cl2009 Escreveu:. Agora fica a pergunta: por mais que me zangue com as trincas e ladradelas que me dá quando estou ao telefone ou quando não lhe ligo, a fulanita faz das zangas uma festa e fica eufórica, provavelmente, porque estou a dar-lhe a atenção que ela estava a pedir... Como é que se contorna isto e a faço entender que NÃO SE MORDE nem se ladra ??[/list]
Não pode permitir que ela morda. Agora é pequena e até pode achar pouco grave mas já pensou como vai ser quando for adulta? Olhe que os caninos definitivos de um cocker fazem danos a sério!
Para perder a mania de morder os donos diga-lhe um não muito zangado (acompanhado de uma palmada no focinho, se não for contra) e dê-lhe de seguida um brinquedo que ela pode morder. Se ela o aceitar elogie. Assim, reprime-se o comportamento indesejado e ensina-se o que pode fazer.
Outra opção é zangar-se com ela e deixá-la sozinha por um bocado noutra divisão da casa. A ideia é ela perceber que para ter a companhia dos donos tem que se comportar como eles querem.
Também há quem brinque com o cachorro segurando-lhe a língua até que fique aflito. A escolha é vasta. Se usar a função de pesquisa do fórum dos cães, encontra muitos tópicos sobre como educar um cachorro com sugestões e links.
O meu primeiro cocker também mordiscava e eu costumava meter-lhe uma mão na boca na direcção da garganta até lhe provocar desconforto. Outras vezes, sempre na brincadeira com ele, metia-lhe uma das suas patas ou orelhas na boca e dizia-lhe: morde! Vá, força! Acabou por desistir

.
A lógica é sempre a mesma: quando não queremos que façam algo, repreende-se com um não bem firme. Tem que ser coerente. Algo proibido é sempre proibido, não se pode permitir umas vezes e outras não.
Também não acho que "ataques de fúria" sejam normais. Um cão, mesmo cachorro, que faça o exercício adequado ao seu nível de energia e que seja ensinado a obedecer não tem porque ter esses acessos.
Se acha que ela fica eufórica porque tem atenção, experimente ignorá-la.
Bons treinos

!