já á algum tempo que me disseram que nas estátuas equestres, se o cavalo tivesse uma pata no ar (e as outras 3 no chão

gostava de saber mais sobre isto, se alguem souber ..
desde já Muito Obrigada

Catarina
Sobre isso nada sei, mas lembrei-me logo que o cavalo de D. Nuno na estátua do Mosteiro da Batalha tinha uma pata no ar e que ele não tinha morrido em combateeacatarina Escreveu:![]()
Hmm ..![]()
Ora bem, isto se não estiver enganada, mas julgava que quando o cavalo tinha uma só pata no ar, o cavaleiro tinha morrido em combate ..
Mas sabe alguma coisa sobre isto c_saraiva ?
Gallaecia Escreveu:![]()
topico giro!!
D. João IV, por exemplo, morreu de " gota". E o cavalo tem a patita no ar....Gallaecia Escreveu:
Lendas urbanas contam que o número de patas apoiadas no solo mostram como o personagem morreu, embora isso não seja válido para todos os casos. Se estivessem com as duas patas elevadas, teria morrido em combate, se apenas uma estivesse levantada, teria morrido dos ferimentos recebidos em combate.
eacatarina Escreveu:Gallaecia Escreveu:![]()
topico giro!!
o quê que tem o topico ?!!
- mas muito obrigada Gallaecia, fiquei esclarecida
nicasxi Escreveu:D. João IV, por exemplo, morreu de " gota". E o cavalo tem a patita no ar....Gallaecia Escreveu:
Lendas urbanas contam que o número de patas apoiadas no solo mostram como o personagem morreu, embora isso não seja válido para todos os casos. Se estivessem com as duas patas elevadas, teria morrido em combate, se apenas uma estivesse levantada, teria morrido dos ferimentos recebidos em combate.
Nem consta, sequer, que tivesse combatido.![]()
![]()
![]()
Mas não deixa de ser giro e até poético como se enaltece assim, popularmente, " pedaços" tão importantes da nossa história.
eacatarina Escreveu:![]()
Hmm ..![]()
Ora bem, isto se não estiver enganada, mas julgava que quando o cavalo tinha uma só pata no ar, o cavaleiro tinha morrido em combate ..vou procurar mais na escultura romana.
Mas sabe alguma coisa sobre isto c_saraiva ?