Vertical longe e perto...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Osafi
Membro
Registado: quarta jun 09, 2010 9:19 am

sábado nov 27, 2010 4:49 pm

Ola!

Sou uma (re) inicida na equitaçao, amanha vou ter a minha 6ª aula!

Para meu espanto ja passei de volteio a sela, pesar de ainda nao ter feito galope.

Consigo fazer sem problemas o trote sentado e levantado e o passo tb nao é muito dificil :lol: apesar de ainda ter alguns problemas na postura (calcanhares muito para a frente e não "debaixo do rabo" como deveriam estar).

Mas aquilo que eu nao consigo fazer mesmo é o vertical longe e vertical perto, a trote. Nao consigo manter a posição. Após 5 segundos na posiçao certa volto a cair na sela!

Alguem me pode dar umas dicas para conseguir superar as minhas dificuldades, isto é, tanto a nivel dos calcanhares como os verticais?

Desde já, obrigada :)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado nov 27, 2010 6:07 pm

Olá :)

Não sei qual o problema das escolas de equitação de hoje em dia em fazerem volteio.
Na altura em que me iniciei , fiz 6 MESES de volteio intensivo (apenas de manta e cilhão de argolas), com toda a espécie de exercícios para um óptimo equilíbrio em todos os andamentos. Só depois montei sozinha, onde "guiava" eu o cavalo através das rédeas mas ainda em manta (ou seja , montava a pêlo). Depois fiz mais umas aulas de volteio já com arreio, passando depois para as chamadas aulas de sela.

Estas poucas ou quase nenhumas aulas de volteio, só contribuem para que os futuros cavaleiros fiquem cheios de problemas quer de postura quer de equilíbrio, problemas esses que vão criar inúmeras barreiras mais tarde.

Osafi,
diz que já está em sela sem sequer ter feito galope durante o volteio. Erro grave, digo desde já. Se o cavalo um dia se assusta e sai à carga, você sem noções de equilíbrio no galope, só com muita sorte não vai ao chão.

Quanto à parte dos calcanhares, deve tentar baixa-los o mais possível. Imagine que tem um peso em cada calcanhar que a obriga a baixa-los.

Em relação aos verticais: se ainda nem sequer fez galope, já está a aprender uma posição que servirá para os saltos de obstáculos? Algo a meu ver não está bem nesse ensino. :|
Se ainda não se sente preparada a nível de equilíbrio para realizar certos exercícios, fale com o seu monitor e diga que quer mais aulas de volteio. Talvez mostrando que algo não está bem nesse ensino, ele se mostre mais "interessado" em ensina-la em condições. :wink:

Muitas escolas só estão interessadas em ganhar uns € e estão-se "marimbando" para a maneira como ensinam os cavaleiros. É a realidade de muitas das escolas do nosso país, infelizmente.

P.S. - desculpem o longo testamento mas há coisas que pronto :roll:
Osafi
Membro

sábado nov 27, 2010 6:26 pm

:o :o :o

Eu nunca montei so com manta. Desde a 1ª aula que monto com sela :o

Bem, realmente, alguma coisa aqui não está certa...

Eu bem que achei estranho a minha 4ª aula ser já eu a montar sozinha mas parti do principio que a minha instrutora sabia mais do que eu e por isso nada lhe disse.

Por agora nao tenho problema algum com o equilibrio, se calhar porque ja tive aulas durante 2 anos, mas isso foi quando eu tinha 8 e agr tenho 15 anos..

Realativamente aos verticais, na escola em que eu ando começamos a treiná-los desde muito cedo para no futuro já termos muita prática e não existir qualquer perigo na iniciação aos saltos de obstáculos (palavras da minha professora).

Por enquanto vou deixar tudo como esta, isto é, vou continuar nas aulas de sela. Isto por que nao sinto qualquer desiquilibrio e a minha postura é boa (tirando os calcanhares :lol: ) mas se no futuro sentir alguma prejudicação devido à falta de volteio peço para returnar a essas aulas.

Não querendo desviar muito o assunto inicial queria lembrar que continuo à espera de conselhos para conseguir realizar os verticais (o problema com este exercício nao é a falta de equilibrio, não consigo agarrar-me com força suficiente à crina do cavalo, tenho medo de estar a magoar-lhe, existe outro sítio para me agarrar ou outra maneira de realizar os verticais ? ) e queria ainda acrescentar que o meu problema com os calcanhares não é não conseguir descê-los, ou seja, mante-los paralelos ao chão mas sim não conseguir colocá-los mais atrás.

Talves esta designação (colocar os calcanhares mais atrás) nao seja a corecta, penso que me lembro de ouvir a minha professora a dizer qualquer coisa sobre descer os joelhos ou algo assim do género.. (?)

Qualqer das formas agreço muito à resposta que me deu. :lol:
Vou ficar atenta à minha progreção e ver se surgem algumas dificuldades.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sábado nov 27, 2010 7:16 pm

Algo não está mesmo certo, mas se achas que está tudo bem, então deixa-te estar :wink:

Relativamente ao resto:
1º - iniciar em obstáculos sem sequer ter feito galope e com 6 aulas é no mínimo estranho. Os verticais aprendem-se depois de já existir à vontade a cavalo e não com 6 aulas em que nem sequer fez volteio em condições :wink:
2º - está aqui uma prova da falta de equilíbrio a cavalo: nos verticais não te "amarras" a lado nenhum a não ser nas rédeas (e nem nessas te amarras) :wink: podes por ventura nas primeiras vezes amarrares-te ao arreio, mas isso rapidamente terá de ser corrigido e já não precisarás de te amarrar às crinas nem a lado nenhum :wink:
3º - não será colocar a perna mais atrás? É que colocar o calcanhar atrás nunca ouvi falar , my fault :?

Não leves estas "correcções" a mal, estou apenas a alertar-te para o facto de estares a pagar para não ter aulas em condições. A monitora até pode ser muito simpática e tal, mas esta a dar um ensino muito pouco correcto.

Agora anda tudo com a "mania" dos obstáculos, fazem um ensino deficiente do mesmo só com o propósito de porem os alunos em provas e muitas vezes só sabem mesmo manterem-se em cima do cavalo. Noções de equitação = 0 :roll:
Osafi
Membro

sábado nov 27, 2010 10:17 pm

Sim penso que é isso, colocar a perna mais atras. O meu erro é adoptar uma posição de cadeira, espero fazer-me entender.

Queria deixar mais uma coisa esclarecida :wink:

Eu ainda nao estou a fazer obstáculos, nem perto disso! Mas como essa será uma via a seguir comecei ja a treinar os verticais.

Então nao é suposto agarrar-me à crina... hum interessante, mais uma prova que tenho de estar bastante atenta ao que me ensinam lá...

Ah! E não levo nada a mal as correções, até agradeço (e muito) !

Quanto à pouca qualidade de ensino.. até pode ser mas é o estabelecimento mais perto que tenho de casa. Aliás, até tenho outra escola aqui perto mas é o dobro do preço (!) e a situação económica não está fácil...

Bem muito obrigada pelas informações! Vou ficar bastante atenta, qualquer dúvida ou coisa que eu desconfie que não é bem assim venho aqui ao forum esclarecer, e amanhã vou fazer os possiveis para ter equilibrio nos verticais e não andar a arrancar pelos da crina ao pobre cavalo! :wink:
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

terça nov 30, 2010 7:49 pm

Osafi Escreveu:Sim penso que é isso, colocar a perna mais atras. O meu erro é adoptar uma posição de cadeira, espero fazer-me entender.

Queria deixar mais uma coisa esclarecida :wink:

Eu ainda nao estou a fazer obstáculos, nem perto disso! Mas como essa será uma via a seguir comecei ja a treinar os verticais.

Então nao é suposto agarrar-me à crina... hum interessante, mais uma prova que tenho de estar bastante atenta ao que me ensinam lá...

Ah! E não levo nada a mal as correções, até agradeço (e muito) !

Quanto à pouca qualidade de ensino.. até pode ser mas é o estabelecimento mais perto que tenho de casa. Aliás, até tenho outra escola aqui perto mas é o dobro do preço (!) e a situação económica não está fácil...

Bem muito obrigada pelas informações! Vou ficar bastante atenta, qualquer dúvida ou coisa que eu desconfie que não é bem assim venho aqui ao forum esclarecer, e amanhã vou fazer os possiveis para ter equilibrio nos verticais e não andar a arrancar pelos da crina ao pobre cavalo! :wink:
Só por mera curiosidade, poderá enviar por MP o nome do sitio onde monta ?
Para ter uma noção básica. 8)

Sem sombra de dúvida, que os centros de equitação de hoje em dia, funcionam por mero interesse económico e não há nisso uma relação de economia-qualidade. :roll:

Sugiro-lhe a si, que invista em mais umas aulinhas de volteio, com cilhão de argolas e a mantinha "clássica".
É chato, aborrecido, andar no volteio, mas essa é a base da equitação.
Sendo essa a base, é a partir daí que parte a confiança, o equilíbrio e o á vontade a cavalo; sem isso, nada feito.
A/o Osafi, só tenho uma solução para todos os seus problemas, acredite e recue atrás, faça volteio como deve ser e depois terá diferenças com o seu modo de montar. Não poderei dizer nada mais, porque não conheço o seu modo de montar.. mas pelo que diz, concluo isto.

Tem muitas vantagens no volteio, a nível económico é mais barato, poupa uns euritos, e tem uma excelente finalidade.. melhor posição e confiança nos cavalos. :D

Eu acredito e sei que é muito mais giro montarmos no selim, mas que interessa se não conseguimos dar um passo em frente sem recuar dois atrás ?
A equitação é mesmo isto, começa no volteio com mantinha e cilhão de argolas, depois rédeas e mantinha, rédeas e selim sem estribos.. até que por fim começamos andar sozinhos e somos nós a conduzir o cavalo á finalidade que queremos atingir.

Pessoalmente, gosto de vez em quando fazer umas aulinhas de volteio, não faz mal a ninguém e é agradável. :wink:

E assim finalizo o "quase" testamento.

Cumps.,
Sara Ribeiro.
Eis a questão..
Responder

Voltar para “Cavalos”