Contudo notei que o seu pescoço começa a descair ligeiramente para o lado direito. Se o tentar endireitar, ele fica no lugar mas, assim que tiro a mão, ele volta a cair para o lado como se estivesse frouxo. Já tinha conhecido um lusitano velho com o mesmo problema, mas bastante mais acentuado. :\
Perguntei ao pessoal do centro hípico, e disseram-me que tem a ver com a raça que por natureza tem um pescoço grande, mas que era melhor falar com um veterinário. Ainda não tive oportunidade para tal, por isso andei a informar-me na internet e, ao que parece, está bastante ligado à perda de peso, o que faz todo o sentido. A gordura acumulada que sustenta aquela zona do pescoço desaparece e ele perde a firmeza, um pouco com acontece com as pessoas quando perdem muito peso e a pele não perde a elasticidade anteriormente ganha.
Dizem também que tem tendência a agravar com a idade e que pode trazer alguns problemas no trabalho do cavalo quando o problema já está bastante acentuado.
Soluções, não encontrei nenhumas. Disseram-me que o trabalho ajuda pois cria massa muscular, mas que não é 100% eficaz.
Alguém tem/teve o mesmo problema? Sabem de alguma coisa que possa ajudar a resolvê-lo? Obrigado a todos!