QUAL A RAÇA DE CAVALOS PREFERIDA!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 13, 2011 9:32 pm

Parece-me que ninguém disse que não gosta do cavalo Lusitano...
Eu cá gosto de todos os cavalos, até os rafeiros, mas a raça que prefiro já a disse qual era, não quer dizer que não goste dos outros...
Eu até burros e mulas, quanto mais!! :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta ago 17, 2011 6:32 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Concordo dinodane :wink:

São dos mais belos exemplares, sem dúvida :D
É pena serem uns cabeçudos :P :twisted:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Sinceramente, cada cavalo é um cavalo. Mas acho os frísios um pouco "pesados" a nível de andamentos. Gosto deles como cavalos de Tiro, de Atrelagem, de Espectáculos. Mas dressage? Hummm.... não!
Há vista desarmada saltam mais à vista, mas na realidade não têm tanta aptidão quanto isso.
Eu fico-me pelo Puro Sangue Lusitano e Puro Sangue Árabe e Puro Sangue Inglês. E uns dos seus derivados... Anglo-Árabe (Claro 8)) e Luso-Árabe. :wink:

Por exemplo essa foto desse alongamento é belíssima... mas cá em Portugal não fazem deles isso, e por enquanto mantenho a minha opinião. De todos os que eu vi pessoalmente (puros) eram "pesadões". :wink:
Eis a questão..
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta ago 17, 2011 7:41 pm

Os cavalos de sangue frio (como os Frísios) são mais "inclinados" para Tiro e Atrelagem. Alguns (poucos) safam-se na Dressage.
Mas continuam sim a ser uns belos animais :P

Os Shire, por exemplo, são cavalos belíssimos mas safam-se bem é no tiro e na atrelagem. Os Gypsy Vanner igualmente. Os Percheron também. São tudo cavalos de sangue frio :wink:

Claro que os cavalos de sangue quente estão mais indicados para obstáculos, dressage, pólo, etc, pela sua fogosidade característica.
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta ago 17, 2011 8:39 pm

CavaleiraVNF Escreveu:Os cavalos de sangue frio (como os Frísios) são mais "inclinados" para Tiro e Atrelagem. Alguns (poucos) safam-se na Dressage.
Mas continuam sim a ser uns belos animais :P

Os Shire, por exemplo, são cavalos belíssimos mas safam-se bem é no tiro e na atrelagem. Os Gypsy Vanner igualmente. Os Percheron também. São tudo cavalos de sangue frio :wink:

Claro que os cavalos de sangue quente estão mais indicados para obstáculos, dressage, pólo, etc, pela sua fogosidade característica.
E não só CavaleiraVNF!
Os cavalos de sangue frio são cavalos com muito pouca elasticidade e flexibilidade.
Eis a questão..
miklos
Membro Veterano
Mensagens: 1182
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta ago 18, 2011 8:03 pm

Os Frisios NÃO são uma raça de "sangue frio" ! :o
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quinta ago 18, 2011 8:42 pm

miklos Escreveu:Os Frisios NÃO são uma raça de "sangue frio" ! :o
Os cavalos de sangue frio são tipicamente cavalos pesados e altos, como por exemplo o Shire, o Frísio ou o Clydesdale. Criados para serem resistentes e fortes, são sobretudo utilizados na agricultura e em trabalhos de tracção, como o transporte de materiais. Não participam em desportos clássicos, mas têm alguns desportos específicos para o seu porte, como por exemplo, corridas de carroças.
in Arca de Noé (Artigo CAVALOS: SANGUE QUENTE VS SANGUE FRIO) :wink:

E sim, os frísios são cavalos de sangue frio.
Eis a quest&atilde;o..
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quinta ago 18, 2011 9:21 pm

miklos Escreveu:Os Frisios NÃO são uma raça de "sangue frio" ! :o
Ai não? :roll:
ana-carla
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm
Localização: Cães

quinta ago 18, 2011 9:54 pm

A minha raça de eleição: Selle français (ou sela francês) mais propriamente o Mirage (cavalo da foto). Porém reconheço que seja uma raça para pessoas já com alguma experiência.
Imagem
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

sexta ago 19, 2011 2:26 am

Boa escolha de raça ana-carla! :D
Eis a quest&atilde;o..
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 20, 2011 2:57 pm

sara__sfmr Escreveu:
miklos Escreveu:Os Frisios NÃO são uma raça de "sangue frio" ! :o
Os cavalos de sangue frio são tipicamente cavalos pesados e altos, como por exemplo o Shire, o Frísio ou o Clydesdale. Criados para serem resistentes e fortes, são sobretudo utilizados na agricultura e em trabalhos de tracção, como o transporte de materiais. Não participam em desportos clássicos, mas têm alguns desportos específicos para o seu porte, como por exemplo, corridas de carroças.
in Arca de Noé (Artigo CAVALOS: SANGUE QUENTE VS SANGUE FRIO) :wink:

E sim, os frísios são cavalos de sangue frio.
NÃO, não são.

Vão pelos artigos da Arca, vão... :lol:

Os cavalos de sangue frio são os cavalos de tiro, Percherons, Clydesdales, Shire e outros.
Os Frísios são cavalos de sangue "morno" (warm blood) tais como os Hanoverianos, Lippizaners, Andaluzes ou os próprios Lusitanos... http://horsebreedslist.com/blood-warmblood-horse-breeds

Os cavalos de sangue quente são os cavalos orientais, os Árabes eos cavalos de corrida Thoroughbred...

Revejam lá esses conceitos, malta. :) Até eu que não percebo um boi de cavalos sei dessa classificação.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 20, 2011 2:58 pm

CavaleiraVNF Escreveu:
miklos Escreveu:Os Frisios NÃO são uma raça de "sangue frio" ! :o
Ai não? :roll:
Poinão!! :lol: Ver post acima sff. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado ago 20, 2011 3:47 pm

dinodane Escreveu:
CavaleiraVNF Escreveu:
miklos Escreveu:Os Frisios NÃO são uma raça de "sangue frio" ! :o
Ai não? :roll:
Poinão!! :lol: Ver post acima sff. :wink:
Por acaso não tinha sequer visto o artigo da arca dinodane, vi sim em uns quantos livros da especialidade e todos diziam que os Frísios eram cavalos de sangue frio :wink:
Mas vou pesquisar mais um bocadinho, estamos sempre a aprender :D
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado ago 20, 2011 3:58 pm

dinodane Escreveu:
sara__sfmr Escreveu:
miklos Escreveu:Os Frisios NÃO são uma raça de "sangue frio" ! :o
Os cavalos de sangue frio são tipicamente cavalos pesados e altos, como por exemplo o Shire, o Frísio ou o Clydesdale. Criados para serem resistentes e fortes, são sobretudo utilizados na agricultura e em trabalhos de tracção, como o transporte de materiais. Não participam em desportos clássicos, mas têm alguns desportos específicos para o seu porte, como por exemplo, corridas de carroças.
in Arca de Noé (Artigo CAVALOS: SANGUE QUENTE VS SANGUE FRIO) :wink:

E sim, os frísios são cavalos de sangue frio.
NÃO, não são.

Vão pelos artigos da Arca, vão... :lol:

Os cavalos de sangue frio são os cavalos de tiro, Percherons, Clydesdales, Shire e outros.
Os Frísios são cavalos de sangue "morno" (warm blood) tais como os Hanoverianos, Lippizaners, Andaluzes ou os próprios Lusitanos... http://horsebreedslist.com/blood-warmblood-horse-breeds

Os cavalos de sangue quente são os cavalos orientais, os Árabes eos cavalos de corrida Thoroughbred...

Revejam lá esses conceitos, malta. :) Até eu que não percebo um boi de cavalos sei dessa classificação.
E segundo a APSL:

Cavalo de "sangue quente" como o Puro Sangue Inglês e o Puro Sangue Árabe, o Puro Sangue Lusitano é o produto de uma selecção de milhares de anos, o que lhe garante uma "empatia" com o cavaleiro superior a qualquer raça moderna.

Logo, tal como tinha sido visto acima, o PSL é também um cavalo de sangue quente :)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado ago 20, 2011 4:07 pm

More:

"Breed influences
The Friesians are a cold-blooded horse. The original foundation Friesians can be traced back to a cold-blooded Native forest horse."

http://www.usfriesianreferral.com/bloodlines.htm

"The cold-blooded Friesian, a descendant of the primitive Forest Horse of Europe, is bred on sea-girt Feisland in the north of the Netherlands. In Holland, it is an object of fervent admiration today, as in the past. Indeed, it occupies an important place in human history and among the equine races."

http://white_arabian.tripod.com/friesian.html

:wink:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 20, 2011 5:41 pm

Não concordo. Os cold blooded são cavalos de tiro, coisa que um frísio, apesar de adequado para atrelagem, não é.
De mais a mais, não existem só cold blood e hot blood, a maioria das raças de dressage e desporto equestre são warm bloods.
http://www.wowhorses.com/warmblood-coldblood.html

E diga-se também de passagem que o mundo equestre (a nível mundial) só reconhece duas raças como verdadeiras raças HOT BLOOD, o árabe e o throughbred.

Aqui explica as distinções entre cold, warm e hot:
http://en.wikipedia.org/wiki/Horse

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cavalos”