Página 1 de 1
o custo do Golden Retriever
Enviado: sexta mar 14, 2008 7:44 pm
por lacerdinha
As necessidades de um cão são mais que as vacinas e a alimentação promotora da saúde. De nada vale um bom champõ se o cão não tem atenção suficiente. Para ter um cão, independentemente da raça, há que ter o sentido de responsabilidade, não só com o seu cuidado e bem estar mas também a promoção do seu relacionamento com os seres humanos e os outros cães, coisa que é o dono que deve promover, como responsável último.
A pessoa que pediu um cão por 100 euros pode não ter dinheiro para comprar um cão " a pronto" mas pode ter a responsabilidade de querer cuidar de forma apropriada de um cão e julgo que o poderá fazer de forma correcta com 50 Euros por mês. Nunca fiz contas aos custos do meu cão, não vejo as coisas assim, no meu caso, o meu cão não é um negócio, se bem que apoio os criadores porque são a melhor forma de manter as raças e facultar cães a outras pessoas.
Não teria qualquer problema em dar um cão a este senhor , se o tivesse, depois de verificar a tal responsabilidade em cuidar do cão. Se calhar até o trataria melhor que muitas pessoas com muito dinheiro. O Golden não é um cão aristocrata, É UM CÃO QUE DÁ MUITA FELICIDADE E BRINCADEIRA a quem o tem e quanto mais pessoas o tiverem, melhor será este mundo.
Enviado: sábado mar 15, 2008 12:02 am
por boscardini_golden_re
Olá boa noite
Lacerdinha, o k lhe kero explicar é o seguinte: Nunca disse que uma pessoa que não tem dinheiro para comprar um cão , não o possa tratar bem. O k eu digo é que para eu dar cães teria que ser muito rico, e não sou. Tente colocar-se no meu lugar. Gasto muito dinheiro numa ninhada, e claro que o faço por gosto, mas também lhe digo que se ninguém me comprasse os cães eu não teria forma de continuar a criar cães, PORQUE NÃO SOU RICO PARA PODER OFERECER CÃES.
Você pode oferecer um cão às pessoas, basta ter uma cadela, fazer todos os exames de doenças à cadela (800€), pagar ao dono do macho (1000€), pagar Vacinas , desparasitações, pedigrees, alimentação,pagar os cuidados que vai ter com a progenitora, e uma serie de gastos inerentes à ninhada. Depois de gastar todo este dinheiro, que será a rondar os os três mil e tal euros, oferecer os cachorros seria simplesmente para quem é rico, e muitos criadores não são. Eu por exemplo tenho a minha profissão, e crio cães por gosto, logicamente não poso gastar todo o meu dinheiro com os cães porque tenho outras responsabilidades na vida.
Sem querer ser arrogante, com humildade lhe peço que se a senhora fizer uma ninhada e quizer oferecer todos os cães , pode ter a certeza que eu arranjo donos competentes para ficarem com eles, desde que a criação seja feita com todos os critérios que se exige na criação de cães. Logicamente a senhora irá ter de dispender a quantia que lhe falei. Irá a senhora fazer isso? penso que não. Irá alguém fazer isso? Penso que não.
Se houver um ricaço que goste de Goldens e o queira fazer, eu aprecio o gesto e é de dar valor, mas desde que ando na canicultura ainda não vi ninguém a ter este elegante gesto, e se a senhora encontrar alguém que o faça por favor contacte-me
[email protected]
Por favor entendam que não é uma questão de ganhar dinheiro, mas sim uma maneira de podermos continuar a criar cães, se ninguém comprasse cães, certamente iriam começar a desaparecer ou a ser criados de forma inconsciente.... seria isso uma boa solução para o futuro das raças?
Obrigado e boa noite
Enviado: sábado mar 15, 2008 12:11 am
por boscardini_golden_re
É verdade esqueci-me de lhe fazer uma pergunta,
e o resto dos animais ? Também deveriam ser de graça?
Falo de cavalos, peixes, gatos, tartarugas, coelhos, cobras, iguanas, amsters, ou seja todos os animais de estimação.
Se estes se pagam porque é que um cão não se deverá pagar?
Ou acredita que alguém lhe vá oferecer um cavalo só porque a senhora o vai tratar bem?
Por favor reflita e responda-me sem levar a mal as minhas questões.
Só estou a tentar que a senhora se ponha no lugar de todos os criadores de animais e veja as coisas do nosso lado.
mais uma vez obrigado pela atenção dispensada
Enviado: sábado mar 15, 2008 12:44 am
por dinodane
Deixo algumas questões:
Bem sei que com 50 euros mensais é possível manter um golden, no caso desta raça em particular, outras serão mais caras de manter. Mas o que sucede se houver uma displasia da anca ou uma emergência veterinária qualquer, uma cirurgia que pode custar 600, 700, 1000 euros?
Como é que um tipo que vende cães pelo preço de 2 sacas de ração pode promover uma criação consciente e feita com ética?
Já pensou que um cão que custa 600 ou mais euros representa uma compra ponderada, pensada? Ao passo que as adopções por impulso ou a compra de um animal por tuta e meia por vezes levam ao abandono do mesmo com maior facilidade?
Porque é que o trabalho das pessoas que valorizam a canicultura é sistemáticamente atacado ao passo que os criadeiros de vão de escada e os fofuxos que publicam classificados a procurar namorado para as suas cadelitas cada vez proliferam mais?
Qual é a dificuldade em aceitar que um animal de raça seja um cão, um gato, um cavalo acaba por ser o produto do trabalho e dedicação de algumas pessoas e tem um custo e um valor?
Enviado: domingo mar 16, 2008 12:06 am
por boscardini_golden_re
Desculpem a insistência, mas acho que devem ler este artigo:
POR QUE UM CÃO?•
Se procura fidelidade, companheirismo e alguém que gostará de você
incondicionalmente, coloque um cão em sua vida
Se procura alguém que aguente a missão de brincar com seu filho pega - pega e de esconde -
esconde, quando não há amiguinhos por perto ou quando for brincar com seu filho e você está cansado, coloque um cão em sua vida.
Se busca alguém que guarde sua casa, coloque um cão em sua vida. Se busca alguém que lhe ajude nas lidas do campo, coloque um cão em sua vida
Neste final de século, onde o avanço das civilizações apresenta constante
crescimento, o cão permanece como uma referência de afecto, generosidade e solidariedade por quem lhe tem amor. Coloque um cão em sua vida.
POR QUE UM CÃO COM PEDIGREE?•
Pedigree é um certificado genealógico emitido pela entidade maior de cinofilia de um país, e
onde constam os nomes dos antepassados de um cão até 3° geração, inclusive.
O pedigree é na verdade uma certidão de nascimento que identifica pais, avós e bisavós de
um cão. O "Pedigree" é mais que um documento. É a certificação de identidade racial de um cão. Ainda assim, alguém poderá questionar da necessidade de pureza racial ou não de um
cachorro... Ora, dada a necessidade de possuir um cão em razão de sua função especifica, e o modo mais apropriado de se ter sucesso em tal feito, é o de assegurar-se de que o cão
adquirido realmente é um produto de antepassados também dirigidos para especificidade
desejada. Para cada raça canina existe um "Standard" ou padrão racial que é sua referência
zootécnica, mais precisamente cinotécnica. Assim, o cumprimento da função desejada por
parte de um cão de raça, não se constitui num número fruto do acaso, pois é justamente, o
fato de pertencer a um determinado grupo racial que o leva a tal feito. Esta natureza racial é
quem lhe dá tal particularidade
O QUE É UM "STANDARD" DE UMA RAÇA?•
O "Standard" ou padrão de um cão de raça pura é a descrição oficial das características
morfológicas e dos parâmetros raciais da raça canina a que pertence. Esta descrição oficial é elaborada pela Comissão de Padrões das Federation Cinologique International (FCI),
referência máxima da cinofilia internacional, a quem se reporta a quase totalidade dos
países. Cada raça possui seu "standard" oficial e individual de cada exemplar torna em consideração os parâmetros raciais contextualiza a origem da raça e pormenoriza todos os seus aspectos morfológicos, desde a cabeça até a cauda, incluindo o tamanho, peso, tipo, cores e tamanho de pelo, função e desvios tolerados ou não.
COMO ADQUIRIR UM CACHORRO?
Sabedor do que procura, obtenha junto ao Kennel Clube a lista de criadores da Raça que
deseja. Visite um, dois, o maior número de criadores possível. Converse, pergunte e
certifique se de que a raça buscada é efectivamente aquela que preencherá suas
necessidades. Não se restrinja à pouca informação, não se deixe levar por impulsos. Um cão
é um ser vivo que tem e gera sentimentos e com respeito deve ser tratado. A aquisição de
um cão sempre pressupõe uma relação estável e duradoura sempre pressupõe uma relação
estável e duradoura. Preocupe-se em saber se o filhote identificado tem correspondência entre o real e o idealizado por você
COMO ESCOLHER E O QUE ESPEREAR DE UM CRIADOR?
O cão é um companheiro, em princípio, para mais de uma década. Assim é preferível esperar pelo nascimento de uma ninhada que ofereça garantias de qualidade a comprar por impulso um cachorro de qualidade inferior. Seja criterioso. Certifique-se de que o criador tenha obtido bons resultados em exposições. Essa é uma importante referência.
Saiba que, embora de raça pura, numa mesma ninhada pode haver cães com melhor ou
menor qualidade dentro dos parâmetros raciais. O preço dos filhotes é determinado pelo
criador, variando segundo sua maior ou menor qualidade e, por vezes, em função do sexo.
O Kennel clube informa sobre ninhadas registradas e nomes de criadores, mas não atesta
sobre a qualidade dos exemplares à venda, e nem interfere na transacção comercial entre
criadores e compradores. Assim, compete ao comprador certificar-se de todos os aspectos
que lhe garantam uma boa compra. Todo o criador deve, no momento da venda, entregar ao comprador a carta de Identificação do cachorro devidamente assinada. Deste modo o comprador poderá proceder junto ao Kennel Clube a transferência de propriedade do animal. A Carta de identificação do cachorro é a prova de que ele foi devidamente registrado. O criador deverá ser capaz de transmitir conhecimento técnico sobre a raça que cria e lhe orientar a respeito dos cuidados para com o cachorro
O criador deverá observar que a idade mínima desejável para comprar um cachorro
é de 60 dias, este deverá estar desparasitado e com seu esquema vacinal iniciado. O criador deverá orientar para a necessidade de que haja um acompanhamento veterinário da
vida do cachorro, inclusive quando adulto. O criador deverá apresentar os cachorros em bom estado nutricional de saúde, alegres, brincalhões, sem ferimentos e com bom aspecto de pelagem bonita. Um criador consciente assumirá a responsabilidade de informar ao comprador caso o cachorro tenha problemas estruturais que não lhe permita participar de exposições ou da reprodução. O criador poderá, inclusive, vender um exemplar de tal conformação e exigir do comprador que este firme uma declaração de que tomou conhecimento de tal situação. Afinal, o cachorro poderá prestar a função desejada mesmo com algumas limitações, mas é importante que a relação comercial seja o máximo transparente possível. O verdadeiro criador um guardião da raça que cria, é responsável pela sua promoção divulgação a partir de um trabalho sério. Assim, desconfie daquele que lhe oferecer preços distintos para filhotes com ou sem "pedigree". Saiba que o preço que se paga por um cachorro de raça pura não é determinado pelo custo de seu registro e sim, pelo empenho preservacionista do criador que tecnicamente busca com afinco aproximar a linha de sangue por ele produzida do "standard" da raça. Sempre que você tiver dúvidas questione Kennel clube.•
Desculpem a enormidade do artigo, mas achei que seria importante...
Enviado: domingo mar 16, 2008 9:31 am
por CasadAnaval
Nos últimos 20 anos a proliferaçao de cães desta raça feita por criadores de vão de escada levou a um aumento brutal de animais com displasia da anca. Isso é um choque para as pessoas que compram um cão destes por 100 ou 200 euros e depois no médico veterinário vêm-se confrontados com cirurgias de 600 euros a cada pata traseira... Isso leva ao abandono caso não tenha ou não queira gastar dinheiro, à devolução ao "criador" que o empandeira ao próximo, ou ao endividamento da familia com custos elevadissimos. Como geralmente as pessoas que compram estes cães não são habituais no veterinário, estes, não os conhecendo não acordam um plano de pagamentos.
Enfim, só motivos para se pensar em ter cães de peluche...é que o barato sai cada vez mais caro.
Enviado: quinta mar 27, 2008 10:56 am
por PJFS
dinodane Escreveu:Já pensou que um cão que custa 600 ou mais euros representa uma compra ponderada, pensada? Ao passo que as adopções por impulso ou a compra de um animal por tuta e meia por vezes levam ao abandono do mesmo com maior facilidade?
Concordo com tudo o que foi dito mas com esta frase não concordo muito, pelo cão custar 600/800/1500€ não quer dizer que seja uma compra ponderada e/ou pensada.
Conheço pessoas que deram 4000€ por uma bicicleta e andaram com ela 2 ou 3 vezes...
Para muitos 1 cão não passa de uma bicicleta, de um objecto, que não importa o valor se for para despachar despacham ou então ficam para um canto qualquer...
Abraço
Enviado: quinta mar 27, 2008 2:35 pm
por boscardini
Ola PJFS
Acho que o que diz DINODANE tem razão de ser, porque ela está a generalizar.
Quantas pessoas compram uma bicicleta de 4000€ e não a usam? Em 10 talvez 1 ou 2 , o resto certamente dará uso à bicicleta, e isto é como tudo na vida, se eu comprar uma camisola de 5€ tenho muito pouco cuidado com ela, se rasgar "oh não importa tb custou 5€", agora se comprar uma de melhor qualidade certamente será bem mais cara, poderá custar 50€ e aí.... teremos certamente mais cuidados para não a rasgar, porque fizemos um esforço para a comprar, e certamente que a vamos tratar melhor, lavá-la com um bom detergente para não perder a côr, deitar um bom amaciador para ficar fofinha e para que dure mais tempo etc etc.
Infelizmente com os animais a coisa não é muito diferente, isto generalizando claro, porque existem pessoas que quer seja oferecido comprado ou encontrado tratam sempre bem os animais, e o contrário também acontece, quer recebam, comprem barato ou caro tratam sempre mal, mas ....
"É mais fácil abandonar o que nada custou, do que tratar aquilo que meu suor conquistou" Isto dizia a minha querida AVÓ.
Por isso concordo com a DINODANE.
Cumprimentos
Óscar Ferraz
Enviado: quinta mar 27, 2008 2:44 pm
por PJFS
boscardini Escreveu:Ola PJFS
Acho que o que diz DINODANE tem razão de ser, porque ela está a generalizar.
Quantas pessoas compram uma bicicleta de 4000€ e não a usam? Em 10 talvez 1 ou 2 , o resto certamente dará uso à bicicleta, e isto é como tudo na vida, se eu comprar uma camisola de 5€ tenho muito pouco cuidado com ela, se rasgar "oh não importa tb custou 5€", agora se comprar uma de melhor qualidade certamente será bem mais cara, poderá custar 50€ e aí.... teremos certamente mais cuidados para não a rasgar, porque fizemos um esforço para a comprar, e certamente que a vamos tratar melhor, lavá-la com um bom detergente para não perder a côr, deitar um bom amaciador para ficar fofinha e para que dure mais tempo etc etc.
Infelizmente com os animais a coisa não é muito diferente, isto generalizando claro, porque existem pessoas que quer seja oferecido comprado ou encontrado tratam sempre bem os animais, e o contrário também acontece, quer recebam, comprem barato ou caro tratam sempre mal, mas ....
"É mais fácil abandonar o que nada custou, do que tratar aquilo que meu suor conquistou" Isto dizia a minha querida AVÓ.
Por isso concordo com a DINODANE.
Cumprimentos
Óscar Ferraz
Sim tb tem razão...
Abraço
Enviado: quinta mar 27, 2008 3:13 pm
por dear
boscardini Escreveu:Ola PJFS
Acho que o que diz DINODANE tem razão de ser, porque ela está a generalizar.
Quantas pessoas compram uma bicicleta de 4000€ e não a usam? Em 10 talvez 1 ou 2 , o resto certamente dará uso à bicicleta, e isto é como tudo na vida, se eu comprar uma camisola de 5€ tenho muito pouco cuidado com ela, se rasgar "oh não importa tb custou 5€", agora se comprar uma de melhor qualidade certamente será bem mais cara, poderá custar 50€ e aí.... teremos certamente mais cuidados para não a rasgar, porque fizemos um esforço para a comprar, e certamente que a vamos tratar melhor, lavá-la com um bom detergente para não perder a côr, deitar um bom amaciador para ficar fofinha e para que dure mais tempo etc etc.
Infelizmente com os animais a coisa não é muito diferente, isto generalizando claro, porque existem pessoas que quer seja oferecido comprado ou encontrado tratam sempre bem os animais, e o contrário também acontece, quer recebam, comprem barato ou caro tratam sempre mal, mas ....
"É mais fácil abandonar o que nada custou, do que tratar aquilo que meu suor conquistou" Isto dizia a minha querida AVÓ.
Por isso concordo com a DINODANE.
Cumprimentos
Óscar Ferraz
Concordo!

Enviado: quinta mar 27, 2008 3:35 pm
por dinodane
Meus amigos, alguém escreveu por aí neste fórum uma frase que me ficou gravada na memória que é a seguinte:
"Ter um animal não é um direito, é um privilégio".
Venham 10000 dizer que não concordam com o comércio de animais, são opiniões, mas quanto a mim mal fundamentadas.
A realidade com que me deparo todos os dias é contrária a estas "opiniões" e essa realidade é que os cães que são abandonados e enchem os canis e associações deste país são cães que foram oferecidos a custo 0 ou comprados por tuta e meia a vendilhões de cães.
Generalizei pois e a generalização tem razão de ser, por muito que vos custe um animal é um bem e os bens que custam a adquirir são regra geral mais estimados, é um facto.
E mais, a história de se manter um animal por 50 euros mês (citando o exemplo) dá-me vontade de rir pois penso no meu exemplo pessoal. Só o ano passado gastei com um animal doente perto de 3000 euros. Pois é, o custo deste cão ao longo de 10 anos montou a muitas vezes o seu custo inicial, se eu não tivesse dinheiro para o tratar como seria? Faria como muitos fazem, ia deixá-lo no canil da CML para que o abatessem?
Deixo-vos para meditarem uma história recente aqui da Arca em que um gato sofria horrores com problemas urinários e o seu dono veio aqui buscar curas milagrosas via net. Várias pessoas ofereceram-se para ir buscar o animal e custear o seu tratamento. O gato esteve uma semana internado num hospital veterinário a expensas de um benemérito aqui da Arca. Aos donos não foi pedido um tostão furado pelo tratamento e internamento do animal. Ao ser confrontado com o facto do animal precisar de uma ração especial e dispendiosa para o resto da vida, que fizeram esses donos? Abriram um tópico para a adopção do gato.

Enviado: quinta mar 27, 2008 4:00 pm
por PJFS
dinodane Escreveu:Deixo-vos para meditarem uma história recente aqui da Arca em que um gato sofria horrores com problemas urinários e o seu dono veio aqui buscar curas milagrosas via net. Várias pessoas ofereceram-se para ir buscar o animal e custear o seu tratamento. O gato esteve uma semana internado num hospital veterinário a expensas de um benemérito aqui da Arca. Aos donos não foi pedido um tostão furado pelo tratamento e internamento do animal. Ao ser confrontado com o facto do animal precisar de uma ração especial e dispendiosa para o resto da vida, que fizeram esses donos? Abriram um tópico para a adopção do gato.

Será que se um dia os filhos dessas pessoas precisar de tomar uns comprimidos caros, eles vão abrir um tópico para a adopção da criança?
Eu encaro o ter um animal como ter um filho, é para a vida toda e a trata-lo bem...
Enviado: quinta mar 27, 2008 6:15 pm
por dinodane
PJFS, infelizmente para muita gente os animais são descartáveis. E para chegar a mais essa generalização nem é preciso sair deste pequeno mundo virtual que é a Arca, que acaba por ser bastante representativa do grande mundo real.
Partimos do princípio que as pessoas que aqui vêm ou recorrem aos fóruns são pessoas que gostam de animais, o que por vezes não é verdade. Gostar de animais é muito mais que comentar um petsite em como o animal é lindo ou fofo, gostar de um animal é estimá-lo como um membro da nossa família e tudo fazer para o seu bem estar.
Custa-me aceitar que muita gente procure uma consulta de vet via internet, se não há dinheiro para tratar um animal há dinheiro para aceder à internet? Custa-me ver pessoas a querer reproduzir os seus animais por capricho, custa-me ver pessoas a pedinchar um cão de raça com argumentos de que os criadores são careiros quando há tanto cão a precisar de dono a custo 0.
Custa-me ver donos que publicitam o amor pelos seus animais no megafone virem passados uns meses pô-los para adopção, custa-me ver que há pessoas que assim que têm um filho colocam logo a hipótese de se desfazerem do cão ou do gato, custa-me ler posts da treta de gente desocupada que tem o próprio cão preso a uma corrente no quintal ou com as malas à porta a aconselharem os outros de como se deve tratar blablabla...
E isto é o que se vê aqui neste pequenino mundo virtual, na suposta "comunidade" de amigos dos animais... Um desabafo.
Cumprimentos a todos.
o custo de um golden
Enviado: quinta mai 01, 2008 3:52 pm
por siena
Gostei da resposta do lacerdinha mas, tenho que concordar com o "boscardini??". Claro que cuidar dum cão, (cuidar bem), é dispendioso mas, não incomportável.
No entanto, quando quero um cão duma determinada raça, é porque procuro caracteristicas próprias, especificas dessa raça e para isso, há que procurar juntos dos profissionais. Estes, para preservarem e defenderem bem este objectivo, têm, forçosamente que suportar um conjunto de despesas que são inerentes a ter assumido no mercado o papel de garante dessas caracteristicas. Eu tenho um golden e procurei esta raça porque queria determinadas carateristicas, as do golden e não de outo tipo de cão. É o segundo golden que tenho e continuo a não "arriscar", pois goldens de ninhadas não "certificadas" podem trazer-me para casa um cão intranquilo, desconfiado, porventura agressivo (conheço casos) e, eventualmente menos bonito (todos os cachorros são lindos, é em adultos que vemos as diferenças). A inteligência, beleza e confiança destes cães é uma fonte de satisfação permanente. Se me sentir defraudada, só tenho que confrontar o "criador" e exigir-lhe reparação. Se o criador não for um bom profissional tenho meios de me defender. Junto do não criador, não. Claro que não está em causa trocar o cão porque fui enganada....apesar de não ser o espécime perfeito, terá passado a ser o companheiro inseparável! Não está o sentimento em questão. Apenas a defesa de que prefiro comprar a um profissional: um criador responsável.