Tenho uma Golden (Sasha) que acabou de fazer 5 meses e ultimamente ando entusiasmado a tentar ensinar qualquer coisa a ela.
É o meu primeiro Golden e estou espantado com a facilidade com que aprende coisas novas. Comecei por ensinar coisas simples como "Dá a pata", "Senta", "Deita", "Não come", etc e estou espantado por ela ter aprendido cada uma destas coisas com cerca de 3 a 5 minutos por cada truque.
Não tenho experiência a ensinar coisas a animais e utilizei um método próprio e talvez básico demais mas que tem resultado. Quando ensinei o senta, pegava nela e forçava-a a sentar e dizia diversas vezes; "Senta" e dáva um biscoito para cão. Se ela se levantasse, eu pegava nela novamente e forçava-a a sentar. E voltava a dizer "Senta".
Aqui fica um video:
http://www.youtube.com/watch?v=t5drIL0rJbg
Se tiverem videos vossos que queiram partilhar, agradecia. Assim posso arranjar mais ideias para ensinar outras coisas.
ps. O que eu não consigo ensinar é ela a vir ter comigo quando a chamo. Digo "Sasha" e ela apenas olha para mim, mas se digo "Toma!" ela vem logo a correr e senta-se a minha frente. Será que ela pensa que "Toma" é o nome dela ?