O que é preciso para ser toureiro a cavalo?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
MVieira27
Membro
Mensagens: 150
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quarta ago 08, 2012 9:54 pm

É uma pouca vergonha e uma falta de respeito pelo animal...
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 2:25 pm

Nitara Escreveu:Eu também sou totalmente contra a tourada / indústria tauromáquica.
Acho lamentável alguém gostar de ver um animal sofrer ( dois aliás, o cavalo também sofre ).

Os aficionados não venham dizer que o touro não sofre. É impossível um touro não sofrer durante uma tourada. É espetado, sangra, cansa-se ...
Além de que já vai para a arena esgotado, com gordura nos olhos para não ver bem, com os cornos cortados e tudo o mais.não compreendo.
E não consigo ainda mais perceber como é que os aficionados, os forcados e os cavaleiros dizem que gostam de touros. Como ?

Estou envolvida em vários projectos anti-tourada e espero sinceramente que esta seja abolida em todos os lados. Porque nós, que realmente gostamos de animais, custa-nos imenso ver um animal a sofrer daquela maneira ( mais do que os aficionados pensam ). Nenhum animal merece ser tratado assim ... nenhum! Merecem respeito por parte dos humanos, merecem ser tratados com dignidade e honra e não sofrerem nos últimos minutos de vida.

Eu sou uma pessoa que, por norma, respeita todos os gostos e opiniões, mas não consigo ficar quieta quando isso se trata de bem-estar animal. E as touradas não preservam o bem-estar animal, nem por sombras e toda a gente sabe isso. Creio que ninguém ( ou quase ninguém ) é ignorante ao ponto de pensar que um touro não sofre. No mais ínfimo do ser, sei que os aficionados poderiam reflectir nisto. Mas, infelizmente, passa-lhes '' ao lado '' na maior parte das vezes porque o que interessa é a festa!

Sei que os que gostam de touradas não vão gostar de ler isto, mas o fórum também é um local para partilhar opiniões e por isso, eu partilho-a.
Que disparate!!! Aonde foi buscar o que está a bold?
...Esgotados:..? Gordura nos olhos...?Cortar os cornos antes de embolar?
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 2:30 pm

Nitara Escreveu:Como o Bondage2010 disse, também me parece que vá acabar. Existem muitos países / localidades que já estão a abolir a tourada. Existem muitos movimentos anti-tourada, muitas manifestações. As pessoas estão a agir.

E já devia ter sido abolida à muito tempo. Felizmente, estão a reflectir na tortura, sofrimento, desrespeito e desonra que representa uma tourada.
Então porque é que legalizaram os touros de morte em Barrancos? Os touros de morte são uma prética do país vizinho! E nós somos duma Republica das bananas...Legaliza-se o que é proibido, desde que praticado... são os touros de morte...os abortos...falta legalizar os homicidios e os roubos.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 3:22 pm

Petruska1 Escreveu:Que disparate!!! Aonde foi buscar o que está a bold?
...Esgotados:..? Gordura nos olhos...?Cortar os cornos antes de embolar?
Sei de fontes fidedignas que assim se processam as coisas.

E mesmo que não o soubesse, basta olhar para um touro selvagem e para um touro de lide. Repare se o touro de lide vem tão rápido, vivaço e com tanta energia. Não vem. E se ele é tão '' bem mantido e tratado '' antes de ir para a arena, porque aparenta estar cansado antes de dar uma única volta na arena ?

Não me diga que não sabe que os cornos são cortados ( ou aparados, cada um dá o nome que quiser ) ? Nunca vi uma tourada em que um touro tivesse os cornos completos. Nas festas de Pamplona, por exemplo, é que os touros vêm com os cornos inteiros.
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 3:35 pm

Nitara Escreveu:
Petruska1 Escreveu:Que disparate!!! Aonde foi buscar o que está a bold?
...Esgotados:..? Gordura nos olhos...?Cortar os cornos antes de embolar?
Sei de fontes fidedignas que assim se processam as coisas.

E mesmo que não o soubesse, basta olhar para um touro selvagem e para um touro de lide. Repare se o touro de lide vem tão rápido, vivaço e com tanta energia. Não vem. E se ele é tão '' bem mantido e tratado '' antes de ir para a arena, porque aparenta estar cansado antes de dar uma única volta na arena ?

Não me diga que não sabe que os cornos são cortados ( ou aparados, cada um dá o nome que quiser ) ? Nunca vi uma tourada em que um touro tivesse os cornos completos. Nas festas de Pamplona, por exemplo, é que os touros vêm com os cornos inteiros.
Nunca ouvi tal coisa!!!! Provavelmente, correram a maratona, antes da "corrida" e essa da gordura nos olhos para não verem bem, é um pouco surreal.
Quanto aos cornos, sei que são embolados, i.é técnca (actualmente) que consiste na colocação de um um copo metálico na sua frente, que cobre o corno desde a ponta até cerca de 10cm para trás, são forrados a couro, que irá cobrir não só os 10 cm de área já coberta pelo copo, mas também o restante corno. As embolas terminam com duas argolas metálicas, que têm como função segurar o cordel que as une na córnea do toiro.
No séc. XVI e XVII eram cortadas as pontas e colocadas bolas metálicas.

Que eu saiba, cortar corno, não dói. É o mesmo que cortar unhas, cabelo, casco etc.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 3:39 pm

Nitara Escreveu:
Petruska1 Escreveu:Que disparate!!! Aonde foi buscar o que está a bold?
...Esgotados:..? Gordura nos olhos...?Cortar os cornos antes de embolar?
Sei de fontes fidedignas que assim se processam as coisas.

E mesmo que não o soubesse, basta olhar para um touro selvagem e para um touro de lide. Repare se o touro de lide vem tão rápido, vivaço e com tanta energia. Não vem. E se ele é tão '' bem mantido e tratado '' antes de ir para a arena, porque aparenta estar cansado antes de dar uma única volta na arena ?

Não me diga que não sabe que os cornos são cortados ( ou aparados, cada um dá o nome que quiser ) ? Nunca vi uma tourada em que um touro tivesse os cornos completos. Nas festas de Pamplona, por exemplo, é que os touros vêm com os cornos inteiros.
São o mesmo espécimen
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 4:23 pm

Petruska1 Escreveu:São o mesmo espécimen
Eu sei que são a mesma espécie e foi exactamente por isso que eu comparei. Dá para ver bem as diferenças. Eu referi um touro selvagem e um de lide, ou seja, um criado no habitat natural e outro em cativeiro.

Se fossem espécies diferentes eu não faria comparação.




Em relação aos cornos, não se trata da dor ( pois essa o touro já sofre durante toda uma tourada ), trata-se de mutilação desnecessária e a meu ver, de desrespeito e desonra.
Não queria, mas tenho de dizer que os toureiros, forcados e todas as pessoas que participam nas touradas não são suficientemente corajosos para enfrentar um touro sem antes o '' modificarem ''.

De qualquer maneira, mesmo que as coisas se processem da maneira que a Petruska1 referiu, eu vou manter a minha opinião. Cresci com pessoas que abominam a tourada, tenho motivos e argumentos suficientes para manter a minha posição e nada vai mudar isso.
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 5:23 pm

Nitara Escreveu:
Petruska1 Escreveu:São o mesmo espécimen
Eu sei que são a mesma espécie e foi exactamente por isso que eu comparei. Dá para ver bem as diferenças. Eu referi um touro selvagem e um de lide, ou seja, um criado no habitat natural e outro em cativeiro.

Se fossem espécies diferentes eu não faria comparação.




Em relação aos cornos, não se trata da dor ( pois essa o touro já sofre durante toda uma tourada ), trata-se de mutilação desnecessária e a meu ver, de desrespeito e desonra.
Não queria, mas tenho de dizer que os toureiros, forcados e todas as pessoas que participam nas touradas não são suficientemente corajosos para enfrentar um touro sem antes o '' modificarem ''.

De qualquer maneira, mesmo que as coisas se processem da maneira que a Petruska1 referiu, eu vou manter a minha opinião. Cresci com pessoas que abominam a tourada, tenho motivos e argumentos suficientes para manter a minha posição e nada vai mudar isso.
Nitara desculpe, mas está a fazer uma grande confusão. O touro de lide não é criado em cativeiro, mas em liberdade, como parte integrante de um ecosistema.
Só referi o processo de embolamento, pq a forista referiu que: "Os aficionados não venham dizer que o touro não sofre. É impossível um touro não sofrer durante uma tourada. É espetado, sangra, cansa-se ...
Além de que já vai para a arena esgotado, com gordura nos olhos para não ver bem, com os cornos cortados e tudo o mais.não compreendo.
E não consigo ainda mais perceber como é que os aficionados, os forcados e os cavaleiros dizem que gostam de touros. "

A minha participação não pretende que altere a sua posição e passe a gostar de touradas. Eu própria não vejo.

...Já agora, se não vê touradas como pode afirmar que entram na arena já esgotados....com uma energia diferente ...
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 5:43 pm

Então o touro de lide não é criado numa ganadaria em cativeiro ? É totalmente livre ?

Eu já vi tourada. Faz uns bons anos que não vejo, mas já vi.
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 6:02 pm

Pois, as ganadarias têm hectares de campo aonde os touros são criados e vivem.
Dê uma vista de olhos. Há muito mais, mas...

Eles são criados com um fim. Se não houvesse "um fim", não existiam.

http://www.youtube.com/watch?v=GEKA3rrB ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=g494TIit ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=z-ZmTBJC ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=rMiLAmaG ... re=related

http://www.youtube.com/watch?v=MOUU6H0X ... re=related
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 6:10 pm

Mesmo assim, o que mais me revolta e preocupa acima de tudo é a forma como são tratados na arena durante a tourada.

Tenho noção que estes touros apenas são criados para a tourada, mas acredite que eu preferia a extinção deles a vê-los ser tratados da forma que são. Pelo menos acabava-se o sofrimento de uma vez por todas.

O '' fim '' a que se refere ... se reparar todos os animais estão cá para alguma coisa. Todos têm a sua função a desempenhar na Natureza e todos são importantes.
Mas esse fim não tem de ser posto ao serviço do ser humano. A meu ver não deveríamos ser nós a ditar o que um animal deve ou não estar cá a fazer. Criar animais apenas para sofrerem ... para mim não faz absolutamente sentido nenhum.
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 6:38 pm

Nitara Escreveu:Mesmo assim, o que mais me revolta e preocupa acima de tudo é a forma como são tratados na arena durante a tourada.

Tenho noção que estes touros apenas são criados para a tourada, mas acredite que eu preferia a extinção deles a vê-los ser tratados da forma que são. Pelo menos acabava-se o sofrimento de uma vez por todas.

O '' fim '' a que se refere ... se reparar todos os animais estão cá para alguma coisa. Todos têm a sua função a desempenhar na Natureza e todos são importantes.
Mas esse fim não tem de ser posto ao serviço do ser humano. A meu ver não deveríamos ser nós a ditar o que um animal deve ou não estar cá a fazer. Criar animais apenas para sofrerem ... para mim não faz absolutamente sentido nenhum.
Não acho que os touros sejam maltratados em vida. No fim (touradas) penso sofrerem um pouco, mas a vida deles não se resume só à tourada que antecede a morte
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 6:50 pm

Petruska1 Escreveu:Não acho que os touros sejam maltratados em vida. No fim (touradas) penso sofrerem um pouco, mas a vida deles não se resume só à tourada que antecede a morte
E será que eles merecem '' só sofrerem um pouco '' ?

Petruska1, eu sei que muita gente pode não entender, mas o meu amor pelos animais é infinito. Sou capaz de tudo por eles. Posso não ter comer para mim, mas para eles há-de sempre haver. Posso sofrer, mas não admito que eles sofram, nem muito nem pouco. A minha felicidade é equivalente à felicidade deles. Eles são parte de mim de alguma forma.

Muita gente chama-se maluca, louca, tonta, mas eu nasci assim e não posso mudar isso. Nem vou tentar sequer.

Espero que perceba o porquê de eu ter a opinião que tenho acerca das touradas.
Petruska1
Membro Veterano
Mensagens: 754
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quinta ago 09, 2012 7:40 pm

Nitara Escreveu:
Petruska1 Escreveu:Não acho que os touros sejam maltratados em vida. No fim (touradas) penso sofrerem um pouco, mas a vida deles não se resume só à tourada que antecede a morte
E será que eles merecem '' só sofrerem um pouco '' ?

Petruska1, eu sei que muita gente pode não entender, mas o meu amor pelos animais é infinito. Sou capaz de tudo por eles. Posso não ter comer para mim, mas para eles há-de sempre haver. Posso sofrer, mas não admito que eles sofram, nem muito nem pouco. A minha felicidade é equivalente à felicidade deles. Eles são parte de mim de alguma forma.

Muita gente chama-se maluca, louca, tonta, mas eu nasci assim e não posso mudar isso. Nem vou tentar sequer.

Espero que perceba o porquê de eu ter a opinião que tenho acerca das touradas.
A questão não é se merecem sofrer. Ninguém merece sofrer e o sofrimento existe.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 09, 2012 8:49 pm

Petruska1 Escreveu:A questão não é se merecem sofrer. Ninguém merece sofrer e o sofrimento existe.
Mas a verdade é que podemos acabar com o sofrimento dos pobres touros.

Tem toda a razão quando afirma que ninguém merece sofrer e o sofrimento existe e é por isso que eu associo a palavra tourada a tortura e sofrimento, porque sinceramente é a única coisa que eu posso retirar dessas '' festas ''.

Não conseguimos acabar com todo o sofrimento do mundo e de todos os seres vivos, mas podemos minimizá-lo. Acabar com as touradas é minimizar o sofrimento de uma enorme quantidade de animais, incluindo touros, cavalos e até os seres humanos ( há muitos cavaleiros e forcados que ficam feridos nas touradas ).
Responder

Voltar para “Cavalos”