Vícios dos cavalos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
TeresaMendes
Registado: segunda jun 13, 2011 11:37 am

segunda jun 13, 2011 11:39 am

Tenho um cavalo que quando lhe dou picadeiro recusa-se a virar para um lado... As primeiras vezes consegui fazê-lo virar para o lado que não gosta, mas na ultima vez não consegui. Quando monto ainda consigo fazer que vire para o tal lado, mas nem sempre obedece. Que devo fazer?
Rita964
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

segunda jun 13, 2011 4:39 pm

Olá!
Na minha opinião, acho que devias continuar a insistir. Fazer tipo treinos. Quando ele se portar bem dá-lhe um doce, quando não se mexer não lhe dês nada, nem festas, nem doce.
Ou então com a tua mão passar pela espádua e fazer pressão, o cavalo ao sentir essa pressão vai andar para o lado (ou seja, dar uma "volta", virar-se).

Bem, não custa tentar ;)
anasabreu
Membro Veterano
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

terça jun 14, 2011 10:55 am

Olá,
tens de começar com um pouco de trabalho à mão... seguras o teu cavalo com uma mão e com a outra ensina-o a ceder a uma pressão que fazes na barriga com o teu dedo como se fosse a ajuda da tua perna. Para um lado e depois para o outro. Ele deve mover a garoupa e não a frente. Depois vais alargando a guia de forma a que ele se movimente mais e vá ganhando confiança para ambos os lados até que perca o receio que tem em andar para o lado que não vê tão bem!!!
Tudo isto é um processo para "ir fazendo"... não é de um dia para o outro que ele vai andar facilmente para o lado que não confia...

E mais... desabitua-o ao vicio do lado esquerdo, porque nós é que fazemos que o cavalo veja melhor para um lado do que para o outro pois ele "desliga" o lado direito uma vez que não precisa dele!!! Eles devem habituar-se a ser manuseados de todos os lados. Tive um cavalo que foi montado por uma rapariga sem conhecimentos para um passeio, e na altura de desmontar ela desmontou para o lado direito sem saber que não o devia fazer... o cavalo assustou-se porque não sabia o que estava a acontecer e ela podia ter ficado com o pé preso no estribo! Era um acidente parvo mas facilimo de acontecer porque o cavalo desconhecia a hipotese do cavaleiro descer por aquele lado... :?

Eu sou da opinião que quanto mais eles conhecerem menos problemas temos mais tarde, por isso devemos mostrar-lhes tudo!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
MissDays
Membro Júnior
Registado: domingo mar 08, 2009 2:40 pm

segunda jun 20, 2011 2:25 am

Não tenho conhecimentos muito aprofundados nesta área do treino, mas a resposta da anasabreu está-me a soar bem XD
No entanto continuo a pensar noutra hipótese, apesar de improvável... o cavalo sempre fez isso ou já aceitou esse lado alguma vez e deixou de aceitar recentemente? Como é que reage quando se tenta que ele vire para esse lado?
Caso seja um cavalo novo realmente o mais provável é que seja "receio" e que com o treino aceite virar, mas pode haver alguma razão, e estou a pensar em lesões nos membros, que tornem doloroso virar para esse lado. Se for este o caso ele pode exibir sinais de dor quando tentam que ele vire ou pode apresentar sinais de coxear, mas que também podem não ser evidentes. Também poderá haver outro tipo de lesão noutro local que tenha o mesmo resultado, mas parece-me que seria muito mais rara. De qualquer maneira, a manifestação disto seria sinal de dor quando se tenta fazer com que ele vire.

Penso que o mais provável será mesmo ainda não estar habituado a virar para esse lado, mas achei que deixar mais uma hipótese não fazia mal ;)
CatarinaLuz
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:15 pm
Localização: 1 gata, 2 cães, 1 cobra, 3 peixes, 2 coelhos, 1 hamster, 1 pássaro... ui e já são muitos :P

segunda jun 20, 2011 9:55 am

Sim MissDays, esta também era uma boa possibilidade. No outro centro hipico onde eu andei, havia uma égua que em pequena tinha saltado uma vedação e que com isso tinha feito uma lesão permanente. Isto levou a que em adulta, agora, ainda tenha alguma dificuldade e receio em virar para o lado esquerdo. Precisamente porque de vez em quando deveria ter algumas dores.

Mas coitadinha, trabalhava todos os dias, muitas horas por dia. Sem dúvida uma égua extremamente trabalhadora... Talvez que sofria um bocado, mas eu não podia dizer nada, não era eu a dona.... :(
TeresaMendes
Registado: segunda jun 13, 2011 11:37 am

terça ago 02, 2011 2:22 pm

Muito obrigada a todos pelas respostas! Já resolvi o problema :-)
Responder

Voltar para “Cavalos”