Página 1 de 1

Dermatite Atópica

Enviado: terça jan 08, 2008 8:24 pm
por MadPinkSu
Dermatite Atópica, foi o que a Vet diagnosticou á Mafalda.
Partilhem tudo o que sabem sobre o assunto.

Enviado: quarta jan 09, 2008 8:47 am
por PJFS
Sory não te posso ajudar, desconheço sobre esse assunto mas as melhoras para a tua menina.
Abraço

Enviado: quarta jan 09, 2008 1:59 pm
por _FLY_
olá,
procurei na internet e encontrei esse link que explica sobre dermatite atópica...

http://caozinholegal.com/forum/viewtopic.php?t=379

espero que ajude e que a mafalda melhore

Enviado: terça ago 19, 2008 10:12 pm
por MadPinkSu
Já há algum tempo que a Mafalda não tem uma crise. Não come nada além da ração dela, nem mesmo biscoitos caninos. Banho regular, creme gordo nas zonas sensiveis quando está vermelhinha e descobri um truque quase por acidente. Acho que não podemos citar marcas aqui mas se alguém precisar partilho por mp. Se aparece alguma ferida na Mafalda ponho-lhe gel de aloevera e no dia seguinte já não é nada. O aloevera é cicatrizante e antiséptico e o gel que uso até pode ser ingerido ou seja se ela lamber não há problema nenhum.

Enviado: quarta out 29, 2008 9:14 pm
por lacerdinha
O meu Lacerda esteve muito mal com uma dermatite atópica. :?

Enviado: quinta nov 27, 2008 8:35 pm
por LeninhaM

Olá, amigas(os)!

Peço-lhes desculpa por não saber utilizar o português de Portugal (sou brasileira).

Sugiro que vocês leiam os artigos abaixo identificados:

• título: Diagnóstico Diferencial das Principais Dermatopatias Alérgicas em Cães;
• autor: Prof. Dr. Ronaldo Lucas, médico veterinário, especialista em dermatologia, professor de Clínica Médica da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, Brasil);
• onde ler:
virbac.engenhosolucoes.com.br/midia/4602c3af5863d9c4.pdf

• título: Diagnóstico Diferencial das Principais Dermatopatias Alérgicas em Cães – Parte II - Atopia: Diagnóstico e Estratégias Terapêuticas;
• autores: Prof. Dr. Ronaldo Lucas, Dra. Karina Cantagallo e Dra. Daniela Beviani, médicos veterinários;
• onde ler:
virbac.engenhosolucoes.com.br/midia/4602c41962a98c32.pdf

Saúde e boa sorte para vocês e suas famílias (humanos, caninos, etc.).

Leninha Matias e filhos Teddy Matias (yorkie) e Antonio Matias (calopsita).


Imagem

Qual o nome do gel??

Enviado: quarta dez 15, 2010 11:03 pm
por 127648877
MadPinkSu Escreveu:Já há algum tempo que a Mafalda não tem uma crise. Não come nada além da ração dela, nem mesmo biscoitos caninos. Banho regular, creme gordo nas zonas sensiveis quando está vermelhinha e descobri um truque quase por acidente. Acho que não podemos citar marcas aqui mas se alguém precisar partilho por mp. Se aparece alguma ferida na Mafalda ponho-lhe gel de aloevera e no dia seguinte já não é nada. O aloevera é cicatrizante e antiséptico e o gel que uso até pode ser ingerido ou seja se ela lamber não há problema nenhum.

Enviado: quinta dez 16, 2010 12:06 am
por Chamarrita
Eu sei que em cães as coisas "funcionam" de outra forma... mas há uns meses atrás, tive um gato com o mesmo diagnóstico. E estava errado. Foi errado durante muito tempo, entre finais de Fevereiro e princípio de Agosto, quando o Gabriel - o gato -, que até estava a responder bem ao tratamento das lesões na pele com um excelente suplemento à base de óleos de peixe e os famosos e numerosos ómegas - teve um episódio de gastro-enterite que o ia levando, com agravamento súbito das lesões. Afinal, era uma alergia alimentar, cuja possibilidade eu já tinha indicado ao vet que o acompanhava, e ele recusou, por "ser rara em gatos". Já tinha feito todos os exames possíveis à pele, e encontraram de tudo e de nada: dermatite bacteriana, fúngica, por fim dermatite atópica ou miliar - para mim, o reconhecimento envergonhado de quem não fazia ideia do que tinha o gato. O outro veterinário, que o diagnosticou correctamente após ouvido o seu historial médico e após observação, não hesitou em colocar a alergia alimentar como 1ª hipótese; e, pela dieta e tratamentos a que o gatinho havia sido submetido, não foi difícil perceber que era alérgico a peixe. Fazer testes seria algo demorado e oneroso, de maneira que foi experimentada uma ração com ingredientes completamente fora da dieta habitual de um gato - veado e ervilhas -, durante dois meses, em exclusividade, colar isabelino e um acaricida conhecido. mais nada, nem sequer tratamento localizado das feridas. O Gabriel ficou bom. :) NUNCA mais se coçou, e o pobre vivia para se coçar. O primeiro mês foi um inferno, ele sofria com a comichão e o funil, e eu sofria com o sofrimento dele, mas ia notando melhoras, as feridas a cicatrizar, o pelinho a crescer, as fezes reduzidas e consistentes, a redução da voracidade... Há coisa de 3 semanas, voltou a ter gastroenterite, embora de forma bem menos violenta que a primeira - provavelmente reacção a frango cozido. Foi tratado, como habitualmente se tratam as gastroenterites, e também lhe foi administrado um córtico, pelo sim, pelo não; a verdade é que passados dois dias estava óptimo, voltou a fazer dieta de ração específica, e desta vez não teve qualquer lesão cutânea. Aliás, desde o primeiro tratamento " a sério", e já lá vão 4 meses, que o Gabriel se tornou um gatinho normal, que faz a sua higiene sem se tornar compulsivo ou se auto-mutilar, pele saudável, pêlo macio e brilhante, que cresceu mais escuro nos locais onde tinhas as lesões e parece um siamês (dos chineses) com manchas e pintinhas! :lol:

Ás vezes não nos podemos limitar à confiança no vet habitual e aos sintomas evidentes. Se o cãozito se mantém estável com a ração mas ainda apresenta lesões esporádicas, para mim, significa que algo ainda lhe está a fazer mal... por isso recomendaria a consulta de outro veterinário ou, se achar que não é caso disso, mudar para uma ração hipoalergénica durante um tempo (um mês no mínimo) e avaliar os resultados.

Enviado: quinta dez 16, 2010 11:14 pm
por 127648877
Olá MadPinkSu!!
por favor pode me dizer qual o nome do gel de aloé vera??

Obrigado

Enviado: quarta dez 29, 2010 2:05 pm
por csrm
Boa Tarde,
Também gostaria de saber a marca do creme Aloe Vera.
A minha cadelinha Polly, uma Westie com 7 anos tem D. Atópica desde os 2 - 3 anos.
No inicio, colocado o "maldito colar" foi feito despiste de origem bacteriana através de biopsia à pele que deu negativo.
Foi feito despiste de origem alimentar que tb deu negativo.
O prurido continuava e começou a criar pustulas.
Tomou ciclosporina, cortisona, e sei lá já bem o q mais...
Foi feito exame para tratamento por imunoterapia que revelou 3 factores alérgicos e começou a receber injecções.
No final do tratamento estavamos todos felizes (familia e Vet).
Infelizmente ao fim de um ano de felicidade acabou e a dermatite voltou com toda a força.
Teve ligeiro retrocesso no passado ano, nos 15 dias de férias no Alentejo e mês seguinte (acho que a coitadinha não tem costela inglesa dos Westies, mas sim Alentejana).
Voltou a fazer exame para imunoterapia e foram detectados + 2 factores alergicos (num total já esta(va) com 5).
Reiniciou no inicio deste ano novas injecções de imunoterapia e sem nenhum resultado.
A coitadinha não melhorou e continua com o "funil" / "candeeiro"(como lhe chamamos) à + de 2 anos, salvo o mês e 1/2 no passado ano que esteve sem ele.
Está neste momento a iniciar tratameto com comprimidos Atópica da Novartis a ver se resulta.
Aqui fica um testemunho:(
Como a Polly anda sempre com o colar, muitas vezes faz ferida pelo que me interessava o nome do creme. Obg

Dermatite atópica

Enviado: terça fev 08, 2011 8:06 pm
por AnaPDuarte
Olá, também precisava de saber qual é o gel de aloe vera, e onde se pode comprar por Lisboa. Obrigada

Re: Dermatite Atópica

Enviado: sábado dez 17, 2011 4:27 pm
por Leong
Boas companheiros...
Tenho um pitbull albino, pois ja me tinham dito que este cao poderia ser mais sensivel por causa da sua cor, ele tem 4 anos e cerca de 8 meses ele tem tido problemas de pele.. ao principio pensei que fosse feridas (pois,porque ele nao para queto um segundo,só quer bricadeira :) )mas tem vindo a piorar, em agosto deste ano, eu leveio ao vet. e ele disse que era atopia.. ja la vao 4 meses e o meu bichinho continua igual, agora ate piorou (esta vermelho na zona da barriga e a ficar em ferida), ja tomou varios antibioticos até mesmo cortizona, na verdade neste tratamento ja passou uma fase que mostrava melhorias, mas agora voltou ao mesmo...
tenho pesquisado muito mas ainda nao encontrei nada em concreto, o vet. tambem nao consegue encontrar seluçao certa...
entao venho por este meio procurar alguem que tenha passado algo do genero que me possa ajudar...
o meu pitt ja nem parece o mesmo, pois anda muito molengo :\

alguem que me possa ajudar ou mesmo dar algumas dicas, agradeço ;)

Enviado: sábado dez 17, 2011 6:07 pm
por Chamarrita
e pedir ajuda a outros veterinários? o seu vet pode falar com colegas, ou peça que lhe indique alguém... ouça outras opiniões de médicos veterinários.

Enviado: sexta fev 03, 2012 8:03 pm
por lacerdinha
Se quiserem um veterinário especialmente dedicado a doenças de pele de cãoes e que curou o meu cão á primeira, é o Dr. Mário do Hosp. veterinario do PORTO em Aca de Água

Re: Dermatite Atópica

Enviado: terça ago 06, 2019 12:14 pm
por SusanaSopa
Boa tarde,
Tenho visto as vossas publicações e ando com o meu Bowie doente há 2 anos. Já fomos a 3 veterinários e não há nenhum que o cure. Passam a vida a receitar champos e pomadas caríssimas q nada fazem. Ele já tem 10 anos e rejeita medicação em comprimidos. Queria saber se me podem dar 2 informações: um vet em Lisboa que tenha curado o vosso patudo destas dermatites e o melhor champo q pode ser usado para banhos para este problema.