Eu, por mim, posso dizer que nunca montei um cavalo, só burros e uma vês uma vaca.
Mas foi uma partida de mau gosto da minha avó. Os meus avós moram lá para o Norte, têm um burro, 3 vacas e 1 boi e dois cavalitos. Têm também patos, galinhas, coelhos... É uma grande familia.
Eu vi o Sebastião, um dos cavalos dela e perguntei-lhe se era mau, ela disse-me que ele não era de confianças, mesmo assim eu decidi montá-lo, mas não aconteceu... A minha tia disse, está bem, fecha lá os olhitos que eu vou prepará-lo e já o trago. Aguardei, de olhos fechados, pois o meu avô cada vez que eu abria os olhos dava-me uma bofetada!

Ela trouxe, sabem quem? A PORTUGUESA! UMA VACA LEITEIRA COM UNS CORNOS MAIORES QUE SEI LÁ O QUÊ! De olhos fechados, o meu avô ajudou-me a subir para ela, eu disse-lhe que o cavalo parecia ter diminuido, ele disse-me que era ilusão minha. Concordei, abri os olhos e, vi-me sentado numa sela de um cavalo, em cima de uma vaca, com as rédias na mão e um fio atado ao focinho da vaca que fazia ligação com as rédias! opá... Vocês nem sabem o cagaço que eu apanhei! Fogo... VACAS NUNCA MAIS! Jurei naquele momento.
Cumps.