Agora ao fim de 11 anos gostava de adquirir um novo companheiro (e pa quem me conhece da area dos repteis provavelmente sabe se eu tivesse o € milhoes fazia um zoo haha).
Bem como estou a trabalhar aos fins de semana consigo juntar para comprar o cao e mais importante ter um suporte financeiro para tratar dele e ir ao vet em rotina.
Começando eu adoro Huskys, Pastor Alemão e Golden retriever mas após uma pesquisa no forum sobre estas raças vi logo que huskys nao conseguia manter, não por falta de cuidados mas porque precisam de muita atençao e como esta dito num post aqui "Se trabalha 8horas por dia então o Husky nao e o cao ideal para si", eu como trabalho e estou no terceiro ano da fac ando meio ocupado, resultado, deixei a ideia do husky para quando conseguir proporcionar um acompanhamento adequado ao cão (provavelmente nunca o terei lol)
O pastor alemao eu gostava porque quando era mais novo uns amigos tinham um e era super esperto, super meio (era criança tb) e gosto bastante da aparência deles e visto que queria também um cao para de certa forma guardar a casa e afins este seria o ideal porem moro num predio num quinto andar 4 assoalhadas, tenho espaço dentro de casa (ate um quarto sem nada la dentro - e nao ia deixar o bichinho la fechado obvio) mas pelo que li eles precisam de ainda mais espaço e mete-lo na varanda ta fora de questão, quero um cao nao um animal para tar na rua ao frio e afins.
Portanto chega-mos ao golden, apos uma leitura da caresheet li (aqui na arca) que sao bons pq nao precisam de um espaço enorme para correrem, entao acho que eles se adequam ao que lhes posso proporcionar em termos de espaço visto que n tenho um grande quintal (msm que tivesse não ia ficar la 24/7)
Ao fim deste texto aqui vai as questões:
Em relação ao pastor alemão estou a agir correctamente? Ou o termo de espaço e relativo se eu passeá-lo durante um bom tempo? (ate posso ir dormir mais tarde para tar com o bicho

Eu estou a pensar em comprar uma cadela porque com o caniche como era cão ele andava a marcar território por tudo o que é lado e era uma dor de cabeça (a minha mãe dava-lhe palmadas mas nada) tambem já li aqui que msm após a castração havia um cão de uma membra que fazia xixi por tudo o que e lado na mesma. Dai achar que uma cadela e melhor e também penso que n haja a questão da dominância na questão das cadelas não? O.O
Eu quero educar a minha companheira mas não pretendo ir pa exposições ou fazer criação apenas quero pq acho que já tenho capacidade de tratar de um amigo e gostava de ter um, mesmo assim após leitura do tópico da displacia da anca( e afins) não quero arriscar comprar qualquer animal, desta forma já enviei um mail para o pcp a pedir uma lista de criadores, como ainda tou a espera talvez me possam dizer em media quanto custa um golden? Estou a apontar para uns mil e poucos euros? O.o
EDIT:
peço desculpa por alguma ignorancia que encontrem aqui e erros tb >.<