Página 1 de 2
Pescoço descaído (broken/fallen crest) em cavalos ibéricos
Enviado: sábado set 10, 2011 11:52 am
por gluui
Há coisa de meses comprei o meu primeiro cavalo, um Andaluz de 8 anos. Visto que já se encontrava sem trabalhar há algum tempo estava gordo e em baixo de forma. Com o trabalho que tem feito, perdeu algum peso, e agora está mais bonito e saudável.
Contudo notei que o seu pescoço começa a descair ligeiramente para o lado direito. Se o tentar endireitar, ele fica no lugar mas, assim que tiro a mão, ele volta a cair para o lado como se estivesse frouxo. Já tinha conhecido um lusitano velho com o mesmo problema, mas bastante mais acentuado. :\
Perguntei ao pessoal do centro hípico, e disseram-me que tem a ver com a raça que por natureza tem um pescoço grande, mas que era melhor falar com um veterinário. Ainda não tive oportunidade para tal, por isso andei a informar-me na internet e, ao que parece, está bastante ligado à perda de peso, o que faz todo o sentido. A gordura acumulada que sustenta aquela zona do pescoço desaparece e ele perde a firmeza, um pouco com acontece com as pessoas quando perdem muito peso e a pele não perde a elasticidade anteriormente ganha.
Dizem também que tem tendência a agravar com a idade e que pode trazer alguns problemas no trabalho do cavalo quando o problema já está bastante acentuado.
Soluções, não encontrei nenhumas. Disseram-me que o trabalho ajuda pois cria massa muscular, mas que não é 100% eficaz.
Alguém tem/teve o mesmo problema? Sabem de alguma coisa que possa ajudar a resolvê-lo? Obrigado a todos!

Fallen crest = "Gato"
Enviado: terça jan 24, 2012 6:26 pm
por RitaCF
Olá,
Fallen crest é aquilo a que em gíria cavalar portuguesa se chama de "gato".
O "gato" pode surgir como consequência do aumento de condição corporal, em que a acumulação de reservas de gordura no bordo superior do pescoço se torna de tal forma excessiva, que o ligamento crinal não consegue suportar o peso e o pescoço pende para a esquerda ou para a direita.
É também uma patologia que tem uma componente genética - surge no cavalo Lusitano, por ex, e no seu primo o PRE (entre outros), com uma prevalência baixa. Tende também a agravar com a idade.
É possível que o fortalecimento da musculatura do bordo superior do pescoço ajude a que a condição não se agrave, pois o músculo pode ajudar a suster a crineira. Mas no que diz respeito à causa do problema - o ligamento crinal - pouco ou nada há a fazer.
Do que sei, é meramente um problema inestético.
Cumps,
Rita
Enviado: sexta fev 03, 2012 9:06 am
por anasabreu
O gato não será só inestético, segundo os entendidos na matéria "aumenta também o peso do antemão do cavalo, obrigando-o a efectuar um esforço muscular extra" - in HIPOLOGIA
Mas não apresentam soluções para isso...
Enviado: sexta jan 11, 2013 12:12 pm
por Iniciante
Tenho andado a pesquisar sobre este assunto e não encontro grande coisa.
Adquiri agora um cavalo cruzado com 5 anos (na verdade é um PSL mas o pai não foi pontuado logo ele é um cruzado, o que também pouco importa). Ele tem um pescoço largo com um bordo crinal espesso e as crinas são fartas e longas.
No centro hipico onde está disseram-me que ele tem o "gato" no pescoço e que mais cedo ou mais tarde vai cair...
Ora o criador a quem o comprei garante que esse defeito não existe e que qualquer veterinário de cavalos atestará essa questão.
Ao que me parece é uma questão pouco abordada. Há quem diga que é meramente estético, outros que tem implicações na locomoção do cavalo.
Dado que o animal é muito calmo e aparenta uma boa cabeça, não me incomodaria a sua aparência, só não quero vê-lo sofrer.
Entre os foristas, alguém sabe alguma coisa sobre esta questão?
Obrigada
Enviado: sexta jan 11, 2013 1:03 pm
por anasabreu
Olá,
cair, mais cedo ou mais tarde... não me parece que seja bem assim! Ter um pescoço desenvolvido e bastante forte não significa obrigatoriamente que ele irá tombar... pode tombar ou não, e só nessa altura é que passa a ter um "gato". Já vi uma égua com um pescoço tão forte e grosso, maior do que muitos garanhões que à primeira vista passava bem por um, já com alguma idade e nem por isso tinha um gato!
Julgo que não deve preocupar-se com isso antes do tempo, continue a trabalha-lo para que a musculatura do pescoço não se perca e continue a conseguir sustentar o peso sem tombar...
mas isto é só a minha opinião...

Que tal uma foto do cavalinho de lado e sem arreios para conseguirmos ver melhor o que diz!?
Enviado: sexta jan 11, 2013 2:25 pm
por Iniciante
Obrigada pela pronta resposta!
Assim que possa posto uma foto dele. A única que tenho comigo, ele está aparelhado.
Neste momento ele não tem "gato" algum. O bordo crinal é espesso mas é todo ele assim, sem quaiquer falhas, fazendo uma linha ligeiramente côncava mas perfeita. Mas, comparado com os outros cavalos de lá, ele realmente tem um pescoço mais largo e o bordo crinal mais sobressaído.
Já pedi conselho veterinário por mail e responderam-me para continuar a trabalha-lo e não o deixar engordar, basicamente manter o cavalo saudável, e isso vale para tudo, não é?
Enviado: sexta jan 11, 2013 2:53 pm
por MVieira27
Também é preciso ver com que cavalos o compara... um puro sangue ou um àrabe não tem um pescoço comparável com o lusitano!
Acho que não deveria preocupar-se demasiado com isso, continue a trabalhá-lo no bom sentido, sida os conselhos do seu veterinário que me parecem sensatos. Até porque o lusitano é um cavalo que engorda rapidamente, e bem pior que um pescoço descaído é uma laminite!
Mas fico a espera de ver uma foto do cavalinho!

Enviado: domingo jan 13, 2013 1:22 am
por SuaAlteza
Aconselho a perguntar junto de um equitador a melhor maneira para fazer musculacao. Normalmente os cavalos quando colocados com o pescoco encurvado , quando bem ensinados tendem a criar musculo na parte de cima arredondada do pescoco , ai evita se o gato e de facto o cavalo fica correctamente colocado. Ha pessoas que colocam mal o cavalo obrigando o a exercitar o musculo contrario ao falado anteriormente , o musculo do pescoco que esta por cima do peito. Tenho uma amiga que tem esse problema com o cavalo dela , encurva o de mais e mal encurvado , ao passo que o fucinho do cavalo quando encurvado correctamente tem de fazer angulo de 90 graus com o chao o dela faz quase 40 graus. e' o meu conselho , procurar junto de um professor experiente uma forma correcta de exercitar esse musculo todos os dias e cuidado com a alimentacao claro. Espero ter ajudado , cumps*
(alias pode ver se um pouco pela imagem que tenho actual no forum)
Enviado: domingo jan 13, 2013 5:50 pm
por indigo003
volteio com goque ou chambon são muito bons. o cavalo começa a trabalhar bem estendido, o que permite relaxar o bordo inferior do pescoço e muscular gradualmente o bordo superior. isso, aliado a uma equitação correcta vai permitir ao cavalo o ganho de massa muscular nos sitios correctos!

Enviado: segunda jan 14, 2013 10:27 am
por Iniciante
Obrigada a todos!
Pois o cavalo, para já não tem "gato" algum... o que não quer dizer que não venha a ter, mas não nos vamos preocupar com isso agora.
Vamos fazer tudo para o manter saudável e com uma vida longa e feliz.
Ele está um pouco "verde", precisa de muito trabalho, mas parece ter uma excelente cabeça pois mantém-se calmo e aprende com muita facilidade. E para mim, muito mais do que o aspeto físico conta o caracter do animal e a sua cabeça.
Como sou ainda pouco inexperiente nestas andanças não sei o que é o "goque ou chambon". Um equitador conhecido sugeriu-nos trabalho à guia com o aparelho pessoa esse eu sei o que é, será algo do género?
Enviado: segunda jan 14, 2013 12:24 pm
por MVieira27
Por favor, não enchouriçe já o cavalo em aparelhos.... O pessoa é para ser manuseado com MUITO cuidado (assim como a todos os outro) e bem pegulado. Principalmente se é um cavalo verde que está a iniciar o trabalho... Se um aparelho bem usado pode fazer maravilhas, mal doseado pode dar cabo de um cavalo. Se ele trabalha bem na guia, com impulsão, cadência, e regularidade, o resto vem com o tempo
Enviado: segunda jan 14, 2013 2:40 pm
por Iniciante
MVieira27 Escreveu:Por favor, não enchouriçe já o cavalo em aparelhos....
Eu nem trabalha-lo à guia ainda sei, a única coisa que faço desde que ele chegou é ir todos os dias verifica-lo, ver se a cama está limpa, se tem água, se está bem no geral e solto-o um pouco no picadeiro para ele andar um pouco, mas ele fica encostado a mim e só anda se eu andar, acho que tudo é muito novo ainda para ele...
Eu só quero que ele seja feliz com os novos donos, e que tenha saúde!
Enviado: segunda jan 14, 2013 3:09 pm
por MVieira27
Que idade tem ele?
Enviado: segunda jan 14, 2013 4:24 pm
por Iniciante
Tem 5 anos!
Enviado: segunda jan 14, 2013 5:34 pm
por MVieira27
Oh! Ainda é um bébé!
