Cavalos abandonados e a morrer em Aveiro
Acabei de ler esta notícia no site da Equisport.pt não sei se alguém neste blog é da área e/ou sabe o que pode ser feito mas quantos mais souberem e agirem, melhor. Notícia de 9-7-2010:
"Segundo o Jornal de Aveiro, morreu ontem um de cinco cavalos, que estão há duas semanas abandonados num terreno de S. Bernardo.
Há cerca de duas semanas que cinco cavalos estão abandonados em terrenos que circundam o ex-Centro de Saúde Mental, em S. Bernardo.
Funcionários do CAT – Centro de Atendimento de Toxicodependentes que ali funciona suspeitavam que os animais estavam à mercê da sua sorte e não recebiam água nem alimentos.
Ontem, confirmaram as suas suspeitas da pior forma possível, com a morte de um dos animais, cerca do meio-dia, à fome e à sede. “Com o calor que se fez sentir, o cavalo morreu à sede”, sentencia um dos funcionários.
Os funcionários da instituição estão revoltados e garantem que há muito vinham alertando para a situação “ultrajante e cruel” em que vivem os cavalos, quer à Junta de Freguesia de São Bernardo, quer a outras entidades, como a Sociedade Protectora dos Animais, mas não obtiveram resultados."
Fonte: http://www.equisport.pt/pt/noticias/cav ... -em-aveiro
"Segundo o Jornal de Aveiro, morreu ontem um de cinco cavalos, que estão há duas semanas abandonados num terreno de S. Bernardo.
Há cerca de duas semanas que cinco cavalos estão abandonados em terrenos que circundam o ex-Centro de Saúde Mental, em S. Bernardo.
Funcionários do CAT – Centro de Atendimento de Toxicodependentes que ali funciona suspeitavam que os animais estavam à mercê da sua sorte e não recebiam água nem alimentos.
Ontem, confirmaram as suas suspeitas da pior forma possível, com a morte de um dos animais, cerca do meio-dia, à fome e à sede. “Com o calor que se fez sentir, o cavalo morreu à sede”, sentencia um dos funcionários.
Os funcionários da instituição estão revoltados e garantem que há muito vinham alertando para a situação “ultrajante e cruel” em que vivem os cavalos, quer à Junta de Freguesia de São Bernardo, quer a outras entidades, como a Sociedade Protectora dos Animais, mas não obtiveram resultados."
Fonte: http://www.equisport.pt/pt/noticias/cav ... -em-aveiro
Pois, também reparei nesse pormenor!!! Ficarem revoltados, mas serem cúmplices da situação e deixarem o bicho morrer à sede parece-me um contra-senso! Mas não sabemos as condições, talvez não houvesse acesso ao local onde estão os cavalos.
Credo! Não sabia que os cavalos também sofriam do mesmo que os gatos e cães... Abandono...
Não sou muito de visitar aqui a parte dos cavalos... sinto-me "peixe fora de água", mas lá se vai aprendendo alguma coisa...
Nestes casos há alguma instituição que se contacte para recolher os cavalos ou eles ficam mesmo "ao Deus dará?!"
O que é que se dá a um cavalo nestes casos, para além de água? O que come um cavalo e quanto por dia e quantas vezes? Coitadinhos!!! Se for para alimentar abandonados qual o mínimo de comida por dia?
Tô triste por saber que isto acontece. Vou estar mas atenta...
Não sou muito de visitar aqui a parte dos cavalos... sinto-me "peixe fora de água", mas lá se vai aprendendo alguma coisa...
Nestes casos há alguma instituição que se contacte para recolher os cavalos ou eles ficam mesmo "ao Deus dará?!"
O que é que se dá a um cavalo nestes casos, para além de água? O que come um cavalo e quanto por dia e quantas vezes? Coitadinhos!!! Se for para alimentar abandonados qual o mínimo de comida por dia?
Tô triste por saber que isto acontece. Vou estar mas atenta...
Há muitos cavalos a serem abandonados, infelizmente, tanto porque as pessoas deixam de ter espaço para eles, como pelos elevados custos de "manutenção".
Comem feno e ração própria, mas não lhe sei dizer as quantidades exactas..
Comem feno e ração própria, mas não lhe sei dizer as quantidades exactas..
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Não há que pedir desculpa, ninguém nasce ensinado
Pode tornar-se difícil, para quem não tem contacto com cavalos, arranjar feno - mas pelo menos a água, sim, deve ser dada (como para qualquer animal).
Pode ser contactada a Sociedade Protectora dos Animais, a SEPNA (equipa do ambiente da GNR) e a Associação Portuguesa de Protecção dos Cavalos.

Pode tornar-se difícil, para quem não tem contacto com cavalos, arranjar feno - mas pelo menos a água, sim, deve ser dada (como para qualquer animal).
Pode ser contactada a Sociedade Protectora dos Animais, a SEPNA (equipa do ambiente da GNR) e a Associação Portuguesa de Protecção dos Cavalos.
-
- Membro
- Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm
Infelizmente até estes animais, que antigamente valiam balúrdios e ter um cavalo era um sonho,pois era muito caros, já sofrem com o abandono. A falta de dinheiro parece que está a chegar cada vez a mais pessoas, e para tentarem pouparem começam a eliminar o que não é tão necessário, nestes casos os cavalos. Acho que abandonar um cavalo, um animal, não é nada bonito, mas até que ponto podemos julgar estas pessoas? Mas ver animais abandonados é cruel, horrível. Sei que quando a crise atinge estas pessoas, estas podiam vendê-los, mas até os vender pode demorar bastante tempo e as despejas vão-se acumulando. O melhor era dá-los a alguém, escolas de equitação, não sei. Pode parecer um pouco parvo, mas daqui a uns tempos além de canis existirão "cavanis"
. Penso que não são só os particulares que sofrem. Já vi alguns centros hípicos em que os cavalos eram apenas "montes de ossos".

Os centros de equitação não querem que lhes ofereçam cavalos, correspondem apenas a despesas de alimentação e manutenção, provavelmente sem qualquer hipótese de aproveitamento para lucro.
por acaso tenho noçao...
mas mesmo que nao tivesse quaisqueres condiçoes seriam melhores du que estar abandonados...
acha melhor os animais ficarem a morrer a fome e a sede???
pois nao me parece e sim sei a despeza...

mas mesmo que nao tivesse quaisqueres condiçoes seriam melhores du que estar abandonados...
acha melhor os animais ficarem a morrer a fome e a sede???
pois nao me parece e sim sei a despeza...