Meu deus, o seu texto parecia que tinha sido escrito por mim

eu era tal e qual assim, e enervava-me imenso, por não conseguir coordenar o trote com a posição direito e os estribos sempre bem metido.
Chegava a casa desulada, completamente de rastos por causa de algumas aulas serem um desastre.
Mas deixa-me dizer-te uma coisa, o que tu estás a passar é perfeitamente normal. Não tens de ter vergonha disso, ou dizeres que é ridiculo, porque não é. Todos os cavaleiros um dia passaram por isso, e toda a gente que pratica equitção ja passou por isso. Eu passei, e garanto-te que era bem pior, eu não era capaz de me coordenar, no entanto quando estava no volteio tudo corria bem. E lá está, quando comecei a montar mesmo sem ajuda tambem me acontecia isso.
1 aulinha sozinha com a egua, ainda é muito cedo, mas so o facto de não teres caido é um ponto muito muito importante. Nem toda a gente tem a mesma sorte.
E aquela tua questão se a culpa é tua ou da egua, na equitação trabalha o par, tu e a egua, a culpa sera partilhada, sabes pq?
Primeiro porque a questão dos estribos é uma situação que tu tens que coordenar , e colocar bem os pes nos estribos.
A culpa tambem é da egua

porque ela sabe perfeitamente que tu es nova naquilo, e vai tentar desafiar-te e atrapalhar-te o mais que conseguir, ela quer brincar contigo, quer festa, quer que tu te enerves, porque sabe que és iniciante.
Agora, tu tens que lhe mostrar quem manda, e que se tu estas em cima dela, é para ela fazer o que tu estas a pedir. Se ela for para onde tu nao queres que ela va, tens que indireita as redeas e dar-lhe com as pernas ou com a vara. Se ela puxar as redeas com que lhe dar com as pernas. e se ela começar a trotar quando tu nao queres, tens que lhe puxar um pouco as redeas para ela parar.
Trata-se de um par, um conjunto, tu e ela. Boa sorte. Se tiveres mais duvidas diz, não tenhas vergonha. E não deixes que ela faça o que quer de ti