Cólicas em cavalos...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
l_li_
Membro
Registado: quinta nov 03, 2005 2:22 pm

terça mar 04, 2008 6:39 pm

Os equinos fascinam-me bastante apesar de não ter grandes conhecimentos e o mundo dos grandes conhecedores ser um pouco fechado...
Estudo Engenharia Zootécnica e adorava trabalhar com equinos quando terminar o curso.
Tenho uma cadeira(como em tantas outras)em que é necessário apresentar um trabalho e no caso desta pretende-se falar de profilaxia de certos problemas e doenças em animais.Como adoro equinos decidi fazer um trabalho sobre eles mas o pior foi arranjar um tema...Em conversa com uma pessoa que entende de cavalos,surgiu o tema das cólicas(segundo essa pessoa,causa de muitos problemas em equinos).

Devo confessar que era um tema totalmente desconhecido para mim portanto vinha aqui pedir algumas informações acerca disso,para me orientar +- no trabalho antes de recorrer ao docente...

Obrigado pela vossa atenção
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

terça mar 04, 2008 9:34 pm

"São sem dúvida um dos maiores pesadelos de quem tenha cavalos. Os proprietários devem estar cientes de quão sensiveis os seus cavalos são e qual a sua predisposição para sofrer este tipo de perturbação.

Causas prováveis da cólica:

- mudança brusca na alimentação
- cama feita de palha ou feno
- mudança brusca no tipo de exercício feito pelo animal
- presença de éguas com o cio (no caso de um garanhão)
- falta de água
- irritação, stress (transporte, desbaste, primeiras ferrações)
- grande período sem água e depois uma grande ingestão de água (cólica renal)
- cólica por gases

O tipo de cólica mais frequente é a chamada cólica por impactação, provocada por uma alteração brusca na alimentação do cavalo. Basicamente aquilo que acontece é uma má digestão da alimentação, o que faz com que a comida passe pelo aparelho digestivo sem estar completamente desfeita. Isso vai fazer com que haja uma acumalção de fezes no intestino, o que impede o animal de defecar. Isso vai fazer com que o animal se contraia (reacção natural e instintiva á dor) o que torna ainda mais difícil a defecação.

Sinais de cólica:

- o cavalo deita-se, ou tenta espojar-se.
- raspa no chão
- sua exageradamente para um cavalo que está em repouso
- está agitado
- flancos encovados e duros

Primeiras medidas a tomar:

-tirar o cavalo da boxe e andar com ele á mão, a passo, em terreno duro.
- não o deixar espojar-se
- soltá lo num picadeiro e fazê-lo andar

(o objectivo destas medidas primárias é provocar movimento nos intestinos para incentivar o cavalo a defecar! São medidas a tomar enquanto se espera pelo médico veterinário, que já deve ter sido chamado!)

Atenção, um sinal de cólica não deve ser ignorado, pois muitas vezes as cólicas são fatais para os cavalos!!"

Artigo escrito pela Omega... :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mar 05, 2008 5:46 pm

Olá,

As cólicas nos cavalos são de facto um problema grave... :cry:
Vi, infelizmente, morrer um cavalo de uma amigo meu com uma....
Embora haja algumas teorias para o aparecimento das mesmas, o que posso dizer da experiência que tive enquanto ligada aos cavalos é que nenhuma das causas apontadas se encaixava nos casos que conheci...
Um dos cavalos aos quais estive ligada mais tempo tinha cólicas frequentes... :evil:
E o único sinal que dava de estar com uma (sinal esse que só após algumas cólicas identifiquei) era mergulhar a cabeça até aos olhos no tanque onde bebia água... :o
Felizmente nunca nenhuma foi fatal, e a única maneira que arranjei de prevenir essas cólicas era dando-lhe semanalmente erva com cenouras para comer e papas de farelo... :wink:
Com ele resultou e desde que comecei a fazer isto nunca mais teve uma cólica....
Agora não me perguntem porquê.... :oops:

Ana Santos
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta mar 05, 2008 6:04 pm

As colicas são o inimigo numero um dos cavalos.
As pessoas tem a mania de fazerem trocas de ração assim do nada e depois morrem os cavalo e não sabem o porque.
Mas enfim não ha muito mais a dizer a Cavaleira - Omega já disseram tudo.

:wink:

Mas estas a pensar enverdar por este mundo maravilhoso??
l_li_
Membro
Registado: quinta nov 03, 2005 2:22 pm

quarta mar 05, 2008 6:37 pm

muito obrigado!!!nem imaginam a ajuda que me deram com estas informações,já é um ponto de partida para a pesquisa...

a pessoa com quem costumo falar sobre os equinos disse-me também que em casos mais graves os cavalos têm umas atitudes muito agressivas.essa pessoa ja assistiu a uma cena que lhe ficou na memória:um cavalo em constante agonia,atirando-se contra as paredes de modo a ficar todo ensaguentado...

além da prevenção,não existe cura para os casos mais graves?
Xaves
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 7:08 pm

l_li_ Escreveu:muito obrigado!!!nem imaginam a ajuda que me deram com estas informações,já é um ponto de partida para a pesquisa...

a pessoa com quem costumo falar sobre os equinos disse-me também que em casos mais graves os cavalos têm umas atitudes muito agressivas.essa pessoa ja assistiu a uma cena que lhe ficou na memória:um cavalo em constante agonia,atirando-se contra as paredes de modo a ficar todo ensaguentado...

além da prevenção,não existe cura para os casos mais graves?
Sim essas cenas são muito normais, quando os soltamos em picadeiro eles so querem é correr e dar coiçes, assim aliviam as dores.

Cura não tem, mas ha uma vacina que se pode dar para aliviar, mas as vezes não é sufeciente, e não te esqueças que as colicas normalmente aparecem durante a noite, mas tambem aparece durante o dia, apenas a noite é mais frequente, daí algumas mortes de cavalos.

O ultimo que vi morrer foi a noite, num picadeiro, ia no dia seguinte montar a cavalo da minha "irmã" e deparei-me com a Tia Isabel a chorar pelo arabezito que ninguem percebeu o porque de ter morrido, foi bastante complicado aqté porque o cavalo era novo e estava agora a dar provas do que valia :|
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quinta mar 06, 2008 8:53 am

Quando o veterinário é chamado por causa de uma cólica num cavalo, normalmente o que faz é limpar o conteúdo do estômago/intestino, e dar uma injecção (peço desculpa mas não me recordo qual o nome da injecção)...
Umas vezes resulta, outras não...
No caso dos cavalos que acompanhei mais de perto, resultou sempre, e olhem que houve um que eu achei que não ia resistir... :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 07, 2008 9:23 pm

uma vacina que se pode dar para aliviar,
Xaves, viver é aprender e eu não tendo cavalos gosto de aprender algo sobre eles.

Esta da vacina deixou-me intrigada, explique lá isso melhor, que eu saiba uma vacina imuniza contra uma doença provocada por um agente infeccioso, o que não é o caso das cólicas...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 13, 2008 12:51 pm

Se calhar queria dizer "injecção" em vez de "vacina"... OK.
Xaves
Membro Veterano

domingo mar 16, 2008 3:29 pm

Sim enganei-me era mesmo uma injecção

Obrigada pelo reparo :wink:
Madashorses
Membro
Registado: terça fev 26, 2008 4:32 pm

domingo mar 16, 2008 6:59 pm

Pois é... As cólicas são as inimigas número 1 dos cavalos. Levam á morte infelizmente... :cry: :(

Já me deparei com um caso destes, e desde aí que fiquei também a temer tanto as cólicas como ninguém... Só de pensar que podia acontecer aos meus meninos... :cry: :(

Mas bem... Aqui lhe digo mais umas coisitas sobre as cólicas que a Cavaleira - Omega não disseram.

Classificação

As cólicas podem ser classificadas como cólicas falsas ou verdadeiras.

As cólicas verdadeiras são causadas por doenças dolorosas do estômago e intestinos, com defecação "anormal".

As cólicas falsas são oriundas de enfermidades do peritônio, baço, rins e órgãoes internos, assim como de doenças infectuosas ou intoxicações alimentares.

Tipos de Cólicas.

Existem dois tipos de cólica: a espamódica e a flatulenta.

Espamódica - A dor é contínua, de maneira que, entre os ataques, o cavalo pode mostrar aparência normal. Durante o ataque, os principais sintomas são os seguintes: o animal deita-se e levanta-se; retorce-se no solo; dá cabeçadas na barriga; dá patadas e transpira profundamente; apresenta a boca seca e conjuntiva injetada; à medida que o mal progride, os períodos de calma vão se tornando mais curtos e os espasmos mais intensos.

Flatulenta - Resulta da distensão do estômago ou intestino, pelos gases produzidos em excesso pela fermentação dos alimentos, mostra estes sintomas: dor contínua, porém, pouco intensa; o abdomen apresenta-se distendido e o animal muda constantemente de posição, com vontade de deitar-se mas, com medo de fazê-lo.

Tratamento

O tratamento da cólica é feito com a finalidade de eliminar a causa e aliviar a dor. O animal deve ser colocado numa baia, sem comida. Em seguida o médico veterinário deve ser comunicado para que possa aplicar a medicação correta. ( Também não me lembro do nome da injecção. )

Penso que já lhe disse mais umas coisitas... :wink:

Cumprimentos.

feenstra
Registado: terça mai 06, 2008 8:41 pm

terça mai 06, 2008 8:57 pm

As cólicas em equinos podem ser tratadas de primeira estancia com um medicamento que uso para tirar a dor chamado Flunixin Injetavel... este medicamento me foi endicado pleo meu VEt para ser aplicado no animal assim que apresentar colicas e claro... depois chame seu Vet para vir averiguar o restante. Este medicamento e via intravenosa e deve ser aplicado 1 ml para cada 45 kg de peso vivo.
Outra coisa otima para evitar colicas nos equinos e manter seu intestino sempre lubrifivado e limpo... com isto acrescente na racao de seu cavalo 5 mls de oleo de linhaca ou oleo de tutano de boi... auxilia na pelagem e nas colicas

Regis
www.feenstrafarm.com[/b]
pirata1976
Registado: quinta mai 22, 2008 1:56 am

quinta mai 22, 2008 2:03 am

Bom eu costumo aplicar uma injeção para o alivio da dor até a chegada do veterinario mas não aconselho a nenhum de vc´s q apliquem em seus animais sem o conhecimento do médico veterinario.
O nome da injeção é Flunamine laboratorio bayer ou algo similar como Banamine.
por via intravenosa.
Espero q tenha ajudado alguem eu sempre q presciso aplico mas como já disse só faço sobre conhecimento do veterinario.
Asinha72
Membro Júnior
Registado: segunda ago 20, 2007 12:36 pm

sexta mai 30, 2008 1:25 pm

ola

o que devem fazer mal se apercebam que o animal esta com colicas(dores) devem lhe retirar toda a alimentação para nao piorar mais o problema nem que para isso lhe tenham que por um cabresto no focinho, e fazer meia cama bem alta para o vosso amigo se sinta o mais confortavel e se com as dores ele se atirar ao chao esta protegido......
devem chamar o veterinario para ele ver o animal urgentemente...
cuidado com as injecções devem ser dadas por quem tenha conhecimentos minimos....

fiquem bem
a_teixeira
Membro Júnior
Registado: segunda set 04, 2006 9:47 am

segunda jun 30, 2008 11:56 am

Realmente as cólicas são graves e bastante dolorosas para eles. Os meus nunca tiveram mas já vi casos dos cavalos morrerem, uns ao fim de longas horas mas um deles morreu ao fim de 2 horas apenas. A injecção realmente é mto útil para aliviar a dor porque como já foi dito o cavalo contrae-se o que dificulta ainda mais, nós usávamos o "novalgina" mas que agora mudou de nome para "vetalgin" (acho que não me enganei), intravenoso. Conheço de um caso em que foi aplicado esse medicamento intramuscular e posso dizer que não deu lá muito bom resultado. A égua fez uma reação anormal, inchou toda ao ponto de a própria pele gretar para expelir o líquido, enfim não é coisa mto bonita de se ver.
<p>ana teixeira</p>
Responder

Voltar para “Cavalos”