iniciação na equitação

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
horselover3
Mensagens: 10
Registado: sexta mar 18, 2011 7:48 pm

quarta abr 06, 2011 10:14 pm

Olá a todos.
Queria expor uma dúvida...
pode parecer ridicula, e inexpriente e provavelmente o é mas tenho mesmo de partilhar convosco.
Então é assim , eu já tive 6 aulas de equitação, a minha professora disse que eu tenho imenso jeito e apos 5 aulas numa egua pequenina, que é um amorrrrr, começei a montar uma egua gigante, alias foi hoje a minha primeira aula com ela.
De facto sentia-me muito mais segura no trote levantado, fazia aquilo com facilidade e era super confortavel, mas o problema é que estou sempre a perder os estibos e é que ela nunca me obedecia, nunca mesmo, eu puxa-va as redeas para ela parar ela nao parava, começava a trotar sozinha, ia para onde queria e estava sempre a puxar a redeas. para piorar a situação a egua que estava a minha frente na aula muitas vezes decidia parar e por sorte nao levei ou coiço a egua da frente.
Isto parece mesmooo ridiculo eu sei... :( mas depois da aula senti-me super triste, nao entendia se o problema era meu ou da egua, nao entendia se nao tenho jeito para isto ou se sao mesmo os animais que por vezes se sentem nervosos e temos de coneguir acalmá-los. por favor ajudem-me se puderem :)
HORSES4EVER
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 06, 2011 2:06 pm

quinta abr 07, 2011 8:32 am

horselover3 quanto ao perder os estribos, tente por o calcanhar para baixo e sempre com a perna a fazer pressão para o chão e contra a barriga do animal.
Quanto á egua não a obedecer, se vir que ela esta a abusar de si de - lhe com o chicote na garupa (só um aviso), costuma resultar no cavalo em que monto :)

deixo aqui um link que pode ajudar: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=87503
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quinta abr 07, 2011 12:02 pm

Meu deus, o seu texto parecia que tinha sido escrito por mim :P eu era tal e qual assim, e enervava-me imenso, por não conseguir coordenar o trote com a posição direito e os estribos sempre bem metido.
Chegava a casa desulada, completamente de rastos por causa de algumas aulas serem um desastre.

Mas deixa-me dizer-te uma coisa, o que tu estás a passar é perfeitamente normal. Não tens de ter vergonha disso, ou dizeres que é ridiculo, porque não é. Todos os cavaleiros um dia passaram por isso, e toda a gente que pratica equitção ja passou por isso. Eu passei, e garanto-te que era bem pior, eu não era capaz de me coordenar, no entanto quando estava no volteio tudo corria bem. E lá está, quando comecei a montar mesmo sem ajuda tambem me acontecia isso.

1 aulinha sozinha com a egua, ainda é muito cedo, mas so o facto de não teres caido é um ponto muito muito importante. Nem toda a gente tem a mesma sorte.

E aquela tua questão se a culpa é tua ou da egua, na equitação trabalha o par, tu e a egua, a culpa sera partilhada, sabes pq?
Primeiro porque a questão dos estribos é uma situação que tu tens que coordenar , e colocar bem os pes nos estribos.
A culpa tambem é da egua :P porque ela sabe perfeitamente que tu es nova naquilo, e vai tentar desafiar-te e atrapalhar-te o mais que conseguir, ela quer brincar contigo, quer festa, quer que tu te enerves, porque sabe que és iniciante.


Agora, tu tens que lhe mostrar quem manda, e que se tu estas em cima dela, é para ela fazer o que tu estas a pedir. Se ela for para onde tu nao queres que ela va, tens que indireita as redeas e dar-lhe com as pernas ou com a vara. Se ela puxar as redeas com que lhe dar com as pernas. e se ela começar a trotar quando tu nao queres, tens que lhe puxar um pouco as redeas para ela parar.


Trata-se de um par, um conjunto, tu e ela. Boa sorte. Se tiveres mais duvidas diz, não tenhas vergonha. E não deixes que ela faça o que quer de ti :P :D
horselover3
Mensagens: 10
Registado: sexta mar 18, 2011 7:48 pm

quinta abr 07, 2011 6:28 pm

muito obrigada catarina!!a resposta ajudou-me imenso, a minha professora diz que tenho uma boa posição boa, porque tambem ja andei na acrobática o que faz com que tenha equilibrio. Mas cheguei no outro dia tao triste, sem perceber o que se passava... mas agora percebo que com o tempo vou começar a montar cada vez melhor (espero eu haha), a egua era meiguinha mas nao conseguia domá-la, quando a queria parar nao conseguia... puxa-va as redeas ate o anelar estar dorido mas mesmo assim fazia aquilo que o cavalo a frente fazia.
Eu sinto-em super segura la em "cima" , mas tenho um medo que a egua se assuste com alguma coisa ou se enerve e se ponha a correr e me faça cair.., mas é as primeiras vezes... aposto que vai melhorar :)
muito obrigada
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

quinta abr 07, 2011 6:52 pm

Eu também sou assim xD
super segura lá em cima, mas com receio que a égua se assuste e se ponha a correr e que eu caia!
Mas começas a ganhar confiança no cavalo que montas e até poder criar uma relação com ele, se montares sempre com o mesmo ;) vais ter tão a vontade que não pensas em cair e só pensas "ele/ela nunca me iria magoar de propósito". Pelo menos é assim que eu penso :P
horselover3
Mensagens: 10
Registado: sexta mar 18, 2011 7:48 pm

quinta abr 07, 2011 7:22 pm

Concordo contigo rita :)
ja tenho visto alguma comentarios teus e reparei que tens um cavalo/egua.
so uma pergunta um pouco superficial:
assim por alto , qual é a despesa de um cavalo por mês? :)


Obrigada
CatarinaLuz
Membro Veterano
Mensagens: 487
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quinta abr 07, 2011 8:05 pm

Sim sim rita tens toda a razao! Mas ja sabes, horselove, que os cavalos sao brincalhoes, e quando teem o iniciado em cima são marotos :P

A questão de começar a correr de repente por se assustar, é outra coisa que tem de ser trabalhada. ao fim de algum tempo a montar varios cavalos começamos a sentir quando se vao assustar, e vamos ganhando reflexos.

eu ganhei muitos reflexos e consigo perceber quando se vao assustar. mas ate aprender foram muitas as vezes que os cavalos saiam a galope sem eu pedir, e houve uma vez que ate um cavalo começou aos coices.
De facto esses cavalos deram-me grandes lições agora consigo prever quando e como se vao assustar.


Tambem com o tempo vais ganhando confiança a tratar dos cavalos, vais-te habituando aos comportamentos .


Eles são muito querido, amigos, e maravilhosos, ah e malandrecos, ainda te vais rir muito com as coisas que eles fazem :D
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sexta abr 08, 2011 6:56 pm

horselover3 Escreveu:Concordo contigo rita :)
ja tenho visto alguma comentarios teus e reparei que tens um cavalo/egua.
so uma pergunta um pouco superficial:
assim por alto , qual é a despesa de um cavalo por mês? :)


Obrigada
Sim, tenho uma égua :) simplesmente um amoor :D
É assim, eu tenho a minha égua em casa, ou seja não está em nenhum centro. Pelo menos eu não gasto muito dinheiro, gasto sim é tempo! :P
A ração para ela dura 1 mês e meio, ou até 2 meses, por isso não gasto muito dinheiro na comida. Quanto ao ferrador vai lá de 3/3 meses (penso eu, agora não me lembro bem) xD
As vacinas é de ano a ano e a desparasitação também não é cara :wink:
Espero ter respondido a tua pergunta ;)
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sexta abr 08, 2011 7:00 pm

Sim, são muito malandros!
Todas as experiencias que tive com a minha menina, nenhuma correu mal, felizmente :)
Mas claro já houve os "mais um pouco e tinha me aleijado" :P
Já aconteceu eu ir a montá-la e ela assustar-se e a começar aos coices "curtinhos", mas estava bastante segura até (ainda não percebi como) xD
Também já aconteceu levá-la pela guia e apeteceu-lhe mandar uma corrida, "arranca-me" a guia da mão e galopa toda contente, com a cauda levantada :P
Mas nunca me aleijou :) Como já tinha dito e como já foi dito ;) começas a ganhar confiança no cavalo e nos seus comportamentos. Eu também ao início tinha um pouco de medo dos coices e estar a montar e ela começar a correr e nunca parar, mas ganhei confiança nela e ela em mim e esses medos jã não são um problema entre a nossa amizade :D:D
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sexta abr 08, 2011 7:02 pm

Ah horselover, esqueci-me de mencionar uma coisa sobre a despesa mensal. Também não gasto muito em feno/palha, porque onde ela está tem muitos campos (está na quinta do meu avô) logo no verão há palha ;) e quando não há costumamos comprar mas daqueles fardos mesmo grandes e dura algum tempo :P
Bem e quanto à erva, tem muito por onde comer ;);)
omegaaa
Membro Veterano
Mensagens: 406
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

sábado abr 09, 2011 7:38 pm

HORSES4EVER Escreveu:horselover3 quanto ao perder os estribos, tente por o calcanhar para baixo e sempre com a perna a fazer pressão para o chão e contra a barriga do animal.
Quanto á egua não a obedecer, se vir que ela esta a abusar de si de - lhe com o chicote na garupa (só um aviso), costuma resultar no cavalo em que monto :)

deixo aqui um link que pode ajudar: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=87503
como é que pode dar um conselho desses sem saber qual vai ser a reacção da égua em questão? :?

horselover3, esqueça lá o stick na garupa. neste momento o que é preciso é ganhar confiança a cavalo, segurança e equilibrio. um cavaleiro que se está a iniciar nem deve ter nada nas mãos, para se poder concentrar na posição das mãos, na forma como segura as rédeas, na correcção da posição a cavalo. de igual forma, o recomendado é um cavalo que esteja "à frente das pernas" e disponivel para as "ajudas". um cavalo teimoso ou "coirão" faz um novo aluno desmotivar!

boa sorte ;)
horselover3
Mensagens: 10
Registado: sexta mar 18, 2011 7:48 pm

domingo abr 10, 2011 11:32 am

horselover3, esqueça lá o stick na garupa. neste momento o que é preciso é ganhar confiança a cavalo, segurança e equilibrio. um cavaleiro que se está a iniciar nem deve ter nada nas mãos, para se poder concentrar na posição das mãos, na forma como segura as rédeas, na correcção da posição a cavalo. de igual forma, o recomendado é um cavalo que esteja "à frente das pernas" e disponivel para as "ajudas". um cavalo teimoso ou "coirão" faz um novo aluno desmotivar!

boa sorte ;)[/quote]

Obrigada omega :)
o pior mesmo é que eu puxava tanto mas tanto a égua e ela nao parava, ja me doía o anelar de tanto puxar e ela nao parava. e depois como sabe que tem um iiciante lá em cima faz o que quer :O
omegaaa
Membro Veterano
Mensagens: 406
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

domingo abr 10, 2011 12:39 pm

Essa égua pode ter uma "má boca", e precisar de ser montada com uma embocadura mais forte. no entanto isso é trabalho que deve ser feito por um equitador ou alguem mais experiente.

pode ser que um dia em que tenhas mais experiencia, e a égua esteja mais "disponivel" se consigam entender as duas. por agora acho que devias voltar à égua que montavas antes! ;)
MissDays
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm
Localização: Gato amarelo e gordinho x3

domingo abr 10, 2011 3:43 pm

horselover, isso é o que significa "ser principiante" ;) É perfeitamente normal =) Eu já pratico há algum tempo e continuo sem me entender com os estribos! :D Nunca acerto no comprimento! Mas não te esqueças que é possível montar sem estribos (aliás, muitas vezes isso facilita porque te "habitua" a colocares a perna e o pé na posição correcta). Como tiveste poucas aulas (não percebi se fizeste volteio antes destas 6 aulas ou se o volteio está incluído nelas) penso que não deves ter perdido os estribos durante o trote levantado; se isso aconteceu e sentiste um grande esforço nas pernas quando tentavas fazer o trote levantado, então provavelmente tinhas os estribos um pouco compridos (e parecia que te levantavas pouco do arreio).
Se perdeste durante outras alturas também pode ter sido por um tamanho menos correcto, mas provavelmente muito se deve também ao facto de estares numa fase inicial ;) O truque da equitação é que à medida que vais fazendo o teu corpo "lembra-se" das posições correctas. Certamente que a tua professora já te disse que deves pôr o calcanhar para baixo e não fazer força nos estribos. Não te preocupes que vais melhorar com a prática. Se achares que não estás a evoluir muito podes sempre perguntar à tua professora o que podes fazer para melhorar a situação ;)

Em relação à teimosia da égua, todos os cavalos são diferentes ;) Provavelmente ela já é um cavalo mais complicado que a tua primeira montada (e olha que se aprende a montar em cavalos complicados!) e é normal que haja uns mais brincalhões que outros. Também não te esqueças que essa égua deve estar habituada a fazer esse tipo de aulas e acontece muito uma coisa aí, que é imitar o cavalo da frente. Assim, ela pode pôr a trote sem tu lhe mandares, quando vê o cavalo da frente sair a trote ou mesmo quando a professora diz para porem a trote (lá no centro onde ando há um cavalo "telecomandado", diz-se para pôr a passo e ele põe sozinho). Uma vez mais, aprender a ler o cavalo e a controlá-lo faz parte do processo de aprendizagem, por isso é óptimo que venhas colocar a tua dúvida, pois significa que queres melhorar ;)
Provavelmente vais voltar a montar essa égua da próxima vez para se "entenderem" e nessa altura podes perguntar à tua professora o que deves fazer para ela te obedecer.

No entanto, uma dica em relação às rédeas e a ela não parar: muitas vezes quando se puxam as rédeas com força os cavalos resistem e fazem força (pensa que se alguém te puser as mãos nos ombros e te empurrar tu fazes força para não seres empurrada). Por isso não deves puxar as rédeas sem parar, puxas e depois alivias e voltas a puxar, ou seja, fazes umas "vibrações" nas rédeas. E se puxas e ela não pára, quando puxas a vez seguinte tens que puxar com mais força (o que não deve acontecer na equitação é dar uma ajuda ao cavalo e ele não responder; seja lá que resposta for, à segunda tem que acontecer qualquer coisa). Também te deverão ensinar que se deve tentar parar sem puxar as rédeas (usando a posição do corpo e das pernas), mas geralmente os cavalos usados neste tipo de lições não estão habituados a este tipo de ajudas e talvez só te falem disto mais tarde.


Como já disseram, o importante nas fases iniciais é preocupares-te com a tua posição até teres uma posição correcta, a partir daí vem o resto =)
minay
Membro
Mensagens: 127
Registado: quarta jun 24, 2009 7:14 pm

domingo abr 10, 2011 4:01 pm

MissDays Escreveu:horselover, isso é o que significa "ser principiante" ;) É perfeitamente normal =) Eu já pratico há algum tempo e continuo sem me entender com os estribos! :D Nunca acerto no comprimento! Mas não te esqueças que é possível montar sem estribos (aliás, muitas vezes isso facilita porque te "habitua" a colocares a perna e o pé na posição correcta). Como tiveste poucas aulas (não percebi se fizeste volteio antes destas 6 aulas ou se o volteio está incluído nelas) penso que não deves ter perdido os estribos durante o trote levantado; se isso aconteceu e sentiste um grande esforço nas pernas quando tentavas fazer o trote levantado, então provavelmente tinhas os estribos um pouco compridos (e parecia que te levantavas pouco do arreio).
Se perdeste durante outras alturas também pode ter sido por um tamanho menos correcto, mas provavelmente muito se deve também ao facto de estares numa fase inicial ;) O truque da equitação é que à medida que vais fazendo o teu corpo "lembra-se" das posições correctas. Certamente que a tua professora já te disse que deves pôr o calcanhar para baixo e não fazer força nos estribos. Não te preocupes que vais melhorar com a prática. Se achares que não estás a evoluir muito podes sempre perguntar à tua professora o que podes fazer para melhorar a situação ;)

Em relação à teimosia da égua, todos os cavalos são diferentes ;) Provavelmente ela já é um cavalo mais complicado que a tua primeira montada (e olha que se aprende a montar em cavalos complicados!) e é normal que haja uns mais brincalhões que outros. Também não te esqueças que essa égua deve estar habituada a fazer esse tipo de aulas e acontece muito uma coisa aí, que é imitar o cavalo da frente. Assim, ela pode pôr a trote sem tu lhe mandares, quando vê o cavalo da frente sair a trote ou mesmo quando a professora diz para porem a trote (lá no centro onde ando há um cavalo "telecomandado", diz-se para pôr a passo e ele põe sozinho). Uma vez mais, aprender a ler o cavalo e a controlá-lo faz parte do processo de aprendizagem, por isso é óptimo que venhas colocar a tua dúvida, pois significa que queres melhorar ;)
Provavelmente vais voltar a montar essa égua da próxima vez para se "entenderem" e nessa altura podes perguntar à tua professora o que deves fazer para ela te obedecer.

No entanto, uma dica em relação às rédeas e a ela não parar: muitas vezes quando se puxam as rédeas com força os cavalos resistem e fazem força (pensa que se alguém te puser as mãos nos ombros e te empurrar tu fazes força para não seres empurrada). Por isso não deves puxar as rédeas sem parar, puxas e depois alivias e voltas a puxar, ou seja, fazes umas "vibrações" nas rédeas. E se puxas e ela não pára, quando puxas a vez seguinte tens que puxar com mais força (o que não deve acontecer na equitação é dar uma ajuda ao cavalo e ele não responder; seja lá que resposta for, à segunda tem que acontecer qualquer coisa). Também te deverão ensinar que se deve tentar parar sem puxar as rédeas (usando a posição do corpo e das pernas), mas geralmente os cavalos usados neste tipo de lições não estão habituados a este tipo de ajudas e talvez só te falem disto mais tarde.


Como já disseram, o importante nas fases iniciais é preocupares-te com a tua posição até teres uma posição correcta, a partir daí vem o resto =)
Não fazer força nos estribos? :? A mim sempre me disseram que tinha de pôr os calcanhares para baixo e fazer força em ambos os estribos.
Se não fizermos, como podemos fazer o trote LEVANTADO? :o
Eis mais uma questão :wink:
Responder

Voltar para “Cavalos”