Será isto gostar de cavalos?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo fev 09, 2014 6:07 pm

Ahh, mas devia andar. Os sapatos são um instrumento de tortura horrivel!! São quase ferros nos pés! Era uma pessoa muito mais feliz! :wink:

E porque não usar arreios? Dê-me uma explicação completamente plausível, com factos verídicos demonstrados de que os cavalos sem arreios são mais felizes e eu talvez acredite mais nisso :wink:
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

domingo fev 09, 2014 6:12 pm

Imagem
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda fev 10, 2014 3:33 pm

Ó danniela, o facto dos cavalos serem "trabalhados" pelas pessoas, terem um arreio, serem ferrados, etc. não significa que sejam por isso mal tratados ou que sofram. Tal como já foi dito, eles poderiam atirar o dono/a ao chão se assim simplesmente quisessem :wink:

A danniela defende a equitação natural. Óptimo, excelente :wink: Mas isso não implica que goste mais de cavalos do que qualquer outra pessoa que também os tenha.

Há maneiras e maneiras de treinar e lidar com um cavalo. E todos esses instrumentos "cruéis" que se utilizam ... é preciso saber utilizá-los, de forma a não magoar o cavalo. Por exemplo, o uso das esporas pode ser evitado, por exemplo, ou como eu já vi, com pontas revestidas de couro e redondas.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda fev 10, 2014 4:05 pm

Nitara Escreveu:Ó danniela, o facto dos cavalos serem "trabalhados" pelas pessoas, terem um arreio, serem ferrados, etc. não significa que sejam por isso mal tratados ou que sofram. Tal como já foi dito, eles poderiam atirar o dono/a ao chão se assim simplesmente quisessem :wink:

A danniela defende a equitação natural. Óptimo, excelente :wink: Mas isso não implica que goste mais de cavalos do que qualquer outra pessoa que também os tenha.

Há maneiras e maneiras de treinar e lidar com um cavalo. E todos esses instrumentos "cruéis" que se utilizam ... é preciso saber utilizá-los, de forma a não magoar o cavalo. Por exemplo, o uso das esporas pode ser evitado, por exemplo, ou como eu já vi, com pontas revestidas de couro e redondas.
As esporas são como que um "adereço" que ajuda no trabalho do cavalo. Podem ser facas de dois gumes, dependendo do uso que o cavaleiro lhe dá e só devem ser utilizadas por quem percebe da "poda". Nunca devem ser vistas como um objecto de tortura, mas sim como um auxiliar em cavalos mais frios às pernas. Como tudo, existem excepções e exageros, mas esses não são sequer considerados cavaleiros :wink:
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda fev 10, 2014 5:37 pm

CavaleiraVNF Escreveu:As esporas são como que um "adereço" que ajuda no trabalho do cavalo. Podem ser facas de dois gumes, dependendo do uso que o cavaleiro lhe dá e só devem ser utilizadas por quem percebe da "poda". Nunca devem ser vistas como um objecto de tortura, mas sim como um auxiliar em cavalos mais frios às pernas. Como tudo, existem excepções e exageros, mas esses não são sequer considerados cavaleiros :wink:
Obrigado pela info mais detalhada :D
danniela
Membro
Mensagens: 54
Registado: sábado out 20, 2012 11:00 pm

sexta fev 14, 2014 8:30 pm

Por motivos profissionais sei o quanto os cavalos sofrem com os arreios. Sou médica veterinária com especialização em ortopedia de equinos.
E por mais cuidados e desculpas que arranjem , tais arreios causam sempre um sofrimento atroz aos cavalos. mas parece que ninguém quer ver isso.

Enfim. Outros valores mais altos se levantam.
Eu quis trazer o tema a este forum só para provar e comprovar que tenho razão. As pessoas não estão minimamente sensibilizadas para este problema.

E quem sofre são eles que não tem voz activa neste processo.
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta fev 14, 2014 11:12 pm

danniela Escreveu:Por motivos profissionais sei o quanto os cavalos sofrem com os arreios. Sou médica veterinária com especialização em ortopedia de equinos.
E por mais cuidados e desculpas que arranjem , tais arreios causam sempre um sofrimento atroz aos cavalos. mas parece que ninguém quer ver isso.

Enfim. Outros valores mais altos se levantam.
Eu quis trazer o tema a este forum só para provar e comprovar que tenho razão. As pessoas não estão minimamente sensibilizadas para este problema.

E quem sofre são eles que não tem voz activa neste processo.
Asseguro-lhe que as pessoas deste fórum, que já fartinhas de andar por estas bandas estão, só querem o melhor dos animais. E o bem-estar deles em primeiro lugar.

Não se tratam de desculpas, mas sim das suas ideias/teses. Ainda não vi um argumento seu que comprovasse realmente o que está a tentar transmitir.

Muitos mitos existem por aí e garanto-lhe que eu posso ser bem extremista quando se trata de bem-estar animal (fique à vontade para ver as minhas outras respostas passadas :wink: ) e volto ao mesmo: trabalhar um cavalo com arreio, ferradura, etc. NÃO TEM de significar maus tratos. Tudo depende da forma que se utilizam esses "instrumentos".

Se é médica veterinária especializada em ortopedia equina, deve certamente ter conhecimento de cavalos "trabalhados" com estes métodos e que não estão em sofrimento, a morrer ou doentes ... há sim os pobres animais que são trabalhados sem dó nem piedade, com um mau uso constante de chicote, esporas, embocaduras, etc., sem descanço, que permanecem com uma sela nas costas por tempos exagerados, etc.
Há que saber balancear as coisas.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado fev 15, 2014 10:20 pm

É especializada em ortopedia e nao sabia que os cavalos devem sempre aparar os cascos mesmo estando desferrados? E que alguns cavalos tem de ser ferrados devido a problemas que desenvolvem nos mesmos? :roll:

Eu contínuo na minha: comprove o que está a dizer, que os cavalos arreados sofrem horrores. Fala fala, que somos uns brutos cruéis e nao a vejo a mostrar provas de que realmente os cavalos sao uns infelizes.
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

domingo fev 16, 2014 12:19 pm

Eu já tinha dado por terminada a minha participação nesta discussão mas depois de ler os posts da danniela não pude deixar de cá vir.

danniela, por acaso já lhe passou pela cabeça que todos nós, que temos cavalos, já por várias vezes que tivemos que falar com veterinários de cavalos, nem que fosse para a aplicação da vacina anual? Pois já falei com vários, alguns bastante conceituados neste mundo dos cavalos e todos eles têm cavalos e montam com regularidade. Nenhum me disse que os arreios magoam.

Salvo raras excepções (mas esses eu não considero cavaleiros), todos os cavaleiros que conheço utilizam géis de proteção de dorso, bons suadouros e arreios adequados.

Se é veterinária como diz ser, o que a mim não me parece mas é a minha opinião e vale o que vale, saberá que montar a cavalo "em pelo", sem arreios, é muito mais prejudicial ao dorso do cavalo, pois o arreio foi inventado para dar estabilidade ao cavaleiro e ao cavalo, e já lá vão alguns milhares de anos. E há estudos sobre isto, basta pesquisar. Por isto mesmo, no volteio a cavalo são sempre utilizadas mantas no dorso do cavalo para que o impacto seja menor.

Para finalizar, porque muito eu teria para lhe dizer, mas fico-me por aqui (se quiser falar comigo e ver o meu cavalo, como é maltratado mande-me pm que eu digo-lhe qual o centro hípico onde estou), a finalidade deste fórum é discutir ideias, não impô-las, como afirmou no último post.
marierafa
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 16, 2014 7:42 pm

domingo fev 16, 2014 7:44 pm

Hey ;) não concordamos que as pessoas que montam não gostem de cavalos . Visitem o nosso blog please :) http://mariaerafaela.wix.com/o-nosso-mundo
Responder

Voltar para “Cavalos”