Página 1 de 1

Pedido de esclarecimento

Enviado: sábado fev 16, 2013 4:40 pm
por danniela
Boa tarde

Alguém me sabe dizer se existe algum inconveniente em ter uma égua gravida junto de uma cria que ainda esteja a amamentar?
A cria tem 7 meses...

Enviado: domingo fev 17, 2013 1:03 am
por rachel17
Olá! Na verdade sim. O poldro de 7 meses muito provavelmente continua a mamar o que com uma mãe prenha vai trazer-lhe algum desgaste (à mãe claro), perda de energia e certamente perda de condição física. Por isso é que os criadores que cobrem éguas ano após ano normalmente fazem a desmama de um poldro aos 5/6 meses e não a prolongam por mais tempo.

Enviado: quarta mai 01, 2013 3:04 pm
por oOLoiraOo
Não! Não traz inconveniente nenhum.. Isso acontece na natureza e os criadores só desmamam os poldros mais cedo por razões desportivas e financeiras! A natureza sabe o que faz, não se preocupe :)

Enviado: quarta mai 01, 2013 3:58 pm
por anasabreu
Se quiser que o poldro da barriga se desenvolva o melhor possível usando todos os recursos possíveis que a mãe transmite é preferível desmamar o que está cá fora!
Numa coudelaria os partos ocorrem durante x meses e a desmama é feita toda ao mesmo tempo o que significa que uns poldros vão ter 5 ou 6 meses outros podem ter 8 ou 9 porque foram dos primeiros a nascer. Assim as éguas estarão prontas para a próxima época de reprodução e totalmente dedicadas ao novo poldro enquanto os que já estão desmamados já estão capazes de se desenvolver com um bom acompanhamento, já sozinhos...

Enviado: quarta mai 01, 2013 4:05 pm
por LoiraV
Existem rações que fornecem à mãe os nutrientes certos para o alimento de 2 poldros. Ao separar uma égua gestante de um poldro pode ter consequências como o stress que provocam abortos espontaneos. Tambem depende de quanto tempo está a mãe gestante e quanto tempo tem o poldro que já está cá fora mas..