Página 1 de 1

Como é que distingo as diagonais?

Enviado: quinta abr 05, 2012 11:12 am
por CatarinaR
Boa tarde a todos :)

Há cerca de 3 anos que monto (não com a frequência que gostava) e ainda não sei distinguir em que diagonal estou.
Sei que estou na certa quando o meu instrutor me diz «Estás bem!» e sei que estou na errada quando me diz «Olha a diagonal!» ao qual me deixo ficar sentada numa batida extra e depois continuo a fazer o trote levantado.
Mas como saber, por mim, isto que o meu instrutor me diz?

Um outro problema é que, quando estou na diagonal certa tento concentrar-me sobre qual a sensação que isso me provoca e não sinto nada de diferente à quando ando na diagonal errada. Nem desconforto sinto :?
Será por causa dos andamentos do cavalo? Será por minha causa?

Uma outra questão que gostaria de tirar umas dúvidas é: qual a posição das pernas do cavaleiro? O joelho também deve de "apertar" contra o cavalo?

Obrigada desde já :wink:

Enviado: quinta abr 05, 2012 1:57 pm
por vitormvitor
boa tarde! :)
estarás bem quando a pata dianteira do lado de fora estiver á frente tu terás de estar em pé! quando a pata dianteira do lado de fora estiver a tras terás de estar sentada na sela!

espero que tenhe entendido! :)

se nao percebeu, diga, que eu tento explicar doutra forma! :)

Enviado: quinta abr 05, 2012 2:04 pm
por indigo003
o que deve estar justo à barriga do cavalo são as suas pernas, sempre com o calcanhar bem descido!

quando estamos na diagonal certa sentimos muito mais a impulsão do movimento do cavalo. quando estamos na diagonal errada parece que o rabo "cai" para o arreio! :wink:

Enviado: quinta abr 05, 2012 2:24 pm
por CatarinaR
vitormvitor, muito obrigada por me esclarecer, entendi perfeitamente. Logo que for montar irei fazer o que me explicou e ver o resultado. :wink:
Espero que o meu instrutor diga muitas dizes «Estás bem!». :D

indigo003, obrigada por responder.
Mas que parte da perna deve de estar em contacto com o cavalo?
Ultimamente, tenho notado que me tenho "agarrado" com os joelhos e creio que não é o certo a se fazer porque perco enumeras vezes os estribos. Principalmente nos saltos :|
quando estamos na diagonal certa sentimos muito mais a impulsão do movimento do cavalo. quando estamos na diagonal errada parece que o rabo "cai" para o arreio!
Entendido. Já notei algumas vezes esta sensação de impulsão mais fluente quando estou na diagonal certa.. mas, para dizer a verdade, as diagonais parecem-se iguais :?

Só mais uma questão que me surgiu agora: porquê/qual a importância das diagonais?

Enviado: quinta abr 05, 2012 2:29 pm
por indigo003
porque ao fazer o trote na diagonal certa vai aliviar a pressão na espádua que vai fazer o movimento! ;)

Enviado: quinta abr 05, 2012 2:45 pm
por vitormvitor
no inicio vai ser um bocado dificil perceber qual a perna que vai á frente, mas depois quendo ja se sabe distinguir, é mais facil! :)

Enviado: quinta abr 05, 2012 2:55 pm
por CatarinaR
indigo003, faz sentido. Obrigada :)

vitormvitor, obrigada pela ajuda :wink:

Enviado: quinta abr 05, 2012 3:03 pm
por vitormvitor
de nada! sempre que tenha duvidas exponha! se eu souber ajudar ajudo, se nao souber, espero por uma resposta, visto que se aprende muito com as duvidas dos outros! ;)

Enviado: terça abr 17, 2012 11:24 am
por Lids
Penso que ficou só por responder a questão relacionada com os joelhos. Realmente não é correcto apoiar-se com os joelhos. A barriga da perna é que deve estar em contacto com o cavalo. Ao se agarrar com os joelhos, a parte de baixo da perna vai subir em direção ao arreio e o seu tronco seguirá a direção oposta inclinando-se para a frente. Assim vai-lhe acontecer exactamente o que lhe esta a acontecer que é perder os estribos e possivelmente sentir algum desiquilibrio quando faz a receção dos saltos ( porque o seu tronco está para a frente, pernas para cima e o único apoio são os joelhos).
Tente fazer mais força com a barriga da perna e por o calcanhar para baixo. Agarrar-se com o joelho é um mau vício mas que se consegue corrigir ;)

Enviado: quinta mai 03, 2012 6:37 pm
por CatarinaR
Lids obrigada pelo esclarecimento :wink:

Enviado: sexta nov 09, 2012 10:17 pm
por gubinho
Já agora só uma questão: diz que quando esta a trotar na diagonal errada o seu instrutor a avisa e que se senta uma vez no arreio...presumo que esteja a montar um cavalos pequeno, para ai com 1.50 mt. não? Se assim for, nao se preocupe muito por nao sentir grande diferença de uma diagonal para a outra, quando montar um cavalo maior verá que sentira com mais facilidade a diferença. nos cavalos mais pequenos costuma ( se bem equilibrados ) ser muito dificil distinguir a diagonal porque muitas vezes ao alargarem o trote acabam por multiplicar em vez de ampliar as passadas e a velocidade com que passam a trotar, impede-nos muitas vezes de destinguir a diagonal. mas com o tempo acabara por se habituar a detectar a diferença.