Mudança e limpeza do material

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

quinta abr 07, 2011 5:59 pm

Olá a todos, boa tarde :)
Vou fazer uma pergunta que secalhar soa um pouco estranho, mas... as escovas é preciso mudar regularmente?
Outra pergunta, que vai soar mesmo estranho (para alguns) como é que limpa os arreios? Sei que tem de se usar uma espécie de cera e limpar, mas será que me podem dar mais "detalhes"?
Agradecia mesmo :)

Obrigada e cumprimentos :D
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

quinta abr 07, 2011 8:15 pm

Olá rita, eu vou dar a minha opinião. Eu penso que nao faz mal nenhum, e ate por uma questão de higiene, comprar as escovas novas. Mas não te esqueças, que para as escovas durarem mais tempo, tens que retirar todos os pelos que ficam na escova depois de limpares o teu cavalo.

Em relação à limpeza dos arreios, tens que utilizar um produto para limpar couro. Penso que é este material. e penso que numa drogaria ou mesmo numa loja equestre consegues encontrar produtos de limpeza para os couros dos arreios, bem como para limpares tambem as tuas polainas, se as usas.

Espero ter ajudado :D
Rita964
Membro Veterano

sexta abr 08, 2011 6:52 pm

Obrigada :D
Sim, eu retiro sempre os pelos que ficam nas escovas quando acabo de escovar a minha égua.
Em relação aos arreios, muito obrigada pela resposta também :)
Mas basicamente como é que se limpa?
Aplicamos esse produto no couro e deixamos ao sol a secar? Coisas assim. É que posso dizer que sou "nova" nestas coisas ;)
CatarinaLuz
Membro Veterano
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

sábado abr 09, 2011 7:41 pm

Espero mesmo ter ajudado :D aplicas o produto nos arreios e deixas secar mesmo muito bem. Olha se calhar e melhor nao deixar mesmo ao sol para nao secar muito o couro. Meteste na tua casinha dos arreios, em cima de algo que nao suje os arreios nem o produto que aplicaste! Assim deixas a sombrinha para secar calmamente, para ficar brilhante, limpinho e para nao ficar os arreios rijos. Estas a perceber?
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

sábado abr 09, 2011 8:03 pm

as escovas (brussas e cardoas) duram bastante tempo. dp tens outro instrumento que é a almofaça de metal. esta nunca entra em contacto com o corpo do cavalo. serve para tirar os pêlos das outras escovas ;)

para limpar e manter os arreios com bom aspecto tens vários materiais à tua escolha. eu usava sabão inglês e mais tarde uma espécie de sebo próprio para arreios.

no caso de usares sabão inglês, colocas a barra dentro de um balde com uma pequena porção de água. dp agarras num pano, mergulhas nessa água e limpas bem os arreios (arreio e cabeçada).

o sebo é vendido numas embalagens parecidas com as de unto de cascos, não te enganes. com o sebo usas uma esponja ou um pano. tiras uma boa porção e espalhas bem pelos arreios. não se assustes se o teu arreio (sela) ficar mais escuro, é normal ;)

seja qual for o produto que uses, nunca deixes o arreio sob o sol directo. isso seca e estraga o couro.
Rita964
Membro Veterano

sábado abr 09, 2011 8:53 pm

Muito obrigada pelos conselhos :D
Ajudaram bastante mesmo :)
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

sábado abr 09, 2011 9:00 pm

Rita964 Escreveu:Muito obrigada pelos conselhos :D
Ajudaram bastante mesmo :)
sempre às ordens! ;)
CatarinaLuz
Membro Veterano

domingo abr 10, 2011 10:02 am

Sim! Sempre às ordens :D
Responder

Voltar para “Cavalos”