Iniciação à equitação...
Olá,
sou novo aqui no fórum e a minha experiência com cavalos é... nula.
Tenho 26 anos e pretendo iniciar-me na equitação e quem sabe, mais tarde, ter o meu próprio cavalo.
Li alguns tópicos aqui do fórum e segui os conselhos dos users mais experientes.
Comecei por me inscrever num centro hípico e já tive a minha primeira aula de experiência. Gostei bastante do primeiro contacto com o cavalo, pude comprovar a tal falta de equilíbrio de que tanto se falava nos tópicos abertos por principiantes. A próxima aula será quarta-feira.
Apenas tenho disponibilidade para uma aula semanal.
Acham que é suficiente?
Adquiri o material basico necessário, como botas cano alto, calças e toque. Aconselham a compra de algo mais?
O meu objectivo, numa primeira fase é aprender a montar e mais tarde aprender também a "tratar" do cavalo. Para já um passo de cada vez.
Agradecia que partilhassem comigo alguma da vossa experiência e me deixassem aqui alguns conselhos úteis para esta primeira fase de aprendizagem.
Já agora, 26 anos é muito tarde para começar a montar?
Cumprimentos!
sou novo aqui no fórum e a minha experiência com cavalos é... nula.
Tenho 26 anos e pretendo iniciar-me na equitação e quem sabe, mais tarde, ter o meu próprio cavalo.
Li alguns tópicos aqui do fórum e segui os conselhos dos users mais experientes.
Comecei por me inscrever num centro hípico e já tive a minha primeira aula de experiência. Gostei bastante do primeiro contacto com o cavalo, pude comprovar a tal falta de equilíbrio de que tanto se falava nos tópicos abertos por principiantes. A próxima aula será quarta-feira.
Apenas tenho disponibilidade para uma aula semanal.
Acham que é suficiente?
Adquiri o material basico necessário, como botas cano alto, calças e toque. Aconselham a compra de algo mais?
O meu objectivo, numa primeira fase é aprender a montar e mais tarde aprender também a "tratar" do cavalo. Para já um passo de cada vez.
Agradecia que partilhassem comigo alguma da vossa experiência e me deixassem aqui alguns conselhos úteis para esta primeira fase de aprendizagem.
Já agora, 26 anos é muito tarde para começar a montar?
Cumprimentos!
olá slumdog!!
nunca é tarde para se aprender a montar a cavalo.. e com 26 anos vai mais do que a tempo!
é pena só ter disponibilidade para uma aula semanal, acho que beneficiava bastante se tivesse pelo menos duas. mas também depende daquilo que aproveita em cada aula.
quanto ao material que comprou, por agora penso que é suficiente. dependendo da sensibilidade de cada um.. masi tarde o professor poderá aconselhar umas luvas de montar. quando começar com as aulas mais a sério irá pensar também no arreio que quer comprar, e aí já depende daquilo que quer fazer na equitação, pois há arreios mistos (que por norma não valem nada e dão uma posição péssima), arreios de ensino e arreios de obstáculos).
quando tiver o seu próprio cavalo irá necesitar de uma cabeçada para ele, suadouros, protector de dorso (que tanto protege o dorso do cavalo como ajuda o ajuda a si a ter uma boa posição a cavalo), caneleiras ou ligaduras de trabalho para proteger os membros do animal, material de limpeza (cardoa, brussa, almofaça, ferro de cascos, unto de cascos, etc), cobrejão (para o frio e tempo humido) e um cabeção (para andar com o cavalo à mão).
mostre-se uma pessoa interessada dentro do centro hipico, diga que quer aprender a fazer correctamente o maneio do cavalo, aparelhar e desaparelhar. na maior parte dos centros hipicos são os alunos que preparam o respectivo cavalo para a aula!
qq dúvida mais é só dizer
nunca é tarde para se aprender a montar a cavalo.. e com 26 anos vai mais do que a tempo!

é pena só ter disponibilidade para uma aula semanal, acho que beneficiava bastante se tivesse pelo menos duas. mas também depende daquilo que aproveita em cada aula.
quanto ao material que comprou, por agora penso que é suficiente. dependendo da sensibilidade de cada um.. masi tarde o professor poderá aconselhar umas luvas de montar. quando começar com as aulas mais a sério irá pensar também no arreio que quer comprar, e aí já depende daquilo que quer fazer na equitação, pois há arreios mistos (que por norma não valem nada e dão uma posição péssima), arreios de ensino e arreios de obstáculos).
quando tiver o seu próprio cavalo irá necesitar de uma cabeçada para ele, suadouros, protector de dorso (que tanto protege o dorso do cavalo como ajuda o ajuda a si a ter uma boa posição a cavalo), caneleiras ou ligaduras de trabalho para proteger os membros do animal, material de limpeza (cardoa, brussa, almofaça, ferro de cascos, unto de cascos, etc), cobrejão (para o frio e tempo humido) e um cabeção (para andar com o cavalo à mão).
mostre-se uma pessoa interessada dentro do centro hipico, diga que quer aprender a fazer correctamente o maneio do cavalo, aparelhar e desaparelhar. na maior parte dos centros hipicos são os alunos que preparam o respectivo cavalo para a aula!

qq dúvida mais é só dizer

Só tenho que a acrescentar que, quanto às luvas que já aqui foram mencionadas, estas podem custar apenas 2 ou 3€ (e são boazinhas) - apesar de não ver nelas grande utilidade.
Mas é isso, com o tempo o seu instrutor pode, ou não, aconselhá-las
Mas é isso, com o tempo o seu instrutor pode, ou não, aconselhá-las

"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
Ola...
Eu monto apenas a 1 ano e posso dizer-lhe que botas para as primeiras aulas nao sao necessarias para uma melhor articulaçao dos pes.
Enquanto as luvas sera um bom acessorio que dve adquirir pk ajuda mto para nao criar feridas nas maos.
As melhores selas sao as inglesas, onde pode adquirir mais equilibrio.
Nas selas portuguesas toda a gente anda
Comprimentos
Eu monto apenas a 1 ano e posso dizer-lhe que botas para as primeiras aulas nao sao necessarias para uma melhor articulaçao dos pes.
Enquanto as luvas sera um bom acessorio que dve adquirir pk ajuda mto para nao criar feridas nas maos.
As melhores selas sao as inglesas, onde pode adquirir mais equilibrio.
Nas selas portuguesas toda a gente anda
Comprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
Eu uso sempre luvas (sejam de algodão ou de pele) porque tenho tendência a fazer feridas nos dedos quando monto de freio-bridão, o que se revela bastante doloroso.
Se ainda está no volteio, as botas não são de todo necessárias. Bastava uma roupa cómoda e umas sapatilhas. Em sela é que o uso das botas (ou botins e polaina) é indispensável.
A idade não é de todo problema
No centro onde ando, iniciam-se pessoas com mais de 40 anos, por isso está muito a tempo de ainda dar umas valentes quedas
Pense na compra de um cavalo quando já souber o básico e essencial, tanto na monte como no maneio do mesmo
Qualquer dúvida, disponha
Se ainda está no volteio, as botas não são de todo necessárias. Bastava uma roupa cómoda e umas sapatilhas. Em sela é que o uso das botas (ou botins e polaina) é indispensável.
A idade não é de todo problema

No centro onde ando, iniciam-se pessoas com mais de 40 anos, por isso está muito a tempo de ainda dar umas valentes quedas

Pense na compra de um cavalo quando já souber o básico e essencial, tanto na monte como no maneio do mesmo

Qualquer dúvida, disponha

Eu não consigo montar com luvas, tiram um pouco a sensibilidade - tornam-se mais úteis no verão para as mãos não escorregarem nas rédeas. No início pode fazer algumas feridas mas acaba por calejar.
Em sela portuguesa toda a gente monta? Ahahaha. Gostava de ver alguém sem quaiquer bases de volteio a montar assim à grande numa sela portuguesa.
Em sela portuguesa toda a gente monta? Ahahaha. Gostava de ver alguém sem quaiquer bases de volteio a montar assim à grande numa sela portuguesa.
experimenta usar no Verão rédeas de travincas, aqueles que teem as tirunhas de cabedal ao longo da rédea. eu usava no Inverno rédeas de borracha e no verão rédeas de travincas. luvas era só nas provas, não me davam jeito nenhumEenesh Escreveu:Eu não consigo montar com luvas, tiram um pouco a sensibilidade - tornam-se mais úteis no verão para as mãos não escorregarem nas rédeas. No início pode fazer algumas feridas mas acaba por calejar.

Eenesh Escreveu: Em sela portuguesa toda a gente monta? Ahahaha. Gostava de ver alguém sem quaiquer bases de volteio a montar assim à grande numa sela portuguesa.
montar toda gente monta.. montar bem é que já é outra conversa!

Obrigado a todos pela vossa ajuda...
Hoje tive a minha 2a aula... E mais problemas foram surgindo.
Não consigo baixar o calcanhar... parece que tenho gesso nos pés.
O melhor que consigo é fazer com que o calcanhar fique nivelado com o dedos do pé. As botas de cano alto não ajudam nada a realizar este movimento. Tenho de fazer um esforço sobre-humano para colocar correctamente os calcanhares, não percebo porque... Parece ser algo tão fluido e simples noutros cavaleiros...
Tenho sempre a sensação que a qualquer momento o pé vai escapar do estribo.
Hoje confesso que vim um pouco frustrado do centro... O equilibrio melhorou, mas acertar com a postura correcta tem sido difícil. Sempre que me levanto receio cair para a frente. Enfim...
Cumprimentos e desculpem incomodar-vos com estas "tretas" de principiante.
Hoje tive a minha 2a aula... E mais problemas foram surgindo.
Não consigo baixar o calcanhar... parece que tenho gesso nos pés.
O melhor que consigo é fazer com que o calcanhar fique nivelado com o dedos do pé. As botas de cano alto não ajudam nada a realizar este movimento. Tenho de fazer um esforço sobre-humano para colocar correctamente os calcanhares, não percebo porque... Parece ser algo tão fluido e simples noutros cavaleiros...
Tenho sempre a sensação que a qualquer momento o pé vai escapar do estribo.
Hoje confesso que vim um pouco frustrado do centro... O equilibrio melhorou, mas acertar com a postura correcta tem sido difícil. Sempre que me levanto receio cair para a frente. Enfim...
Cumprimentos e desculpem incomodar-vos com estas "tretas" de principiante.
Isso é normal nas primeiras aulas, o pe nao se torna flexivel porque esta tenso, se tentar descontrair vai ver que o seu desempanho vai melhorar bastante... Acredite que eu sei do que estou a falar, tambem tinha esse mesmo problema mas fui melhorando ao longo do tempo e ganhando confiança em mim...
Tem que confiar em si, mais do que no cavalo.
Se meter as costas direitas e descontrair vai ver que o pe vai ao sitio sem notar...
Boa sorte!
E mais discontracçao
P.S. Se ja fez uma aula de sela e usou as botas é normal que as botas nao ajudem por serem novas tornam dificeis de manear, mas ao longo do tempo, com ouso vai ver que se tornam confortaveis.
Tem que confiar em si, mais do que no cavalo.
Se meter as costas direitas e descontrair vai ver que o pe vai ao sitio sem notar...
Boa sorte!
E mais discontracçao

P.S. Se ja fez uma aula de sela e usou as botas é normal que as botas nao ajudem por serem novas tornam dificeis de manear, mas ao longo do tempo, com ouso vai ver que se tornam confortaveis.
Quanto mais descontraído, mais o corpo vai descer.
Além disso pode fazer um exercício para alongar o tendão - numas escadas, na posição como se estivesse a subir (virado para a subida, isto é), ponha-se com metade dos pés de fora do degrau. Agarra-se ao corrimão e faz pressão nos pés para ficarem meio 'pendurados'.
Faço me entender?
Foi o que o meu instrutor me recomendou, na altura.
Além disso pode fazer um exercício para alongar o tendão - numas escadas, na posição como se estivesse a subir (virado para a subida, isto é), ponha-se com metade dos pés de fora do degrau. Agarra-se ao corrimão e faz pressão nos pés para ficarem meio 'pendurados'.
Faço me entender?
Foi o que o meu instrutor me recomendou, na altura.
-
- Membro Veterano
Porque se calhar nunca te habituas-te a elasEenesh Escreveu:Eu não consigo montar com luvas, tiram um pouco a sensibilidade - tornam-se mais úteis no verão para as mãos não escorregarem nas rédeas. No início pode fazer algumas feridas mas acaba por calejar.

Sempre montei de luvas e nunca perdi a sensibilidade

-
- Membro Veterano
Se esta no inicio (2ª aula), já esta a montar em selim?
Não acho esses métodos de ensino de todo correctos, até porque o equilíbrio se ganha em pêlo , melhor dizendo , numa manta e num cilhão de argolas durante o volteio.
Tive 6 meses de volteio em pêlo e posso dizer que só me trouxeram benefícios (claro que não estou a dizer para ter os mesmo 6 meses
).
Experimente trocar o selim por uma manta e um cilhão e verá que esse "desequilíbrio" e essa dificuldade em manter a postura depressa se irão resolver.
Não acho esses métodos de ensino de todo correctos, até porque o equilíbrio se ganha em pêlo , melhor dizendo , numa manta e num cilhão de argolas durante o volteio.
Tive 6 meses de volteio em pêlo e posso dizer que só me trouxeram benefícios (claro que não estou a dizer para ter os mesmo 6 meses

Experimente trocar o selim por uma manta e um cilhão e verá que esse "desequilíbrio" e essa dificuldade em manter a postura depressa se irão resolver.
Sim claro, isso há de depender de pessoa para pessoa. Eu tenho luvas fininhas mas mesmo assim não gosto de as usar, sinto-me melhor com contacto directo com as rédeas. Como disse, só mesmo no verão ou em festivais (com as luvas do traje).CavaleiraVNF Escreveu:Porque se calhar nunca te habituas-te a elasEenesh Escreveu:Eu não consigo montar com luvas, tiram um pouco a sensibilidade - tornam-se mais úteis no verão para as mãos não escorregarem nas rédeas. No início pode fazer algumas feridas mas acaba por calejar.
Em sela portuguesa toda a gente monta? Ahahaha. Gostava de ver alguém sem quaiquer bases de volteio a montar assim à grande numa sela portuguesa.![]()
Sempre montei de luvas e nunca perdi a sensibilidade
Que há quem goste? Claro.