Conhecimento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

sábado jul 05, 2008 12:54 pm

boas,
sei que pode parecer básico, mas gostava de saber se o cavalo conhece o dono. se o conhece por este lhe dar comida, por o escovar ou por o montar. é que já me disseram que o cavalo não conhece os donos, pois nao cria relaçoes com pessoas, como os caes. os caes sabem muito bem quem são os seus donos e já agora gostava de saber se os cavalos também têm esse conhecimento.
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

sábado jul 05, 2008 5:30 pm

olhe...passe mais tempo com cavalos, interaja com eles e observe e vai ver que vai conseguir responder à sua própria pergunta...aproveite para explorar
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sábado jul 05, 2008 5:40 pm

Nem é preciso montar, limpar e dar de comer para o cavalo reconhecer o dono... Os cavalos conhecem o dono apenas pelo cheiro... :wink:

Vou partilhar consigo uma "estoria": no antigo centro equestre onde montava, um dia levaram para lá um cruzado de selle français. No primeiro dia em que chegou, os donos tavam a ver o cavalo ser aquecido no picadeiro para depois saltar. De cada vez que dava um salto, corria ate as portas para ir ter com os donos e so saía de lá quando ouvisse o chicote... Mais um salto e voltava a correr para perto da dona (neste caso uma miuda de cerca de 14 anos). :wink:
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jul 06, 2008 11:07 am

Depende do que entende por "conhecer" se está a falar em diferenciar pessoas, sim eles diferenciam, se o seu cavalo estiver alojado num picadeiro, naturalmente o seu cavalo nao o vai creonhecer como dono, pois passa muito tempo longe de si e como se dissia em cima nao cria laços consigo, talves neste caso o cavalo pense que o dono é o tratador, se tiver cavalos em casa e for voce a tratar deles pode crer que o cavalo tem um comportamento diferente para si do que com qualquer estranho que va visitar a cavalariça. A noçao de "Dono" para o cavalo aquele e trata dele, pois quem trata é quem desenvolve mais laços com o animal
mas este tema pode originar uma infinidade de opinioes, esta é apena a minha
Brake
Indiia
Membro Veterano
Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm

domingo jul 06, 2008 12:34 pm

concordo plenamente, Brake. ainda este sábado pude constatar isso, comigo própria...
<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

domingo jul 06, 2008 1:58 pm

Claro que se estiver num centro hipico\equestre a coisa muda de figura...

Eu criei laços fortes com um cavalo da escola porque sou eu quem trata dele e o monta, mas quando o dono o vai visitar, ele reconhece-o logo...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jul 06, 2008 3:55 pm

uma vez ouvi um colega meu dizer que o cavalo so mostra alegria ao ver os donos porque estes significam comida...

desde então essa ideia acompanhou me. claro que há cavalos e cavalos, há cavalos que relincham se se afastam dos donos, há cavalos que teem atitudes carinhosas para com certas pessoas. mãs não será esse carinho um pouco "interesseiro"?

vejamos, quando os cavalos veem uma pessoa a primeira vez num dia, relincham, certo? e porque? aquele relincho significa: RAÇÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO!!!!

muitos cavalos teem a mania de mordiscar a roupa das pessoas. e porque? porque muitas das pessoas que lidam com cavalos teem a mania de andar com biscoitos e guloseimas para dar aos cavalos.

agora experimentem entrar dentro de uma boxe com o arreio ou a cabeçada na mão. o mais provável é que o cavalo vos vire o rabo...

apesar disto tudo, eu propria tive uma relação muito especial com a minha égua. ao ponto de andar com ela á solta dentro da quinta, tipo cãozinho atrás dos donos. ao ponto de brincar com ela no picadeiro. eu corria e ela corria atrás de mim. eu saltava uma cruz e ela saltava atrás de mim. eu sentava me no chão da boxe e ela vinha me cheirar e encostar a cabeça ao meu peito. muitas vezes ela estava deitada na boxe (sem qualquer sinal de cólica) e eu entrava na boxe e sentava me encostada a ela! ela nem se mexia... sim, acredito que à maneira dela, a minha égua gostasse de mim.

reconhecer, sem duvida que reconhecia. quando eu estava a chegar á escola, ainda a janela da boxe estava fechada e ela já estava a relinchar para me chamar...
LoiraV
Membro Júnior
Registado: quarta abr 20, 2011 10:08 pm

quarta abr 20, 2011 10:51 pm

Cavaleira16 Escreveu:Nem é preciso montar, limpar e dar de comer para o cavalo reconhecer o dono... Os cavalos conhecem o dono apenas pelo cheiro... :wink:

Vou partilhar consigo uma "estoria": no antigo centro equestre onde montava, um dia levaram para lá um cruzado de selle français. No primeiro dia em que chegou, os donos tavam a ver o cavalo ser aquecido no picadeiro para depois saltar. De cada vez que dava um salto, corria ate as portas para ir ter com os donos e so saía de lá quando ouvisse o chicote... Mais um salto e voltava a correr para perto da dona (neste caso uma miuda de cerca de 14 anos). :wink:
Ir a correr até à porta não é nada bom sinal, se a miuda saisse desse sitio, ele ia continuar a correr até à porta... Believe me!
gluui
Membro Júnior
Registado: terça abr 26, 2011 7:52 pm

quinta mai 12, 2011 7:52 pm

Na minha opinião, os cavalos só não agem como os cães porque não se encontram nas mesmas circunstâncias. Se conhecem o dono ou não, é relativo.

Os cavalos não sabem o que é um "dono". O mais próximo de "dono" entendido por eles será um amigo ou parceiro. Eles não sabem que pertencem a alguém, quanto mais a quem pertencem! Vamos, então, pela lógica de que "dono = melhor amigo" na mente dos nossos cavalinhos :)

Ser amigo de um cavalo é possível e frequente. Ai de quem me vier dizer o contrário! Chega a estar escrito e sublinhado nos manuais de equitação e de criação de cavalos. É tão evidente, tão mas tão evidente, que me custa a crer que há gente que não pensa exactamente assim: há uma "ligação", uma "relação de interesses", mas da palavra amizade nem sinal... :?

Ser o melhor amigo de um cavalo é um pouco como ser o melhor amigo de uma pessoa. A "química" é muito importante. Nós, assim como a maioria dos animais, sentimos um gosto especial e irracional por certas pessoas, animais e até coisas. Depois, temos de passar tempo com ele. Cuidar dele, escová-lo e montá-lo. Falar com ele. E fazer isso tudo com amor e muita dedicação. Os cavalos conhecem quem os quer bem.

Se os cavalos são interesseiros? Nem tanto como julgamos! Gostam de guloseimas, mas quem não gosta? E facilmente associam essas coisinhas boas à gente que lhas dá. Começam a ansiar a chegada dessa gente, a desejar a sua presença. Isto torna-se, de certa forma, um "gostar" superficial, mas que não deixa de ser um "gostar".

Tendo em conta tudo o que está escrito ali em cima, é natural que muitos dos cavalos de centros equestres gostem mais do tratador do que do próprio dono, como já tinha sido dito. Cheguei mesmo a conhecer um cavalo cujo dono pouco ou nada se ralava com ele. Por outro lado, era o preferido do tratador do centro.

É tudo muito relativo... :roll:
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quinta mai 12, 2011 8:32 pm

Excelente explicação, concordo plenamente contigo. É realmente triste quando os verdadeiros donos não querem saber dos cavalos... Com tanta gente a ter o sonho e querer ter um cavalo e não poder... Enfim! :(
gluui
Membro Júnior
Registado: terça abr 26, 2011 7:52 pm

domingo mai 15, 2011 6:14 pm

CatarinaLuz Escreveu:Excelente explicação, concordo plenamente contigo. É realmente triste quando os verdadeiros donos não querem saber dos cavalos... Com tanta gente a ter o sonho e querer ter um cavalo e não poder... Enfim! :(
Há uns tempos, passei por um centro hípico muito velho (deve estar à beira da falência) e vi um cavalo que estava em péssimas condições. Tinha feridas infectadas na garupa, as crinas cheias de nós e vícios graves de passar tanto tempo na boxe. Perguntei ao dono do centro que era feito do dono do cavalo. Ele disse-me que o senhor já não tem tempo para ele, nem paciência para as manias que ele adquiriu com a idade. Passei o resto do dia revoltada e muito, muito triste (estas coisas deixam-me mesmo mal). Durante as semanas seguintes, fiz uns contactos e consegui um comprador para o cavalo que, por acaso, conhecia o dono do centro onde o pobrezito estava hospedado. Tal não foi o meu espanto, quando esse possível comprador me veio dizer que o dono do cavalo não estava disposto a vendê-lo, porque gostava muito dele.

Só gostava de saber que tipo de "gostar" deixa a situação chegar a este ponto. Mas pronto, o senhor prefere deixar o cavalo de que tanto gosta no sofrimento em que se encontra e continuar a pagar um penso caríssimo para nada, a vender o bichinho a quem tenha tempo para cuidar dele. Enfim...
TiagoFNB
Registado: segunda mai 16, 2011 4:42 pm

segunda mai 16, 2011 6:16 pm

ola Amiga.
pois entao, se o seu cavalo fica na sua casa, ou num lugar que é voce que fornece a raçao, escova, e exerce outras atividades necessarias.
pois com certeza ele ira se comportar de um jeito diferente com voce em relaçao a outras pessoas.
caso seu cavalo fique onde a muito movimento de pessoas, varias pessoas manejando o mesmo...isso voce percebera, só que com menos intencidade.

Felicidades
Responder

Voltar para “Cavalos”