Pedido de ajuda aos mais experientes ;)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 09, 2010 1:43 pm

Olá.

Ela saiu prematuramente da mãe portanto cabe a vocês donos darem a educação canina que a mãe e irmãos não puderam dar, nomeadamente impedirem e repreenderem as mordidas, o rosnar e o ladrar de que fala. Não permitam nada em cachorra que não irão permitir em adulta... e cuidado com o excesso de mimo.

Quanto aos xixis ainda têm uns mesitos bons de balde e esfregona pela frente, só a partir dos 6 meses, às vezes mais é que conseguem controlar a bexiga, entretanto usem de paciência, premiar sempre com festas e palavras meigas quando fizer no sítio correcto, repreender APENAS se apanhada em flagra, depois não adianta e só confunde o bicho, que não sabe porque está a ser repreendido.

Quanto à ração, se o criador for um criador de jeito, já terá aconselhado. Se não fale com o vet assistente que com certeza já terão consultado para continuar o plano de vacinas e a desparasitação mensal. Há marcas boas, veja Acana e Arden Grange, se não encontrar tem as do costume, Hills, Eukanuba, Proplan.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Buca
Membro Júnior
Registado: quarta dez 16, 2009 10:20 am

terça fev 09, 2010 1:55 pm

Obrigada Dinodane. :wink:

Mas a questão é que nós não conseguimos impedir e repreender as mordidas, o rosnar e o ladrar!... Quando tá a rosnar e a morder, nós tentamos impedir, e dizemos NÃO, mas ela nem nos ouve, e mesmo quando pegamos nela para a tentar acalmar, ela continua rosnar!...

Em relação aos xixis, nós sabemos que vai demorar um bocadinho (também demora connosco humanos né? :wink: ) Mas a questão é que quando a apanhamos a fazer fora dos jornais, pegamos nela e pomo-la em cima dos jornais, e ela começa toda contente a roer os jornais! Acho que assim ela nunca lá vai fazer xixi, uma vez que associa aquilo a brincadeira.... :?

Em relação à ração, ela tá a comer a que o criador lhe dava (não sei se posso dizer...: Royal Canin)e até agora devora-a como se não houvesse amanha. :)

Buca
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 09, 2010 2:24 pm

Não conseguem impedir? Ora essa, estamos a falar de um cachorro de 6 kgs ou de um mastim de 80 kg? :lol:

Dê-lhe um chega para lá, agarre-a pelo cachaço e dê-lhe um abanão... sem grandes violências. Seria isso ou algo parecido que a mãe lhe faria, isso ou uma leve trinca, quando ela se "esticasse" nas brincadeiras... Não lhe peguem, afastem-na, ignorem a sua presença, faça a cadela associar esse comportamento a algo negativo, como ser afastada ou uma sensação desagradável, há quem lhes agarre na língua quando mordem, por exemplo.

Tenha presente de que são conseguir travar esses comportamentos não será de admirar que no futuro a cadela rosne, ladra e morda sem qualquer tipo de controlo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça fev 09, 2010 2:27 pm

Olá Buca,
eu li: "A paixão de César" - de Cesar Millan e "Adestramento Inteligente com amor, Humor e Bom Senso" de Alexadre Rossi. Achei-os estremamente uteis e interessantes.
O de Alexandre Rossi, tenho em PDF, se quiser posso enviar-lho!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

quarta fev 10, 2010 10:33 am

O que posso é partilhar a minha experiência, uma vez que também tenho uma cocker, agora com 6 meses. No início quando ela foi lá para casa era uma paz de alma, mas após umas 2/3 semanas, o comportamento dela começou a aproximar-se do tipo de comportamento que a Buca descreve, isto é, as brincadeiras dela incluíam tentar morder-nos as mãos (nunca as calças, ou o calçado), e os jornais também eram alvo de brincadeira (principalmente quando ficava sozinha) usando-os para fazer confettis :D em vez das necessidades.

Relativamente ao rosnar e ao ladrar nunca foi típico dela fazê-lo, sendo que ainda hoje é raríssimo ela ladrar/rosnar, só mesmo no pico de excitação quando está na brincadeira com outros cães e mesmo assim é muito mas mesmo muito raro.

O que fizémos foi basicamente o que a Dinodane disse... Quando nos tentava morder as mãos dizíamos um NÃO firme e a brincadeira parava por ali o que por si só é castigo suficiente uma vez que estávamos a cessar algo que lhe estava a dar gozo... e depois ignorávamos por completo a orelhuda... Claro que o aprender que não se deve morder as mãos dos donos não acontece de um dia para o outro, mas se formos coerentes e tivermos sempre o mesmo tipo de atitude cada vez que eles se esticam, eles acabam por perceber porque querem que a brincadeira dure! :D

Quanto às necessidades... É preciso muita paciência, e nós aproveitávamos o fim de semana para andar "em cima" dela, de forma a apanhar em flagrante delito :D Depois de comerem, depois de dormirem, depois de brincarem é quase certo que vão querer fazer as necessidades e pelo comportamento do cão, como por exemplo farejar o chão à procura de sítio para aliviar a bexiga, dá para antever o que irá acontecer a seguir, permitindo até orientar o cachorro para o local apropriado... E foi isso que fizémos...

Neste momento corre tudo lindamente :D As necessidades, na sua grande maioria são feitas na rua, e quando ela está sozinha e apertadinha para fazer o que quer que seja vai à varanda... Mas já vai aguentando bastante tempo sem fazer nada...

Isto é tudo um processo, em que é necessário muita paciência e coerência... o que se permitir enquanto cachorro permanecerá no adulto. Aconselhava-a a repreendê-la ou a ignorá-la quando ela ladra e rosna porque caso contrário quando ela for grande muito provavelmente vai ter tendência para ladrar também e, não sei se mora num apartamento, mas se sim é uma situação importante a controlar por causa dos vizinhos :wink:
JustAgility
Membro
Registado: sábado fev 02, 2008 11:03 am

quinta fev 11, 2010 1:50 pm

Parabens Buca

Eu não vi os teus posts todos , por isso posso errar, mas deixo aqui algumas dicas

- o cão deve ter a zona dele, um parque de cães é muito bom .... onde colocas a agua , os jornais , a comida e a zona onde ele dorme

assim evitas erros e estragos
porque habituas o cão a dormir no canto dele, e evitas que ele estrague coisas , porque não tem o que estragar !!! assim não te chateias com ele !!
é o melhor

se deixares o cão no parque , com jornais , ele vai acabar por fazer sempre la o xixi ...e vai se habituar

nunca tires os jornais todos, deixa sempre alguns para o cheiro se manter

DICa 2
eu não digo nada aos cães por fazerem fora dos jornais .... simplesmente quando eles la fazem ..faço a maior festa do mundo e a seguir é logo brincadeira ... treino positivo :)

DICA 3 - quando for a rua e fizer as coisas dele ... recompensa com comida ...e brincadeira . NÃO BRINCAR ANTES DE FAZER COCO E XIXI

DICA 4 - controlar quando o cão faz coco , quanto tempo apos as refeições ...nessa altura mete-o no parque ...

Treino
DICA 1 - introduz o clicker ao cão ... esta na altura certa para ele aprender .... nesta altura é fase de aprendizagem ...absorvem tudo

DICA2 - morder calcanhares e calças é normal ..... muitos cães fazem isso ... é bom ..são cães activos hehe
cria alternativas , desvia-lhe a atenção com outros brinquedos ..atenção nesta fase não deves puxar muito , deixa-o ganhar sempre ... uma tshirt velha é o melhor brinquedo

DICA 3 - morder e rosnar !! qual é o problema ...eles querem brincar , muitos cães rosnam quando estão a morder .
ele não responde ao NÃO porque não sabe o que é

não vas por esse caminho

por exemplo ... o ladrar

estas a brincar e ele começa a ladrar feito maluco ...( eu tenho um cão que ladra quando brinca e outro que fica caladinho ....tenho um cocker e um border ...adiivinha qual ladra eheheh....cocker !! )

simplesmente retiras o brinquedo e ignoras ...ate ele se calar , ele cala-se e brincas ..

é facil , so implica consistencia no que fazes

penso que respondi as tuas questões ...se precisares da minha ajuda envia msg , é mais facil

boa sorte e parabens pela linda cocker

Higiene ...
algumas dicas sobre xixis e cocos

vamos pelo mais facil ...
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”