Égua não pára para montar - Com vídeo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

domingo mar 23, 2014 7:08 pm

Olá a todos!

Sou nova nestas andanças, mas sigo regularmente os tópicos equestres :)
Gostava que me pudessem dar algumas dicas sobre o título acima: a minha égua é terrível para deixar montar!! :(
Vou-vos deixar alguma informação sobre ela: Anglo-Árabe com cerca de 18 anos, ex égua de escola de equitação mas com muito ensino. Óptima com crianças e em passeios pelo campo e praia, com alguma crença a outros cavalos, a tratar disso :D
O pior é para montar a primeira vez do dia, por estranho que pareça depois podem montar e desmontar quantas vezes quiserem, maior parte das vezes... Cheguei a não conseguir de todo montar quando estou sozinha no picadeiro, geralmente recorro a alguém para me ajudar a segurá-la, ou espero por uma distracção dela, que foi o que aconteceu no vídeo que vos deixo... Geralmente deixo a rédea de fora mais curta, senão ainda a incentiva mais a rodopiar, ela chega mesmo a passar para o outro lado :(

Alguma dica? Pus este vídeo no Youtube mas ninguém me ajudou. Ela começa logo a andar, sei que estou a fazer alguma força nas rédeas, estou a trabalhar no parar com o assento (stop by seat), não sei o nome em português. O abanar de cauda são mesmo só as moscas, e não desconforto, assim como a patada que dá sozinha. Ela odeia mesmo moscas e era Verão. Quando aborrecida fica com as orelhas murchas, que não é o caso :)

Obrigada a todos!! Desculpem o testamento, tentei dar o máximo de info possível :D

https://www.youtube.com/watch?v=AHDTfa7oefw
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

domingo mar 23, 2014 7:40 pm

Já tentou montá la encostada á vedação para tentar que ela não rodopie? Pode ajudar ou segurar nas duas rédeas curtas ao montar. Quando tentar montá-la tente ser o mais rápida possível ao meter o pé no estribo para evitar que ela se mova e quando estiver montada faça-lhe festas como recompensa. Já montei uma égua assim mas o problema dela era só começar a rodopiar muito de força encostá la á vedação ajudou.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda mar 24, 2014 12:25 am

Boa Noite

Pelo que vi, a égua está literalmente a gozar consigo :lol:
O abanar da cauda aqui indica que está relaxada, o suficiente para a ignorar completamente.
Primeiro, as rédeas tem de estar justas e não soltas como no video. Se ajustar, a égua irá parar.
Segundo, pode ir treinando só subir para o estribo (como se fosse montar mas ficando só pendurada no estribo esquerdo) e não a deixar andar até parar completamente. Só passe a perna quando ao fim de várias tentativas a égua aceitar o seu peso no estribo sem andar. Sempre com muitas festas, sempre a falar com ela e nada de pressas. Se tentar subir depressa arrisca-se a assustar a égua e depois o "trauma" será pior :wink:
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

segunda mar 24, 2014 10:38 am

Antes de mais vou pedir desculpas pelo modo de escrita porque estou a responder do telemovel que por ser ingles nao tem acentos no teclado...

Sabras1996 ainda nao tentei essa hipotese, quem sabe se resulta, quando experimentar deixo aqui o resultado :) Obrigada!!

CavaleiraVNF sou a primeira a reconhecer que tenho graves problemas de lideranca perante a minha menina :( E acho que parte da dificuldade vem sai, embora ela se comporte da mesma forma com qualquer pessoa que va montar a primeira vez do dia. Acha que nao fui suficientemente lenta a subir? Se demorar mais tempo ela comeca a andar, o mesmo se me pendurar no estribo... A redea mais curta de fora e solta por dentro serviria um pouco supostamente para a cabeca nao estar voltada para dentro, com ambas as redeas curtas acredite que a resistencia e maior :(
Muito obrigada pela resposta, vou tentar tambem as dias dicas principalmente o insistir noestribo, secalhar ainda nao insisti o suficiente :)
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

segunda mar 24, 2014 10:49 am

Ai a escrita automatica :D

Erratas: parte da dificuldade vem DAI / vou tentar tambem as SUAS dicas...
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda mar 24, 2014 2:47 pm

Horsegodess, já tivemos aqui casos semelhantes mas não andavam em circulo, andavam mesmo em frente :wink:
Foram resolvidos com o ajustar de ambas as rédeas (só ajustar, não é preciso fazer força), da mesma maneira que o faz montada para a égua parar. As duas rédeas do mesmo tamanho, a égua nem vira a cabeça para lado nenhum.
Quando montamos poldros pela primeira vez aqui, antes de "passar a perna", começamos por subir apenas para o estribo, falar calmamente, fazer festas (sempre com as duas rédeas do mesmo comprimento e justas). Enquanto ele andar, não passamos a perna. Fazemos várias tentativas até o poldro perceber que mal sente o peso no estribo, deve estar parado. Quando ao fim de várias tentativas as coisas correm bem (nem que para isso sejam vários dias), passamos a perna. Sempre com muitas festas, sempre a falar com eles e sobretudo calma :wink:
A égua sempre foi assim desde que esteve consigo ou já vinha com esse vício?
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

segunda mar 24, 2014 9:36 pm

Sim, ela sempre foi assim, tem dias em que mal se mexe e é facílimo montar, outros em que sem ajuda não conseguiria, como em épocas de cio ou quando passa algum tempo sem acesso ao pasto e necessita de ser bem desenrolada. Depois de estar lá em cima não briga mais. Acrescento que nunca tive problemas em montá-la em pelo, secalhar é porque como associa o estar aparelhada a trabalho não está à espera de ser montada assim e nem se mexe nem reage :)

De qualquer modo ela não devia nem mexer-se para montar nem imediatamente após eu subir, e apenas quando EU quisesse que ela se mexesse :(

Parece-me bastante sensata a idéia da recompensa (festinhas), como são animais muito inteligentes acho que até ela, mesmo velhinha, com alguma insistência e muuuuitas festinhas vai lá chegar :) Nem que seja por 2 segundos é um princípio.
E um imediato alívio de pressão das rédeas também, certo? Li algures que é sempre uma recompensa para eles de igual modo. Vou tentar segurar ambas as rédeas a ver no que dá, secalhar por menor pressão exercida o resultado vai ser recuar, mas só mesmo experimentado, porque sempre exerci alguma pressão na rédea de fora para tentar evitar que rodopiasse ainda mais na minha direcção...

Obrigada pelas dicas, vou manter-vos informados de todos os progressos :)
Agora só Sábado (tenho-a numa quinta um pouco longe da minha residência infelizmente)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda mar 24, 2014 10:27 pm

Mal ela deixe de andar, alivie logo a pressão nas rédeas por mínima que seja. E recompensa logo de seguida.
Insista, persista e não desista :)
Vai ver que corre bem, se não for logo, com tempo vai conseguir :wink:

Vá dando novidades :wink:
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

domingo mar 30, 2014 5:07 pm

Conforme prometido aqui ficam os progressos...

Encostá-la à vedação parecia uma excelente idéia, mas assim que levantava o pé para subir, ela recuava. Tentei em vários sítios sempre com o mesmo resultado. O mesmo aconteceu com segurar ambas as rédeas, recua imediatamente e até chegou a passar para o outro lado :(

Passei então para alternar entre a rédea de fora e ambas as rédeas, mexendo sempre a mão, assim que ela parava comecei por fazer pressão no estribo (pendurar-me no estribo), depois muitas muitas festinhas se ela se mantinha quieta, tipo ganhou o grande dérby, lol!! Assim que levantava o pé ela andava, e recomeçava do zero, mexer a mão, por vezes uma voltinha, pressão no estribo, muitas festinhas, e de repente ela deixou subir sem mexer. Até tive tempo de me compor na sela, as rédeas, respirar e pedir finalmente passo, com ela quietinha. E estava com o cio :D

Demorei cerca de 10 minutos em todo o processo, mas consegui sozinha, espero que daqui para a frente ela melhore e seja cada vez um processo mais rápido :D

Vou postando os desenvolvimentos, muito obrigada!!
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

domingo mar 30, 2014 7:20 pm

Ainda bem que já fez progressos. :D
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda mar 31, 2014 12:12 am

Parabéns pelos progressos :D

Vá fazendo esse pequeno "ritual" do estribo por mais uns tempos. Ela acabará por perceber que na hora em que sente peso no estribo, tem de estar quieta :wink:
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

segunda mar 31, 2014 9:05 am

Muito obrigada a ambos!! :)

Espero que pelo menos se mantenha assim, secalhar foi por se sentir acompanhada por outros cavalos que estavam no picadeiro, vamos ver como se porta daqui para a frente :)
Responder

Voltar para “Cavalos”