Olá, há dois anos e meio que ja nao montava e regressei agora.
O meu trote levantado esta bom, o galope também, mas o sentado esta uma desgraça. Eu salto, e salto e salto...
Há algum truque para evitar isto?
Trote sentado
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
muuuuuuuitas aulas de volteio, muita descontração, um cavalo com um bom dorso, um trote regular e cadenciado e uma boa posição a cavalo fazem maravilhas!!
que tipo de arreio usas? há uns de ensino (zaldi milenium se nao me engano) que te ajudam a posicionar bem as pernas, dão te uma boa posição e assim não saltas tanto no arreio!

que tipo de arreio usas? há uns de ensino (zaldi milenium se nao me engano) que te ajudam a posicionar bem as pernas, dão te uma boa posição e assim não saltas tanto no arreio!
Não faço ideia que arreio é usado. Eu monto em Macau, numa escola muito pouco metódica (não há níveis de sela) e o instrutor é um jovem filipino que desconfio terrá aprendido a montar sozinho na quinta do pai, nas filipinas. Neste momento estou a montar um lusitano com 22 anos, muito afinado.
O problema do trote sentado é que o instrutor diz que é necessário saber primeiro fazer trote sentado e depois levantado. Eu ja fiz só o sentado quando montava em portugal, e a coisa não corria terrivelmente mal, embora eu nunca tivesse chegado a um nível bom de trote sentado.
Mas será que é mesmo preciso importante nao andar aos saltos no trote sentado? o meu equilibrio é bom, nao me sinto em riscos de cair, encontro o meu sitio no dorso do cavalo e sinto-me perfeitamente em casa lá em cima em todos os passos, equilibrada, em casa, menos no trote sentado.
A minha questao é: qual é a importancia do trote sentado para quem nao tenha ambições de entrar em campeonatos, nem saltar obstaculos?
O problema do trote sentado é que o instrutor diz que é necessário saber primeiro fazer trote sentado e depois levantado. Eu ja fiz só o sentado quando montava em portugal, e a coisa não corria terrivelmente mal, embora eu nunca tivesse chegado a um nível bom de trote sentado.
Mas será que é mesmo preciso importante nao andar aos saltos no trote sentado? o meu equilibrio é bom, nao me sinto em riscos de cair, encontro o meu sitio no dorso do cavalo e sinto-me perfeitamente em casa lá em cima em todos os passos, equilibrada, em casa, menos no trote sentado.
A minha questao é: qual é a importancia do trote sentado para quem nao tenha ambições de entrar em campeonatos, nem saltar obstaculos?
omega2 Escreveu:muuuuuuuitas aulas de volteio, muita descontração, um cavalo com um bom dorso, um trote regular e cadenciado e uma boa posição a cavalo fazem maravilhas!! :wink:
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
Eu tambem tinha essa dificuldade... Saltava que me fartava... lol... Sabes como aprendi? Comecei nas aulas a fazer trote sentado sem estribos... So mesmo sentada no arreio... Fizeram milagres essas aulas... Ajudam muito bem no equilibrio no arreio...
Ah e nunca te esqueças das costas... Sempre muito direitas, peso nos calcanhares (como se tivesses um peso em cada um)... Ajuda a amortecer os "safanões" no trote sentado...

Ah e nunca te esqueças das costas... Sempre muito direitas, peso nos calcanhares (como se tivesses um peso em cada um)... Ajuda a amortecer os "safanões" no trote sentado...

<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
- Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas
no volteio uma das coisas em que os monitores insistem mais é numa boa ligação ao movimento do cavalo, quer seja a passo, a trote ou a galope! a descontracção (principalmente ao nível da cintura) é muito importante para essa ligação com o movimento do cavalo! só quando um aluno já está perfeitamente á vontade a cavalo, descontraido, equilibrado e com uma boa posição é que deve passar ás aulas de sela.Macau22 Escreveu:Não faço ideia que arreio é usado. Eu monto em Macau, numa escola muito pouco metódica (não há níveis de sela) e o instrutor é um jovem filipino que desconfio terrá aprendido a montar sozinho na quinta do pai, nas filipinas. Neste momento estou a montar um lusitano com 22 anos, muito afinado.
Macau22 Escreveu:Mas será que é mesmo preciso importante nao andar aos saltos no trote sentado? o meu equilibrio é bom, nao me sinto em riscos de cair, encontro o meu sitio no dorso do cavalo e sinto-me perfeitamente em casa lá em cima em todos os passos, equilibrada, em casa, menos no trote sentado.
claro que é importante, quanto mais não seja pelo cavalo que estamos a montar!! um mau trote sentado dá cabo do dorso de um cavalo e com a continuação este pode começar a "brigar" com o cavaleiro e defender se!!
e aminha questão é: não quer aprender a montar a cavalo? então o ideal seria aprender o básico!! quanto ao não querer entrar em campeonatos .. será que são só as pessoas que entram em campeonatos que fazem trote sentado??Macau22 Escreveu:A minha questao é: qual é a importancia do trote sentado para quem nao tenha ambições de entrar em campeonatos, nem saltar obstaculos?
nada disso! se quer aprender a montar e trabalhar cavalos, algum dia há de querer saber a maneira correcta de "fechar" o cavalo, em qualquer andamento. esse fechar tb se faz a trote (sentado!!).
Caríssimo Omega2, desde já agradeço a sua resposta tão entusiasta e exclamativa. Vejo que gosta mesmo de montar e que deve ser muito experiente, senão nunca teria escrito tanto! Muito obrigada!
Acho que o argumento de nao magoar o dorso do cavalo teria bastado para eu passar, a partir do momento em que o tivesse lido, a esforçar-me para fazer um bom trote sentado.
Seja como for, agradeço os seus conselhos e tentarei andar sem estribos para nao cair em tentação.
Obrigada mais uma vez!!!!
Acho que o argumento de nao magoar o dorso do cavalo teria bastado para eu passar, a partir do momento em que o tivesse lido, a esforçar-me para fazer um bom trote sentado.
Seja como for, agradeço os seus conselhos e tentarei andar sem estribos para nao cair em tentação.
Obrigada mais uma vez!!!!
Obrigada Cavaleira 16, vou seguir os teus conselhos, sem estribos... vou tambem tentar o truque do peso nos calcanhares a ver se os safanões nao custam tanto...
Cavaleira16 Escreveu:Eu tambem tinha essa dificuldade... Saltava que me fartava... lol... Sabes como aprendi? Comecei nas aulas a fazer trote sentado sem estribos... So mesmo sentada no arreio... Fizeram milagres essas aulas... Ajudam muito bem no equilibrio no arreio...
-
- Membro
- Registado: segunda jul 07, 2008 1:34 pm
Trote sem estribos,boa posição a cavalo,e umas aulinhas de volteio e....Voilá!
-
- Membro
- Registado: segunda jul 07, 2008 1:34 pm
A sim,e como a cavaleira16 disse,o peso nos calcanhares conta bastante 

Uma vez uma Sra que já foi campeã de ensino de Portugal disse-me e com muita sabedoria para : Fingir que estamos bêbedos
É verdade que os bêbados estão super descontraídos e raramente caem dos cavalos.
Um bom amortecedor nas costas, deixando o umbigo ir para a frente e para trás.
Se o cavalo tiver um trote muito saltado ( os meus alemães têm) temos de fazer um pouco de força nos joelhos para nos colarmos, e claro que o nosso tronco tem de estar a fazer de amortecedor, a perna na zona da bota é independente, aperta ou não como queremos.
Não desesperem! É preciso termos os músculos treinados e fica instintivo. E os nossos amigos cavalos das lições ( com um bom protector de dorso , de gel ou de espuma) compreendem quem tem prática ou não e toleram uns saltinhos.

É verdade que os bêbados estão super descontraídos e raramente caem dos cavalos.
Um bom amortecedor nas costas, deixando o umbigo ir para a frente e para trás.
Se o cavalo tiver um trote muito saltado ( os meus alemães têm) temos de fazer um pouco de força nos joelhos para nos colarmos, e claro que o nosso tronco tem de estar a fazer de amortecedor, a perna na zona da bota é independente, aperta ou não como queremos.
Não desesperem! É preciso termos os músculos treinados e fica instintivo. E os nossos amigos cavalos das lições ( com um bom protector de dorso , de gel ou de espuma) compreendem quem tem prática ou não e toleram uns saltinhos.