http://www.youtube.com/watch?v=zoL5b-KJUvo
O conhecido cavalo de obstáculos, Hickstead, morreu no passado dia 6 de Novembro no decorrer de uma prova de obstáculos da FEI. Aparentemente uma ruptura na Aorta, que conduziu a falência cardiaca e à morte deste cavalo fantástico.
há duas coisas que me fazem torcer o nariz...
primeiro, o cavalo era um atleta de alta competição, estava em forma, não lhe estava a ser pedido um esforço que ele não tivesse feito antes, tinha uma equipa de veterinários a segui-lo, e foi tb examinado pelos veterinários da prova... e ainda assim tem um colapso cardiaco no meio de uma prova? para quem está ligado aos cavalos... quanto mais importante e mais destaque se der a determinada prova, maior o controlo de substâncias não autorizadas dadas ao cavalo, certo?
segundo, faz me uma certa confusão o facto de o cavaleiro não saber como reagir! assim que o cavalo começa a ter espasmos aproxima-se um grupo de gente que prontamente tiram a cilha, tentam tirar a cabeçada e fazer algo pelo cavalo. enquanto isso o cavaleiro (atenção, é um dos cavaleiros que eu mais admiro!!) está ali simplesmente sem fazer nada. acho que isto tem a ver com o distanciamento que há entre cavaleiro e cavalo, pois estes cavaleiros normalmente teem uma equipa da tratadores para tudo e mais alguma coisa...
Bem, fica a dúvida... e ao mesmo tempo a homenagem a um dos cavalos mais magnificos que tive hipótese de ver em prova!!
RIP Hickstead*
Morte do garanhão Hickstead (video)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm
Foi uma grande perda simindigo003 Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=zoL5b-KJUvo
O conhecido cavalo de obstáculos, Hickstead, morreu no passado dia 6 de Novembro no decorrer de uma prova de obstáculos da FEI. Aparentemente uma ruptura na Aorta, que conduziu a falência cardiaca e à morte deste cavalo fantástico.
há duas coisas que me fazem torcer o nariz...
primeiro, o cavalo era um atleta de alta competição, estava em forma, não lhe estava a ser pedido um esforço que ele não tivesse feito antes, tinha uma equipa de veterinários a segui-lo, e foi tb examinado pelos veterinários da prova... e ainda assim tem um colapso cardiaco no meio de uma prova? para quem está ligado aos cavalos... quanto mais importante e mais destaque se der a determinada prova, maior o controlo de substâncias não autorizadas dadas ao cavalo, certo?
segundo, faz me uma certa confusão o facto de o cavaleiro não saber como reagir! assim que o cavalo começa a ter espasmos aproxima-se um grupo de gente que prontamente tiram a cilha, tentam tirar a cabeçada e fazer algo pelo cavalo. enquanto isso o cavaleiro (atenção, é um dos cavaleiros que eu mais admiro!!) está ali simplesmente sem fazer nada. acho que isto tem a ver com o distanciamento que há entre cavaleiro e cavalo, pois estes cavaleiros normalmente teem uma equipa da tratadores para tudo e mais alguma coisa...
Bem, fica a dúvida... e ao mesmo tempo a homenagem a um dos cavalos mais magnificos que tive hipótese de ver em prova!!
RIP Hickstead*

Quanto ao que coloquei a bold, acho que foi mesmo "ficar sem reacção possível". Eu falo por mim: se me acontecesse algo parecido ou igual, o "choque" iria ser tanto que paralisava por completo. Quando é connosco é diferente, daí virem logo outras pessoas retirar os "apetrechos" do cavalo. Acho que não se tratou de distanciamento entre ambos, mas sim do choque do momento.

De resto, também fico na dúvida como é que um animal destes, que é controlado a todas as horas por veterinários e exames médicos, colapsa assim de um momento para o outro

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
uma das maiores quedas que eu já vi uma pessoa dar durante uma prova de obstáculos foi de uma amiga minha. numa ria a égua dela mergulhou de mãos no meio da ria e enrolou se no salto. a Marta foi projectada uma carrada de metros à frente, partiu o nariz e um pulso, e ainda assim quando as pessoas estavam a correr para a ajudar já ela se tinha levantado de um salto para ver como estava a égua!