Charlie: novo cachorrinho

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Golden Retriever! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: lilin, Golden_, PJFS, dear

Responder
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

quarta jun 08, 2011 4:49 pm

Olá!!

Adquiri um cachorro no passado fim de semana. A mãe é Golden Retriever e o pai desconhecido... O meu cachorro tem 7 semanas. Come bem, brinca muito e já começa a dar pelo nome. À noite não chora muito, apesar de acordar algumas vezes, o que julgo ser normal. Ele passa a maior parte do tempo no meu quarto, porque tenho uma gata (tem 9 meses) que ainda se está a ambientar ao novo residente da casa :) No início ela assoprava-lhe mas agora já não. É muito curiosa com ele, mas só não gosta quando ele corre atrás dela (claro!!!)

Mas esta está a ser a minha maior preocupação: as necessidades no sítio certo! No meu quarto tenho um cantinho com resguardos (que preferi ao jornal por ser mais absorvente) e, regra geral, já faz sempre nesse cantinho. Contudo, no resto da casa não. Tenho alguns resguardos espalhados pela casa (cozinha, sala, quintal) mas ele teima a não fazer lá. Sei que é preciso paciência mas estarei a proceder bem? O que faço é cada vez que ele faz as necessidades no sítio errado agarro-o, digo-lhe um "não!" e levo-o para o sítio onde quero que ele faça. Mas apesar de o interromper ele não continua a fazer no sítio certo... Fica uns minutos entretido e volta a fazer o resto no sítio errado (que não é em nenhum lugar em particular...). Devo tê-lo fechado no quarto até que o possa levar à rua? Que me sugerem?

Obrigada!!

--
FCachapa
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

sexta jun 10, 2011 11:55 am

Olá, parabéns pelo novo membro da família.
A questão das necessidades no sítio certo resolve-se com firmeza, paciência e acima de tudo com o apoio dos nossos melhores amigos nestas primeiras semanas... o balde e a esfregona.
Primeiro que tudo o cachorro deve saber o que se pretende dele e para isso devemos ensinar-lhe qual o local certo para fazer as suas necessidades. Como? Sempre que acorda, que acaba de comer ou que fica muito excitado com a brincadeira o Charlie vai ter vontade de fazer um xixi, por isso deve pô-lo em cima do resguardo e fazer uma GRANDE FESTA sempre que ele fizer as necessidades no sítio certo. Dar-lhe uma recompensa para comer também resulta muito bem, mas acima de tudo tem de ser rápido para que ele perceba que está a ser recompensado por ter feito as necessidades no sítio certo.
Contudo as coisas nem sempre correm bem. Se não o vir fazer xixi no sítio errado limpe o local sem grande alarido, mas se o pequeno for apanhado em flagrante delito deve repreendê-lo firmemente e colocá-lo no local certo.
No meu caso houve alturas em que desesperei e achei que ia apanhar xixis monumentais até 2025, mas de repente deu-se um click e a partir dos 5 meses e meio o Buddy começou a fazer tudo na rua.
Claro que de vez em quando ainda há acidentes, mas penso que é só para o balde e a esfregona não se sentirem postos de parte!

PS. Restringir o raio de acção do Cahrlie quando os donos não estão em casa é boa ideia. Dica retire os tapetes e carpetes pelos quais tem grande estima, parece que os nossos amigos têm um íman...
tipets
Membro
Registado: quinta mai 19, 2011 10:37 am

sexta jun 10, 2011 1:20 pm

Antes de mais Parabéns pelo recente membro da familía, é muito bonito :)

Em relação às necessidades, a Lara já lhe disse tudo. Continuação de tudo a correr bem :)
FCachapa
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 8:02 am

Olá!

Já se passaram 2 semanas desde que o Charlie chegou e trago-vos algumas novidades :) É um grande brincalhão! Corre tudo, ladra a pedir brincadeira (principalmente atrás da gata). Já aprendeu a sentar, até espera sentado enquanto lhe estou a preparar a ração! É Satisfaction Pupy Maxi - que acham desta marca?

Mas o melhor de tudo: já são poucos os xixis fora do sítio! Ainda não o levo à rua porque a veterinária disse para esperar até ter as vacinas todas. O meu pai, que sempre teve cães, acha que isso é um disparate e que um cão só se ensina a ir à rua desde bem pequeno. Tenho andado sem saber o que fazer em relação a isto. Como fazem no vosso caso? Não vou confundir o Charlie ao ensiná-lo a fazer nos resguardos e depois dizer-lhe que afinal não é ali que ele tem de fazer mais sim na rua?

Cumprimentos!
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
JoanaLG
Registado: terça jun 09, 2009 8:27 pm

sábado jun 18, 2011 4:18 pm

O meu conselho é que não caia na tentação de levar o seu cachorrinho à rua antes de ter todas as vacinas!!! Eu já passei pelo mesmo, a fase em que eles estão "presos" dentro de casa realmente é chata e parece que nunca mais acaba... A vontade de os ver a passear na rua é grande, mas mais vale aguentar uns tempos e prevenir males bem piores.
Em relação à passagem das necessidades para a rua, vai ver que ele aprende rápido e sem problemas. A tendência natural é fazer as necessidades lá fora, onde o cheiro dos outros cães lhes indica qual o sítio certo. Para além disso, um golden é muitíssimo esperto e aprende tudo muito rápido :) Se tiver um pouco de paciência e usar o método das festinhas e recompensas quando ele acertar, a transição vai ser rápida e sem problemas.
Boa sorte!
FCachapa
Membro Veterano

sábado jun 18, 2011 5:15 pm

Obrigada pela resposta Joana!
Realmente a tentação de o levar à rua é muita. Tenho um jardim perto de minha casa e estou ansiosa por vê-lo a correr pela relva! :D Mas o mais seguro deve ser aguardar pelas vacinas :|
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
FCachapa
Membro Veterano

sábado jun 25, 2011 1:42 pm

Olá mais uma vez!
Desta vez trago-vos novidades com um comportamento algo estranho que tenho visto no Charlie. Pelo menos estranho para mim, que sou nova na matéria :lol:
Sucede que ele agora anda com a mania de se agarrar à minha perna, tipo a simulação do acto sexual... Acho que é comum nos cães mas... Com 2 meses?! Algo estranho não? :roll: Como devo reagir? O "NÃO" bem firme não resulta de todo... Tenho mesmo de empurrá-lo para o chão, mas ele não desiste... Vem sempre atrás de mim, como se fosse brincadeira... :|
FCachapa

(Samuel Butler)

(Mahatma Gandhi)
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

sábado jul 02, 2011 1:47 pm

Olá FCachapa,
Esse comportamento indica dominância, penso que aos 2 meses ainda é muito cedo para instintos sexuais. De qualquer modo faz bem em lhe dizer um Não firme e assertivo e indicar-lhe um comportamento correcto como por exemplo dar-lhe um brinquedo ou ensinar-lhe um truque.
De qualquer modo vamos esperar por respostas de membros mais experientes.

Já agora gostava de ver fotos do pequenote.
Responder

Voltar para “Golden Retriever”