Equitação II
Enviado: sábado ago 25, 2007 7:27 pm
A segunda fase da aprendizagem do cavaleiro começa pelas aulas de volteio.
Nesta altura pode-se dar a oportunidade ao aluno de ser ele a levar o cavalo para o picadeiro. Parece um gesto bastante insignificante mas é bom para a auto-estima do aluno. Nunca esquecer a maneira correcta de conduzir o cavalo!
Na primeira aula de volteio o material a usar será o seguinte:
Para o cavalo:
Guia de volteio
cabeçada de bridão (bridão grosso)
rédeas fixas
suadouro
manta (para colocar por cima do suadouro. simultaneamente protege o dorso do cavalo e torna o assento mais confortável ao cavaleiro)
cilhão de argolas
proteção de membros (caneleiras ou ligaduras)
Para o cavaleiro:
toque
camisola ou t-shirt (deverá ser o mais confortável possivel para que o aluno se sinta bem)
calças de montar
botas de montar (ou polainas)
Depois de o monitor verificar que o aluno e o cavalo estão correctamente equipados segundo as normas de segurança básicas, pode dar inicio á aula.
Tendo em conta que é (provavelmente) a primeira vez que o aluno vai montar a cavalo o monitor pode ajudá-lo a subir para cima do cavalo. Com o pretexto de o ajudar a subir o monitor vai fazer com que o aluno esteja practicamente encostado ao cavalo, e aí pode ver até que ponto o aluno se sente confortável ao pé do mesmo.
Quando o aluno já está em cima do cavalo o monitor deve falar bastante com ele, recomendar-lhe que esteja descontraido, que respire (parece parvoice mas há pessoas que quando começam a montar a cavalo estão tão contraidas que se esquecem de respirar), que descontraia os musculos, endireite as costas, pernas caídas á vontade, cabeça levantada, nariz empinado, etc. (basicamente o tipo de recomendações que se vão dando ao longo das aulas).
Segurando o cavalo perto de si, o monitor começa primeiro por descrever circulos largos. Aos poucos vai soltando a guia para ficar no meio e poder observar o aluno e corrigi-lo.
Neste andamento (e entre todas as recomendações já antes referidas) o aluno vai aprender a acompanhar o movimento do cavalo com a cintura. Nesta altura o monitor pode explicar (da forma mais simples) o que são os andamentos basculantes, ou seja, aqueles em que o cavalo bascula o pescoço (passo e galope).
Se o aluno estiver demasiado nervoso e contraido o monitor pode optar por falar de assuntos que não tenham nada a ver com a aula que está a decorrer. (Falo por experiencia própria. Com os meus alunos funcionou!)
Os exercicios que o aluno realiza devem sem adequados ao andamento do cavalo.
O aluno vai realizar exercicios que levem á descontraçao, ao equilibrio, á segurança em cima do cavalo.
No passo podem realizar-se exercicios tais como a rotação total dos braços (lentamente), rodar o pescoço (este exercicio só deve ser feito a passo. Em qualquer outro dos andamentos é demasiado violento e pode provocar lesões do pescoço e da coluna!), segurar um e outro calcanhar, tesoura, mãos nos ombros/ cintura/atrás das costas (a empurrar a cintura para a frente). Tambem se pode puxar um bocado pela imaginação. Com os meus alunos fazia muito o exercicio de levantar as mãos acima da cabeça com os braços bem esticados, olhando para cima e contar as lampadas do picadeiro (no exterior era vê-los á procura dos pássaros!), tapar os olhos, tirar o toque e voltar a pô-lo, etc.
Para ensinar o aluno a acompanhar o trote do cavalo temos de ter a certeza que está descontraido e que já acompanha bem o movimento do passo. Deve começar-se por um trote lento mas regular. Insistir que o aluno tenha as costas direitas, cintura descontraida a absorver o movimento, ombros recuados e pernas descaidas. Se o aluno estiver com dificuldades podemos dizer-lhe que se incline para trás, o que vai facilitar a absorção do impacto.
No trote podem fazer um exercicio que consiste em esticar os braços á altura dos ombros, rodar a cintura (e os braços a acompanhar), olhando sempre para a mão que vai atrás, tb se pode fazer uma variação deste exercicio, na qual o aluno toca com a mão da frente no pescoço do cavalo e com a de trás toca na garupa, bater palmas á frente do corpo e atrás das costas, etc.
O galope é talvez o andamento mais dificil de se aprender, apesar de ser o mais confortável.
Antes do aluno aprender o andamento deve-se explicar que é um andamento a três tempos, tempos esses que o aluno vai acompanhar com a cintura. Ensinar o aluno a galopar "de trás para a frente", ou seja, no primeiro tempo o rabo está mais atrás no arreio e no terceiro tempo a cintura avança livremente. Para ensinar o galope deve-se fazer um circulo largo para ser mais fácil para o aluno de manter o equilibrio
Os exercicios que se podem fazer no galope são: balançar os braços ao lado do corpo, mãos no toque/ nos ombros/na cintura/atrás das costas, contar os tempos do galope em voz alta, passar uma perna por cima do pescoço e ficar a galopar de lado (e depois voltar á posição original), esticar os braços á altura dos ombros e fechar os olhos, fazer festas no pescoço e na garupa do cavalo, etc.
É preciso ter imaginação para não fazer sempre os mesmos exercicios. Muitas vezes um exercicio que parece não ter grande sentido é talvez um exercicio que vai ajudar á descontração do aluno!
P.S.- Este topico é da autoria da forista Omega...
Nesta altura pode-se dar a oportunidade ao aluno de ser ele a levar o cavalo para o picadeiro. Parece um gesto bastante insignificante mas é bom para a auto-estima do aluno. Nunca esquecer a maneira correcta de conduzir o cavalo!
Na primeira aula de volteio o material a usar será o seguinte:
Para o cavalo:
Guia de volteio
cabeçada de bridão (bridão grosso)
rédeas fixas
suadouro
manta (para colocar por cima do suadouro. simultaneamente protege o dorso do cavalo e torna o assento mais confortável ao cavaleiro)
cilhão de argolas
proteção de membros (caneleiras ou ligaduras)
Para o cavaleiro:
toque
camisola ou t-shirt (deverá ser o mais confortável possivel para que o aluno se sinta bem)
calças de montar
botas de montar (ou polainas)
Depois de o monitor verificar que o aluno e o cavalo estão correctamente equipados segundo as normas de segurança básicas, pode dar inicio á aula.
Tendo em conta que é (provavelmente) a primeira vez que o aluno vai montar a cavalo o monitor pode ajudá-lo a subir para cima do cavalo. Com o pretexto de o ajudar a subir o monitor vai fazer com que o aluno esteja practicamente encostado ao cavalo, e aí pode ver até que ponto o aluno se sente confortável ao pé do mesmo.
Quando o aluno já está em cima do cavalo o monitor deve falar bastante com ele, recomendar-lhe que esteja descontraido, que respire (parece parvoice mas há pessoas que quando começam a montar a cavalo estão tão contraidas que se esquecem de respirar), que descontraia os musculos, endireite as costas, pernas caídas á vontade, cabeça levantada, nariz empinado, etc. (basicamente o tipo de recomendações que se vão dando ao longo das aulas).
Segurando o cavalo perto de si, o monitor começa primeiro por descrever circulos largos. Aos poucos vai soltando a guia para ficar no meio e poder observar o aluno e corrigi-lo.
Neste andamento (e entre todas as recomendações já antes referidas) o aluno vai aprender a acompanhar o movimento do cavalo com a cintura. Nesta altura o monitor pode explicar (da forma mais simples) o que são os andamentos basculantes, ou seja, aqueles em que o cavalo bascula o pescoço (passo e galope).
Se o aluno estiver demasiado nervoso e contraido o monitor pode optar por falar de assuntos que não tenham nada a ver com a aula que está a decorrer. (Falo por experiencia própria. Com os meus alunos funcionou!)
Os exercicios que o aluno realiza devem sem adequados ao andamento do cavalo.
O aluno vai realizar exercicios que levem á descontraçao, ao equilibrio, á segurança em cima do cavalo.
No passo podem realizar-se exercicios tais como a rotação total dos braços (lentamente), rodar o pescoço (este exercicio só deve ser feito a passo. Em qualquer outro dos andamentos é demasiado violento e pode provocar lesões do pescoço e da coluna!), segurar um e outro calcanhar, tesoura, mãos nos ombros/ cintura/atrás das costas (a empurrar a cintura para a frente). Tambem se pode puxar um bocado pela imaginação. Com os meus alunos fazia muito o exercicio de levantar as mãos acima da cabeça com os braços bem esticados, olhando para cima e contar as lampadas do picadeiro (no exterior era vê-los á procura dos pássaros!), tapar os olhos, tirar o toque e voltar a pô-lo, etc.
Para ensinar o aluno a acompanhar o trote do cavalo temos de ter a certeza que está descontraido e que já acompanha bem o movimento do passo. Deve começar-se por um trote lento mas regular. Insistir que o aluno tenha as costas direitas, cintura descontraida a absorver o movimento, ombros recuados e pernas descaidas. Se o aluno estiver com dificuldades podemos dizer-lhe que se incline para trás, o que vai facilitar a absorção do impacto.
No trote podem fazer um exercicio que consiste em esticar os braços á altura dos ombros, rodar a cintura (e os braços a acompanhar), olhando sempre para a mão que vai atrás, tb se pode fazer uma variação deste exercicio, na qual o aluno toca com a mão da frente no pescoço do cavalo e com a de trás toca na garupa, bater palmas á frente do corpo e atrás das costas, etc.
O galope é talvez o andamento mais dificil de se aprender, apesar de ser o mais confortável.
Antes do aluno aprender o andamento deve-se explicar que é um andamento a três tempos, tempos esses que o aluno vai acompanhar com a cintura. Ensinar o aluno a galopar "de trás para a frente", ou seja, no primeiro tempo o rabo está mais atrás no arreio e no terceiro tempo a cintura avança livremente. Para ensinar o galope deve-se fazer um circulo largo para ser mais fácil para o aluno de manter o equilibrio
Os exercicios que se podem fazer no galope são: balançar os braços ao lado do corpo, mãos no toque/ nos ombros/na cintura/atrás das costas, contar os tempos do galope em voz alta, passar uma perna por cima do pescoço e ficar a galopar de lado (e depois voltar á posição original), esticar os braços á altura dos ombros e fechar os olhos, fazer festas no pescoço e na garupa do cavalo, etc.
É preciso ter imaginação para não fazer sempre os mesmos exercicios. Muitas vezes um exercicio que parece não ter grande sentido é talvez um exercicio que vai ajudar á descontração do aluno!
P.S.- Este topico é da autoria da forista Omega...