duvida de novato - ajuda sff

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
marcoivos
Mensagens: 6
Registado: domingo ago 21, 2011 9:51 pm

domingo ago 21, 2011 10:14 pm

boas,

o gosto pelos cavalos já vem de há muito mas recentemente tive oportunidade de montar e fiquei maravilhado. ja montei 4 vezes e cada vez que o faço fico a pensar logo na proxima ! montei no picadeiro do hotel Golf Mar no vimeiro. Enfim digamos que tive uma aula e resto pedi para andar somente com cavalo no exterior as voltas do recinto.

acontece que a passo nao tenho qualquer problema mas, quando é para galopar ai a coisa piora pois apesar de o conseguir fazer nao me sinto ha vontade .....
Acontece que o meu filho de 4 anos, tambem andou de ponei e adorou.... e pediu me um !! e é aqui que peço a vossa ajuda.

Tenho espaço para ter um ponei e ate um cavalo, mas tenho receio de nao estar ha altura !
a nivel de alimentacao, teria pasto suficiente mas iria completar a dieta com ração, agua tambem nao é problema...

pensei inicialmente em ter um Garrano, por ser de porte pequeno, logo podeira usar eu e o miudo mas penso que seria melhor começar com um ponei!
será pura ilusão deixar me enganar pelo tamanho? sei que tanto come e tem necessidades um ponei como um cavalo mas penso que mesmo a nivel de "educação" ao animal seria mais facil com o ponei!

terei enganado? que aconselham, compro ponei ou melhor estar quieto?

realço que nao tenho qualquer experiencia.

obrigado e aguardo pelas vossas opinioes.

cprts,
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda ago 22, 2011 12:23 am

Ora viva,

Desde já elogio-o pela sua sinceridade e serenidade perante o assunto.
Agora vamos ao que interessa.

Tal como o Marco disse, as despesas de um pónei são parecidas às de um cavalo. Ambos precisam de ração, água, feno. Ambos irão ter despesas veterinárias (vacinas anuais e caso aconteça alguma coisa) e ainda as ferrações.
Isto para o manter.

Na minha opinião eu não partia já para a compra de um animal, visto que a sua experiência é pouca e os cavalos são propensos a alguns problemas graves, tais como as cólicas. E estas têm que ser atendidas por pessoas experientes e actuar na hora.

Comprar o animal em si, acredito que seja fácil, manter é difícil. Requer o seu tempo (acredite, rouba-lhe imenso tempo, a tratar, a limpar cama...etc.), despesas diárias.

Pense bem.

Os cavalos são animais sensíveis e frágeis para se manterem e com a sua pouca experiência eu não o aconselharia a comprar para já. Inscreva-se num centro, tenha aulas. Aprenda o manuseio do animal, desfrute de horinhas em cima do arreio (no mínimo umas 100 lições para estar preparado).

E boa sorte.
Última edição por sara__sfmr em segunda ago 22, 2011 3:05 am, editado 1 vez no total.
Eis a questão..
kuadro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 20, 2011 9:23 pm

segunda ago 22, 2011 1:14 am

Garrano, nao aconselho, são teimosos, brutos e irrequietos!
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda ago 22, 2011 3:08 am

kuadro Escreveu:Garrano, nao aconselho, são teimosos, brutos e irrequietos!

LLLLLLLLLLLLOOOOOOLLLLLLLLLLL

Os Garranos são cavalos dóceis e de fácil treino.
Por isso é que eles são típicos cavalos de passeios nas montanhas. E caso fossem brutos e irrequietos ninguém se arriscaria a subir montanha a cima com um cavalo temperamental. :|
Eis a questão..
marcoivos
Mensagens: 6
Registado: domingo ago 21, 2011 9:51 pm

segunda ago 22, 2011 10:52 am

muito obrigado pelos conselhos Sara,

efectivamente vou me ficar por umas aulas ou até mesmo por uns passeios assim suaves para me ir habituando e até relamente ver se não é uma "moda" passageira.

levo miudo comigo e divertimo nos os dois umas horitas por lá.

obrigado
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

segunda ago 22, 2011 2:20 pm

De nada marcoivos.
Se todos os users que vêm para aqui dizer que querem um cavalo (devem pensar que cai do céu) fossem como o marcoivos, teríamos uma comunidade com um óptimo ambiente. :)

Desejo-lhe umas boas aulas deste tão belo desporto.

Disponha.
Eis a questão..
kuadro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 20, 2011 9:23 pm

segunda ago 22, 2011 8:36 pm

se eu nao tivesse lidado com 2 cavalos Garranos, talvez nao dissesse isso!
-.-
anasabreu
Membro Veterano
Mensagens: 462
Registado: quarta fev 01, 2006 1:21 pm
Localização: Becky e Sissi (Golden Retrievers); Farrell, Finola e Ishkhy (British Shorthair); Caramelo e Cainxa (
Contacto:

segunda ago 22, 2011 9:00 pm

Olá,
Parabéns pela chegada a este mundo dos cavalos, seja benvindo!
Bom, começando pelo principio, manter um cavalo não é dificil quando se quer mesmo ter e tem vontade de aprender, e isso não me parece problema para si.
O que me parece poder ser um problema é que principalmente pela segurança do seu filho, quem lhe vai ensinar e ao ponei (ou cavalo) o que está certo e errado? Não pelo facto de ser a forma bonita ou desportivamente correcta mas por ser segura de fazer as coisas?!
Ter o equino em casa, seja ponei ou cavalo sigificará mais trabalho, isso é verdade e mesmo que o tenha a campo a alimentação e água requerem no minimo 2 visitas diárias, bem como verificar se ele está bem fisicamente (pois a campo pode magoar-se mais do que estabulado) enfim... muitos outros pormenores que terei muito prazer em ajudar se realmente for essa a sua opção!
O meu conselho? Seria por continuar mais um tempinho com os cavalos do centro hipico, aprendam bem os 2 como tratar do cavalo, entretanto o seu filho vai crescer mais um pouco e poderá partilhar um pequeno cavalo consigo... no entanto tenha em atenção na escolha entre cavalo e ponei pois uma criança não tem tamanho nem força para um ponei muito menos para um cavalo, além de que a queda é maior! :)
Saliento que seja qual for a sua opção pode contar com a minha ajuda para esclarecimento das dúvidas que tiver... e não, um cavalo não é um bicho de sete cabeças para cuidar, além de que a campo eles vivem muito mais saudaveis e felizes sem dar muitas preocupações!!!
<p>Ana Abreu</p>
<p><u>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </u></p>
<p>Sorrir sempre...</p>
marcoivos
Mensagens: 6
Registado: domingo ago 21, 2011 9:51 pm

terça ago 23, 2011 3:29 pm

boas,

já agora, gostava de saber a vossa opinião relativamente ao material para me iniciar!

aconselham bota ou botim ?

estive a ver na decathlon e vou adquirir por agora o material lá, pelas minhas contas vou gastar ai uns 50 €, entre bota/botim + toque + luvas

para ja nao vou comprar calças, acho "piada" ver as moças com aquelas calças mas em mim ............ :)

a nivel de aulas, irei ver as instalações da Esc. Prof. agricola da Paiãa ver se me agrada .... pois fica bem mais perto de minha casa.

obrigado
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

terça ago 23, 2011 3:37 pm

marcoivos Escreveu:boas,

já agora, gostava de saber a vossa opinião relativamente ao material para me iniciar!

aconselham bota ou botim ?

estive a ver na decathlon e vou adquirir por agora o material lá, pelas minhas contas vou gastar ai uns 50 €, entre bota/botim + toque + luvas

para ja nao vou comprar calças, acho "piada" ver as moças com aquelas calças mas em mim ............ :)

a nivel de aulas, irei ver as instalações da Esc. Prof. agricola da Paiãa ver se me agrada .... pois fica bem mais perto de minha casa.

obrigado

Para trabalho diário do meu cavalo utilizo botins + polainas.
Para provas botas. :wink:

Na Paiã. Humm... A Paiã tem estado muito instável a nível de monitores.
Eis a quest&atilde;o..
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

terça ago 23, 2011 3:39 pm

kuadro Escreveu:se eu nao tivesse lidado com 2 cavalos Garranos, talvez nao dissesse isso!
-.-

Mas dois Garranos não são Os Garranos. :roll:
Eis a quest&atilde;o..
kuadro
Mensagens: 7
Registado: sábado ago 20, 2011 9:23 pm

terça ago 23, 2011 4:54 pm

e em relaçao aos garranos, ha um centro hipi em frente á minha casa, onde existem variados garranos, e sao todos irrequietos e brutos. e nao é a raça de cavalo ideal para crianças e principiantes.
:P

Editado pela moderação - Desrespeito por foristas
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

terça ago 23, 2011 5:06 pm

kuadro Escreveu:ós sara nao sei kuantas, eu ja estou farto de ver comentários absurdos vindos de si, venho pedir-lhe k se cale de uma vez por todas, para o bem de toda a sociedade.
e em relaçao aos garranos, ha um centro hipi em frente á minha casa, onde existem variados garranos, e sao todos irrequietos e brutos. e nao é a raça de cavalo ideal para crianças e principiantes.
:P
Eu andei consigo na escola? Não me parece muito.
Vai me ensinar o que é um Garrano. Está claro.

Reportado.



Que chegue o Inverno... MUITO RÁPIDO!!!! 8)
Eis a quest&atilde;o..
marcoivos
Mensagens: 6
Registado: domingo ago 21, 2011 9:51 pm

quarta ago 24, 2011 9:31 am

Enfim .......................

Sara, falando do que importa :)

fui ha decathlon e já tratei do equipamento, comprei toque e as palainas.
para já nem botim nem bota ...... eu tenho umas botas da timberland la em casa que vão fazer o papel na perfeição axo.

agora é esperar que venham as aulas :)
sara__sfmr
Membro Veterano
Mensagens: 1425
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta ago 24, 2011 2:43 pm

marcoivos Escreveu:Enfim .......................

Sara, falando do que importa :)

fui ha decathlon e já tratei do equipamento, comprei toque e as palainas.
para já nem botim nem bota ...... eu tenho umas botas da timberland la em casa que vão fazer o papel na perfeição axo.

agora é esperar que venham as aulas :)

Cuidado com as solas de algumas botas marcoivos!
Algumas solas podem prender nos estribos, e em caso de queda pode não conseguir soltar-se.
Vale mais prevenirmos do que remediarmos.
Tenha cuidado com isso.
Eis a quest&atilde;o..
Responder

Voltar para “Cavalos”