Equitação II
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A segunda fase da aprendizagem do cavaleiro começa pelas aulas de volteio.
Nesta altura pode-se dar a oportunidade ao aluno de ser ele a levar o cavalo para o picadeiro. Parece um gesto bastante insignificante mas é bom para a auto-estima do aluno. Nunca esquecer a maneira correcta de conduzir o cavalo!
Na primeira aula de volteio o material a usar será o seguinte:
Para o cavalo:
Guia de volteio
cabeçada de bridão (bridão grosso)
rédeas fixas
suadouro
manta (para colocar por cima do suadouro. simultaneamente protege o dorso do cavalo e torna o assento mais confortável ao cavaleiro)
cilhão de argolas
proteção de membros (caneleiras ou ligaduras)
Para o cavaleiro:
toque
camisola ou t-shirt (deverá ser o mais confortável possivel para que o aluno se sinta bem)
calças de montar
botas de montar (ou polainas)
Depois de o monitor verificar que o aluno e o cavalo estão correctamente equipados segundo as normas de segurança básicas, pode dar inicio á aula.
Tendo em conta que é (provavelmente) a primeira vez que o aluno vai montar a cavalo o monitor pode ajudá-lo a subir para cima do cavalo. Com o pretexto de o ajudar a subir o monitor vai fazer com que o aluno esteja practicamente encostado ao cavalo, e aí pode ver até que ponto o aluno se sente confortável ao pé do mesmo.
Quando o aluno já está em cima do cavalo o monitor deve falar bastante com ele, recomendar-lhe que esteja descontraido, que respire (parece parvoice mas há pessoas que quando começam a montar a cavalo estão tão contraidas que se esquecem de respirar), que descontraia os musculos, endireite as costas, pernas caídas á vontade, cabeça levantada, nariz empinado, etc. (basicamente o tipo de recomendações que se vão dando ao longo das aulas).
Segurando o cavalo perto de si, o monitor começa primeiro por descrever circulos largos. Aos poucos vai soltando a guia para ficar no meio e poder observar o aluno e corrigi-lo.
Neste andamento (e entre todas as recomendações já antes referidas) o aluno vai aprender a acompanhar o movimento do cavalo com a cintura. Nesta altura o monitor pode explicar (da forma mais simples) o que são os andamentos basculantes, ou seja, aqueles em que o cavalo bascula o pescoço (passo e galope).
Se o aluno estiver demasiado nervoso e contraido o monitor pode optar por falar de assuntos que não tenham nada a ver com a aula que está a decorrer. (Falo por experiencia própria. Com os meus alunos funcionou!)
Os exercicios que o aluno realiza devem sem adequados ao andamento do cavalo.
O aluno vai realizar exercicios que levem á descontraçao, ao equilibrio, á segurança em cima do cavalo.
No passo podem realizar-se exercicios tais como a rotação total dos braços (lentamente), rodar o pescoço (este exercicio só deve ser feito a passo. Em qualquer outro dos andamentos é demasiado violento e pode provocar lesões do pescoço e da coluna!), segurar um e outro calcanhar, tesoura, mãos nos ombros/ cintura/atrás das costas (a empurrar a cintura para a frente). Tambem se pode puxar um bocado pela imaginação. Com os meus alunos fazia muito o exercicio de levantar as mãos acima da cabeça com os braços bem esticados, olhando para cima e contar as lampadas do picadeiro (no exterior era vê-los á procura dos pássaros!), tapar os olhos, tirar o toque e voltar a pô-lo, etc.
Para ensinar o aluno a acompanhar o trote do cavalo temos de ter a certeza que está descontraido e que já acompanha bem o movimento do passo. Deve começar-se por um trote lento mas regular. Insistir que o aluno tenha as costas direitas, cintura descontraida a absorver o movimento, ombros recuados e pernas descaidas. Se o aluno estiver com dificuldades podemos dizer-lhe que se incline para trás, o que vai facilitar a absorção do impacto.
No trote podem fazer um exercicio que consiste em esticar os braços á altura dos ombros, rodar a cintura (e os braços a acompanhar), olhando sempre para a mão que vai atrás, tb se pode fazer uma variação deste exercicio, na qual o aluno toca com a mão da frente no pescoço do cavalo e com a de trás toca na garupa, bater palmas á frente do corpo e atrás das costas, etc.
O galope é talvez o andamento mais dificil de se aprender, apesar de ser o mais confortável.
Antes do aluno aprender o andamento deve-se explicar que é um andamento a três tempos, tempos esses que o aluno vai acompanhar com a cintura. Ensinar o aluno a galopar "de trás para a frente", ou seja, no primeiro tempo o rabo está mais atrás no arreio e no terceiro tempo a cintura avança livremente. Para ensinar o galope deve-se fazer um circulo largo para ser mais fácil para o aluno de manter o equilibrio
Os exercicios que se podem fazer no galope são: balançar os braços ao lado do corpo, mãos no toque/ nos ombros/na cintura/atrás das costas, contar os tempos do galope em voz alta, passar uma perna por cima do pescoço e ficar a galopar de lado (e depois voltar á posição original), esticar os braços á altura dos ombros e fechar os olhos, fazer festas no pescoço e na garupa do cavalo, etc.
É preciso ter imaginação para não fazer sempre os mesmos exercicios. Muitas vezes um exercicio que parece não ter grande sentido é talvez um exercicio que vai ajudar á descontração do aluno!
P.S.- Este topico é da autoria da forista Omega...
Nesta altura pode-se dar a oportunidade ao aluno de ser ele a levar o cavalo para o picadeiro. Parece um gesto bastante insignificante mas é bom para a auto-estima do aluno. Nunca esquecer a maneira correcta de conduzir o cavalo!
Na primeira aula de volteio o material a usar será o seguinte:
Para o cavalo:
Guia de volteio
cabeçada de bridão (bridão grosso)
rédeas fixas
suadouro
manta (para colocar por cima do suadouro. simultaneamente protege o dorso do cavalo e torna o assento mais confortável ao cavaleiro)
cilhão de argolas
proteção de membros (caneleiras ou ligaduras)
Para o cavaleiro:
toque
camisola ou t-shirt (deverá ser o mais confortável possivel para que o aluno se sinta bem)
calças de montar
botas de montar (ou polainas)
Depois de o monitor verificar que o aluno e o cavalo estão correctamente equipados segundo as normas de segurança básicas, pode dar inicio á aula.
Tendo em conta que é (provavelmente) a primeira vez que o aluno vai montar a cavalo o monitor pode ajudá-lo a subir para cima do cavalo. Com o pretexto de o ajudar a subir o monitor vai fazer com que o aluno esteja practicamente encostado ao cavalo, e aí pode ver até que ponto o aluno se sente confortável ao pé do mesmo.
Quando o aluno já está em cima do cavalo o monitor deve falar bastante com ele, recomendar-lhe que esteja descontraido, que respire (parece parvoice mas há pessoas que quando começam a montar a cavalo estão tão contraidas que se esquecem de respirar), que descontraia os musculos, endireite as costas, pernas caídas á vontade, cabeça levantada, nariz empinado, etc. (basicamente o tipo de recomendações que se vão dando ao longo das aulas).
Segurando o cavalo perto de si, o monitor começa primeiro por descrever circulos largos. Aos poucos vai soltando a guia para ficar no meio e poder observar o aluno e corrigi-lo.
Neste andamento (e entre todas as recomendações já antes referidas) o aluno vai aprender a acompanhar o movimento do cavalo com a cintura. Nesta altura o monitor pode explicar (da forma mais simples) o que são os andamentos basculantes, ou seja, aqueles em que o cavalo bascula o pescoço (passo e galope).
Se o aluno estiver demasiado nervoso e contraido o monitor pode optar por falar de assuntos que não tenham nada a ver com a aula que está a decorrer. (Falo por experiencia própria. Com os meus alunos funcionou!)
Os exercicios que o aluno realiza devem sem adequados ao andamento do cavalo.
O aluno vai realizar exercicios que levem á descontraçao, ao equilibrio, á segurança em cima do cavalo.
No passo podem realizar-se exercicios tais como a rotação total dos braços (lentamente), rodar o pescoço (este exercicio só deve ser feito a passo. Em qualquer outro dos andamentos é demasiado violento e pode provocar lesões do pescoço e da coluna!), segurar um e outro calcanhar, tesoura, mãos nos ombros/ cintura/atrás das costas (a empurrar a cintura para a frente). Tambem se pode puxar um bocado pela imaginação. Com os meus alunos fazia muito o exercicio de levantar as mãos acima da cabeça com os braços bem esticados, olhando para cima e contar as lampadas do picadeiro (no exterior era vê-los á procura dos pássaros!), tapar os olhos, tirar o toque e voltar a pô-lo, etc.
Para ensinar o aluno a acompanhar o trote do cavalo temos de ter a certeza que está descontraido e que já acompanha bem o movimento do passo. Deve começar-se por um trote lento mas regular. Insistir que o aluno tenha as costas direitas, cintura descontraida a absorver o movimento, ombros recuados e pernas descaidas. Se o aluno estiver com dificuldades podemos dizer-lhe que se incline para trás, o que vai facilitar a absorção do impacto.
No trote podem fazer um exercicio que consiste em esticar os braços á altura dos ombros, rodar a cintura (e os braços a acompanhar), olhando sempre para a mão que vai atrás, tb se pode fazer uma variação deste exercicio, na qual o aluno toca com a mão da frente no pescoço do cavalo e com a de trás toca na garupa, bater palmas á frente do corpo e atrás das costas, etc.
O galope é talvez o andamento mais dificil de se aprender, apesar de ser o mais confortável.
Antes do aluno aprender o andamento deve-se explicar que é um andamento a três tempos, tempos esses que o aluno vai acompanhar com a cintura. Ensinar o aluno a galopar "de trás para a frente", ou seja, no primeiro tempo o rabo está mais atrás no arreio e no terceiro tempo a cintura avança livremente. Para ensinar o galope deve-se fazer um circulo largo para ser mais fácil para o aluno de manter o equilibrio
Os exercicios que se podem fazer no galope são: balançar os braços ao lado do corpo, mãos no toque/ nos ombros/na cintura/atrás das costas, contar os tempos do galope em voz alta, passar uma perna por cima do pescoço e ficar a galopar de lado (e depois voltar á posição original), esticar os braços á altura dos ombros e fechar os olhos, fazer festas no pescoço e na garupa do cavalo, etc.
É preciso ter imaginação para não fazer sempre os mesmos exercicios. Muitas vezes um exercicio que parece não ter grande sentido é talvez um exercicio que vai ajudar á descontração do aluno!
P.S.- Este topico é da autoria da forista Omega...
Última edição por Cavaleira16 em quinta ago 30, 2007 9:31 pm, editado 1 vez no total.
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
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olá cavaleira, não tenho nada contra pores aqui aquilo que eu escrevi, mas era de bom tom teres-me perguntado se eu me importava ou nao...
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Não compreendi uma coisinha... Qual é a lógica de ter dois tópicos com "Equitação I" e "Equitação II", não se podia esclarecer tudo num só tópico?
Visto que falam os dois do mesmo tema?
Fico a aguardar resposta!


Fico a aguardar resposta!

<p><strong>Cumprimentos do fmss_6 xD</strong></p>
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além de ficar demasiado chato e maçudo se puser tudo num topico, refere diferentes fases sa aprendisagem.fmss_6 Escreveu:Não compreendi uma coisinha... Qual é a lógica de ter dois tópicos com "Equitação I" e "Equitação II", não se podia esclarecer tudo num só tópico?Visto que falam os dois do mesmo tema?
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Fico a aguardar resposta!
além disso, vou escrevendo os artigos á medida que vou tendo tempo livre!
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olá phenrique. és de que zona? talvez te pudesse aconselhar um bom centro hipico.
inscreve te num centro hipico. para as primeiras aulas de volteio e iniciação provavelmente montas um cavalo do centro hipico. dp disso depende se queres logo comprar um cavalo teu. não caso de não quereres ou não poderes comprar logo cavalo o centro hipico emprestarte-á um da escola.
inscreve te num centro hipico. para as primeiras aulas de volteio e iniciação provavelmente montas um cavalo do centro hipico. dp disso depende se queres logo comprar um cavalo teu. não caso de não quereres ou não poderes comprar logo cavalo o centro hipico emprestarte-á um da escola.
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Isto foi escrito por si?omega2 Escreveu:além de ficar demasiado chato e maçudo se puser tudo num topico, refere diferentes fases sa aprendisagem.fmss_6 Escreveu:Não compreendi uma coisinha... Qual é a lógica de ter dois tópicos com "Equitação I" e "Equitação II", não se podia esclarecer tudo num só tópico?Visto que falam os dois do mesmo tema?
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foi sim, baseado nos conhecimentos que já tenho!fmss_6 Escreveu:Isto foi escrito por si?omega2 Escreveu:além de ficar demasiado chato e maçudo se puser tudo num topico, refere diferentes fases sa aprendisagem.fmss_6 Escreveu:Não compreendi uma coisinha... Qual é a lógica de ter dois tópicos com "Equitação I" e "Equitação II", não se podia esclarecer tudo num só tópico?Visto que falam os dois do mesmo tema?
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Ok... então porque foi a cavaleira a postar?
(Isto é apenas uma curiosidade)

(Isto é apenas uma curiosidade)
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6 xD</strong></p>
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porque não lhe perguntas a ela??
eu postei este artigo num outro forum onde modero o sub forum dos cavalos, não gostei muito de ver que ela o tinha publicado aqui, sem ao menos me perguntar se eu me importava...
eu postei este artigo num outro forum onde modero o sub forum dos cavalos, não gostei muito de ver que ela o tinha publicado aqui, sem ao menos me perguntar se eu me importava...
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Perguntei-lhe a si, pois pensei que sabia o motivo.omega2 Escreveu:porque não lhe perguntas a ela??
eu postei este artigo num outro forum onde modero o sub forum dos cavalos, não gostei muito de ver que ela o tinha publicado aqui, sem ao menos me perguntar se eu me importava...

<p><strong>Cumprimentos do fmss_6 xD</strong></p>
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Pois... talvez seja melhor, mas ela não dá sinais de vida.omega2 Escreveu:não, não faço a minima ideia! é melhor perguntarmos á cavaleira...

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desculpem so regressar hoje, mas tem sido impossivel vir á arca...
omega, mais uma vez desculpa... como mencionei no primeiro topico, disse que a autora tinhas sido tu (se é que me permites tratar assim)... nao tinha nenhuma intençao de tirar qualquer previlegio de uma coisa que nao fiz...
como tambem te disse na pm, postei estes dois topicos pois os achei deveras interessantes e esclarecedores...
desculpa mais uma vez... irei remeter os foristas para o meu erro e indicar melhor que foi a omega quem escreveu estes dois topicos...
omega, mais uma vez desculpa... como mencionei no primeiro topico, disse que a autora tinhas sido tu (se é que me permites tratar assim)... nao tinha nenhuma intençao de tirar qualquer previlegio de uma coisa que nao fiz...

como tambem te disse na pm, postei estes dois topicos pois os achei deveras interessantes e esclarecedores...

desculpa mais uma vez... irei remeter os foristas para o meu erro e indicar melhor que foi a omega quem escreveu estes dois topicos...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
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