O Doutor das Crinas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
caeslove
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 3:54 pm
Pluto (Rafeiro Alentejano);
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

quarta abr 30, 2008 1:38 pm

Os cavalos para além de serem utilizados para o desporto também têm um "emprego" muito importante!
Como todos nós sabemos, os animais são ajudas terapêuticas! Como o gato, cão , golfinho e até o cavalo!
Em geral, os animais são utilizados para fins terapêuticos, porque o contacto com eles ajudam pessoas com problemas ou deficiências! Isto por uma razão obvia! Os animais, sao escolhidos para tal, pois eles não nos olham de lado, nem nos repelem por sermos diferentes! Eles estabelecem amizade connosco sejamos nos o que formos!
Como sabemos, o cão, ajuda pessoas cegas e pessoas em cadeiras de rodas...o gato é uma óptima companhia para pessoas sós! O golfinho é utilizado na natação com crianças e adultos deficientes!
Então e o cavalo?
Como pode ele ajudar?

:arrow: Andar de cavalo ajuda crianças doentes a perder medo e a "enfrentar" os movimentos! Como ja referi, o cavalo, (ou outro animal) ajuda as crianças no ponto de vista de os tomarem como são. Não têm medo ou não lhes faz impressão como a uma outra crianças ou adulto!
O movimento do cavalo descontrai o corpo e os sentimentos.
O tratar do cavalo a nível de limpeza e de alimentação ajuda as crianças a ganhar responsabilidade!
O contacto com os animais não ajuda só pessoas com deficiências mas sim, também pessoas muito envergonhadas e oprimidas! O contacto com os animais tranquiliza, descontrai e faz-nos “soltar” os medos e as vergonhas!

Sabrina Menozzi (caeslove)

P.S.:Gostava que dessem a vossa opiniao sobre este topico que escrevi!
:wink: Obrigado e espero que tenha gostado!
<p>Adoro os meus animais!</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

quarta abr 30, 2008 2:46 pm

Peço desculpa, como nao sei se se pode editar o titulo, e mesmo que se possa nao sei como, venho fazer uma correcçao: o titulo nao devria ser "O doutro das Crinas" mas sim:

O Doutor com Crinas

Cumprimentos caeslove
Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

quarta abr 30, 2008 9:33 pm

acho este tópico muito bem elaborado. é uma óptima terapia andar a cavalo e tratá-lo . As partes em que me sinto melhor ou é a montar ou a escovar os cavalos. Acho uma óptima terapia montar cavlos e não só. Também os cães o são. Os animais são mesmo os melhores amigos do Homem por isso merecem ser respeitados e muito admirados pelas coisas tão boas que fazem. Parabéns caeslove. óptimo tópico
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

quinta mai 01, 2008 1:16 pm

Stuaventura Escreveu:acho este tópico muito bem elaborado. é uma óptima terapia andar a cavalo e tratá-lo . As partes em que me sinto melhor ou é a montar ou a escovar os cavalos. Acho uma óptima terapia montar cavlos e não só. Também os cães o são. Os animais são mesmo os melhores amigos do Homem por isso merecem ser respeitados e muito admirados pelas coisas tão boas que fazem. Parabéns caeslove. óptimo tópico
Obrigado pela sua opinião!
Eu tambem penso assim... :wink:
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado mai 03, 2008 1:46 pm

penso que este aspecto terapeutico só será aplicado na monte e limpeza do cavalo, mas não no restante tratamento...é isso?
sinceramente, acho que há coisas com os cavalos que algumas pessoas não conseguem fazer...e não só aqielas pessoas mais diferentes..mas as "normais" também...porque tb os animais têm um estado selvagem inato, que por vees pode ser asustador para quem não está preparad.
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

sábado mai 03, 2008 10:09 pm

Indiia Escreveu:penso que este aspecto terapeutico só será aplicado na monte e limpeza do cavalo, mas não no restante tratamento...é isso?
sinceramente, acho que há coisas com os cavalos que algumas pessoas não conseguem fazer...e não só aqielas pessoas mais diferentes..mas as "normais" também...porque tb os animais têm um estado selvagem inato, que por vees pode ser asustador para quem não está preparad.
Olá Indiia!
:arrow: O aspectoterapeutico nao está só no montar e na limpeza...esta tambem na companhia do animal e o estar com ele fazer festas e interagir com ele! (É o que penso)
:arrow: Por isso sao utilizados os animais mais calmos...e toda a terapia é feita com um terapeuta, nunca só, pois ha exercicios que o terapeuta indica e faz com a pessoa!

Cumprimentos!
caeslove
packman
Membro Júnior
Registado: sábado out 13, 2007 3:36 pm

domingo mai 04, 2008 12:15 pm

Olá!
Antes de mais parabéns pelo tópico.
Pela minha experiencia, qualquer que seja a actividade que faça com cavalos égratificante para mim, e axo-o terapeutico.
Gosto muito de observar os cavalos em liberdade no campo, ajuda-me a relaxar, esquecer os problemaas da vida, e ainda me ajuda a saber lidar com eles
No mundo dos cavalos só há vantagens (na minha opinião)
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

domingo mai 04, 2008 5:56 pm

packman Escreveu:Olá!
Antes de mais parabéns pelo tópico.
Pela minha experiencia, qualquer que seja a actividade que faça com cavalos égratificante para mim, e axo-o terapeutico.
Gosto muito de observar os cavalos em liberdade no campo, ajuda-me a relaxar, esquecer os problemaas da vida, e ainda me ajuda a saber lidar com eles
No mundo dos cavalos só há vantagens (na minha opinião)[/quote]

Muito obrigado pela sua opiniao packman!
Sim, tambem acho isso! Mas para acharmos isso temos que ter alguma pratica com eles, as vezes, as pessoas nao dao o devido valor ao cavalo e talvez encontrem desvantagens, pois a falta de pratica e interacçao com estes animais fabulosos, leva a esses pensamentos!
Mas sem duvida que é um animal terapeutico e mesmo sem termos problemas de saude, eles fazem-nos bem! Como diz packman, nao so a actividade que fazemos com eles (seja qual for) e o estar com eles é sim, relaxante!

P.S.:Às vezes, quando estou muito enervada, com os testes da escola, e depois estou com ele, abraço-me ao seu pescoço e faço-lhe miminhos e falo com ele, o abraço e a interacçao com ele acalmam-me e fazem-me sentir bem e fico muito mais calma!
Às vezes quando nao consigo estudar, (ou estou muito destraiada) vou la para fora e sento-me numa cadeira ao lado do picadeiro a ve-lo e consigo concentrar-me melhor!
Para alguns isto pode ser comico, mas eu sinto-me bem e a verdade é que a "terapia" acalma e faz-me bem!

Cumprimentos :wink:
TatiCL
Registado: terça mai 06, 2008 4:37 pm

terça mai 06, 2008 5:09 pm

Stuaventura Escreveu:acho este tópico muito bem elaborado. é uma óptima terapia andar a cavalo e tratá-lo . As partes em que me sinto melhor ou é a montar ou a escovar os cavalos. Acho uma óptima terapia montar cavlos e não só. Também os cães o são. Os animais são mesmo os melhores amigos do Homem por isso merecem ser respeitados e muito admirados pelas coisas tão boas que fazem. Parabéns caeslove. óptimo tópico
Tenho que concordadr consigo! Muitos parabens caeslove!
O topico esta bom e é um tema interessante!
Acho que as pessoas deviam dar mais valor aos cavalos, pois eles nao servem só para montar e carregar coisas(hoje ja nao se utiliza muito mas ainda existe) eles sao muito mais do que isso, sao uns verdadeiros amigos e tranquilizadores!
Cumprimentos
TatiCL
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

terça mai 06, 2008 7:50 pm

TatiCL Escreveu:
Tenho que concordadr consigo! Muitos parabens caeslove!
O topico esta bom e é um tema interessante!
Acho que as pessoas deviam dar mais valor aos cavalos, pois eles nao servem só para montar e carregar coisas(hoje ja nao se utiliza muito mas ainda existe) eles sao muito mais do que isso, sao uns verdadeiros amigos e tranquilizadores!
Cumprimentos
TatiCL
Obrigado pelas vossas opinioes!
caeslove
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 24, 2008 7:49 am

Como em todo o lado há cavalos e cavalos.
Há cavalos indicados para saltos, há cavalos indicados para trabalho, para ensino e para terapia.
Cada animal tem o seu carácter.
Se é relaxante e estimulante estar com um cavalo? Sem dúvida que sim.
Mas também temos o senão.
É mais fácil uma pessoa ter medo dum cavalo, por ser um animal grande e ter sempre a ideia que nos vai pregar uma bela parelha de coices (a mim nunca aconteceu, umas dentadinhas sim, agora coices nunca), do que ter medo por exemplo dum golfinho ou dum cão.

Mas sim, vale muito a pena estar com um cavalo e se a ligação cavalo - cavaleiro for realmente boa, nem precisam de mais nada (arreios).

Eu adoro cavalos...
caeslove
Membro
Fido (Caniche anão);
Niko (Europeu Comu

terça jun 24, 2008 11:07 am

jpmf Escreveu:Como em todo o lado há cavalos e cavalos.
Há cavalos indicados para saltos, há cavalos indicados para trabalho, para ensino e para terapia.
Cada animal tem o seu carácter.
Se é relaxante e estimulante estar com um cavalo? Sem dúvida que sim.
Mas também temos o senão.
É mais fácil uma pessoa ter medo dum cavalo, por ser um animal grande e ter sempre a ideia que nos vai pregar uma bela parelha de coices (a mim nunca aconteceu, umas dentadinhas sim, agora coices nunca), do que ter medo por exemplo dum golfinho ou dum cão.

Mas sim, vale muito a pena estar com um cavalo e se a ligação cavalo - cavaleiro for realmente boa, nem precisam de mais nada (arreios).

Eu adoro cavalos...

Só tenho que concordar consigo jpmf! É claro que tudo tem um senão...
Por acaso tambem nunca levei nenhum coice, mas tambem temos que prevenir que isso aconteça! Pois estamos a falar de animais muito inteligentes, que se formos "moles" eles tentam ser eles a dominar!
E depois as pessoas ficam com medo, mesmo que seja um cavalo manso, mesmo esse aproveita-se...não concorda?

O meu cavalo é muito manso e eu nao lhe ponho freios, e para ser sincera, eu consigo lidar melhor com ele sem freios! Em primeiro lugar isso vai contra o meu tipo de montar e depois nao vejo necessidade de o utilizar!

Cumprimentos e obrigado pela sua participaçao!
caeslove
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 24, 2008 11:13 am

Não monto de freio normalmente (só mesmo em ultimo caso).

Não se iluda. eles dominam sempre, nós só montamos neles porque eles deixam... 8)
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

terça jun 24, 2008 12:08 pm

Eu comecei a montar o "meu" puto desde Dezembro e desde essa altura que monto utilizando o freio... O cavalo tambem é assim um bocadinho duro de boca e coirão (so um bocadinho :lol: ) por isso quem o montar tem de ter uma boa mao nele...

E claro que os cavalos nos "dominam" sempre... Se eles nao nos quiserem em cima deles, basta uma cangochazinha e mandam-nos ao chao... :wink:

Olhem que o "meu" rapaz, quando nao quer que alguem o monte ou quando o chateiam muito, nao pensa sequer duas vezes... :twisted: A mim nunca me mandou ao chao, mas lá na escola ele é o terror das crianças... Basta um que nao tenha mao nele e la estao eles a voar... :roll:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 24, 2008 12:10 pm

Freio acho agressivo demais.
Um bridão serve perfeitamente.

O meu mestre dizia que o freio era para quem tem medo de cavalos e tem a mania que manda...
Responder

Voltar para “Cavalos”