O nosso Garrano...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta ago 30, 2007 10:07 pm

Bem...

Como nao podia deixar de ser, tenho que falar sobre o nosso cavalo "selvagem", o Garrano...

Introduçao á raça:

O cavalo de Raça Garrana é forte, decidido, pacífico, um aliado do homem nos trabalhos mais árduos e nas deslocações mais longas, desde tempos muito longínquos. Em tempos mais recentes, o Garrano tem sido vítima de muitos preconceitos de purismo genético, relegado para o plano de subespécie desinteressante.
O facto é que apesar de tudo isto, as pinturas rupestres, como as nossas de Foz Côa, entre outras, em que a multiplicidade de desenhos e a subtileza dos traços permitem-nos presumir ter sido o cavalo um animal de culto; desde os primórdios da sua domesticação e adestramento às lides agrícolas, à tracção e à carga, à participação em acções bélicas e venatórias, até às suas origens geográficas, as suas migrações e cruzamentos, as suas características morfológicas e temperamentais, em todos estes aspectos e momentos o Garrano sempre demonstrou, inteira competência.
De marca pequena, mas de «têmpera rija», assim se define o Garrano. Como todas as espécies zoológicas, também esta apresenta particularidades imputáveis ao meio em que vive. O Garrano, que já foi importante na Lusitânia de Viriato nos seus confrontos com as legiões romanas, é, com efeito, um cavalo de reduzido porte, mas de inestimáveis préstimos aos povos da região. Por isso, é amado por viajantes e agricultores, servindo a uns e outros nos rudes trabalhos ou nos pedregosos trilhos montanheses, quantas vezes cúmplice de contrabando fronteiriço, em tempos bem recentes. Faz parte da nossa cultura e dos nossos afectos.

Características:

O garrano (Equus caballus) é um cavalo pequeno mas robusto; de perfil recto, por vezes côncavo; de altura máxima, medida ao garrote nos animais adultos, abaixo de 1, 35 m; de pelagem castanha comum, podendo tender para o escuro, quase sempre sem sinais; crinas e cauda pretas e desenvolvidas; cabeça fina e curta; olhos redondos e expressivos; narinas largas; pescoço curto, musculoso e bem dirigido, especialmente nos garanhões; espádua vertical e curta; garote baixo; peito amplo; costado ligeiramente arredondado; dorso e rins curtos mas largos; garupa larga, forte e um tanto horizontal; membros curtos mas grossos, fortes, quartelas direitas, vestidas de pêlo grosso; cascos cilíndricos; andamentos geralmente fáceis, rápidos, de pequena amplitude mas altos, de carácter bravio e arisco por natureza.
Comportamento: Normalmente vivem em éguadas lideradas por um macho. O grupo é bastante coeso na época da reprodução embora por vezes algumas fêmeas se isolem temporariamente. O macho impõe-se de forma a manter a unidade entre as fêmeas que o acompanham, não permitindo que estas se afastem muito. Quando se apercebe da falta de alguma das suas companheiras, chega mesmo a ir procurá-la, reconduzindo-a em seguida para junto das restantes. Quando, por qualquer razão, algumas das fêmeas se separam por uns dias do seu grupo, o macho quando as encontra mostra bem o seu descontentamento através de atitudes agressivas - com relinchos curtos e soltos e dentadas firmes. A dominância por parte do macho para manter a coesão do grupo também está patente nas suas atitudes perante a proximidade de qualquer elemento estranho. Quanto mais tensa for a situação mais energético se torna. As éguas, em estado bravio, andam livremente com os poldros (as), todo o ano, de dia e de noite, aos grupos de 20 ou 30 e mais, protegidas pelo garanhão; parem e criam, escondendo os filhos onde o mato é mais denso; de noite, em roda, dormem juntas, com a cabeça voltada para dentro e a parte traseira voltada para fora para escoicear o lobo; os potros mais novos ficam no meio protegidos pelos adultos. Alimentam-se das ervas espontâneas que brotam nos prados cercados por enormes pedregulhos e também das urzes, das carquejas, dos tojos, das giestas, dos rosmaninhos. O macho é extremamente cioso do seu harém e enfrenta a coice e à dentada qualquer macho que lhe tente roubar uma fêmea. Nas lapas dos rochedos e debaixo dos arvoredos o garrano abriga-se da chuva, do frio e das moscas e desloca-se pela serra na Primavera e Verão em busca de água, e chegam, no Outono e no Inverno, a percorrer 50 a 60 km, diariamente, pelas serras à procura de pasto.

Tipo - Perfil recto, por vezes concâvo. Animais de corpo atarracado, pernicurtos, de sólida constituição óssea.
Altura média - Medida ao garrote, com hipómetro, nos animais adultos: = 1,35 m. A altura recomendável é de 1,23 m.
Pelagem - Castanha comum, podendo tender para o escuro. Quase sempre sem sinais. Mais clara no focinho puxando para o bocalvo, por vezes também mais clara no ventre e nos membros. Topete farto. Crinas pretas, tombando para ambos os lados. Cauda também preta, com borla de pêlos encrespados na raíz. Temperamento - Carácter dócil. O macho inteiro tem muita vivacidade mas, após o desbaste, torna-se tolerante no trabalho e manso. É um cavalo de fundo, resistente, sóbrio e fácil de ensinar.
Andamentos - Geralmente fáceis, rápidos, de pequena amplitude mas altos. Nos caminhos de montanha são firmes a subir e a descer, e cuidadosos com as pedras e os obstáculos das estradas acidentadas. Facilmente ensinados a andar em “andadura” e “passo travado”.
Aptidão – Sela, tiro ligeiro e carga a dorso, com especial aptidão para caminhos de montanha e pequenos trabalhos agrícolas.
Cabeça - Fina mas vigorosa e máscula. Nos machos é grande em relação ao corpo, proporcionalmente maior que nos cavalos. Perfil recto, por vezes côncavo. O crânio insere-se sempre na face com grande inclinação, de forma a que a parte superior da fronte é convexa de perfil; a crista occipital é pouco saliente em relação aos côndilos. Órbitas salientes sobre a fronte, transversalmente plana. Os olhos são redondos e expressivos. Narinas largas. Orelhas médias. Os dentes são característicos. As ganachas são fortes e musculosas.
Pescoço - Bem dirigido e musculoso, mas curto e grosso, especialmente nos garanhões.
Garrote - Baixo e pouco destacado.
Dorso – Recto e curto.
Peitoral - Amplo.
Costado - Costelas geralmente chatas e verticais.
Garupa - De ancas saídas, é forte, larga, tendente para o horizontal.
Espádua - Vertical e curta.
Membros - Aprumados, curtos mas grossos. Fortes, de quartelas direitas, vestidas de pêlo grosso. cascos cilíndricos.

------------------------

As minhas primeiras impressoes com Garranos nao foram as melhores... :oops:

A primeira vez que passei ao lado de um, na Feira do Cavalo de Ponte de Lima, ia sendo mordida... Por sorte so me amarrou a camisola com os dentes... :o

Mas tambem ja tive o prazer de montar uma "Garrananita" na Serra do Geres... Foi um belo passeio pelo Trilho dos Lobos... Fantastico mesmo... Os cavalos eram mais de 10, todos atras uns dos outros, por caminhos e veredas que so eles conhecem... Levamo-los a beber agua num pequeno ribeiro e continuamos marcha, encosta acima... Uma das melhores experiencias com cavalos que tive na montanha... :D

Deixo aqui umas fotos dos Garranitos que podiam e podem ser montados na maravilhosa Serra do Geres...

Um garrano bebe...

Imagem

A garrana de 19 anos que o meu pai montou... Ao lado, a garrana lazã que eu montei...

Imagem

A foto de familia...

Imagem

The End... :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Q-Q
Membro Júnior
Registado: terça set 14, 2004 12:49 pm
Contacto:

sexta ago 31, 2007 11:19 am

Quanto aos garranos já posso dizer k tenho um e realmente são magnificos são de uma entraga expetacular, eu tenho uma egua garrana k já deve ter perto de 30 anos já encinou o meu filho mais velho e agora ando c\ o mais novo k tem 7 anos e ela é muito meiguinha faz tudo o k eles kerem, para mim são muito melhores os garranos k kualker ponei.
<p><u><strong>Manuel Ant&oacute;nio Rodrigues</strong></u></p>
neoblanc
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:40 pm

quinta set 13, 2007 9:59 am

Na escola de equitaçao onde andam as minhas filhotas ha lá uma garrana é sem duvida muito linda e muito meiga eu pessoalmente tenho um fraquinho por cavalos de grande porte mas confesso que fiquei a paixonada por ela sou doida por cavalos mas infelizmente nao tenho espaço para ter um nem posses para o ter numa centro hipico por isso sempre que la vou com as minhas filhas passo todo o tempo das aulas de las e fazer festas e a mimar todos os cavalos que la estao com um torraozinho de açucar ou uma cenoura depende dos gostos deles ja li por aqui alguns topicos de pessoas que tem cavalos e nem sequer os montam como é possivel da deus nozes a quem nao tem dentes aproveito para deixar beijos para todos os que tem e amam os seus cavalos sao sem duvida animais magnificos e acho que quem os tem tem uma muita sorte.
paulosabino
Registado: segunda mar 20, 2006 11:45 am

domingo set 16, 2007 11:04 am

Boa tarde, tenho lido sobre esta raça, a garrana e tenho ganho bastante interesse pela raça. Uma das minhas dúvidas é se existem explorações destes animais. Brevemente vou viver para uma quinta perto de Évora e gostava de ter um animal muito manso, dócil, baixo e facil de manusear, o interesse é ter um animal para dar uns passeios pela quinta e interagir com outros animais. Gostava que quem tiver uma destas reliquias me desse a sua opinião sobre se este é um animal com estes requisitos e se tem perfil para ser montado por crianças( o tratamento é decisivo mas parece-me que o perfil das raças tb é muito importante). E caso este animal tenha este perfil, alguém me pode dizer se é possivel comprar um exemplar jovem(1 a 3 anos+-) e onde posso comprar?

obrigado ;)
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quarta set 19, 2007 7:10 pm

Se vier aqui á zona onde moro, é so escolher... Ate os leva de borla... 8)

É que na zona onde moro, ha uma certa comunidade de pessoas de outra etnia que resolve capturar os garranos na zona do geres, e trazem-nos para cá, para andarem no meio da rua, desorientados, esfomeados, cheios de carraças, completamente desidratados e que depois entram nos quintais e jardins das pessoas e toca a morfar... :evil:

Chegam a ser ás dezenas... Muitos andam á noite no meio da rua e sujeitam.se a serem atropelados... :evil:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
still
Membro Veterano
Registado: segunda abr 18, 2005 1:41 pm

quarta out 24, 2007 6:53 pm

Ola paulosabino! A minha gorada e uma garrana, os meus pais compraram na quando a minha irma mais velha (20anos) ainda era bebe, chama-se estrela e é praticamente um cao! Agora ja esta muito velhinha para a montarmos e ja temos cavalos maiores, mais ensinados e experientes mas nunca vou esquecer os passeios que dei naquela egua, a minha primeira! Em relaçao as crianças, nada melhor! Quando tiver tempo posto aqui umas fotos dela!

Beijinhos Catarina
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

domingo nov 04, 2007 2:06 pm

Estas são as garranitas da Escola Superior Agrária de Coimbra.
Vivam os Garranos!!!
http://arcadenoe.sapo.pt/petalbum.php?i ... hoto=94356
Responder

Voltar para “Cavalos”