Morte do garanhão Hickstead (video)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta dez 02, 2011 11:14 am

http://www.youtube.com/watch?v=zoL5b-KJUvo

O conhecido cavalo de obstáculos, Hickstead, morreu no passado dia 6 de Novembro no decorrer de uma prova de obstáculos da FEI. Aparentemente uma ruptura na Aorta, que conduziu a falência cardiaca e à morte deste cavalo fantástico.

há duas coisas que me fazem torcer o nariz...

primeiro, o cavalo era um atleta de alta competição, estava em forma, não lhe estava a ser pedido um esforço que ele não tivesse feito antes, tinha uma equipa de veterinários a segui-lo, e foi tb examinado pelos veterinários da prova... e ainda assim tem um colapso cardiaco no meio de uma prova? para quem está ligado aos cavalos... quanto mais importante e mais destaque se der a determinada prova, maior o controlo de substâncias não autorizadas dadas ao cavalo, certo?

segundo, faz me uma certa confusão o facto de o cavaleiro não saber como reagir! assim que o cavalo começa a ter espasmos aproxima-se um grupo de gente que prontamente tiram a cilha, tentam tirar a cabeçada e fazer algo pelo cavalo. enquanto isso o cavaleiro (atenção, é um dos cavaleiros que eu mais admiro!!) está ali simplesmente sem fazer nada. acho que isto tem a ver com o distanciamento que há entre cavaleiro e cavalo, pois estes cavaleiros normalmente teem uma equipa da tratadores para tudo e mais alguma coisa...

Bem, fica a dúvida... e ao mesmo tempo a homenagem a um dos cavalos mais magnificos que tive hipótese de ver em prova!!

RIP Hickstead*
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

sexta dez 02, 2011 6:21 pm

indigo003 Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=zoL5b-KJUvo

O conhecido cavalo de obstáculos, Hickstead, morreu no passado dia 6 de Novembro no decorrer de uma prova de obstáculos da FEI. Aparentemente uma ruptura na Aorta, que conduziu a falência cardiaca e à morte deste cavalo fantástico.

há duas coisas que me fazem torcer o nariz...

primeiro, o cavalo era um atleta de alta competição, estava em forma, não lhe estava a ser pedido um esforço que ele não tivesse feito antes, tinha uma equipa de veterinários a segui-lo, e foi tb examinado pelos veterinários da prova... e ainda assim tem um colapso cardiaco no meio de uma prova? para quem está ligado aos cavalos... quanto mais importante e mais destaque se der a determinada prova, maior o controlo de substâncias não autorizadas dadas ao cavalo, certo?

segundo, faz me uma certa confusão o facto de o cavaleiro não saber como reagir! assim que o cavalo começa a ter espasmos aproxima-se um grupo de gente que prontamente tiram a cilha, tentam tirar a cabeçada e fazer algo pelo cavalo. enquanto isso o cavaleiro (atenção, é um dos cavaleiros que eu mais admiro!!) está ali simplesmente sem fazer nada. acho que isto tem a ver com o distanciamento que há entre cavaleiro e cavalo, pois estes cavaleiros normalmente teem uma equipa da tratadores para tudo e mais alguma coisa...

Bem, fica a dúvida... e ao mesmo tempo a homenagem a um dos cavalos mais magnificos que tive hipótese de ver em prova!!

RIP Hickstead*
Foi uma grande perda sim :cry:

Quanto ao que coloquei a bold, acho que foi mesmo "ficar sem reacção possível". Eu falo por mim: se me acontecesse algo parecido ou igual, o "choque" iria ser tanto que paralisava por completo. Quando é connosco é diferente, daí virem logo outras pessoas retirar os "apetrechos" do cavalo. Acho que não se tratou de distanciamento entre ambos, mas sim do choque do momento.
:|

De resto, também fico na dúvida como é que um animal destes, que é controlado a todas as horas por veterinários e exames médicos, colapsa assim de um momento para o outro :? Faz-me lembrar alguns casos de desportistas de alta competição que sofrem de morte súbita sem nada o fazer prever. Tanto controlo e ninguém detecta uma anomalia destas? :?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado dez 03, 2011 5:11 am

uma das maiores quedas que eu já vi uma pessoa dar durante uma prova de obstáculos foi de uma amiga minha. numa ria a égua dela mergulhou de mãos no meio da ria e enrolou se no salto. a Marta foi projectada uma carrada de metros à frente, partiu o nariz e um pulso, e ainda assim quando as pessoas estavam a correr para a ajudar já ela se tinha levantado de um salto para ver como estava a égua!
Responder

Voltar para “Cavalos”