a minha mimi é mãe

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Golden Retriever! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: lilin, Golden_, PJFS, dear

Responder
mikabento
Membro
Registado: quinta jul 21, 2005 10:46 am

quarta set 16, 2009 10:10 am

a mimi é uma mãe muito amiga, mas tb muito distraida.
venho trabalhar todos os dias com o coração nas mãos.
ainda hoje pisou o filhote.
será que a natureza prevê este tipo de acidentes? ele já está grandinho, tem 4 dias, e como é unico o leite é todo para ele.mas fico mt preocupada.
gostamos muuuuuuuito dos n/ bichinhos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 16, 2009 6:00 pm

A ideia de que todas as cadelas ou gatas são excelentes mães e que a Natureza deve seguir o seu curso nem sempre se aplica no que toca a animais domésticos e a raças criadas e seleccionadas pelo homem...

E se nos vamos pôr a reproduzir os nossos pets ao menos que o façamos com um mínimo de informação e sabendo que as coisas podem correr mal, preparando-nos para isso.

Uma ninhada de 1 único cachorro numa Golden é uma coisa rara. Algo correu muito mal nessa cruza e desculpe estar a repisar o assunto do outro tópico mas se na eco se viam 6 colunas vertebrais, onde estão os restantes cachorros se não foram expulsos pela mãe? Ou foi incompetência de quem "leu" a ecografia?

A Natureza não prevê nada, a sua cadela pode simplesmente ser muito jovem e inexperiente ou também pode ser um má mãe. Há cadelas que comem os filhos ou os rejeitam, outras fazem inércia uterina e não conseguem parir sózinhas, enfim, o criador tem de estar preparado para tudo isto e muito mais... até para perder a cadela e os filhotes num parto difícil.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mikabento
Membro

quinta set 17, 2009 11:16 am

dinodane Escreveu:A ideia de que todas as cadelas ou gatas são excelentes mães e que a Natureza deve seguir o seu curso nem sempre se aplica no que toca a animais domésticos e a raças criadas e seleccionadas pelo homem...

E se nos vamos pôr a reproduzir os nossos pets ao menos que o façamos com um mínimo de informação e sabendo que as coisas podem correr mal, preparando-nos para isso.

Uma ninhada de 1 único cachorro numa Golden é uma coisa rara. Algo correu muito mal nessa cruza e desculpe estar a repisar o assunto do outro tópico mas se na eco se viam 6 colunas vertebrais, onde estão os restantes cachorros se não foram expulsos pela mãe? Ou foi incompetência de quem "leu" a ecografia?

A Natureza não prevê nada, a sua cadela pode simplesmente ser muito jovem e inexperiente ou também pode ser um má mãe. Há cadelas que comem os filhos ou os rejeitam, outras fazem inércia uterina e não conseguem parir sózinhas, enfim, o criador tem de estar preparado para tudo isto e muito mais... até para perder a cadela e os filhotes num parto difícil.
a eco e rx acusaram efectivamente 2 fetos, e a vet simplesmente disse que provavelmente estariam outros fetos escondidos e seriam ao todo 6 fetos.a vet é ela, não é?!
de facto o cruzamento só se deu num dia. seria por isso?
porque ela passou sempre bem e fez o tempo devido. o parto , já achei que ela não colaborou mt. pois tb acho que ficou em stress, porque ela escolheu um ninho, e depois foi ter os meninos fora dele. ainda hoje sempre que vai ao jardim vai para o buraco que ela mesmo fez, continua a cavar. Será porque perdeu um filho?
entretanto acho que ela não é má mãe, ela gosta mt dele, agora não sabe lidar mt bem com ele, ele afasta-se quando ela o lava e depois não sabe puxá-lo para ela novamente, e de facto temos um problema , ele é só um e parece ter frio, estamos constantemente a tapá-lo. porque não chega ele encostar-se e enrolar-se na mãe. se houvesse mais filhotes seria diferente.fizemos rx apos o parto e está tudo bem a vet achou o filhote bem e avaliou o estado geral da mimi, e tb esta bem.
de facto não é normal uma gravidez com 2 filhos, mas tb não é impossivel isto dito pela vet.
logo esta situação toda para uma familia que nunca tinha tido cadelas com crias. para nós tb é tudo muito novo e vamos aprendendo . atenção: os vet. são diferentes as eco e rx da gravidez foram feitas com um vet, e agora pós parto foram feitas com outro vet.faço-me entender?!
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

terça set 22, 2009 10:20 am

Olá!

Eu acho muito estranho so nascerem 2 cachorros.... correu tudo bem com a cruza? A mim o minimo que nasceu foram 5 cachorros numa labradora.
Mas se ja foi ao vet e está tudo bem com ela é o mais importante.
Quanto à cadela ser boa mae, isso depende muito. Tenho uma que na primeira ninhada matou metade por esmagamento, é muito nervosa e sempre que estava sozinha com os filhos nao tinha cuidado nenhum e deitava-se em cima deles. Na 2ª ninhada já teve cuidado extremo com eles.
Tenho outra que sempre foi boa mae e sei que nao precisava de acompanhar os partos dela, pois sabe muito bem o que fazer e como fazer, mas isso é dever meu garantir que tudo corra bem.
Outra se nao fosse eu a ajudar em tudo, ela nem força faria para os filhos sairem... tive de insistir e "puxar" por ela para que se mexesse...

Elas sao todas diferentes e as coisas podem mudar de parto para parto. Nunca as deixo sós.
mikabento
Membro

terça set 22, 2009 1:42 pm

dear Escreveu:Olá!

Eu acho muito estranho so nascerem 2 cachorros.... correu tudo bem com a cruza? A mim o minimo que nasceu foram 5 cachorros numa labradora.
Mas se ja foi ao vet e está tudo bem com ela é o mais importante.
Quanto à cadela ser boa mae, isso depende muito. Tenho uma que na primeira ninhada matou metade por esmagamento, é muito nervosa e sempre que estava sozinha com os filhos nao tinha cuidado nenhum e deitava-se em cima deles. Na 2ª ninhada já teve cuidado extremo com eles.
Tenho outra que sempre foi boa mae e sei que nao precisava de acompanhar os partos dela, pois sabe muito bem o que fazer e como fazer, mas isso é dever meu garantir que tudo corra bem.
Outra se nao fosse eu a ajudar em tudo, ela nem força faria para os filhos sairem... tive de insistir e "puxar" por ela para que se mexesse...

Elas sao todas diferentes e as coisas podem mudar de parto para parto. Nunca as deixo sós.
ola .
Felizmente, passados 10 dias, está tudo mais calmo, inclusivamente nós donos. ela está mais tranquila, e parece saber melhor lidar com ele, até faz intervalos nas mamadas, ou seja, sai do "ninho" , ejá vaiter com os outros dois cães, vem ter conosco , aos sofás, mas não por muito tempo, até porque tb não deixamos passar muito. agora estamos á espera que o pequenino abra os olhos. ele está lindo e come por dois é claro. ela é mt querida com ele. já tem mais cuidado ao entrar no ninho para não o pisar. está tudo no bom caminho.
Responder

Voltar para “Golden Retriever”