Olá a todos.
Como família recente no mundo dos cavalos, gostaríamos de obter informações de como se deve fazer/manter a cama de um cavalo numa boxe.
Agradecemos desde já toda a atenção prestada.
Cumprimentos,
Família Seixas
Camas de cavalos
Olá,
Primeiro é preciso escolher qual o tipo de cama que se vai usar: pode ser palha, aparas/fitas (de madeira) ou bocadinhos de papel. Todas tem vantagem e inconvenientes. As da palha, mais natural para os cavalos ficam com um cheiro muito forte, e existe o risco do cavalo comer a cama e ter colicas. As de aparas não apresentam risco para o cavalo, e tem uma boa duração, mas é preciso que sejam aparas aspiradas para não trazerem pó. As de cartão, tb não apresentam riscos para os cavalos.
Em qualquer dos casos, é necessario ir retirando os "cocos" durante o dia, e pelo menos uma vez por dia retirar a parte que fica molhada do xixi. No caso da palha esta ultima tarefa não é facil, o mais natural é mudar a cama toda com frequencia, enquanto que nos outros casos basta ir acrescentando o material e mudar toda uma vez por mes (isto desde que se retire sempre os cocos e a parte que fica molhada com xixi e se acrescente material para compensar)
As de papel são muito boas no inverno pois saõ bastante quentes
Isto é apenas uma resumo, muito resumido mesmo, se for preciso mais explicações é só dizer....
Primeiro é preciso escolher qual o tipo de cama que se vai usar: pode ser palha, aparas/fitas (de madeira) ou bocadinhos de papel. Todas tem vantagem e inconvenientes. As da palha, mais natural para os cavalos ficam com um cheiro muito forte, e existe o risco do cavalo comer a cama e ter colicas. As de aparas não apresentam risco para o cavalo, e tem uma boa duração, mas é preciso que sejam aparas aspiradas para não trazerem pó. As de cartão, tb não apresentam riscos para os cavalos.
Em qualquer dos casos, é necessario ir retirando os "cocos" durante o dia, e pelo menos uma vez por dia retirar a parte que fica molhada do xixi. No caso da palha esta ultima tarefa não é facil, o mais natural é mudar a cama toda com frequencia, enquanto que nos outros casos basta ir acrescentando o material e mudar toda uma vez por mes (isto desde que se retire sempre os cocos e a parte que fica molhada com xixi e se acrescente material para compensar)
Isto é apenas uma resumo, muito resumido mesmo, se for preciso mais explicações é só dizer....
-
- Registado: terça mai 20, 2008 11:54 am
lleccas
Muito obrigada pelo comentário. Foi esclarecedora.
Agradecidos,
Família Seixas
Muito obrigada pelo comentário. Foi esclarecedora.
Agradecidos,
Família Seixas
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Eu discordo completamente...lleccas Escreveu:Olá,
As camas de palha não provocam cólicas nos cavalos, aliás se a palha estiver suja (com odor forte) o cavalo nem lhe pega, isto se falarmos de uma cavalo são, sem carências alimentares.
Toda a vida usei e vi usar palha nas camas dos cavalos e nunca vi um único cavalo ter cólicas por causa da palha.
Sim de facto terá de tirar a cama toda, mas assim evita maus cheiro, concentração de amonia e muito importante o apodrecimento da ranilha do animal.
A do cartão é nova, nunca tal ouvi, nem acredito que seja sequer opção indicada para um animal desta envergadura.
Quanto às aparas, eu pessoalmente não gosto. Torna-se dificil tirar as partes sujas.
Já agora mantém o/os seu/seus cavalo/cavalos como?
Em baia ou "box"?
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda set 04, 2006 9:47 am
Realmente também nunca ouvi falar nessas cólicas por causa das camas de palha, ao que sei até é bastante vantajoso os cavalos terem sempre palha para comer, mas daí a comerem a cama toda... devem ser "enfardadeiras", eh eh eh.
Lá no picadeiro onde tenho os meus compraram umas supostas aparas, que para mim é serradura (sem pó felizmente), e os cavalos já estão a ter certos problemas de crinas por causa disso.
Anteriormente apenas o meu cavalo estava num picadeiro onde usavam umas lascas de madeira, sem o problema do pó e bastante boas para a cama.
Lá no picadeiro onde tenho os meus compraram umas supostas aparas, que para mim é serradura (sem pó felizmente), e os cavalos já estão a ter certos problemas de crinas por causa disso.
Anteriormente apenas o meu cavalo estava num picadeiro onde usavam umas lascas de madeira, sem o problema do pó e bastante boas para a cama.
<p>ana teixeira</p>