Que cavalo??

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
RamsesII
Membro
Registado: sexta abr 02, 2004 2:27 pm

quinta out 18, 2007 1:42 pm

oi! eu e a minha mana já montamos numa escola há mais de 4 anos e como nos sentimos totalmente preparadas, estamos a pensar comprar um cavalo nos próximos tempos. temos um terreno muito grande, com vários prados, duas casas, uns caminhos de calçada e acesso a muitos outros prados e montes. o terreno vai ser todo vedado assim que se decidir alguma coisa, e construiremos um ou dois picadeiros, uma boxe e um abrigo simples.
estávamos a pensar num cavalo que pudesse passar o tempo todo (pelo menos no verão) à solta no campo, na boxe só se chovesse muito ou fizesse frio. tentaríamos montá-lo ou pelo menos exercitá-lo todos os dias, e mais intensamente ao fim de semana.

que raça (cavalo ou pónei) me recomendam? se bem que montemos cavalos lusitanos de alta escola, consideramos como altura mínima 1,30m (o tamanho do mais pequeno cavalo da escola). tem de ser um animal resistente (para viver ao ar livre, de erva e pouco mais), forte (pesamos 60 e 50 kg) e relativamente dotado para sela (praticaremos passeios de corta mato, dressage básica e até um pouco de salto). o dinheiro não é propriamente limitação, mas não temos hipótese de ir buscar o cavalo a muito longe (espanha é o limite máximo dos máximos).

aceitam-se sugestões! ;)
obrigado desde já
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

quinta out 18, 2007 9:09 pm

RamsesII Escreveu:oi! eu e a minha mana já montamos numa escola há mais de 4 anos e como nos sentimos totalmente preparadas, estamos a pensar comprar um cavalo nos próximos tempos. temos um terreno muito grande, com vários prados, duas casas, uns caminhos de calçada e acesso a muitos outros prados e montes. o terreno vai ser todo vedado assim que se decidir alguma coisa, e construiremos um ou dois picadeiros, uma boxe e um abrigo simples.
estávamos a pensar num cavalo que pudesse passar o tempo todo (pelo menos no verão) à solta no campo, na boxe só se chovesse muito ou fizesse frio. tentaríamos montá-lo ou pelo menos exercitá-lo todos os dias, e mais intensamente ao fim de semana.

que raça (cavalo ou pónei) me recomendam? se bem que montemos cavalos lusitanos de alta escola, consideramos como altura mínima 1,30m (o tamanho do mais pequeno cavalo da escola). tem de ser um animal resistente (para viver ao ar livre, de erva e pouco mais), forte (pesamos 60 e 50 kg) e relativamente dotado para sela (praticaremos passeios de corta mato, dressage básica e até um pouco de salto). o dinheiro não é propriamente limitação, mas não temos hipótese de ir buscar o cavalo a muito longe (espanha é o limite máximo dos máximos).

aceitam-se sugestões! ;)
obrigado desde já
Olá...

Porque nao um Puro Sangue Árabe ou um Luso-Árabe?? Acho que ambas as raças se enquadram no que pretende... :D ... Existem bons criadores das raças em Portugal... É uma questao de procurar, mas nao se deixem levar pelo primeiro que virem... Procurem muito... :wink:

Boa sorte... :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
RamsesII
Membro

terça out 23, 2007 10:23 am

e pode-se deixar um PSÁ ou um PSL ao ar livre o ano todo? sempre ouvi dizer que nem devem comer erva porque lhes dá cólicas! por isso é que vim aqui pedir opinião, senão era logo um lusitano! :D

obrigado por responder, de qualquer maneira! ;)
MrMerlin
Membro Júnior
Registado: terça set 18, 2007 10:41 am

terça out 23, 2007 1:49 pm

Olá, se me pemitem a opinião, como podem querer montar um cavalo diariamente, e "com mais intensidade ao fim de semana" e dar-lhe apenas erva para comer.....só se disposerem de um grande prado permanente, mesmo assim......., se o $ não é problema talvez devam dar-lhe um pouco de ração e palha, convém.......
Se para vocês o $ não é problema comprem um Frisio :D
Cavaleira16
Membro Veterano

terça out 23, 2007 8:07 pm

Os PSA sao muito resistentes... Apesar daquele aspecto "franzino", sao bastante fortes e resistem a temperaturas agrestes...

Mas porque nao fazer uma box para o cavalito?
Assim sentia-se mais confortavel...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
RamsesII
Membro

quarta out 24, 2007 12:23 pm

manter o cavalo em box seria difícil, teria de comer só ração e palha e teríamos que limpar a boxe todos os dias. a ideia era que não fosse preciso perder muito tempo com ele durante a semana, porque comeria erva, palha e teria um grande prado à disposição para se exercitar a si mesmo e não se aborrecer. ao fim de semana ficaria na boxe porque passaríamos mais tempo com ele, a montar, a treinar, a passear, etc.
quanto ao frísio, era o nosso sonho :roll: , mas temos medo que não se aguente a passar os dias ao relento (mesmo tendo opção de ir para o abrigo) e a roer erva... além disso, aqueles lindos machinhos teriam de ser rapados (por causa do humidade) e as crinas teriam de estar sempre entrançadas (pra não se estragarem a rebolar na lama)...
por isso estamos dispostas a considerar um pónei (que são, por definição, resistentes), desde que seja grandito e forte, pra aguentar connosco.

de certeza que um árabe suportaria o ambiente húmido e as noites frias do minho (mesmo no verão)? e será que o seu tamanho relativamente grande lhe permite subsistir de erva e palha?
Cavaleira16
Membro Veterano

quarta out 24, 2007 7:50 pm

eu falei no árabe, porque tenho um criador da raça bem perto da minha casa e eu moro no Minho... os cavalitos andam sempre por la, seja inverno ou verão... como disse, são uma raça muito resistente mesmo, mas tambem das mais dificeis de "lidar"... sao bastante temperamentais, e "rebeldes"...
acho que o frisio seria um pouco caro e dispendioso (mas claro que nao sei as vossas economias), visto que teria de ser importado.
<p>&nbsp;</p>
RamsesII
Membro

quinta out 25, 2007 12:13 pm

o frísio poderia ser trazido de espanha, há muitos criadores. o problema é que, sendo cavalo de grande porte e tendo aqueles machinhos e crinas tão grandes, não sei se se manteria em boas condições.
o temperamento do cavalo não nos assusta! :D já lidámos com várias raças diferentes (até com árabes e cruzados de árabe) sem problemas.
realmente vou considerar o árabe como hipótese, se me garante que podem viver ao relento e comer erva! :)

obrigada por todas as respostas!
Cavaleira16
Membro Veterano

sexta out 26, 2007 7:53 pm

Diga-me só em que zona do Minho vive e posso "apresentar-lhe" um criador da raça PSA. Assim poderá se informar melhor e ver alguns exemplares... Se quizer, diga por pm
<p>&nbsp;</p>
Q-Q
Membro Júnior
Registado: terça set 14, 2004 12:49 pm
Contacto:

terça out 30, 2007 5:38 pm

Desculpem k vos diga uma coisa mas os cavalos são animais descendentes dos selvagens, por isso qualquer tipo de cavalo serve perfeitamente para as condições k tens, ou melhor não ha melhores condições k essas para ter um ou mais cavalos, eles adoram andar livres e tudo k seja uma box para eles é uma prisão não um lar, toda gente k tem cavalos deveriam ter essas condições k tens não uma simples box.
<p><u><strong>Manuel Ant&oacute;nio Rodrigues</strong></u></p>
RamsesII
Membro

sexta nov 02, 2007 10:40 am

isso é verdade, Q-Q.
mas sempre me disseram (embora eu nunca tenha experimentado) que essa raças mais "refinadas", como puro sangue inglês e o árabe não devem, por exemplo, comer muita erva porque lhes faz cólicas, dormir ao relento porque se constipam e andar cheios de lama porque apanham inflamações de pele e cascos. faz um certo sentido, são animais criados em condições articifiais há inúmeras gerações, rodeados de todos os cuidados, devem ter perdido parte das habilitações para viver no estado selvagem (no caso dos cães, um cão selvagem com o focinho achatado de um buldog nunca poderia nascer porque na natureza não se fazem cesarianas!)
já aqueles póneis que vivem em liberdade (haflinger e exmoor são exemplos) e que só são apanhados aos 3 ou 4 anos, desenvolvem uma resistência impressionante e dão-se por muito contentes se os soltarem num prado o ano inteirinho, ao frio e à chuva. são resistentes ás doenças, não têm (ou se têm, curam-se sem ajuda) cólicas, nem alergias, nem constipações. a única coisa que os afecta é "uma-doença-nos-cascos-que-não-me-lembra-o-nome" quando comem erva DEMASIADO boa!
se me mostrar um puro sangue inglês que vive ao relento o ano inteiro e se mantêm em forma suficiente para trabalhar duro ao fim de semana, dou-lhe razão e vou logo comprar um! :D
Q-Q
Membro Júnior
Registado: terça set 14, 2004 12:49 pm
Contacto:

quarta nov 07, 2007 11:44 am

Ramses isso não é verdade eu conheço varios cavalos PSA PSI frisos e muitas outras raçar k se encontram nessas condições e nemun deles tem esse tipo de problemas, é normal k kualker cavalo k esteja abituado só a comer palha e ração não se possa por a comer erva assim de um dia para o outro, mas tb a liverdade e o facto de andar solto e de se poder movimentar como ker a probabilidade das colikas são muito menores.
<p><u><strong>Manuel Ant&oacute;nio Rodrigues</strong></u></p>
Asinha72
Membro Júnior
Registado: segunda ago 20, 2007 12:36 pm

domingo nov 25, 2007 6:59 pm

ola

ramsesII seja o cavalo que comprares e qual a utilização que lhe deres lembra te:

O solipede com menos que 1m,48 é um ponei.....

o cavalo seja com raça devenida ou nao deve ter SEMPRE uma box para passar a noite (pelo menos)

0 antes de comprar deves te fazer acompanhar de um veterinario ou alguem que te possa dar uma segunda opinião.... tem atenção aos andamentos, temperatura dos membros, e alegria.........

espero ter te ajudado
mdiva
Membro Júnior
Registado: sábado out 27, 2007 1:11 pm

domingo dez 09, 2007 7:03 pm

Eu tive aulas de equitação e digo-te já que só ando em Lusitanos...
Mas devias de comprar um Árabe...Mas tu é que sabes! 8)
Ps:se continuares assim confuso o melhor é não comprares nenhum...

E PRECISAS DE TER UMA BOX!
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo dez 09, 2007 7:17 pm

Eu tenho acompanhado este topico mas nao me quiz meter muito a conversa, mas vai ter de ser..

Um cavalo não é um peixe que se compra juntamente com um aquario e apenas se da comer e trata-se do aquario ( o mais simples ), não um cavalo além de tudo precisa de um grande espaço confortavél e resguardado, porque não estamos aqui a falar dos cavalos dos ciganos que aparecem doentes devido ao frio e ao piso onde estão e eles dão-lhe um tiro e o problema resolvese logo, não um cavalo precisa antes de mais de muitos conhecimentos a nivel de tratamento e ensino. Porque ter um cavalo só para dizer eu tenho um cavalo não obrigada coitadinho do animal (não digo que seja este o caso mas acontece muito e conheco muita gente que o faz :evil: )

Aconselho-te antes de mais a ver o dinheiro que tens, fazeres uma boxe, por o cavalo necessida de CONFORTO, comprares palha ou aparas ( de preferência ), feno, uma ração de BOA qualidade, todos os produtos de limpeza necessarios para um cavalo e depois de teres tudo isso, ai sim pensares qual o cavalo que vais escolher, mas se queres outro conselho de quem já lhe aconteceu muitas vezes??? nao faças assim, quero um PSL negro com cara aberta e calçado nas quatro patas que vais sempre ver um que tenh mais a ver contigo e que te identifiques com ele, a compra de um cavalo deve ser um acto bastante consciente..

Já agora por mero curiosidade quanto é que estas desposta a dar por um cavalo?
Tens ideias da relaçao preço-raça? Preço-qualidade?
Sabes que al comprares um cavalo deves de chamar primeiro um vet para te analisar o cavalo?
Sabes qual o valor medio de dispesas mensais de um cavalo?

Isto é apenas algumas das coisas que deves ter em conta na compra de um cavalo, por isso aconselho-te a a pensar e repensar se queres mesmo um cavalo ou se não é melhor ficares pelas aulas em picadeiros que também é dificil quando os picadeiros são bons.

:wink:
Boa sorte e se precisares de ajuda avisa
Responder

Voltar para “Cavalos”