O que é preciso para ser toureiro a cavalo?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quinta ago 02, 2012 9:27 pm

Infelizmente ambém eu...
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sexta ago 03, 2012 12:03 pm

Cada um tem a sua opinião, cada um entende a Tauromaquia da maneira que entender. Como pessoas civilizadas temos é de aceitar e compreender que isso nunca irá acabar , não digo por gostar, digo mesmo por ser verdade .
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta ago 03, 2012 12:47 pm

Rita964 Escreveu:Cada um tem a sua opinião, cada um entende a Tauromaquia da maneira que entender. Como pessoas civilizadas temos é de aceitar e compreender que isso nunca irá acabar , não digo por gostar, digo mesmo por ser verdade .
Isso duvido...cada vez são mais as cidades pelo mundo a abolir essa "arte"sobre a parte do teu comentario sobre pessoas civilizadas, cito Mahatma Gandhi "A grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata seus animais"
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sexta ago 03, 2012 12:55 pm

Portugal está quase a acabar com as corridas de toiros , por essa razão é que a Praça do Campo Pequeno esgotou ontem à noite :wink:
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 03, 2012 12:57 pm

Como o Bondage2010 disse, também me parece que vá acabar. Existem muitos países / localidades que já estão a abolir a tourada. Existem muitos movimentos anti-tourada, muitas manifestações. As pessoas estão a agir.

E já devia ter sido abolida à muito tempo. Felizmente, estão a reflectir na tortura, sofrimento, desrespeito e desonra que representa uma tourada.
Rita964
Membro Veterano
Mensagens: 228
Registado: quinta ago 26, 2010 3:23 pm

sexta ago 03, 2012 1:04 pm

As corridas são uma tradição que já existe a muitos anos, duvide mesmo muito que acabe . Já faz parte da tradição de Portugal. São milhares de aficionados neste país e noutros pelo mundo fora.
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sexta ago 03, 2012 1:23 pm

É uma questão de sensibilidade. A minha não aguenta certas coisas que se vêem na tauromaquia. Poderia fazer uma lista aqui que nunca mais acabava. E referindo apenas o cavalo e a equitação! Porque se metesse o touro ao barulho, nunca mais saíamos daqui....
Não iria até afirmar que quem gosta de corridas de touros não é boa pessoa (até porque uma grande amiga minha é aficionada) simplesmente não querem/não tem capacidade de ver certas coisas que saltam à vista de outros...
Agora se vai acabar ou não.... só futuro o dirá! :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta ago 03, 2012 4:51 pm

Só que a tradição...já não é o que era ;) http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... nos-touros
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 03, 2012 5:13 pm

E é também sabido que o touro, antes de entrar na arena da praça, é mantido preso num local extremamente pequeno e sem luz. E quando vai para a arena a luz forte e o barulho deixam-no confuso e assustado. E o touro tenta fugir quando vai para a arena e não atacar de imediato. Muitas pessoas colocam gordura nos olhos do touro antes deste ir para a arena para ele ver mal. Cansam-no antes de ir para a arena, muitos usam sedativos, colocam sacos nas suas costas para o deixarem exausto e estafado. Cortam-lhe os cornos.

Vejam um touro no seu meio selvagem e depois um touro de lide e comparem a vivacidade de um e de outro. Comparem a alegria de um e de outro. Um é prisioneiro, sofre até morrer. O outro vive em liberdade, sente a brisa a passar, vive como deve viver.

Não percebo como pode ser a tourada uma tradição ...
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sexta ago 03, 2012 7:09 pm

Por isso é que depois o Ken vai mal habituado para Espanha e deixa que o touro lhe esventre o cavalo....
Não sabia dessa prática Nitara, ainda torna a coisa mais desprezível...
JohnGarden
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: segunda jul 30, 2012 1:23 pm

sexta ago 03, 2012 9:34 pm

Eu acredito que os nossos jovens é que vão ter mão nesta selvajaria. O Campo Pequeno até pode ter esgotado. Mas no tempo da Inquisição o povo também enchia as ruas e praças para ver os Autos de fé. No entanto já se acabou com essa tradição há muito tempo. Oxalá que esses cobardes dos toureiros e dos "aficcionados" sofram um dia um décimo daquilo que os pobres touros sofrem.
Sou a fmoniz ;)
bernas111
Mensagens: 6
Registado: terça ago 16, 2011 8:51 pm

segunda ago 06, 2012 4:47 pm

Uma grande resposta e verdade que citou o John :!:
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

terça ago 07, 2012 9:41 am

Pois, caros foristas, esta questão das touradas tem muito que se lhe diga!

Eu não posso dizer que não gosto da tourada, mas também não posso dizer que gosto. Sou de família de aficionados, vejo tourada desde que me lembro de ser gente, os meus pais sempre me levaram a praças ver corridas. Cresci num ambiente de fados e corridas de touros.

Do que gosto na tourada? Não sei, talvez seja o ambiente, as luzes, o cavalo e o touro, que são dois animais fantásticos, a música, sei lá, há algo que me faz ainda ver uma corrida de vez em quando.

O que odeio? A humilhação que sofre o touro, o sofrimento físico, o cavalo esporeado até sangrar...

Concordo com tudo o que dizem os que são anti-tourada. Mas também há muitos hipócritas neste meio que adoram saborear uma bela costeleta de novilho e não fazem ideia do que se passa nos matadouros deste pais, e passam bem ao lado de um cão abandonado na rua.

E virem dizer que quem gosta de tourada não é boa pessoa...por favor, isso já é demais, há que saber respeitar as opiniões dos outros e isso para mim é que não é ser boa pessoa, nem respeitar os principios da cidadania. Os meus pais são aficionados e são excelentes pessoas.

Se abolirem as touradas não me importo, acaba-se com o sofrimento dos animais. Se vão abolir em Portugal? Não creio, pelo menos nas proximas decadas.

O que vai acontecer ao touro bravo se acabarem as touradas? Também não creio que os ganadeiros os continuem a criar sem poderem tirar todo o proveito que tiram agora.

Quanto aos cavalos, quem de nós não ama vê-los a correr em liberdade, para mim não há nada mais belo que ver um cavalo correr pelo campo, ver os poldros a brincar junto da eguada. Mas também gostamos de os montar, de lhe colocar os arreios, cabeçadas e bridões que não são naturais. Já algum de nós pensou que o desbaste, na grande maioria é iniciado aos 3 anos ou menos, quando eles ainda não estão totalmente desenvolvidos a ponto de suportar o nosso peso, quando deviam ainda correr ao lado da mãe. Mas se nos disserem que não gostamos deles nós acreditamos que é mentira porque sentimos que os amamos e não os queremos ver sofrer. Mas acaba por ser tão subjetivo...

Cumprimentos
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

terça ago 07, 2012 9:39 pm

E virem dizer que quem gosta de tourada não é boa pessoa...por favor, isso já é demais, há que saber respeitar as opiniões dos outros e isso para mim é que não é ser boa pessoa, nem respeitar os principios da cidadania. Os meus pais são aficionados e são excelentes pessoas.
Concordo plenamente consigo. É precisamente o mesmo que dizer que quem come carne é má pessoa. Quem tem o computador ligado está a gastar energia e a contribuir para a poluição e é má pessoa. Simplesmente tem sensibilidades diferentes!
O que vai acontecer ao touro bravo se acabarem as touradas? Também não creio que os ganadeiros os continuem a criar sem poderem tirar todo o proveito que tiram agora.
Não sei se o proveito será tão grande assim...a não ser nas grandes casas, mas mesmo essas tem outras fontes de rendimento que pagam pelos touros.
Já algum de nós pensou que o desbaste, na grande maioria é iniciado aos 3 anos ou menos, quando eles ainda não estão totalmente desenvolvidos a ponto de suportar o nosso peso, quando deviam ainda correr ao lado da mãe. Mas se nos disserem que não gostamos deles nós acreditamos que é mentira porque sentimos que os amamos e não os queremos ver sofrer. Mas acaba por ser tão subjetivo...
O desenvolvimento completo de um cavalo termina à volta dos 5/6 anos, nunca antes. O trabalho "sério" deveria começar por essa altura. Agora há quem comece bem antes, que desbaste as 3 e aos 4 já fazem passagens de mão e outras babaridades do género. Isso é um absurdo. Passado uns anitos já rebentaram com o desgraçado. Por haver "quem faça" não quer dizer que seja correcto. E há quem saiba, quem se informe (basta ler as publicações de outro paises e meios)
Agora discordo com outro ponto, um cavalo aos 3 anos já é independente da mãe, que entretanto deve outro poldro e já correu com o primeiro (isto em meio natural)

Podemos montar e colocar arreios num cavalo sem o ferir ou causar desconforto. Alguem já ouviu falar em saddle fitting? Um cavalo até pode ser montado sem embocadura e esporas! Aqui em portugal é que o trio maravilha é recorrente = sela à portuguesa+ Freio+ esporas de roseta e em extra a bem famosa entre os toureiros, gamarra. E pica e puxa cavalinho!
(off topic) É uma das razões pela qual nunca mais pus o pés na golegã. Para ver misérias prefiro ficar em casa....
Iniciante
Membro
Mensagens: 165
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

quarta ago 08, 2012 9:41 am

E quando essas misérias ainda vêm acompanhadas por um cavaleiro alcoolizado...... :(
Responder

Voltar para “Cavalos”