Aulas de volteio (aprendizagem) - Performance

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
hugomaguiar
Registado: quinta mai 05, 2011 8:50 am

quarta mai 25, 2011 5:02 pm

Viva,

Assunto: (tempos de aulas corretos? como evoluir mais rapidamente: respeitando limitações físicas e tempos de aprendizagem ou por outro lado insistindo? Como perceber quando é que o treino deve parar?)

Estou a aprender a montar. Comecei há um mês. Estou a fazer aulas de volteio com sela. Quando eram aulas sem sela, estas tinham a duração de +/- 20 minutos. Como eram fisicamente exigentes no final da aula já estava um pouco cansado. Mas agora sinto que o tempo da aula é muito reduzido. Pois aprendo pouca coisa a cada aula e o q aprendo treino durante 20 min...

Hoje vou confrontar a professora com este assunto. Mas antecipo este tópico para saber a vossa opinião. Queria saber se estes tempos estão corretos. Será que assim o meu corpo aprende apreende melhor a cada aula que passa? Estes tempos são assim porque são os tempos q respeitam a capacidade normal de aprendizagem?

Ou se, pelo contrário, se eu tivesse aulas mais longas não seria melhor. Mesmo que estando cansado começasse a cometer erros depois dos 20 minutos?

Sofro um bocado o trauma de já ter 25 anos. Estou com aquela ânsia de aprender rápido e treinar o máximo que posso para que a minha evolução seja mais rápida. Sei que esta ânsia n é saudável e portanto essa parte tento controlar (n preciso de respostas a este nível). Mas gostava de saber se há algum problema em treinar com grande frequência tipo 5 dias em 7 e durante mais do que os 20 minutos por treino.

É que as escolas q vejo só têm planos de aulas de uma vez por semana ou se duas vezes por semana. Eu lá consigo montar só essas vezes!!! :D

Agradeço antecipadamente os vossos comentários e atenção.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta mai 25, 2011 7:29 pm

Boas Hugo,

as minhas aulas de volteio em manta e cilhão de argolas tinham à volta de 45min. Na primeira parte da aula, aprendia o maneio do cavalo (limpeza, como aparelhar, os nomes dos utensílios e as diferentes partes dos arreios) e na segunda parte montava (ao todo, estas duas partes duravam 1h30 +/-). Claro que ficava sempre mais um pouco, porque éramos poucos alunos e as aulas quase sempre individuais.

Sempre foram muito intensas física e psicologicamente. Nos primeiros tempos, saía de lá completamente esgotada e dorida. De notar que estas aulas duraram 6 meses, só depois fiz volteio com sela, começando depois a montar sozinha mas sem arreio (na manta e no cilhão) e só depois sozinha com sela.

Isto foi já à alguns anitos, não sei como serão agora dadas as aulas. Mas pelo pouco que tenho visto, pouco ou nenhum volteio se faz e colocam logo os alunos a montarem sozinhos. O que está completamente errado.

Não se preocupe com a idade porque conheço casos em que começam com 40 e picos :wink:

Será melhor falar com o/a seu/sua equitador/a e dizer-lhe para aumentar a duração das lições. Não custa tentar :wink:

Não referiu se quer levar a arte equestre mais a sério e competir ou somente por lazer. Se for para competição, penso que os 5 dias semanais não serão demais. Fale no seu centro e opte por um plano de lições dessa maneira. Diga que quer evoluir na arte e que apenas aquelas aulas e duração não chegam :wink:

Boa sorte e dê novidades :wink:
hugomaguiar

quarta mai 25, 2011 8:33 pm

Obrigado CavaleiraVNF pela resposta rápida.

Claramente está a faltar a parte pedagógica sobre tratamento do cavalo, nomes dos utensílios, etc. Até agora as aulas têm sido só em cima do cavalo.

A verdade é que também estou no inicio, nesta escola só fiz 10 aulas. Sinto que estou a dar um passo de cada vez, mas sinto-me seguro. A equitadora parece ter muito cuidado com o detalhe e não parece querer avançar para desafios diferentes enquanto eu não domino o que é dado nas aulas anteriores. Isso faz-me sentir bem.

No entanto gostava que as aulas fossem mais longas. E provavelmente sou eu que estou em falta. É hora de lhe dizer que gostava de levar isto um pouco mais a sério.

Sei do que fala quando se refere a pouco tempo de volteio. Pois também já fiz umas aulas noutra escola, noutra cidade e fui diretamente para o cavalo sem volteio (disse q tinha algumas aulas de volteio com cilhão apenas). Lá ensinaram-me a controlar o cavalo minimamente e a treinar passo, trote e galope num cavalo super manso.

Mas quando na escola atual me ensinaram a parar é q eu percebi o quão mal eu parava... (por exemplo). Quando chegar ao trote levantado nesta escola provavelmente vou ter outra surpresa.. Não é que o outro equitador não visse q eu estava a fazer mal. Mas provavelmente teve receio de me dar as aulas em volteio por achar q eu podia "fartar-me". Eu penso que essas escolas que passam as aulas de volteio à pressa é mais para cativar o aluno do que outra coisa. Principalmente os alunos mais adultos.

Mas voltando ao tópico. Parece que a solução passa mesmo por falar com a professora. Eu hoje já lhe dei "um cheirinho" sobre este tema. Ela disse q estas aulas iniciais de volteio com sela têm que ser assim. Aprender a dominar uma coisa de cada vez para que n haja surpresas nem perdas de confiança. Ela disse-me que lá mais para a frente as aulas voltam a ser mais exigentes fisicamente. Agora são mais exigentes psicologicamente porque tenho que pensar em muitos detalhes ao mesmo tempo que não são naturais para mim.

Voltando ao assunto do levar "a arte mais a sério e competir" - isso ainda é possível? "Tudo é possível" não é apenas um cliche?

É que eu vejo miúdos tão novos a montar tão bem. Parece-me pretensioso achar que é possível evoluir o suficiente para que possa competir um dia a um bom nível. :)

Mais uma vez, obrigado pela resposta.
aninhaaa
Membro
Registado: quinta jan 28, 2010 7:19 pm

quarta mai 25, 2011 8:40 pm

Na minha opiniao acho pouco tempo, eu monto a cerca de dois anos e quando tinha aulas na manta durava cerca de 30 min, agora como ja estou na sela e monto o cavalo sozinha sem qualquer tipo de ajuda as aulas dependem se sao dadas em grupo (com mais cavaleiros em picadeiro) ou individuais... Com mais cavaleiros duram cerca de 1h30 2 horas,pois o equitador da mais do que uma aula ao mesmo tempo e da para aprender mais pois aprendemos com os nossos erros mas tambem com os erros dos outros e podemos assim corrigirmos-nos...

Sinseramente acho mesmo muito pouco tempo, pois se eu com 1h30 acho pouco, imagino em 20 min.... :S

E quanto ao querer aprender depressa , nesta area quando damos por nos, no momento menos esperado, vamos reparar que ja temos conhecimentos, apenas com uma brincadeira do cavalo e nao cair, reconhecer comportamentos do cavalo, e saber que temos um comportamento adequado para cada situaçao, tudo leva o seu tempo...

eu tenho 17 anos e eu mesma acho que comecei tarde, mas no que se refere a equitação nunca é tarde, pois estamos sempre a aprender, mesmo os que ja practicam aos anos :)

Qualquer duvida so dizer :)
CavaleiraVNF
Membro Veterano

quarta mai 25, 2011 9:24 pm

Hugo,

nunca é tarde de mais para nada. E com 25 anos não é mesmo :lol:
Eu comecei com 16 anos e acho que foi a idade ideal para isso. :wink:

Quando diz que está no inicio e que só teve 10 aulas, acho muito cedo para já estar no volteio em selim, por diversas razões.
O volteio a pêlo (ou manta com cilhão de argolas) é indispensável para um bom equilíbrio a cavalo. Mesmo agora já montando sozinha à anos, por vezes faço umas aulinhas de volteio para corrigir posições e melhorar o equilíbrio. Em todas as escolas deveria ser obrigatório passar pelas aulas de volteio em pêlo.
Mas pelo menos está no volteio, já não é mau :wink:

Outra coisa: como se tem saído nas aulas?

Acho que faz bem em falar com a equitadora, certamente ela vai elaborar um plano de aulas adequado ás suas conveniências :wink:

Já agora, em que modalidade quer apostar futuramente? :D
hugomaguiar

quarta mai 25, 2011 9:45 pm

Obrigado Ana pela tua resposta. Eu vou dando novidades sobre o tempo das aulas e minha evolução. Mas a tua idade só reforça a minha ideia de que começo tarde. Deixando de lado o cliche... Eu sei q nc é tarde para nada. Mas se tivesse sido mais cedo o timming estaria a favor da minha evolução.

Telma, ainda não sei em que modalidade quero apostar futuramente até porque ainda n experimentei nenhuma e é um bocado arriscado falar sobre as minhas preferências neste momento.

Relativamente ao teu comentário fiquei baralhado. Então 25 anos n é tarde mas aos 16 é o ideal? Deduzo que a mensagem que querias passar era que.. sim posso aprender muito, mas que é melhor n sonhar... hehe

Sinto que as aulas têm corrido bem. Tive alguma facilidade com o equilíbrio, provavelmente pq sempre fiz muito desporto e desenvolvi ao longo do tempo a minha coordenação motora. Mas não sou nenhum talento. Só com muito trabalho e esforço é que vou lá ;)
CavaleiraVNF
Membro Veterano

quarta mai 25, 2011 10:05 pm

Hugo,

o que eu quis dizer em relação à idade foi que aos 16 foi a idade ideal para mim, porque já estava mais "crescidinha", já tinha mais responsabilidade para com os animais e onde eu montava, éramos nós que tratávamos do "nosso" cavalo antes, durante e após a aula :D

Acredite que tínhamos na nossa aula pessoas bem mais velhas que nós (e do que o Hugo), que se saíam lindamente e provocavam inveja aos miúdos de 12 e 13 anos :D

Isso da idade é na maioria "mental" :D
aninhaaa
Membro
Registado: quinta jan 28, 2010 7:19 pm

quinta mai 26, 2011 7:59 pm

Tambem sou da mesma opiniao, pois tambem acontece no centro onde ando, pessoas muitos mais velhos (30, 40 e picos) que se saem muito bem e nem andam la a muito tempo (1, 2 anos)....

Depende essencialmente pa pessoa nao da idade.
Atervanda
Membro
Registado: segunda mai 23, 2011 9:53 pm

sábado mai 28, 2011 8:58 pm

aninhaaa Escreveu:Tambem sou da mesma opiniao, pois tambem acontece no centro onde ando, pessoas muitos mais velhos (30, 40 e picos) que se saem muito bem e nem andam la a muito tempo (1, 2 anos)....

Depende essencialmente pa pessoa nao da idade.
Claro que sim. :)
Saturnny
Membro Veterano
Registado: sexta jun 07, 2019 12:15 pm

quarta jun 15, 2022 1:02 pm

Si te dedicas a podcasts, a aprender idiomas extranjeros, ¿por qué no comienzas a llevar lecciones en línea sobre este tema? Le recomendaría encarecidamente que intente llamar su atención aquí en este sitio https://livexp.com/es/jobs/profesora-de ... -flexible/ , ya que aquí es donde puede encontrar un buen lugar para comenzar a educar a las personas de forma remota.
Responder

Voltar para “Cavalos”