Morder

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

domingo dez 05, 2010 8:28 pm

Olá a todos, muito boa noite !
Preciso que me dêem as vossas opinioes sobre um comportamento da minha égua.
Às uns dias para cá , quando lhe dou festas perto da zona da barriga e dorso ela vem de repente com a cara na minha direcção. E fico um pouco preocupada... :? será que fiz algo mal ? será que lhe dói ? ou será pura embirrancia ? digo já que ela é um cavalo manso e calmo, não tem por habito fazer destas coisas.
Ajudem-me...
Cumprimentos e agradeço desde já as respostas
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

domingo dez 05, 2010 8:54 pm

Ola rita, boa noite. antes de mais e preciso manter a calma e nao comecar ja a pensar o pior. os cavalos sao animais que ganham muitas manias e habitos. talvez a tua egua esteja a passar mt tempo na boxe e talvez isso a deixe um pouco irritada. por outro lado sendo o cavalo no meio natural, uma presa, pudera nao se sentir bem com o facto de lhe tocares na barriga.

olha de facto pode estar com dores ou colicas, e uma questao de consultar o veterinario. mas antes de mais tenta observar outros comportamentos durante tdo o dia. como ela reage com as mais variadas situacoes? se tem um olhar de sofrimento.

Se nao notares nada e porque provavelmente e so embirrancia da tua egua maroto, qnd voltar a morder-te tenta dar-lhe um pequenino msm minimo puxao na cabecada para. que ela que esta a proceder mt mal. Ou entao dalhe uma palmadita para ela perceber que nao pode morder. Afinal de contas tu e que es a "chefe da manada" :) a dona dela.

Cumprimentos. :D (depois diz se resultou e da noticias)
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

domingo dez 05, 2010 8:56 pm

ela faz isso com festas? podem ser várias coisas que conduzem a esse comportamento. problema de pele, ferida, cócegas, trauma, recordação de ferida antiga nessa zona!

se descartar a hipotese de dor, e for apenas comportamental.. nada que um "chega para lá" não resolva!

a minha égua ao inicio tinha a mania de me tentar morder quando apertava a cilha. a unica vez que me apanhou a manga do casaco levou uma chapadinha com as costas da mão e nunca mais repetiu a gracinha! :wink:
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

domingo dez 05, 2010 9:02 pm

E isso mesmo :D uma palmadinha resolve tudo :P
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo dez 05, 2010 9:12 pm

omegaa Escreveu:ela faz isso com festas? podem ser várias coisas que conduzem a esse comportamento. problema de pele, ferida, cócegas, trauma, recordação de ferida antiga nessa zona!

se descartar a hipotese de dor, e for apenas comportamental.. nada que um "chega para lá" não resolva!

a minha égua ao inicio tinha a mania de me tentar morder quando apertava a cilha. a unica vez que me apanhou a manga do casaco levou uma chapadinha com as costas da mão e nunca mais repetiu a gracinha! :wink:
Tínhamos aqui um cavalo com a mesma mania. De cada vez que lhe ia-mos apertar a cilha, mandava-nos um "beliscão" onde apanhasse. Uma palmada bem dada na hora H faz milagres :wink:
Lids
Membro
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

domingo dez 05, 2010 9:48 pm

A minha égua à uns meses que tb apanhou esse vicio. Primeiro ao apertar a cilha, depois simplesmente ao por o xairel (suadouro) e por conseguinte o restante material.

A primeira vez q me tentou morder levou logo uma palmadinha e ela percebeu. Agora sao as paredes que "sofrem". O mais "engraçado" é ve-la a querer dar-me uma trinca mas a saber que nao pode. Fica ali numa especie de dilema e chega a aproximar a boca de mim mas nao a abre.

Para alem disso ainda tem a mania de bater c o pe (do lado que eu estiver) no chao assim como mandar um coice com esse pé! Como a dizer "Chega para lá!"

É um docinho com essas coisas n? lol Mas eu adoro a, nada a fazer!! ;)

Boa sorte Rita!!
Rita964
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 9:48 pm

Muito obrigada por todas as respostas :)
ela quando me faz isso, e sem ser nessas ocasioes, nao tem um olhar de sofrimento, muito pelo contrário tem um ar "maroto".
Ela também já tentou morder, mas vai com os lábios (não sei se me estou a fazer entender)
vou tentar encontrar outros comportamentos "estranhos", vou andar de olho nela 8) :wink:
e as vezes dar um "puxaozinho" :wink:
omegaa
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 9:54 pm

esse mordiscar com os lábios é uma das formas que os cavalos teem de perceber a forma e textura de certas coisas... um cavalo que tinhamos na escola adorava mordiscar as nossas mãos, mas nunca chegava a encostar os dentes!
Rita964
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 9:58 pm

pois, por isso mesmo. ela chega de repente a cara ao pé de mim, parece que vai morder mas depois nao chega a morder, faz so esse "mordiscar" com os lábios. "abre a boca" ahah
CatarinaLuz
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 10:32 pm

Exacto rita, um puxaozinho nao lhe faz mal. Se reparares em comportamentos esquisitos diz, mas esta bem de certeza. E mais uma das egua marotas. Cmo aquela q eu monto. Uma palmadinha um respanete sao remedio santo.

Beijinhos :D

Ah rita olha uma dica. Antes de colocares os arreios e todos os materiais, deixa que ela os cheire primeiro, isto vai melhorar bastante a situacao.
omegaa
Membro Veterano

domingo dez 05, 2010 10:48 pm

CatarinaLuz Escreveu:Exacto rita, um puxaozinho nao lhe faz mal. Se reparares em comportamentos esquisitos diz, mas esta bem de certeza. E mais uma das egua marotas. Cmo aquela q eu monto. Uma palmadinha um respanete sao remedio santo.

Ah rita olha uma dica. Antes de colocares os arreios e todos os materiais, deixa que ela os cheire primeiro, isto vai melhorar bastante a situacao.
não me parece uma boa ideia! isso é algo que se faz com um poldro em fase de desbaste que não conhece o material nem a sensação de ter um arreio, suadouro, cabeçada ou mesmo cabeção de prisão posto... não se faz com um cavalo adulto que já esteja mais que habituado ao material com que é montado ou mexido.

se fizer sempre isso (deixar a égua cheirar o material) vai condicionar de tal forma o animal que um dia em que precise de aparelhar e esteja com mais pressa a égua não se vai deixar aparelhar sem cheirar primeiro o material... os cavalos são animais de rotina! :wink:
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo dez 05, 2010 11:02 pm

omegaa Escreveu:
CatarinaLuz Escreveu:Exacto rita, um puxaozinho nao lhe faz mal. Se reparares em comportamentos esquisitos diz, mas esta bem de certeza. E mais uma das egua marotas. Cmo aquela q eu monto. Uma palmadinha um respanete sao remedio santo.

não me parece uma boa ideia! isso é algo que se faz com um poldro em fase de desbaste que não conhece o material nem a sensação de ter um arreio, suadouro, cabeçada ou mesmo cabeção de prisão posto... não se faz com um cavalo adulto que já esteja mais que habituado ao material com que é montado ou mexido.

se fizer sempre isso (deixar a égua cheirar o material) vai condicionar de tal forma o animal que um dia em que precise de aparelhar e esteja com mais pressa a égua não se vai deixar aparelhar sem cheirar primeiro o material... os cavalos são animais de rotina! :wink:
Exacto Mega :wink:

Já vi um caso em que habituaram uma égua a cheirar a cardoa antes de a limparem. Quem não sabe disso, vai logo limpa-la e a égua reage mal , quase nem se deixa limpar :roll:
CatarinaLuz
Membro Veterano

segunda dez 06, 2010 12:02 am

Peco desculpas por ter dito uma coisa menos acertadas :( desculpem eu nao queria de maneira nenhuma induzir em erro alguem. Realmente nao sabia que depois a egua n se deixaria montar sem cheirar primeiro. Pq eu tinha ouvido que deixar cheirar era positivo. Mas pelos vistos nao. Peco desculpa ter induzido em erros.

Nao fazia a minima ideia que era mau...

Bem, mas estamos sempre a aprender e obrigada por me terem corrigido, pessoal! :D

Cumprimentos!
omegaa
Membro Veterano

segunda dez 06, 2010 12:24 am

CatarinaLuz Escreveu:Peco desculpas por ter dito uma coisa menos acertadas :( desculpem eu nao queria de maneira nenhuma induzir em erro alguem. Realmente nao sabia que depois a egua n se deixaria montar sem cheirar primeiro. Pq eu tinha ouvido que deixar cheirar era positivo. Mas pelos vistos nao. Peco desculpa ter induzido em erros.

Nao fazia a minima ideia que era mau...

Bem, mas estamos sempre a aprender e obrigada por me terem corrigido, pessoal! :D

Cumprimentos!
:wink: :wink:
Rita964
Membro Veterano

segunda dez 06, 2010 4:08 pm

Posso tentar deixa.la cheirar primeiro o material.
Eu por enquanto vou experimentar, "varias" coisas, para ver se ela consegue mudar.
E agradeço desde já todas as respostas :)
Se nada resultar, vou recorrer ao puxaozinho minimo, pois sei que se for muito violento ela fica com medo de mim (e nao quero mesmo nada isso)

Obrigada por todas

Ah catarina, eu agradeço a tua dica de cheirar, senao resultar tento outras ;)
Responder

Voltar para “Cavalos”