sou muito esquisita quanto a isso das alturas. Prefiro um cavalo de estatura média (à volta de 1.60m/1.65m) e acho o ideal para os meus 1.76m. No antigo centro que frequentava, as crianças montavam todos cavalos mais baixos (à volta de 1.55m), só as mais avançadas montavam cavalos de estatura média.
rachel17
Membro Júnior
Mensagens: 49
Registado: terça set 11, 2012 4:34 pm

sexta fev 15, 2013 11:23 pm

Pelos vistos já não sou a única a questionar-me a mesma coisa :roll: Em 2006 estive na Alemanha e fiquei parva com o que vi lá.. As crianças montavam póneis que estavam ao nível de verdadeiros cavalos, muitos deles até de grande prémio quase. Os póneis lá são valorizados e trabalhados tal e qual como se fosse cavalos de desporto, sabem ladear, piruetas, passagens de mão a tempo, tudo, até vi um haflinger em passage! Muitos deles saltam também e alguns muito bem para a altura que têm. Em Inglaterra a mesma coisa! Também não entendo, nem nunca entendi pq é que aqui nãos e aproveitam os póneis da mesma maneira que os cavalos principalmente para os mais pequenos, acho que temos uma mentalidade muito pequena :roll:
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sexta fev 15, 2013 11:33 pm

:) Fico aliviada por saber que não estou sozinha!!!
É mesmo isso... conhecer as potencialidades dos haflingers por exemplo e por cá apenas pensam neles para atrelar e só mesmo para brincadeira porque para coisas sérias é bom mesmo é um cavalão...

aqui fica o video de um destes "cavalinhos" a fazer uma prova de ensino...!


http://youtu.be/AdvqEeeYca8
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sábado fev 16, 2013 12:50 pm

Eu também já pensei o mesmo. Para os adultos, vai da altura e do critério de cada um, com o meu 1.56m, prefiro de longe cavalos mais pequenos, a minha égua com mais ou menos 1,50 era perfeita. Depois tenho o cavalo com 1.65 mais ou menos e já tenho de ir buscar um banco para lhe escovar as costas...Sinceramente, eu não diria que não a um ponei Fell :D até fazia uma grande festa :lol:

Agora os miúdos, também não percebo. Faz-me imensa confusão ver miudinhos em cima de cavalões enormes... Há póneis que ultrapassam em performance muitos cavalos, podem fazer TUDO o que um cavalo faz. É só vantagens para os miúdos. Podem cuidar eles próprios da montada, aparelhar e montar sozinhos, não tem de estar a fazer a espergata e se caírem não caem de tão alto. Alem de ser perfeitamente adorável :D
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

sábado fev 16, 2013 1:03 pm

eu por acaso tenho um gostinho por cavalões, apesar de a minha égua só ter 1,65 e era perfeita para mim! :)

mas concordo que miudos pequenos devem aprender a montar em cavalos com um tamanho mais adequado à sua "pequenês".

no entanto acho que para evoluir e praticar um nivel mais avançado de equitação, seja em que modalidade for, um cavalo maior é capaz de facilitar as coisas. Se o cavalo em questão tiver a proporção correcta entre altura e comprimento, é mais fácil fazê-lo evoluir. é um cavalo com a passada mais larga, terá mais facilidade em saltar alturas maiores. um cavalinho pequeno salta, é verdade... mas faz o triplo do esforço de um cavalo grande!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

sábado fev 16, 2013 1:21 pm

Um cavalo pequeno ou um poney não precisa ser um islandês com corpo grande e perna curta... um poney ou duplo poney pode fazer qualquer disciplina equestre com a mesma facilidade que um cavalão! Naturalmente, dentro das suas limitações de altura, no que se refere a saltos, dificilmente um cavalo com 1.30m vai saltar 1.80m :D
Mas para uma criança evoluir, enquanto cresce e se desenvolve, um cavalo adequado ao seu tamanho, braços e pernas vai ajuda-la a evoluir mais depressa do que um cavalão que como disse a MVieira27, eles podem cuidar sozinhos e com isso vão ganhar mais confiança com o cavalo, uma criança menos desenrascada, vai ganhar mais há-vontade com o mundo dos cavalos, etc...

Adoro ver as miudinhas nos seus poneis, com cabeçadas cor de rosa, com flores, etc... e porque não??!? Adoro os poney clubs! Adoro a ideia de tantas crianças na Alemanha terem os seus proprios haflingers e se juntam para um passeio ou brincadeiras. Elas já ensinam muitas coisas aos cavalos e sentem-se capazes de o fazer e acho que se deve em grande parte ao facto de começarem nos poneis!!!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sábado fev 16, 2013 1:45 pm

Um cavalo pequeno ou um poney não precisa ser um islandês com corpo grande e perna curta...
Exactamente!

Imagem

Imagem

Imagem


Ok, este é barrigudo de patas curtas, mas não resisti

Imagem

Este é um ponei Fell <3

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado fev 16, 2013 1:57 pm

Ai que lindos :D
É nestas alturas que gostava de ter menos 20cm :P
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sábado fev 16, 2013 2:12 pm

É não é? Eu também! :D
Desculpem lá só serem imagens de amazonas, era o que tinha à mão :lol:
packman
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

sábado fev 16, 2013 2:25 pm

Bom dia! Na quinta onde tenho aulas, os netos do dono têm uns póneis do género dos primeiros que aparecem nas fotos. E fazem concursos de obstáculos com eles!

Secalhar os miúdos não montam mais em cavalos pequenos, porque é difícil algum adulto ocupar-se de os arranjar para que os miúdos os possam montar. Levado a extremos até pode ser um falso problema, no entanto penso que pode ser por isto.

Quanto ao tópico em si, em tenho preferência por cavalos com alguma estaturo (eu tenho por volta de 1,80m). Porém na certeza de que, quando comprar um cavalo meu - por exemplo - será secundário. Isto porque, para além de altura, pelagens e afins prefiro um cavalo com boa cabeça.

Cumps ;)
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

sábado fev 16, 2013 3:33 pm

exactamente, quando se trata de escolher um cavalo a sua estatura é só um dos vários factores a ter em conta! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda fev 18, 2013 10:36 am

As fotografias são lindas! As amazonas então são uma delícia. Super elegantes!

O que me parece por cá é que realmente se tem a "pancada" dos cavalões e isso está a refletir-se no nosso Lusitano. O lusitano era um cavalo que tradicionalmente se encaixava entre 1,50 m e 1.60m, com as suas formas arredondadas. Agora, pelo que tenho visto entre os criadores, um lusitano com menos de 1,60m é quase considerado um anão...
Eu não sou contra quem gosta de cavalos altos, nada disso, eu também aprecio um cavalo alto e com boa estrutura, mas gosto sobretudo de ver quando o cavaleiro e o cavalo se "encaixam". E eu também sou comprida, 1,73m!

No centro onde tenho o meu cavalo foi agora adquirido um cavalo puro sangue árabe. Baixinho, tipo 1,55m, fininho mas lindo de morrer. O cavalo parece ter sido pintado à mão de tão lindo que é. Contudo, montado por um homem de 1,80 fica disforme. Acho que é cavalo para ser montado por uma amazona (sim, amazona mesmo) que seja pequena e graciosa como o cavalo :) !
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

segunda fev 18, 2013 12:36 pm

Isso mesmo... acho que o tamanho estar a interferir numa raça ao ponto de a modificar é muito mau! Também concordo que o lusitano era um cavalo entre 1,50 e 1,60 e que hoje menos de 1,65 é uma pileca...
A minha avó costumava dizer que "cada macaco no seu galho" e realmente é verdade, também não sou nada fã de ver um homem grande num cavalo pequeno, nem uma pessoa pequena num cavalão (só mesmo por graça, mas não para montar a sério)
Existem diversas raças com diversas estaturas por isso cada um deve escolher um cavalo que se adapte ao si!
Adoro o meu haflingerzinho com 1,45m e não havia cavalão que viesse para o substituir... é baixo q.b. para montar e para a minha perna curta mas robusto o suficiente para o meu peso...
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
packman
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

segunda fev 18, 2013 2:53 pm

Isso também está bastante relacionado com o "despertar" da nossa raça para a Dressage, digo eu. Claro que não sou apologista de modificar toda uma raça para determinada disciplina, a ponto de a comprometer. Mais ainda um cavalo ancestral como o nosso. No entanto, pela muito pouca percepção do panorama de criadores que tenho, creio que há criadores que procuram um Lusitano mais "desportivo" e outros a quem esta moda lhes não apraz e optam por criar um Lusitano mais dentro do tipo da raça, por isso não acredito que a raça esteja em perigo...
Responder

Voltar para “Cavalos”