Cavalos abandonados e a morrer em Aveiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
cyber9irl
Registado: domingo out 18, 2009 9:49 pm

domingo jul 11, 2010 6:59 pm

Acabei de ler esta notícia no site da Equisport.pt não sei se alguém neste blog é da área e/ou sabe o que pode ser feito mas quantos mais souberem e agirem, melhor. Notícia de 9-7-2010:

"Segundo o Jornal de Aveiro, morreu ontem um de cinco cavalos, que estão há duas semanas abandonados num terreno de S. Bernardo.

Há cerca de duas semanas que cinco cavalos estão abandonados em terrenos que circundam o ex-Centro de Saúde Mental, em S. Bernardo.

Funcionários do CAT – Centro de Atendimento de Toxicodependentes que ali funciona suspeitavam que os animais estavam à mercê da sua sorte e não recebiam água nem alimentos.

Ontem, confirmaram as suas suspeitas da pior forma possível, com a morte de um dos animais, cerca do meio-dia, à fome e à sede. “Com o calor que se fez sentir, o cavalo morreu à sede”, sentencia um dos funcionários.

Os funcionários da instituição estão revoltados e garantem que há muito vinham alertando para a situação “ultrajante e cruel” em que vivem os cavalos, quer à Junta de Freguesia de São Bernardo, quer a outras entidades, como a Sociedade Protectora dos Animais, mas não obtiveram resultados."

Fonte: http://www.equisport.pt/pt/noticias/cav ... -em-aveiro
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

domingo jul 11, 2010 7:26 pm

Acontece em todo o lado, infelizmente.

E pelos vistos os funcionários não foram lá por água nem comida, só se "revoltaram"...
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
cyber9irl
Registado: domingo out 18, 2009 9:49 pm

domingo jul 11, 2010 7:36 pm

Pois, também reparei nesse pormenor!!! Ficarem revoltados, mas serem cúmplices da situação e deixarem o bicho morrer à sede parece-me um contra-senso! Mas não sabemos as condições, talvez não houvesse acesso ao local onde estão os cavalos.
MissCat
Membro
Registado: segunda mai 24, 2010 1:04 pm

quinta ago 12, 2010 10:11 pm

Credo! Não sabia que os cavalos também sofriam do mesmo que os gatos e cães... Abandono...

Não sou muito de visitar aqui a parte dos cavalos... sinto-me "peixe fora de água", mas lá se vai aprendendo alguma coisa...

Nestes casos há alguma instituição que se contacte para recolher os cavalos ou eles ficam mesmo "ao Deus dará?!"

O que é que se dá a um cavalo nestes casos, para além de água? O que come um cavalo e quanto por dia e quantas vezes? Coitadinhos!!! Se for para alimentar abandonados qual o mínimo de comida por dia?

Tô triste por saber que isto acontece. Vou estar mas atenta...
Eenesh
Membro Veterano

quinta ago 12, 2010 11:51 pm

Há muitos cavalos a serem abandonados, infelizmente, tanto porque as pessoas deixam de ter espaço para eles, como pelos elevados custos de "manutenção".

Comem feno e ração própria, mas não lhe sei dizer as quantidades exactas..
MissCat
Membro

sexta ago 13, 2010 11:58 am

E se nós soubermos de algum cavalo abandonado devemos dar-lhe feno e água? E então não há associações de denúncia? Desculpem a ignorância.
Eenesh
Membro Veterano

sexta ago 13, 2010 12:10 pm

Não há que pedir desculpa, ninguém nasce ensinado :wink:

Pode tornar-se difícil, para quem não tem contacto com cavalos, arranjar feno - mas pelo menos a água, sim, deve ser dada (como para qualquer animal).

Pode ser contactada a Sociedade Protectora dos Animais, a SEPNA (equipa do ambiente da GNR) e a Associação Portuguesa de Protecção dos Cavalos.
MissCat
Membro

quinta ago 26, 2010 7:20 pm

Já aqui tinha passado mas não agradeci a resposta. Desculpem a indelicadeza. Muito obrigada. Já anotei os contactos na agenda (que procurei na net) para o caso de surgir alguma situação. :wink:
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

quinta ago 26, 2010 9:29 pm

É muito triste :( cavalos abandonados ?!
se é para abandonar qualquer animal, pensem primeiro se querem ou nao os animais.
Tambem vou ficar atenta a alguma coisa que veja :)
Stuaventura
Membro
Registado: sexta out 05, 2007 2:05 pm

sexta ago 27, 2010 8:54 am

Infelizmente até estes animais, que antigamente valiam balúrdios e ter um cavalo era um sonho,pois era muito caros, já sofrem com o abandono. A falta de dinheiro parece que está a chegar cada vez a mais pessoas, e para tentarem pouparem começam a eliminar o que não é tão necessário, nestes casos os cavalos. Acho que abandonar um cavalo, um animal, não é nada bonito, mas até que ponto podemos julgar estas pessoas? Mas ver animais abandonados é cruel, horrível. Sei que quando a crise atinge estas pessoas, estas podiam vendê-los, mas até os vender pode demorar bastante tempo e as despejas vão-se acumulando. O melhor era dá-los a alguém, escolas de equitação, não sei. Pode parecer um pouco parvo, mas daqui a uns tempos além de canis existirão "cavanis" :P . Penso que não são só os particulares que sofrem. Já vi alguns centros hípicos em que os cavalos eram apenas "montes de ossos".
Eenesh
Membro Veterano

domingo ago 29, 2010 11:04 pm

Os centros de equitação não querem que lhes ofereçam cavalos, correspondem apenas a despesas de alimentação e manutenção, provavelmente sem qualquer hipótese de aproveitamento para lucro.
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

domingo ago 29, 2010 11:45 pm

que infelicidade... :(
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sábado set 11, 2010 12:41 pm

ola.gostava de os ir buscar.
mas u que acontece e que nao tenho transporte...
por acaso nao ha por ai niguem que tenha um transporte.??
pago o combustivel... :wink: :lol:
queria mesmo...
Eenesh
Membro Veterano

sábado set 11, 2010 1:13 pm

Tem alguma noção do que é ter 4 ou 5 cavalos, ainda por cima que precisam de imensos cuidados? Não me parece que tenha.
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

sábado set 11, 2010 1:24 pm

por acaso tenho noçao...
mas mesmo que nao tivesse quaisqueres condiçoes seriam melhores du que estar abandonados...
acha melhor os animais ficarem a morrer a fome e a sede???
pois nao me parece e sim sei a despeza... :roll: 8) :o
Responder

Voltar para “Cavalos”