Cangochas - Ajuda urgente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

sexta out 03, 2014 1:37 pm

Olá CarmoJorge,

As cangochas, ao passar à guia, também chamadas de "alegrias", são sinal de energia e vitalidade do cavalo. No fundo são um bom sinal.
Se isso acontece montado, aí o caso já é diferente.

O meu cavalo tinha inúmeras alegrias à guia, e muitas vezes "cavava" de tal forma que me via aflita para o segurar.

O meu conselho é que procure ajuda especializada, foi o que eu fiz. No meu caso, mudei de centro hípico e os resultados foram surpreendentes. De um cavalo algo "histérico", tenho neste momento um cavalo quase pronto para entrar em provas de ensino, para o qual revela muita aptidão, e boa cabeça.

Quanto ao olhar do cavalo, não compreendi o que quis dizer. Ele "murcha" a orelha, ou seja, coloca-as para trás em posição de ataque?

Vá dando notícias.
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda out 06, 2014 1:12 pm

CarmoJorge, mandei-lhe pm.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

segunda out 06, 2014 7:58 pm

CarmoJorge,

Pelo que explica do olhar do cavalo, não me parece de todo que seja uma reacção de maldade. Não leve isso muito em consideração, até porque me parece (pelo que explica) que esteja a desafia-la para "brincar". Vê o momento de passar à guia como uma forma de interagir consigo e acaba por ser mal interpretado.

Quanto às cangochas, o cavalo pode estar a reagir por dor/desconforto e não por maldade. Será que o arreio não o está a magoar no dorso? Ou mesmo a cilha? O veterinário tem visto os dentes ao cavalo?
Eles não se podem queixar como nós, então demonstram dessa maneira porque é a única que encontram para que o "deixem em paz".

Primeiro que tudo descarte qualquer problema físico no cavalo que lhe possa causar dor ou desconforto. Verifique os arreios, peça ao veterinário para verificar dentes e problemas de dorso. Se estiver tudo ok, então aí avançamos para outras possíveis causas desse comportamento. :wink:

Vá dando notícias :wink:
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

terça out 07, 2014 9:12 am

Olá CarmoJorge,

Se o cavalo foi visto pelo veterinário e está tudo bem, vamos então confiar que não será nenhum problema físico.

A cabeça muito levantada no trote acontece tanto à guia como montado? Pode ser falta de força do cavalo ou falta de perna do cavaleiro.

Isso de reparar em tudo é normal, tem a ver com o seu temperamento e a própria concentração no trabalho. Um dos truques do meu professor é ir falando com eles enquanto monta. Experimente fazer o mesmo, com diferentes tons de voz caso esteja a fazer bem ou a fazer mal.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça out 07, 2014 8:24 pm

Quase diria (sem ver o cavalo), que existem problemas de costas.
O levantar da cabeça que fala, é normalmente associado a uma defesa para aliviar a zona do dorso. Já vi isso em imensos cavalos. E depois juntando isso às cangochas, ainda mais sentido faz. O cavalo está em sofrimento e desconfortável, levanta a cabeça/pescoço para diminuir a dor e faz as cangochas paras os avisar que algo não está bem :wink:
Não me parece mesmo que haja aí maldade nenhuma e muito menos que seja um cavalo impossível de reabilitar. Quer-me é parecer que teve um desbaste deficiente, muito "à pressa", possivelmente montado cedo demais.

Quando passarem à guia, luvas SEMPRE.
Dão maior aderência e evita que queimem as mãos no caso de serem puxados.

Tem possibilidade de o mudar de centro hípico?
De que zona do país é?
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

sexta out 24, 2014 11:46 am

Olá!

Bem, aqui ficam as minhas sugestões:

Se de facto já anulou todas as hipóteses de dor (que foi o que me ocorreu assim que li o seu post), eu diria que está apenas perante um cavalo com pouco treino. O levantar da cabeça (assumindo que ao pedir o trote não lhe 'vai à boca' sem querer) pode apenas significar um cavalo com pouco equilíbrio, daí o apressar o passo, numa tentativa de se reequilibrar. Como é o trote à guia? Igual ou mais largo e calmo?
Ele descai o ombro para dentro nas curvas? Pode ser outro sinal de pouco balanço...

Para os coices, aconselho a tentar a chamada 'one rein strop', existe muita info na net sobre essa técnica, impede o cavalo de baixar a cabeça e impede-lhe a impulsão para a frente. A minha égua crençava a outros cavalos e num passeio sozinha podia decidir voltar para a quinta a todo o gás, com essa técnica ganhei controlo e confiança. Ou mostrar quem manda, leve um stick, se ele escoicear, dê-lhe com força para ele associar ao mau comportamento, ou com esporas.

Quanto à expressão não se preocupe porque há animais mesmo assim, há um garanhão que murcha as orelhas e parece que vem atrás de nós à guia mas depois é um querido :)

Ah, e transições passo-trote, muitas, ajuda ao equilíbrio e a estabilizar a passada.

Não desista, boa sorte e mantenha-nos a par :)
horsegodess
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: segunda mai 04, 2009 6:13 pm

sexta out 24, 2014 1:21 pm

Desculpe, queria dizer One Rein Stop... :oops:
Responder

Voltar para “Cavalos”