Olá,
comprei um golden, e agora estou com ele no meu apartamento, ele tem apenas 35 dias mas já anda por tudo e corre bastante, moro num apartamento de 400m² e ainda nao estou levando ele para passear na rua por que ele ainda nao tomou todas as vacinas necessarias. Estou esperando 45 dias para levar ele para caminhar todo dia durante meia hora.
estou com algumas duvidas e queria que voces me ajudassem:
1- a casa tem um piso um pouco escorregadio, algumas partes sao escorregadias e outras nao..mas tenho medo da displasia. O que voces me recomendam para evitar isso?
2- de vez em quando, depois de comer ou beber muita agua ele fica com um pequeno refluxo, voltando um pouco da comida ou agua pelo nariz. Isso é normal ou tem algo errado?
3- voces acham que ja posso levar ele pra passar na rua para ir evitando a chance dele ter uma displasia futura?
Obrigado
Duvidas sobre meu golden !
Moderadores: lilin, Golden_, PJFS, dear
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mar 12, 2008 11:13 am
O seu cão não vai ficar com displasia por causa do piso, a displasia é genética, no entanto percebo a sua preocupação porque nesta raça a anca está muitas vezes afectada por um grau mínimo do displasia e aí sim o chão muito liso não é bom para a estabilidade da anca. Enquanto não sabe o estado da anca do seu cão é de facto melhor poupar o cachorro de escorregar no chão liso.
-
- Membro Júnior
O refluxo pode ser apenas por ele ser muito pequeno e vai passar. No entanto limite um pouco a quantidade de água que ele bebe porque o problema é que ele se engasgue e o cão pode " ficar sem ar".
-
- Membro Júnior
Não o leve á rua sem as vacinas!
Começo por responder a pergunta 3;danteba Escreveu:Olá,
comprei um golden, e agora estou com ele no meu apartamento, ele tem apenas 35 dias mas já anda por tudo e corre bastante, moro num apartamento de 400m² e ainda nao estou levando ele para passear na rua por que ele ainda nao tomou todas as vacinas necessarias. Estou esperando 45 dias para levar ele para caminhar todo dia durante meia hora.
estou com algumas duvidas e queria que voces me ajudassem:
1- a casa tem um piso um pouco escorregadio, algumas partes sao escorregadias e outras nao..mas tenho medo da displasia. O que voces me recomendam para evitar isso?
2- de vez em quando, depois de comer ou beber muita agua ele fica com um pequeno refluxo, voltando um pouco da comida ou agua pelo nariz. Isso é normal ou tem algo errado?
3- voces acham que ja posso levar ele pra passar na rua para ir evitando a chance dele ter uma displasia futura?
Obrigado
So deve levar o cao a rua depois de ele ter as vacinas todas em dia, para nao correr o risco de ele nao apanhar nenhuma doença de algum cao que por lá tenha passado.
Quanto a pergunta 2
Na minha opniao divida as refeiçoes, de de 2 a 3x ao dia, uma das coisas que pode acontecer quando comem muito e a guloso ou bebem agua podem ter uma torçao Gastrica:
"Basicamente o estômago torce-se sobre si mesmo formando um nó. É uma verdadeira Emergência Veterinária pois se o animal não for socorrido pode morrer em questão de 6 a 12 horas. Podem ser tomadas medidas preventivas, que implicam sempre esforço por parte do animal. Caracteriza-se por o estômago dar uma volta sobre si mesmo ficando torcido. A torção pode bloquear parcial ou totalmente a drenagem estomacal (saída de alimentos do estômago). Provoca produção de gases, aumentando o volume do órgão. O resultado é a necrose (morte de tecido) por estrangulamento da parede estomacal e órgãos vizinhos: Em termos cirúrgicos é efectuado o esvaziamento do estômago e sua sutura de forma a evitar que se volte a repetir facilmente a situação. De uma forma sucinta a situação processa-se da seguinte forma:
O estômago normal contém geralmente gases, muco o alimento que está a ser digerido. Submete-se a um ritmo normal da contracção, recebendo o alimento do esófago situado acima, submetendo o mesmo a um processo de digestão que culmina com a excreção dos dejectos.
No estômago, dilatado gases e/ou os alimentos expandem o estômago muitas vezes acima do seu tamanho normal, causando tremenda dor abdominal . Para razões ainda não totalmente compreendidas , este estômago brutalmente distendido tem tendência a girar, e a torcer-se sobre si mesmo cortando o acesso sanguíneo e impedindo a expulsão dos gases produzidos pela mesma Esta circunstância é extremamente dolorosa e também rapidamente um risco de vida. Um cão com a torção de estômago morrerá com dores e sufocado em questão de horas .
O estômago dilatado está a pressionar as vias principais de circulação sanguínea o que pode elevar o animal a entrar em choque: A dilatação também dificulta progressivamente a respiração nas vias de sangue principais que carregam o sangue para trás ao coração. Isto para a circulação normal e coloca o cão em choque. Para mais, os tecidos do estômago estão a morrer visto que está a ser evitada a circulação sanguínea nos mesmos. Não pode haver nenhuma recuperação até que o estômago esteja destorcido e o gás libertado. Isto é conseguido ou através de um tubo e de uma bomba ou de cirurgia. Com a cirurgia o estômago é destorcido e fixado de forma a minimizar as possibilidades de o caso voltar a acontecer. Além da torção do estômago pode ocorrer a torção do baço que ainda tornará mais grave a situação e implicará na sua remoção.
Cirurgia
Todos os cães, uma vez que sejam estabilizados , devem efectuar a cirurgia. Sem cirurgia, os danos feitos interiormente não podem ser avaliados ou reparados e a torção pode voltar a manifestar-se dentro de poucas horas pode retornar em algum ponto, uniforme dentro de poucas horas seguintes e a aventura acima deve ser repetida. A cirurgia permite que o estômago seja fixado na posição normal de modo que dificilmente possa outra vez torcer-se.
Por ser de extrema gravidade, a prevenção é a melhor medida de combate à torção gástrica.
Prevenção
· Não dê alimentos em grandes quantidades. Fraccione as refeições várias vezes ao dia.
· Evite rações com pouca fibra.
· Evite rações com alta taxa de fermentação (ricas em hidratos de carbono; por exemplo, amido ).
· Não permita que o animal beba grandes quantidades de água de uma só vez, inclusive durante as refeições.
Evite exercícios violentos após as refeições (tais como pular e correr).
Cirurgia preventiva
·
Sinais de alarme
distensão abdominal com timpanismo (gases);
· ânsia de vómito não produtiva;
· pulso fraco;
· salivação intensa;
· dificuldade respiratória;
· mucosas pálidas;
· aumento da frequência cardíaca;
· inquietude. "
http://www.hospvetprincipal.pt/dilataca.htm
Quanto á 1ª duvida.
Eu penso que em nada é saudavel ao cao ainda pra mais em bébé o piso liso, em que acho que deve ter cuidado com as corridas as escorregadelas.
Penso que a displasia é herditaria, podendo ate ter um grau muito baixo, mas com o piso a comida entre outras coisas podem agravar a doença em si.
Em pequenos é importante ter atençao a isso, mesmo porque é quando estao a desenvolverem-se .
Ha muitos sites no goolge e aqui mesmo na arca onde pode e deve se informar, assim como fazer o despiste da doença ao seu cao.

<p><strong>Visitem - </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am
Parabens pelo novo amigo, fez uma excelente escolha!!
Em relacao a Displasia tenho a referir:
A displasia e hereditaria mas ha factores que podem despoletar ou agravar a Displasia, e principalmente no 1 ano ha que ter alguns cuidados.
- Pisos escorregadios (aconselho a colocar uns tapetes ou carpetes)
- Passeios na praia (o andar na areia na e la muito bom...)
- Subir e descer escadas

Em relacao a Displasia tenho a referir:
A displasia e hereditaria mas ha factores que podem despoletar ou agravar a Displasia, e principalmente no 1 ano ha que ter alguns cuidados.
- Pisos escorregadios (aconselho a colocar uns tapetes ou carpetes)
- Passeios na praia (o andar na areia na e la muito bom...)
- Subir e descer escadas
<p>Ainda ha caes felizes...
</p>

-
- Membro Júnior
Falta dizer mais uma coisa que esqueci: depois de o cão tomar as vacinas não pode ir logo para rua porque tem que ter tempo para criar a sua própria imunidade. Pergunte ao seu veterinário mas esse tempo costuma ser de 2 a 3 semanas.
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado mar 13, 2004 4:16 pm
Olá ,
em primeiro lugar, é incrivel como um cachorro que devia estar na fase de desmame se encontra já com o seu novo proprietário, ou se passa algo que não nos contou ou então é uma tremenda asneira.
Quanto ao piso escorregadio, deve preocupar-se sim, a displasia tem um alto factor genetico, mas tb tem o factor adquirido, principalmente a displasia de cotovelo pode ser adquirida facilmente nessas situções.
Quanto a lhe sair agua pelo nariz, deve ser por comer e beber depressa e ser tão pequeno que ainda não come direito, penso eu com 35 dias. Tenho agora 8 cachorros em casa com 40 dias que só agora começaram a comer papa.
Quanto ao sair à rua, só depois de vacinado e de deixar passar 1 semana para a vacina actuar.
em primeiro lugar, é incrivel como um cachorro que devia estar na fase de desmame se encontra já com o seu novo proprietário, ou se passa algo que não nos contou ou então é uma tremenda asneira.
Quanto ao piso escorregadio, deve preocupar-se sim, a displasia tem um alto factor genetico, mas tb tem o factor adquirido, principalmente a displasia de cotovelo pode ser adquirida facilmente nessas situções.
Quanto a lhe sair agua pelo nariz, deve ser por comer e beber depressa e ser tão pequeno que ainda não come direito, penso eu com 35 dias. Tenho agora 8 cachorros em casa com 40 dias que só agora começaram a comer papa.
Quanto ao sair à rua, só depois de vacinado e de deixar passar 1 semana para a vacina actuar.