iniciação na equitação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça abr 12, 2011 5:47 pm

O meu volteio foi todo feito em pêlo :wink:
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

terça abr 12, 2011 5:59 pm

E não escorregaste no galope?
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 12, 2011 6:00 pm

Deve ter sido uma experiencia fantástica :D
O meu volteio foi com as tais mantas utilizadas, e com os ferros para apoiar as mãos.
Depois passei a fazer sem os ferros, ja não me segurava a nada, e depois o meu professor de equitação introduziu as redeas e assim sucessivamente :D



Rita, também queres ser criadora de cavalos? :D *.*
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

terça abr 12, 2011 6:03 pm

Mas andaste nos 3 tempos sem te segurares? :O


Sim, também quero ser :D:D
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça abr 12, 2011 6:07 pm

Tinha manta e cilhão de argolas, mas fazia imensos exercícios em que não me podia segurar :wink:
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

terça abr 12, 2011 6:11 pm

Há quanto tempo é que montas? (se quiseres responder) :P
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 12, 2011 6:13 pm

Pois Cavaleira, comigo também foi assim, tinha manta e fazia exercicios nos 3 andamentos que não podia mesmo segurar-me. Mas essa forma de voltei, ou de montar, não é montar em pêlo. Isso são as aulas normais de volteio.


Montar em pêlo significa que não pode haver sela, nem estribos, nem mantas entre o cavaleiro e o dorso do cavalo. No montar em pêlo, a cavalo apenas pode ter a cabeçada. ;)
Percebeste, Cavaleira?
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 12, 2011 6:16 pm

Rita, estás a perguntar-me a mim?

( Eu quero muito ser criadora de cavalos, é o meu maior sonho, não podemos desistir Rita, se é um sonho é para ser realizado :D )
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

terça abr 12, 2011 6:16 pm

Eu também fiz volteio, com manta e cilhão de argolhas .. mas sempre agarradinha :lol:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

terça abr 12, 2011 6:17 pm

Pois é isso que costumo fazer. Montar a minha menina em pelo, sem mantas, sem estribos, sem sela, só a cabeçada ;)
O meu receio é que como não há mantas (para segurar um pouco mais), eu comece a escorregar no galope :P
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

terça abr 12, 2011 6:20 pm

Rita964 Escreveu:Pois é isso que costumo fazer. Montar a minha menina em pelo, sem mantas, sem estribos, sem sela, só a cabeçada ;)
O meu receio é que como não há mantas (para segurar um pouco mais), eu comece a escorregar no galope :P
Para quê que servem as pernas? :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 12, 2011 6:27 pm

Olha Rita, então faz assim, metes a sela, e vais dar uma voltinha com sela, mas sem estribos. Fazes galope, se correr bem, eliminas a sela.

Da segunda vez metes o transpirador e a mantinha. Se voltar a correr bem outra vez, eliminas o transpirador.

Da terceira vez, metes só a mantinha, e fazes novamente o galope, assim vais-te habituando progressivamente. Se correr mais uma vez bem, eliminas agora a mantinha.

Estarás então pronta para montar em pêlo, fazes um galope lento inicialmente, se correr bem, começas a fazer o galope normal.


Se fizeres assim, correrá bem melhor, do que fazeres uma passagem brusca e rápida da sela para o próprio dorso.

Boa sorte :D ;)
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

terça abr 12, 2011 6:33 pm

CatarinaLuz Escreveu:Olha Rita, então faz assim, metes a sela, e vais dar uma voltinha com sela, mas sem estribos. Fazes galope, se correr bem, eliminas a sela.
Da segunda vez metes o transpirador e a mantinha. Se voltar a correr bem outra vez, eliminas o transpirador.
Da terceira vez, metes só a mantinha, e fazes novamente o galope, assim vais-te habituando progressivamente. Se correr mais uma vez bem, eliminas agora a mantinha.
Estarás então pronta para montar em pêlo, fazes um galope lento inicialmente, se correr bem, começas a fazer o galope normal.
Se fizeres assim, correrá bem melhor, do que fazeres uma passagem brusca e rápida da sela para o próprio dorso.
Boa sorte :D ;)
Acho que não tem nada a ver :?
Suponhamos que a Rita até faz o que sugeriu e corre tudo muito bem. Mas pode um dia vir a correr mal, são coisas que acontecem e que não podemos prevê-las nem fazer nada!
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

terça abr 12, 2011 6:42 pm

Então, mas tem mais probebilidade de cair se não treinar do que se treinar. Estas a perceber? :)
Por alguma razao fazemos primeiro o volteio, serve precisamente para nos habituarmos e para termos menos probebilidade de cair! :D Entendes, Catarina? Concordas?
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

terça abr 12, 2011 6:48 pm

CatarinaLuz Escreveu:Então, mas tem mais probebilidade de cair se não treinar do que se treinar. Estas a perceber? :)
Probabilidades, se me permites que te corrija :wink:
Por alguma razao fazemos primeiro o volteio, serve precisamente para nos habituarmos e para termos menos probebilidade de cair! :D Entendes, Catarina? Concordas?
Concordo, mas como referi .. pode um dia vir a correr mal, são coisas perfeitamente naturais e que ninguém está safo :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
Responder

Voltar para “Cavalos”