Cavalo de estábulo, dúvidas (texto grande)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
gluui
Membro Júnior
Registado: terça abr 26, 2011 7:52 pm

quinta abr 28, 2011 4:35 pm

Olá a todos! :D
Tenho 15 anos e monto a cavalo há 10. E foi precisamente há 10 anos, ao desvendar o deslumbrante mundo dos cavalos, que decidi que queria um para mim. Pedi aos meus pais e (como é mais que lógico!) a resposta foi “NÃOO!”. Mas fui pedindo, e pedindo, e pedindo… A paixão ia crescendo comigo. O “chegar ao topo é impossível” de que tanto se fala na arte equestre seduzia-me :) Na cama, depois de um longo dia de suor no centro hípico, com um cavalo nervoso e desequilibrado, havia conseguido fazê-lo saltar com confiança aquele obstáculo tão alto. O orgulho era inimaginável. Mas a raiva e frustração de voltar ao centro e ver uma criança “estragar” o meu serviço arrebatava-me. Se eu tivesse um cavalo só meu... :|

De há uns tempos para cá, o meu pai prometeu-me um cavalo até ao final do ano. Chorei muito, foi uma surpresa para mim e não sustive o entusiasmo e emoção do momento. Estou agora à procura de um bom cavalo de desporto. Embora seja cautelosa e muito perfeccionista na minha escolha, o que pode e vai atrasar a decisão final, sei que está para breve e que tenho de me preparar o mais rápido possível para a chegada do meu bebé :D

Mas vamos ao que interessa. O meu cavalo terá de ficar “hospedado” numa das boxes do centro hípico onde tenho lições, o qual fica a 100km da minha casa. Sei que manter um cavalo no estábulo é o ideal para animais de competição, que despendam muita energia nos seus treinos. Por outro lado, os movimentos limitados podem estragar a vida dos cavalos que são menos exercitados. Acabam por desenvolver vícios de estábulo, alguns dos quais muito sérios (como a auto-mutilação, por exemplo!). Para mim, isto é lamentavelmente triste :cry: A última coisa que quero é que o meu cavalo, aquele por quem tanto lutei, não se sinta bem e saudável. Para algumas das pessoas com quem desabafo, isto parece um autêntico disparate. Para vocês, que frequentam este site e gostam de animais como eu, deve fazer algum sentido.

Bem, o que vos queria perguntar, antes de mais, é: um cavalo de estábulo deve ser exercitado todos os dias? O pessoal do centro diz que, na sua maioria, não. Contudo, li em vários livros que o exercício físico diário é indispensável ao bem-estar de um cavalo nestas circunstâncias. Se a questão é a idade, posso dizer-vos que procuro um cavalo com idade compreendida entre 5 e 10 anos.

E porque é que isto me preocupa tanto? Preocupa-me tanto porque não vou poder montá-lo todos os dias. Nas semanas de testes, vou poder fazê-lo no máximo 2/3 vezes por semana. Mas o problema é facilmente resolvido se pedir a um dos meus amigos do centro, que são excelentes cavaleiros e vivem por lá, para se encarregarem de o trabalharem nos dias em que eu não posso.

A minha segunda, e não menos importante questão é: há algum modo de manter o cavalo entretido na boxe? Fiz uma pesquisa, e encontrei umas bolas coloridas que dizem ser bastante eficazes contra o stress. Mas, no dito site, não fazem encomendas para Portugal. Se souberem de algum site que o faça, ou de outros brinquedos que possam servir, por favor digam-me.

Desde já obrigado! :D
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

quinta abr 28, 2011 4:48 pm

é fantástico e inspirador ver uma pessoa tão nova assim entusiasmada e com vontade de aprender e saber mais!! :D

quanto ao que perguntas:

um cavalo de estábulo deve ser exercitado todos os dias?

-Sim!! sim, sim e sim! são essas horas de trabalho, exercicio, passeio ou paddock que vão manter o cavalo estimulado e em forma. esse estimulo que ele tem na rua e durante o trabalho vai manter a cabeça do cavalo "ocupada" com aquilo que fez. esse tempo de trabalho, e todo o maneio que antecede e sucede à hora do trabalho do cavalo, vão impedir e prevenir a tais birras na boxe. os cavalos teem essas birras (algumas delas bem graves, que levam a igualmente graves problemas de saude) porque se sentem aborrecidos, porque não passam tempo com outros cavalos (sendo que o cavalo é um animal que precisa da companhia de outros cavalos) e porque não teem estimulo, porque não fazem exercicio nem teem forma de gastar a sua energia.

há algum modo de manter o cavalo entretido na boxe?

podes ser tu a fazer um brinquedo para ele. agarras numa bola, ou numa garrafa com algo lá dentro que faça barulho, e prendes no teto da boxe. ele vai tentar morder, dar focinhadas... a sua curiosidade natural vai fazer com que ele se interesse pelo brinquedo. tb podes pôr uma bola no chão da boxe. há até quem ponha outros animais a fazer companhia ao cavalo, uma ovelha, uma cabra... :wink:
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta abr 29, 2011 3:09 pm

omegaaa Escreveu:é fantástico e inspirador ver uma pessoa tão nova assim entusiasmada e com vontade de aprender e saber mais!! :D

quanto ao que perguntas:

-Sim!! sim, sim e sim! são essas horas de trabalho, exercicio, passeio ou paddock que vão manter o cavalo estimulado e em forma. esse estimulo que ele tem na rua e durante o trabalho vai manter a cabeça do cavalo "ocupada" com aquilo que fez. esse tempo de trabalho, e todo o maneio que antecede e sucede à hora do trabalho do cavalo, vão impedir e prevenir a tais birras na boxe. os cavalos teem essas birras (algumas delas bem graves, que levam a igualmente graves problemas de saude) porque se sentem aborrecidos, porque não passam tempo com outros cavalos (sendo que o cavalo é um animal que precisa da companhia de outros cavalos) e porque não teem estimulo, porque não fazem exercicio nem teem forma de gastar a sua energia.

podes ser tu a fazer um brinquedo para ele. agarras numa bola, ou numa garrafa com algo lá dentro que faça barulho, e prendes no teto da boxe. ele vai tentar morder, dar focinhadas... a sua curiosidade natural vai fazer com que ele se interesse pelo brinquedo. tb podes pôr uma bola no chão da boxe. há até quem ponha outros animais a fazer companhia ao cavalo, uma ovelha, uma cabra... :wink:
Um coelho :P
aninhaaa
Membro
Registado: quinta jan 28, 2010 7:19 pm

sexta abr 29, 2011 4:44 pm

Vai ao site da decatlhon la encontras uma especie de goloseima que os entretem durante mto tempo na boxe, com varios sabores...
aninhaaa
Membro

sexta abr 29, 2011 4:45 pm

Um coelho :P[/quote]

Um coelho tipo?
nao percebi essa do coelho :S
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta abr 29, 2011 5:06 pm

Pode colocar um coelho na boxe para fazer companhia ao cavalo :wink:
LoiraV
Membro Júnior
Registado: quarta abr 20, 2011 10:08 pm

sexta abr 29, 2011 7:02 pm

Antes de mais, parabens por quaaaaase teres o teu sonho realizado. Tive alguma sorte e depois de tantos anos a 'fazer' a cabeça aos meus pais consegui o meu e só meu primeiro cavalo e estou muito feliz, chega no domingo (dia 1) e é uma sensação incrível.

Respondendo às tuas perguntas:

Sim, é como imaginares-te em casa todos os dias, estás a ver a sensação? Pronto.. é igual..
Mas, na minha opinião, acho que o cavalo deve descansar pelo menos um dia por semana. É saudável que o faças para que ele recupere energias para mais uma semana de exercício. É como se fosse o teu fim.de.semana :)

Sim, existem as tais bolas que referiste e as guloseimas que referiram.
eu aconselho a 'presença' de um vizinho, em que o contacto seja possível mas não demais pois podem magoar-se.
Já tive uma cabrinha com o 'meu' cavalo e acho que não resultou, haviam alturas (não muito frequentes) de brincadeiras que de vez em quando magoavam o meu cavalo, as 'turras de amor' da cabrinha muitas vezes deixavam o meu cavalo manco, não era grave, mas podia ser evitado..
Além disso a cabrinha ficava em stress quando o meu cavalo saia para trabalho, sentia.se sozinha e só se calava quando ele entrava de novo na boxe.
Quando ele foi para o campo, a cabrinha não foi com ele e passou 3 dias a 'chorar' e a 'chama-lo'. Fez-me imensa pena e ele na realidade não precisava de uma cabrinha a viver com ele.

Agora, há outra coisa.. Acho que com a tua idade não devias adquirir um cavalo com 5 anos principalmente se tiver tido um mau desbaste e se for muito nervoso. É giro acompanhar uma evolução mas o que dizem é bem verdade ''Cavalo novo para cavaleiro velho. Cavalo velho para cavaleiro novo.''
Não estou a querer dizer para arranjares um cavalo de 18 anos, mas sim um cavalo com mais experiência que tolere os teus erros mas que te ensine com eles.
Um cavalo de 8 ou 9 anos era ideal e passavas mais momentos bons do que maus com ele, acredita que é muito gratificante e tens muito mais prazer no trabalho porque podem evoluir os dois com exercicios novos e alturas novas.

Boa sorte na escolha do cavalo, nunca te esqueças de fazer um exame veterinário (com um veterinário da tua confiança) para que possas ter a certeza que compras um cavalo saudável e não mais uma dor de cabeça.
Leva sempre o teu treinador contigo para que ele te possa ajudar a avaliar e a encontrar o cavalo mais certo para ti.
E não tenhas pressa em comprar o cavalo, quem é cliente és tu portanto... Take your time e decide bem o que queres comprar.

Good luck!
Titana
Registado: quinta dez 30, 2010 7:45 pm

sexta abr 29, 2011 7:18 pm

Alguém sabe onde se encontram esses brinquedos??
não consigo ver nenhum sítio que os tenha...
gluui
Membro Júnior

sábado abr 30, 2011 2:35 pm

omega, obrigado pela tua resposta, foi muito esclarecedora! :D Tenho só uma pequena pergunta um pouco estúpida que é esta: Se bola ou garrafa que eu pendurar no tecto da boxe deve fazer barulho, é suposto o cavalo conseguir tocar-lhe e agarrá-la, certo? Ou deve ficar a uma distância maior para que ele não consiga alcançá-la? Acho que vou mesmo optar por isso, visto que ter outro animal preso numa boxe me ia implicar mais despesas (e mais remorsos) :lol:

aninha, por acaso, antes de vos vir pedir ajuda aqui no forúm, fui a esse site e não encontrei nada... :? Vou agora procurar melhor!

LoiraV, também fico feliz por ti! :D
Conheço esse ditado que referiste: Cavalo novo para cavaleiro velho e vice-versa. Tem todo o sentido e razão, e também esperava e preferia adquirir um cavalo com a idade que propuseste, mas entre um cavalo novo obstinado e um velhinho sem pica, optaria pelo novo. Não que seja uma cavaleira impecável, mas monto muitos cavalos 6 anos nada obstinados, muito bem ensinados, assim como cavalos de 20 anos teimosos como burros! Mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista, cavalos novos mas maduros não caem das árvores :)
Não te preocupes. Eu, no que respeita a escolher cavalos, sou muito cautelosa. Esquisita mesmo. E não estou para comprar um cavalo "razoável" para, mais tarde, vir a descobrir que, afinal, havia um cavalo "perfeito" à minha espera!

Obrigado a todos!
aninhaaa
Membro

domingo mai 08, 2011 11:56 am

http://www.decathlon.pt/PT/recarga-liki ... -85915433/ este é o link onde vi,serve tambem para combater o tedio.
deve haver mais como este
gluui
Membro Júnior

quinta mai 12, 2011 10:58 am

ah, obrigado! :D vou tratar de encomendar assim que ele vier para cá, é baratinho até :)
Responder

Voltar para “Cavalos”