Página 1 de 2
morder e coices
Enviado: sexta abr 15, 2011 8:44 pm
por horselover3
Olá a todos.
Nunca tive medo de cavalos, mas agora que tou mais em contacto com eles, tenho um receio enorme que me mordam ou me dêm um coice. Sei que estes animais por mais meigos que sejam por vezes sao imprevisiveis, e o que menos quero é magoar-me a serio.
Podem dar-me a vossa opinião?
Obrigada

Enviado: sexta abr 15, 2011 8:52 pm
por mafia69
Combata o seu medo, diga a si mesmo na sua cabeça que está tudo bem, que é superior a esses medos e que está em controle da situação. Os animais, principalmente os cavalos, sentem muito bem quando uma pessoa tem medo e podem reagir a isso. Portanto, fora com esse medo

Enviado: sexta abr 15, 2011 8:57 pm
por horselover3
eu sei mafia69, e percebo que eles entendem isso, e por vezes acabam por fazer o que querem de mim. tenho mesmo de perder esse meu medo...
Enviado: sexta abr 15, 2011 8:59 pm
por mafia69
Entre no estábulo ou qualquer que seja o local onde está o cavalo, já com a mente limpa de tudo o que é negativo. Sinta-se mesmo confiante que vai ser a melhor montada que fez, que tudo vai correr bem. Mantenha-se sempre alerta é claro, mas deixe acima de tudo, que as coisas aconteçam naturalmente, tendo sempre a certeza que é superior ao cavalo e que nada o pode magoar.
Enviado: sexta abr 15, 2011 9:27 pm
por CatarinaLuz
Eu não poderia ter explicado de melhor forma.

Pode estar a pensar que existem cavalos complicados é certo, e eu sei bem disso porque tambem monto um cavalinho muito maroto que tenta morder, e hoje ate me tentou dar um coice. Mas depois de algum tempo a lidar com cavalos aprende-mos a reconhecer determinados sinais que nos indicam o estado de espirito dos cavalos.
E como o mafia69 disse, o nosso estado de espirito tem de ser sempre confiante quando lidamos com cavalos. É necessario mostrar-lhe quem manda, e convence-los que somos mais fortes, mas nunca utilizando a força, nunca... ATENÇÃO!
Não tenhas medo, a sério, tenta controlar a situação, e tem confiança em ti, este é um ponto muito importante, senão o mais importante...

Enviado: sexta abr 15, 2011 9:32 pm
por mafia69
CatarinaLuz Escreveu:Eu não poderia ter explicado de melhor forma.
Obrigado CatarinaLuz

Enviado: sexta abr 15, 2011 9:40 pm
por Rita964
Eu sei o que é esse medo!
Recentemente também tive uma experiência menos boa. A minha égua é muito mansa mas um dia ia limpar-lhe os cascos e ela quase me mordeu. Por sorte ninguém se aleijou. Desde aí fiquei com medo de lhe limpar os "pés", mas hoje pus na minha cabeça que ela estava num dia mau e que não me queria magoar de propósito e fui tentar de novo. E correu muito bem

Ela permaneceu quieta, sem ficar zangada nem impaciente!
Enfim, acho que perdi o meu medo

Os cavalos como nós também têm os seus dias menos bons.
Não precisas de ter medo

Nunca penses negativo, pois o cavalo sente isso e vai querer "aproveitar-se" desse teu estado de espírito!
Sempre confiante

Sorriso na cara! Como já disseram, fazer as coisas com a maior naturalidade

Enviado: sexta abr 15, 2011 9:54 pm
por CatarinaLuz
mafia69 Escreveu:CatarinaLuz Escreveu:Eu não poderia ter explicado de melhor forma.
Obrigado CatarinaLuz

De nada mafia69

Só digo verdades

Enviado: sexta abr 15, 2011 9:58 pm
por CatarinaLuz
É isso mesmo, Rita! E ainda bem que já venceste o teu medo

Assim é que é, para a frente é que é caminho

Re: morder e coices
Enviado: sexta abr 15, 2011 10:00 pm
por CavaleiraVNF
horselover3,
quase todos os iniciantes na arte equestre acabam por passar por essa fase de algum "medo" em relação às atitudes, por vezes imprevisíveis, dos cavalos.
Até o cavalo mais calmo e manso pode assustar-se e em sua defesa mandar um coice. Pode não gostar de uma certa atitude e morder. Mas há maneiras de "prevenir" esses acidentes, como por exemplo, aprender a linguagem corporal do cavalo.
Como já foi dito, não demonstrar medo nem apreensão na presença dos cavalos é meio caminho andado. Sempre confiante e positiva. Mas não adianta tentar "enganar" o cavalo ao pensar: "eu estou calma", se afinal está uma pilha de nervos. Os receptores sensoriais que os cavalos possuem, captam logo se a pessoa está confiante ou com medo, se vem por bem ou por mal.
Comece por lidar com os cavalos com outra pessoa por perto (se se sentir mais confiante). Evite entrar sozinha na boxe se estiver com medo ou receio, se algum acidente acontecer, pode ficar encurralada entre a parede e o cavalo. Leve sempre alguém até conseguir ultrapassar o medo.
Coice nunca levei (graças a Deus), mas já fui pisada e mordida várias vezes, nunca nada de grave e felizmente nunca ganhei medo. Porque na altura exacta da mordida, soube aplicar-lhes uma palmada no focinho de que nunca mais se esqueceram
E apanhar estes pequenos sustos faz parte da vida de quem lida com estes fantásticos animais. Não se pode ganhar medo nem desanimar

Enviado: sexta abr 15, 2011 10:03 pm
por Rita964
Ficarmos paradas a ver a Vida a passar e o nosso medo a avançar, não ajuda nada, ainda piora!
Por isso horselover, vence esse medo!

Nunca nenhum cavalo te fez nada, tipo morder ou dar.te um coice? Senão, não tens motivos para teres medo

Segue em frente!
É claro que existe sempre aqueles "mais um pouco e tinha-me aleijado", mas seja lá quem for que trabalhe com cavalos tem de estar com um olho no burro outro no cigano

tem que estar atento a a todos os "avisos" que o cavalo faz
Vai tudo correr bem

Boa sorte!!!!

Enviado: sexta abr 15, 2011 10:05 pm
por Rita964
É mesmo isso Cavaleira!
Nunca desmotivar por alguma situação menos boa! Como tudo na Vida há altos e baixos e temos de ser fortes e confiantes e passar todos os nossos medos

Enviado: sexta abr 15, 2011 10:10 pm
por CatarinaLuz
Nomeadamente aqueles que sonham lidar com cavalos a vida toda, estas situações irao sempre fazer parte do dia-a-dia das pessoas que lidam com cavalos. Irá existir sempre um obstáculo para ultrapassar, e nós não podemos deixar que o medo nos leve a não seguir os nossos sonhos, por isso estamos cá sempre para vencer esses obstáculos e esses medos.
Confiança horselover3

Enviado: sexta abr 15, 2011 10:15 pm
por Rita964
Exactamente Catarina!
Vai haver sempre etapas na nossa vida que o medo "consome-nos" de tal maneira, que perdemos a esperança e já não queremos saber nada. Mas temos sempre de seguir em frente
Vais conseguir superar esse medo horselover3, força!

Estamos contigo! A torcer por ti

Enviado: sexta abr 15, 2011 10:26 pm
por CatarinaLuz
Estamos mesmo a torcer por ti, porque sabemos como é ter esse medo! E se nós o ultrapassamos, tu também ultrapassas

Vai dando novidades
E se tiveres mais dúvidas diz
