[/quote]Citação:
á percebi que é profissional de tosquias..... para o pelo de um cockcer spaniel presumo que não tenha o mesmo tipo de tratamento. Podia dar-em algum conselho?
Para um cocker, eu trato quase como um yorkshire: Muita hidratação!
Para o banho usos shampoos para pelos compridos. Se tiver muito seco, aplico antes um spray regenerador, espero 15 minutos e depois banho com ele. Se tiver nós escovo com esse spray até sairem todos, caso contrário o banho aperta-os e será impossivel tirá-los no final. Depois de aplicar o shampoo e enxaguar, aplico o acondicionador, também especial para pelos compridos. Exaguo muito bem. Vai a secar com umas pulverizadelas de Eclat da JP Héry usando a cardadeira apenas nas franjas. Passo o pente de dentes largos para ver se não há mais nós e finalmente passo a escova de pinos metálicos ou de nylon mista para dar volume e movimento ás franjas. No dorso que suportamente está curto depois da tosquia, escovo com a brossa e faço uma coisa que toda a gente que tem cocker deveria fazer: passar com uma faca de stripping de dentes curtos, perpendicular ao pêlo e no sentido do crescimento deste, para fazer a limpeza de raizes que é básicamente retirar o subpêlo para evitar que este produza aquele horrivel efeito encaracolado e baço que se vê muito nos cockers que são tosquiados com máquina.
No final volto a passar com a brossa para remover os pêlos que ficaram á superficie, pulverizo com um óleo e esfrego com a camurça para dar um efeito super brilhante e sedoso.