Desesperado com o cavalo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
Richard18
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 01, 2007 10:41 pm

segunda jul 04, 2011 10:46 pm

Ola boa noite! Então o meu problema é o seguinte, a uns dias um vizinho decidiu oferecer me um cavalo visto que ele nao tinha condiçoes para continuar a manter o animal, eu como adoro cavalos aceitei, mas o problema e que eu nunca tive cavalos nem nunca tratei de nenhum. Será que alguem me poderia dizer o que fazer com o animal, tipo de alimentaçao, abrigo, equipamento e essas coisas basicas que qualquer pessoa que tem um animal nobre como o cavalo deve saber para o mesmo ser feliz no seu novo lar?

Obrigado pela atenção
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

segunda jul 04, 2011 10:52 pm

eu como adoro cavalos aceitei, mas o problema e que eu nunca tive cavalos nem nunca tratei de nenhum.
Uiii :o , tens experiência a lidar com cavalos?!
Não basta gostar! Tem que se saber pelo menos o básico para se cuidar desses animais.
Tem posses para o manter?
Disponibilidade?
Um cavalo também precisa de ser montado :?
Richard18
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 01, 2007 10:41 pm

segunda jul 04, 2011 11:02 pm

eu tenho local para o manter, tenho tempo para cuidar do animal e monta lo mas existem coisas mais especificas que eu desconheço, como por exemplo o tamanho de boxe adequado, e outras coisas porque como tive equitaçao em pequeno exitem coisas que eu nao sei como se fazem e coisas que se deviam fazer e ja nao me lembro. por isso gostaria de ter ajuda para ver se consigo ter um caso de sucesso nas minhas maos!

obrigado
Andrepizza
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 22, 2011 11:38 am

segunda jul 04, 2011 11:07 pm

CatarinaR Escreveu:
eu como adoro cavalos aceitei, mas o problema e que eu nunca tive cavalos nem nunca tratei de nenhum.
Uiii :o , tens experiência a lidar com cavalos?!
Não basta gostar! Tem que se saber pelo menos o básico para se cuidar desses animais.
Tem posses para o manter?
Disponibilidade?
Um cavalo também precisa de ser montado :?
catarinaR penso k ele nao veio aki fazer esta pergunta para lhe darem liçoes de moral visto k ele ja se apercebeu k nao e facil tratar de um cavalo!
ele apenas veio pedir k lhe dessem conselhos para saber lidar e o ke terá de fazer!

Richard18 peço desculpa mas nao lhe posso ser util, so postei porque acho k as pessoas do forum cada vez mais tendem a arranjar problemas!
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

terça jul 05, 2011 11:20 am

catarinaR penso k ele nao veio aki fazer esta pergunta para lhe darem liçoes de moral visto k ele ja se apercebeu k nao e facil tratar de um cavalo!
ele apenas veio pedir k lhe dessem conselhos para saber lidar e o ke terá de fazer!

Richard18 peço desculpa mas nao lhe posso ser util, so postei porque acho k as pessoas do forum cada vez mais tendem a arranjar problemas!
Eu não vim para aqui dar lições de moral a ninguém e muito menos arranjar problemas! :roll:
Estou a tentar perceber melhor as coisas para tentar ajudar ok?

mas o problema e que eu nunca tive cavalos nem nunca tratei de nenhum.
Ora ai está. Afinal também precisa de alguma ajuda aí :wink:

Olhe, quanto ao tamanho da box e etc pode sempre dar uma olhadela pelo forum cavalos porque irá encontrar algumas respostas para as suas dúvidas :)
aí esta uma: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... hlight=box :wink:

Espero ter ajudado em alguma coisa :)
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça jul 05, 2011 11:31 am

Aqui pelo forum existem inumeros topicos que o poderão ajudar, é uma questão de "fazer o trabalhinho de casa" :wink:
Se mesmo assim as dúvidas persistirem, estaremos aqui para o ajudar :wink:
Richard18
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 01, 2007 10:41 pm

terça jul 05, 2011 4:05 pm

Agradeço imenso a ajuda estes articos tem ajudado ja tenho um manual enorme agradeço mais uma vez! E toda a ajuda e conselho sera benvindo.

Espero conseguir colocar fotos do meu animal em breve!
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça jul 05, 2011 7:02 pm

Queremos ver o seu rapaz :P

E mais alguma dúvida, disponha :wink:
Richard18
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta nov 01, 2007 10:41 pm

quarta jul 06, 2011 12:00 am

Ola boa noite.

Hoje ao chegar do meu emprego fui ter com o meu bébé (apesar de ser enorme não deixa de ser o meu bébé) para ver como é que ele se esta a adptar ao local provisorio, e reparei que ele não esta ferrado. Alguem sabe na zona de Aveiro onde e que se pode ferrar um cavalo, é que eu acho que lhe deve ser desconfortavel nao estar ferrado. Sera que alguem me poderia ajudar com este assunto?

Obrigado mais uma vez
aninhaaa
Membro
Mensagens: 51
Registado: quinta jan 28, 2010 7:19 pm

quarta jul 06, 2011 5:27 pm

O cavalo se nao for montado nao necessita de estar ferrado, no entanto o ferrador tem de lhe aparar as unhas...
Mas se for para montar o ferrador apara e ferra o cavalo....

comprimentos
Marcela17
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 07, 2011 2:00 am

quinta jul 07, 2011 3:42 pm

Olá,
Bem, não sei se já ficou tarde pra responder a suas perguntas, mas conselhos sempre são bons... Então vamos começar desde o inicio!
O cavalo no pasto
A menos que se trate de um cavalo pantaneiro, criado no Pantanal, no Mato Grosso do Sul, que é acostumado com áreas alagadiças, você deve tomar cuidado com a umidade. O excesso de umidade pode deixar os cavalos com cascos moles e frágeis, causar a febre da lama, dolorosa e sempre difícil de curar. O terreno destinado à pastagem do seu cavalo precisa ser limpo e não conter restos de ferro, cacos de vidros, fios de arame farpado e outros objetos que possam machucar os pés ou as pernas do animal.
* Água: Os cavalos no pasto bebem entre dez e vinte litros de água por dia, de acordo com o clima. Assim, todo pasto deve conter um ponto de água (riacho, poça ou bebedouro), de preferência localizado sob uma sombra para que seu cavalo tenha água fresca também no verão. Nesse caso, é preciso atentar para a queda de folhas: é essencial limpar o ponto de água regularmente para manter o liquido sempre em ótimas condições.
* Abrigo: Raramente os cavalos ficam nos abrigos instalados nas pastagens, simplesmente porque dentro deles não podem avistar todo o horizonte e assim se precaver de eventuais perigos. é por isso que o vemos sempre com a garupa ao vento durante temporais a poucos metros da cabana que você construiu especialmente para eles. Mesmo assim, os cavalos devem dispor de um abrigo onde a ração possa ser colocada num lugar seco e onde possamos cuidar deles durante o mau tempo. Não devemos esquecer que preferem a proteção relativa de um bosque ou uma moita e que necessitam de pelo menos uma árvore sólida contra a qual possam se coçar.
* Cercas: Ela pode ser de arame farpado, eficaz mesmo que fique ligeiramente frouxa, mas apresenta o inconveniente de machucar os cavalos ( pois a pele deles é mias macia do que a dos bovinos) quando, tomados de pânico por uma razão ou outra, se lançam sobre elas sem querer. A cerca também pode ser feita de arame liso, que não machuca os cavalos, mas o inconveniente nesse caso é o seu cavalo se esfregar de bom grado contra ela, o que pode estragar a cerca rapidamente. A solução é colocar um ou dois fios elétricos, escolhendo a altura onde instalá-los em função do tamanho e dos hábitos do seu cavalo.
Porém, Richard, se o seu cavalo for alojado a noite ou parte do dia em uma baia, atente-se a esses cuidados:
O cavalo na baia
* Aonde construir? : Você pode construir baia em qualquer lugar, desde que proporcionem conforto aos cavalo e às pessoas. O ideal é que os animais não morem muito perto de casa, devido ao barulho, ao mau cheiro e às moscas. Para evitar os mesmo inconvenientes para os cavalos, o estrume deve ser estocado bem longe das correntes de ar, porém com portas que permitem a entrada de luz solar. O sol faz bem para o corpo e o humor do animal, sendo indispensável para a sua produção de vitamina D.
* O tamanho da baia: é possível adaptar uma construção já existente ou construir baias do zero, tomando cuidado para fazê-las de tamanho apropriado para o seu cavalo. Qualquer que seja o porte do animal, sua baia deve ter pelo menos três metros de largura. Se for destinado á uma égua que esteja prenha, e que dará luz ali, o ideal é que a baia tenha quatro metros de largura. É preciso que tenha também altura para permitir que um cavalo empine sem machucar a nuca, embora seja raro que um animal faça isso numa área fechada. Assim, a altura do teto da baia deve ser, no mínimo, de 2,80 m. As baias dos meus cavalos, seguem um padrão fixo, independente de ser égua, garanhão, cavalo castrado ou pôneis. São 4m de comprimento, 3m de largura, 2,50m de altura e mais 50cm de hastes de madeira que permitem a ventilação na baia. Não importa se seja uma baia, duas ou vinte....
* Os materiais indicados: As baias mais comuns que existem por aí, são de alvenaria. As paredes são bem sólidas e no inverno se tornam frias. O problema é que caso o cavalo for muito agitado, ou tenha algumas manias inconvenientes, como dar coices, raspar, empinar, ou até mesmo por um simples susto, essa parede acaba se tornando um perigo, pois o cavalo pode prender a pata no meio das ferragens. Sem contar o impacto do concreto sobre os tendões do cavalo. Isso já não acontece quando a construção for feita com madeira resistente, pois a madeira simplesmente se quebra e quase não ha impacto nos tendões. Ela é térmica, mantendo o calor no inverno e fresca durante o verão, além de custar relativamente mais barato do que as outras baias. Porém, a madeira terá que se trocada quando for danificada. Mas isso não acontecerá sempre!
* O chão: Deve ter uma inclinação suave para o escoamento da urina e da água usada na lavagem da baia. O ralo deve ser metálico com furos pequenos ou haver escoamento pela porta em direção a uma calha. Para forrar o chão, nada melhor do que terra batida, pois absorve boa parte da uirina, evitando que as pernas do seu cavalo fiquem úmidas.
* A porta ideal: é composta por duas meias-portas sobrepostas, que funcionam como entrada quando as duas partes são abertas ou como janela quando apenas a meia-porta superior está aberta. Salvo em caso de exceção (frio intenso, doença, etc), a parte alta deve ser mantida aberta. A abertura da meia - porta deve ter uma altura de mais ou menos 2,30 m e uma largura entre 1,20 e 1,30m. A altura da meia - porta do alto pouco importa, mas a de baixo deve ter mais ou menos 1,30m de altura.

Espero poder te ajudar nessa nova fase. Outros cuidados como a limpeza da baia, alimentação, e cuidados básicos com o seu cavalo, posso lhe mandar por e-mail. O meu e-mail, caso precise, é: [email protected]





































































































[/b]
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quinta jul 07, 2011 5:33 pm

húmidos* :wink:
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 07, 2011 7:12 pm

CatarinaR Escreveu:húmidos* :wink:
O Português do Brasil é diferente... umidade não leva h lá.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

quarta jul 13, 2011 8:59 am

Olá!
Enviei-lhe por MP o meu email para que possa esclarecer mais facilmente alguma dúvida que tenha...

Em primeiro lugar dou-lhe os parabéns pelo acto aventuroso de tomar conta de um cavalo sem ter grande experiencia no assunto. Em segundo lugar, parabéns novamente, por expor aqui com frontalidade que não sabe como tomar conta dele convenientemente e pedir ajuda! E por fim, em terceiro lugar:

Um cavalo, a campo com erva e água vive suficientemente bem, no entanto podemos sempre fazer melhor por eles! Ração e feno (quantidade e qualidade depende do trabalho que fazem), Veterinario (vacinas, desparasitação e chip), Ferrador (não é obrigatório, depende do desgaste natural dos cascos e se é montado com muita frequencia ou não), Abrigo (não é obrigatório, muitos preferem uma boa árvore do que um abrigo feito pelo homem e alguns preferem mesmo ficar à chuva e sol como é o caso do meu... Montar, não é obrigatório.

Agora, os pormenores de cada tema terei muito gosto em passar-lhe mas para isso o ideal será mesmo uma conversa directa por mail para tirarmos todas as dúvidas que possam surgir!

Cumprimentos e felicidades para o novo cavalinho...
Ana
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
TeresaMendes
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 13, 2011 11:37 am

terça ago 02, 2011 2:20 pm

Boa tarde,

Para já dou-lhe os meus parabéns pela atitude que teve. Penso que o primeiro que deve fazer é ter um sítio onde o cavalo possa estar, com uma manjedoura para o feno/ração e um bebedouro para o cavalo também beber água (claro). Deve também habituar o cavalo a uma ração e até pode ser normal que ele estranhe no seu organismo a ração (pois não estava habituado ou a que tinha era diferente). Depois devia chamar um veterinário para avaliar a saúde do animal e assim proceder à desparasitação, vacinas, etc. E como li por aqui se o cavalo for para montar deve ser ferrado para o animal ficar protegido nos cascos. Convém também saber se o animal é montado ou não, porque ao colocar o selim, se o animal não for montado pode correr mal. Mas nada melhor do que pedir ajuda a alguém entendido no assunto que resida perto de si para o ajudar nesta tarefa.

Conheça bem o cavalo e fortaleça uma ''amizade ''. Pois além de o cavalo aprender muito consigo, tenho a certeza que você também irá aprender muito com ele.

Boa continuação de semana :-)
Responder

Voltar para “Cavalos”