Caracteristicas do Golden Retriever e sua historia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Golden Retriever! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: lilin, Golden_, PJFS, dear

Responder
lilin
Membro Veterano
Mensagens: 774
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am
Localização: Golden Retriever

quarta mai 14, 2008 4:18 pm

Golden Retriever é uma raça de cães de origem britânica. Em inglês seu nome significa: Golden - dourado - Retriever - o que recupera.

Aparência
A pelagem vai do dourado até o creme. Possui um porte atlético, constituição simétrica e harmoniosa, dorso curto com um tórax poderoso, costelas longas e bem arqueadas e linha superior do dorso direita. Cabeça e crânio equilibrados, com um stop pronunciado (chanfradura nasal, isto é, o desnível entre a testa e a base do nariz).

Parte superior da cabeça larga. Focinho forte, largo e comprido, com um comprimento semelhante ao do crânio. Nariz preto. Olhos castanho-escuro, bastante afastados, com bordos escuros. Orelhas de tamanho médio, implantadas mais ou menos ao nível dos olhos. Maxilar forte com perfeita oposição das duas maxilas. Membros anteriores direitos, membros posteriores fortes e musculados, sendo longa a parte inferior da coxa e o ângulo do corvilhão bem marcado. Os jarretes devem ser amplos e rectos, sem desvios.

O golden tem pés de gato, arredondados. A cauda está implantada á altura da linha dorsal e normalmente mantém-se nesta posição. Deve chegar até aos jarretes e não é curva na ponta. Os movimentos de cão são fortes, com boa cadência.


Temperamento

Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos. Por ser um cão de temperamento equilibrado acredita-se que possa ser criado, inclusive, em apartamentos apesar de ter porte grande. Também poderá ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.

Bem-Estar
O golden retriever adapta-se bem a qualquer espaço inclusive apartamentos. É muito popular por ser dócil, amistoso com crianças, obediente e muito inteligente. É muito dócil com as crianças e com os seus donos. Bastante mimado não suporta a solidão durante muito tempo, se não habituado desde pequeno. Por vezes é preciso proteger o cão da criança de tão dócil que ele é! Adora comer, por isso convém ter cuidado para o cão não ficar obeso. Não apresenta quais quer sinais de agressividade e tolera muito bem outros animais. Bastante inteligente, aprende facilmente qualquer ordem. Precisa de ser ensinado desde pequeno para que não existam falhas em adulto.


História

A seleção da raça teria sido iniciada pelo Lord Tweedmouth em Brighton no Sul da Inglaterra, por volta de 1835, que supostamente teria adquirido alguns cães de um circo russo que na ocasião eram 8 cães. Levou-os para a Escócia em sua propriedade que chama-se Guisachaar, o Lorde possuía o passa-tempo de caçar cervos, foram feitos acasalamentos com o Bloodhound para aperfeiçoar o olfato e diminuir o tamanho dos cães.

Essas são apenas suposições que se deparam com outra hipótese: o cruzamento com Tweed Water Spaniel, hoje uma raça extinta e os Wavy-Coats pretos e o Setter Irlandês. A linhagem desenvolvida na Escócia chamava-se Ilchester.

Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.

O primeiro Golden chegado ao Brasil foi Patrick, que tinha o nome de registro: Eldorado of Gold Leaf, sua proprietária Sra. Yvette Tobião o comprou de um canil na Califórnia. A partir daí a raça começou a se introduzir no País por mais dois canis no Rio de Janeiro e, hoje, por todo o país. A raça foi reconhecida em 1911.

Tido hoje como ótimo cão de companhia para quem gosta de cães de porte grande, o Golden é assim, um companheiro fascinante.

O Golden Retriever é uma graça, muito doceis, eles tem um ótimo comportamento e são muito agradáveis, além de serem muito manhosos são também muito confiaveis, seu melhor amigo.

Saúde
Como todo cão de caça o Golden é um cão resistente e como todo cão suscetível à alguns problemas como:

Displasia coxo-femural - detectada entre o 5º e 8º mês de idade, sempre antes dos 18 meses, cães com este problema não devem ser reproduzidos, evitando assim transtornos no futuro, e não colocando em risco a reputação do criador.
Atrofia progressiva da retina - detectada entre o 4º e o 8º ano de vida, pode levar a cegueira total ou parcial do animal, podem ser feitos exames oftálmicos depois dos 24 meses para prevenção.
Catarata e o Entrópio de pálpebras - pode aparecer à partir do 3º mês de idade.
Piodermite - pode ser por inúmeros fatores; distúrbios metabólicos, deficiências imunológicas, descontrole endócrino ou por processos alérgicos.

Cuidados

A escovação semanal é necessária, sempre com a escova de pinus ou rasqueadeira, os ouvidos, por terem orelhas caídas devem receber atenção especial, limpe-os com uma solução específica, semanalmente

Nos banhos, dados com shampoo ou sabão próprios, deve ser bem enxaguado para que não fiquem resíduos e, com isso, não prejudique a pele do seu Golden. O uso de um bom condicionador para cães é indicado para amaciar o pêlo.

As orelhas deverão ser limpas quinzenalmente. Os Golden Retriver são os cachorros mais dóceis de todos, são muito espertos e adoram brincar. Nas competições são ágeis e obedientes, com as crianças são muito comportados e brincalhões. Seu peso vai de 30kg até 40kg.

Os Machos chegam a ter 56 a 61 cm As Femeas chegam a ter 51 a 56 cm.

No ranking canino de QI estao em 4 lugar.

(fonte:Wikipedia)
Última edição por lilin em sexta mai 16, 2008 8:44 am, editado 1 vez no total.
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
Responder

Voltar para “Golden Retriever”