Cio das éguas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
TeresaMendes
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 13, 2011 11:37 am

terça ago 02, 2011 2:11 pm

Boa tarde, recentemente adquiri uma égua (anglo-árabe) com cerca de 13 anos e ela há uma semana atrás esteve no período do cio. O seu comportamento ao pé de uma égua foi tão agressivo que a outra (que estava quieta numa box) deu um coice para a minha. E quando eu ia treinar com a minha égua ela voltou a ser agressiva com os póneis que havia lá perto. Gostaria de saber se existe algum medicamento/vacina para evitar que a égua entre no cio. Pois o seu comportamento é assustador.


Obrigada.
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

terça ago 02, 2011 2:25 pm

Boa Tarde

Existem muitas éguas que reagem assim, mesmo com machos inteiros. Relincham, mandam coices, mandam cangochas, atiram-se a outras éguas/castrados e ficam impossíveis de serem montadas.

Pelo que vi, existe uma injecção que interrompe o cio (mas não sei se será fiável e quais as contra-indicações). O melhor mesmo era falar com o veterinário que acompanha a égua. :wink:
TeresaMendes
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 13, 2011 11:37 am

terça ago 02, 2011 2:30 pm

Boa tarde,

Obrigada pela resposta. Irei informar-me junto do veterinário... No entanto, apesar de todos os problemas consegui montar a égua, sem problemas. Ela tinha o sentido no que estava a fazer mas também nos póneis que andavam lá perto. Sem nunca deixar de me obedecer no treino.
MSSR
Membro
Mensagens: 95
Registado: quinta set 30, 2010 2:37 pm

segunda ago 08, 2011 11:23 am

Bom dia,

Essa injecção só se dá em casos extremos, em que ficam realmente muito agressivas ou devido à necessidade da égua para competições, por exemplo. Tem sempre as suas contra-indicações, como qualquer medicamento, mas nada melhor do que o veterinário para esclarecer - e aconselho o pedido de opinião a pelo menos 2 veterinários...

Há uns anos, tb tive esse problema com a minha égua, embora não ficasse agressiva, era impossível de montar ou fazer alguma coisa com ela nessa altura. Resolvi o problema apenas com umas ervas que acrescentava à ração. tinham um efeito calmante e relaxante e ajudaram muito, os sintomas praticamente desaparecerem. Aqui em Portugal este tipo de solução não é muito conhecido e chega mesmo a ser gozado, mas em Inglaterra e EUA é pratica corrente.

Vou procurar exemplos e envio por mensagem privada
MSSR
Membro
Mensagens: 95
Registado: quinta set 30, 2010 2:37 pm

segunda ago 08, 2011 11:30 am

referi que existem ervas, mas tb existem produtos em pó e em liquido...
Última edição por MSSR em segunda ago 08, 2011 8:16 pm, editado 1 vez no total.
TeresaMendes
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 13, 2011 11:37 am

segunda ago 08, 2011 1:56 pm

Agradeço de facto a ajuda sobre este tema.

A égua não é de competição, mas como quero passear com ela e frequentar feiras... Convém que ela não se torne agressiva com outros/as cavalos/éguas. Percebi agora que não se trata só de ela ser assim durante o cio, mas que ela é assim nos outros dias. Talvez tenha de a ajudar a relaxar mais, para que ela não crie conflitos sempre que está perto de outros/as cavalos/éguas.
MSSR
Membro
Mensagens: 95
Registado: quinta set 30, 2010 2:37 pm

segunda ago 08, 2011 8:21 pm

Se ela é sempre assim, o caso é outro. o melhor é ir vendo o que a faz mudar para o comportamento agressivo, para poder trabalhar o seu relaxamento - provavelmente ela teve alguma má experiência no passado que a faz reagir assim. Vai requerer mais paciência e tempo para conseguir mudar esse tipo de comportamento, ainda para mais a égua já tem alguma idade pelo que pode ser um pouco mais difícil mudar a atitude.

espero que corra tudo bem
teixeira001
Membro
Mensagens: 133
Registado: domingo set 05, 2010 9:49 pm

terça ago 09, 2011 11:37 pm

Se elas forem bem desbastadas e tratadas nao ficam agreçivas...
Nos por cá temos 12 cavalos e os machos sao todos inteiros e elas nunca foram agreçivas!! (nem tinham tempo)

A raça dos nossos e tudo puros sangues!!!
cdoroedor
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

quarta ago 10, 2011 12:09 pm

Nos por cá temos 12 cavalos e os machos sao todos inteiros e elas nunca foram agreçivas!! (nem tinham tempo)
A raça dos nossos e tudo puros sangues!!![/quote]

nao tinham tempo???
o que è que os ``puros sangues `` teem a ver para o caso??



bem eu acho que essa injecçao e como nas cadelas que sim e verdade faz efeito mas o problema sao as consequencias mais tarde...
deve de haver outra opçao. :wink:
ja falou com o veterinario? o que ele aconselhou?
ela pode estar assustada.pode se assustar com alguma coisa que esteja por perto,pode ter medo de alguma coisa...
quando os animais teem estes comportamentos teem sempre uma cauza. :wink:
queremos ir sabendo novidades. e umas fotografias dela nao faziam mal a ninguem.
heheheheh :lol:
boa sorte;)
teixeira001
Membro
Mensagens: 133
Registado: domingo set 05, 2010 9:49 pm

quarta ago 10, 2011 12:31 pm

Os puros sangues de toureio sao cavalos que tem mais vida!!!
Pois tenhem tendemcia a ser mais bravos!!!
cdoroedor
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

quarta ago 10, 2011 12:42 pm

haaaa pronto ok.
fiquei esclarecido.
obrigado.
:lol:
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 1:22 pm

O comportamento da sua égua pode vir do seu temperamento, digo eu :wink:
Esse tipo de raças não é para qualquer cavaleiro/a. Desde sempre ela foi assim? Sempre muito nervosa?
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 1:41 pm

teixeira001 Escreveu:Os puros sangues de toureio sao cavalos que tem mais vida!!!
Pois tenhem tendemcia a ser mais bravos!!!
Tanto de toureio como de outras modalidades. Os puros sangues têm muito temperamento, daí não serem para qualquer cavaleiro :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Mensagens: 573
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta ago 10, 2011 8:00 pm

CatarinaR Escreveu:
teixeira001 Escreveu:Os puros sangues de toureio sao cavalos que tem mais vida!!!
Pois tenhem tendemcia a ser mais bravos!!!
Tanto de toureio como de outras modalidades. Os puros sangues têm muito temperamento, daí não serem para qualquer cavaleiro :wink:
Mas o que têm a ver uma égua ser agressiva no cio com o facto de ser ou não puro sangue? :roll:
Lá porque é cruzada é menos fêmea?
E se eu disser que há PSL agressivas, mais até do que cruzadas? E que por acaso tiveram um bom desbaste?
Vocês é cada uma... :roll:
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quarta ago 10, 2011 8:17 pm

CavaleiraVNF, eu não intendo muito sobre este assunto. Dei a minha opinião certa ou errada. Não tenho assim tanta experiência :?
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
Responder

Voltar para “Cavalos”