Comprar um segundo cocker

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Cocker Spaniel Inglês! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Rickardo

cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

terça set 14, 2010 10:40 am

CSofiaMelo Escreveu:Eu confesso que tenho preferência pelos particolores... Ando com ideias num ruão laranja ou num tricolor...

A minha ideia nunca foi, nem nunca será, fazer criação, até porque a minha orelhuda está esterilizada e é minha pretensão adquirir outra fêmea e esterilizá-la também.

Quero adquirir mais uma orelhuda, que seja uma boa exemplar da raça, junto de quem desenvolve um trabalho sério, criterioso e profissional no que à criação e selecção desta raça maravilhosa diz respeito.

Neste momento os 2 criadores que contactei, e cujo trabalho tenho vindo a acompanhar há uns largos meses, não têm cachorros disponíveis, mas têm cruzamentos planeados ainda para este ano.

Não tenho pressa, nem urgência... Quero, mais uma vez, tratar das coisas com a devida calma e sem pressões, e, com a ajuda do criador, escolher um cachorro que realmente vá de encontro às minhas pretensões e expectativas.

Até porque a minha orelhuda mais velha, agora com 13 meses, está mesmo no ponto no que à boa educação e ao bom comportamento diz respeito :D

E não quero que o novo cachorro venha influenciar negativamente a mana mais velha, daí a importância de saber a quem compro, no sentido de adquirir um cachorro com excelente temperamento que não vá estragar o que está bem, não sei se me entendem...
Olá Sofia, de novo :D ,

Acho que está no caminho certo. Quanto a mim, e como já disse atrás, não há nenhuma razão para comprar um cão de raça que dispense uma escolha criteriosa do criador do mesmo, incluindo um cachorro para companhia.

Depois de ter traçado um quadro negro da minha experiência, apercebi-me que passei ao lado das coisas boas. Mesmo atendendo ao facto de ter tido dois cachorros ao mesmo tempo, devo referir que ambos, mesmo o que é muito irrequieto, e durante o período de crescimento que descrevi, foram muito fáceis de educar, atendendo às minhas falhas como treinadora :oops:. Uma ou outra coisa roída mas, bem vistas as coisas, não estragaram nada de relevo. Mesmo com poucos meses, tinham picos de explosão de energia nas brincadeiras mas ambos passavam (e passam) a maior parte do dia a descansar. Dormem um em cima do outro, esparramam-se pela casa (levantam-se de um lado para logo de seguida se deitarem mais à frente; enrolam-se aos pés dos donos calmíssimos, enfim, são os melhores cães para companhia que eu poderia querer!

Em relação às preferências da pelagem, é preciso ter mais cuidado ainda quando se pretende um exemplar tricolor. Muitas vezes, ao procurar um cruzamento que origine cockers afogueados (os genes são recessivos, logo, há menos nascimentos), deixa-se para trás outros elementos de selecção que potenciam o aparecimento de ninhadas de cachorros saudáveis.

Não querendo ser chata, não se esqueça de investigar o passado dos progenitores e, claro, se fizeram exames de despiste, pelo menos, da PRA e da FN (Nefropatia Familiar), esta última leva o cachorro à morte antes dos 2 ou três anos, de forma irreversível. O despiste à displasia da anca, embora não se trate de um cão de grande porte, também é importante. Revela verdadeira preocupação pelo futuro da raça, por parte do criador :wink: .

Pronto. Dou este peixe por vendido :D.

Edit: Referiu atrás que gostava de ter um cão mais peludo. Informe-se bem porque normalmente, os cockers laranja ruão têm tendência para ter uma pelagem menos abundante. Também não sei o que é para si mais peludo :wink: .
Wasp1975
Membro Veterano
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am

terça set 14, 2010 10:56 am

De certeza que era mesmo vantagem que querias escrever?
cockinhas eu disse a mim mesmo que, e já tendo dito o que eu penso sobre os LOP noutros tópicos, iria evitar sempre debater o tema. A verdade é que para uns o LOP não vale nada e para outros vale tudo. O que se passa é que cada um defende a sua opinião e no fim não se chega a nenhuma conclusão.

Concordo com a grande maioria das coisas que dizes :D e dou-te toda a razão quando dizes que haverá uma menor chance de doenças consanguineas quando há um criador por detrás ( epá e não leves o que te vou dizer a seguir a mal) a única coisa que para mim não faz muito sentido é o facto de pensarem que o Cocker será mais calmo ou terá mais atitudes esperadas de um cocker só por ter vindo de um criador.

Para mim o comportamento do Cocker é algo que evolui ao longo da vida do mesmo, com especial preponderância no primeiro ano de vida.

O facto de adoptar um animal cuja proveniência se desconhece poderá ter a haver com sorte caso a própria pessoa queira. A verdade é que se fores buscar um cocker a qqer associação (MPF, Bianca...) a informação está toda lá! Eles dizem-te tudo o que precisas de saber sobre o animal em questão. Agora se fores buscar um Cocker ao Canil Municipal aí talvez já terás de ter alguma sorte e muuuuuita paciência para reeducar o animal.

Dou-te o Exemplo da Michelle, uma cocker pretinha adoptada à BIANCA, que tinha todas as caracteristicas da raça ( ok pronto era gorduchinha :lol: :lol: :lol: :lol: ) Sociável, calmissima, inteligente... e sem LOP.
Passear na marginal, na semana da mobilidade? Vou pensar nisso :wink: .
:D

Vamos rapariga! assim esticamos as nossas pernas e as dos miúdos!

há um problema que eu não gosto nos forums. O facto de escrever faz com que as frases aparecem nuas e frias, quando às vezes a pessoa que as escreve está com as melhores intenções e nenhum criticismo :D

E vivam os Cockers! :wink:
<p>Paulo.</p>
<p>O video do Zeus: <a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=tr-MKoVc ... r-MKoVcKk8 </a> </p>
<p>E o meu novo livro: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/ ... 0_n.jpg</p>
cockinhas
Membro Veterano

terça set 14, 2010 11:02 am

És tão rápido a responder, pá! Eu não. E tenho tanta coisa para comentar sobre o teu post anterior que fica para mais tarde :wink: .
Palavras frias? Olha: não há volta a dar, é dar o desconto :D .
Wasp1975
Membro Veterano

terça set 14, 2010 11:04 am

Cockinhas e CSofiaMelo,

elucidem-me com uma coisinha...

Os cockers que serão agora comercializados deverão sair todos com cauda natural, e não cortada. Certo? Não há uma lei que proibe o corte?

8)
<p>Paulo.</p>
<p>O video do Zeus: <a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=tr-MKoVc ... r-MKoVcKk8 </a> </p>
Wasp1975
Membro Veterano

terça set 14, 2010 11:07 am

cockinhas Escreveu:És tão rápido a responder, pá! Eu não. E tenho tanta coisa para comentar sobre o teu post anterior que fica para mais tarde :wink: .
Palavras frias? Olha: não há volta a dar, é dar o desconto :D .
É o facto de escrever... às vezes as palavras são pensadas de uma forma mas a nível gráfico dão a entender criticismos e outras coisas... (Tipo ofensas). O que vale é que o raio dos Smileys ajudam :D

Já agora, confesso, a Ozzy tem LOP.
<p>Paulo.</p>
Wasp1975
Membro Veterano

terça set 14, 2010 11:25 am

Falando de Criadores (se bem que neste caso é capaz de ser mais criadeiro) ontem a Vet contou uma história triste.

Ela, há uns meses atrás, estava no consultório e foram-lhe entregar um Schnauzer Gigante, cadelona com poucos meses, para ver se ela sabia a quêm pertencia. A nossa Vet passa com a máquina que lê o chip e consegue identificar a pessoa. Entretanto para evitar confusões, pede a quem levou a cadela lá se a pode recolher por uma noite enquanto ela entraria em contacto com a pessoa. A pessoa acedeu e prontificou-se a levar la a cadela no dia a seguir. Passados 30 minutos a vet consegue falar com o dono da cadela, que fica muuuuuito surpreso já que tinha sido um animal que não tinha conseguido vender e tinha dado "A uma conhecida". Então o próprio Criador(eiro) ficou de telefonar à pessoa para saber o que se passou.

Tinham passado vinte minutos quando o homem telefona para a clinica dizendo que:

1- Tinha falado com "a conhecida" e que a mesma lhe tinha garantido que a cadela estava enroscada aos pés dela enquanto falava ao telemóvel, o que era falso de todo, e por isso tinha perdido a confiança nela.

2- Que não queria saber da cadela e se naquele momento a vet, tinha ou conhecia alguém que pudesse ajudar.

Por sorte a pessoa que ficou com a cadela simpatizou com ela, e quando a vet lhe conta o teor das conversas ela própria disse que ficaria com a cadela, desde que o criador assinasse o papel para a alteração dos dados do chip. A alteração foi feita na própria clinica.
<p>Paulo.</p>
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça set 14, 2010 11:31 am

Trago notícias:

Erradamente, e com base na consulta que fiz aos respectivos sites, assumi que os 2 criadores que tenho em vista não teriam ninhadas disponíveis... De facto um não tem, mas o outro tem :D

Caso tenha disponibilidade vou ver os pequenotes este fim de semana... De acordo com as minhas pretensões existem, neste momento, 2 fêmeas tricolores e 1 azul ruão (apenas com 14 dias)...

A ver vamos... 8)
Wasp1975
Membro Veterano

terça set 14, 2010 11:34 am

Azul Ruão Rules! :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Paulo.</p>
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça set 14, 2010 11:53 am

Sim, agora é proíbido proceder à amputação das caudas por isso os orelhudos vêm todos com cauda... A minha não tem porque ainda é da geração antiga...

Cockinhas tenho perfeita noção dessas coisas todas e, por isso mesmo, só consigo conceber a aquisição de um cão de raça junto de quem desenvolve um trabalho sério e rigoroso, dando provas disso mesmo, quando responde sem reservas mas dotado de conhecimento e humildade às perguntas que o potencial comprador lhe coloca.

A grandes questão, é que as pessoas não estão de todo, sensibilizadas para a questão da criação e selecção (canicultura), pelo que não sabem e muitas vezes também não querem saber, o que é que implica, a nível financeiro e a nível de conhecimento, ser um criador à séria. Digo à séria porque depois também temos que contar com os que se auto-intitulam de criadores pelo simples facto de terem "assistido" a um cão a acasalar com uma cadela (isto só mesmo para ridicularizar o que já de si é ridículo).

Outra coisa que não dispenso é ir ver em que condições os cachorros são criados e os progenitores mantidos... O próprio criador encarrega-se de fazer o convite. Caso não o faça já fico de pé atrás... É tão importante a selecção dos progenitores para a cruza como o ambiente que depois é proporcionado aos cachorros principalmente no que diz respeito à sua socialização/interacção com pessoas e outros animais.
cockinhas
Membro Veterano

terça set 14, 2010 1:40 pm

Wasp1975 Escreveu:Cockinhas e CSofiaMelo,
elucidem-me com uma coisinha...
Os cockers que serão agora comercializados deverão sair todos com cauda natural, e não cortada. Certo? Não há uma lei que proibe o corte?
CSofiaMelo Escreveu:Sim, agora é proíbido proceder à amputação das caudas por isso os orelhudos vêm todos com cauda... A minha não tem porque ainda é da geração antiga...
Não. Não há nenhuma lei cá que proíba o corte. Não é proíbido cortar caudas em Portugal , porque o nosso país não subscreveu a alínea da convenção que o proíbe.

O que se passa é que alguns países, em que a inglaterra se inclui (país de origem da raça), passaram a não aceitar cockers (cães?) com a cauda amputada.
Assim, os criadores portugueses, por convicção ou por outras razões que desconheço, mas mais atentos a estas questões, deixaram de cortar a cauda. Este cuidado não lhes fechará portas caso queiram apresentar os seus cães em exposições nesses países.
Acho que já escrevi isto por aí algures neste fórum :?.

Sofia :D, (vivam os smiles de desanuvio de tom!), eu disse que já tinha vendido o meu peixe mas sempre insisto, e atenção que estou a generalizar: cuidado com a simpatia de quem vende as ninhadas. Como é que diz o povo? "Quem o ouve falar não o leva preso..."
O que conta mesmo, à partida, na pré-selecção, é a história de criação da raça, do criador (passe o pleonasmo), com provas dadas de tentativa de melhorar a mesma, comparando-o com os outros. Isso e, claro, o mesmo, dentro do possível, no presente.
Para quem está "por fora" destes meandros, mole em que me incluo, nada como investigar que criadores é que mostram o seu trabalho onde e a quem :wink: e fazer um balanço comparativo. Estou a falar de exposições, que são, para mim, um instrumento de trabalho dos criadores.
Este método, certamente poderá excluir alguns casos específicos de criadores que avaliem o seu trabalho de outro modo mas, como não tenho, nem a capacidade nem o conhecimento necessário para os identificar, só me resta defender-me assim.

Sofia, se entendi bem o que escreveu, está a decidir com base em pesquisas suas, certo? Faz bem. Não vá pela cabeça de ninguém desconhecido, ou muito "simpático e desinteressado" :wink: .

Só mais uma achega. Veja bem o estalão da raça. Quando se tem um cocker é mais fácil interpretá-lo.

Boa sorte com essa visita :wink: .
cockinhas
Membro Veterano

terça set 14, 2010 3:44 pm

Parece que a minha capacidade de síntese foi de férias. Lá saiu texto para três quinze dias :P :
Wasp1975 Escreveu: cockinhas eu disse a mim mesmo que, e já tendo dito o que eu penso sobre os LOP noutros tópicos, iria evitar sempre debater o tema. A verdade é que para uns o LOP não vale nada e para outros vale tudo. O que se passa é que cada um defende a sua opinião e no fim não se chega a nenhuma conclusão.
Esta é uma falsa questão. O LOP , colocadas as coisas nestes termos, não é algo com que se possa concordar ou discordar. O máximo que alguém pode dizer é que não concorda com a existência de raças, nunca do LOP, porque não pode existir uma raça sem um registo genealógico da mesma. Não há raça sem LOP. Só há raças porque alguém se deu ao trabalho de, ao longo de gerações de cães, ir anotando que cachorro é filho de que progenitores e que descendência teve.
Já viste se eu me pusesse a dizer que não concordo com o Arquivo de Identificação? :D Além de cair no ridículo, perguntavam-me logo: Então, se não concordas, como queres que se saiba quem és? E não há volta a dar, somos filhos de determinados pais, avós, bisavós, etc.
No caso das raças, é a única forma de registar as linhagens e provar que um cão é de determinada raça e não apenas parecido com ela. Até acho que o menosprezo que é atribuído ao “papelucho” dá um jeitão a quem cria cães como quem cria coelhos, por ganância.
Até te digo mais, quem diz que não “concorda” com o LOP, o que devia dizer é que não se importa com a raça de um cão. É legítimo, sim senhor, mas então, por uma questão de coerência, não devem dizer, como por vezes acontece, com orgulho, que têm um cão da raça xis, às vezes até mencionam o afixo para logo de seguida dizer que não ligam a isso. Não achas ofensivo para o trabalho desse criador? Eu acho. E aqui, tanto os que têm um cão de raça, comprado, com LOP, como os que têm um cão supostamente de raça mas sem LOP (que nunca se pode ter a certeza de ser dessa raça, óbvio), quanto a mim, estão a menosprezar o trabalho de gerações de criadores que, ao longo de décadas, nuns casos, e séculos, noutros, se esforçaram por obter cães com características uniformes, a nível de temperamento e morfologia.

Eu até percebo que quem diz “o meu cão tem LOP mas eu não ligo nada a essas coisas, não o diga por mal, mas, se gosta dessa raça e raça implica LOP, qual o problema?
É que dito assim, parece que quem escolhe cães sem raça definida é melhor pessoa e/ou melhor dono que quem compra cães e isso não é verdade.
Também não gosto nada de ouvir donos de cães sem raça definida, dizer sobre os mesmos coisas tipo: gosto muito do meu cão, embora seja rafeiro. Ou, o meu cão é rafeiro, mas… mas o quê? É um cão, o seu cão. Ponto! Não é preciso justificar os afectos.

Eu acho que os donos de rafeiros ainda não se aperceberam que estão na vanguarda. Neste assunto, ainda a moda não chegou a Portugal e já a adoptaram. Muito à frente :lol: .
Wasp1975 Escreveu: Concordo com a grande maioria das coisas que dizes :D e dou-te toda a razão quando dizes que haverá uma menor chance de doenças consanguineas quando há um criador por detrás
Não é menor chance de doenças consanguineas quando há um criador por detrás, é haver menos doenças se há um bom criador Por detrás. São coisas bem distintas!
Wasp1975 Escreveu:( epá e não leves o que te vou dizer a seguir a mal) a única coisa que para mim não faz muito sentido é o facto de pensarem que o Cocker será mais calmo ou terá mais atitudes esperadas de um cocker só por ter vindo de um criador.

Para mim o comportamento do Cocker é algo que evolui ao longo da vida do mesmo, com especial preponderância no primeiro ano de vida.
E porque levaria a mal? :? Pois aqui é que te enganas redondamente: a genética conta mesmo muito e por isso é tão importante. Digamos que progenitores de bom temperamento fornecem boa matéria-prima para que a educação e o ambiente que referes, em particular no primeiro ano de vida, forneçam o resto. Claro que há excepções, como em tudo, mas na sua maioria é assim e não podemos justificar a rebaldaria com as excepções.
Atenção que, mais uma vez, não é “só por ter vindo de um criador” mas sim por ter vindo de um Bom criador.
Wasp1975 Escreveu:O facto de adoptar um animal cuja proveniência se desconhece poderá ter a haver com sorte caso a própria pessoa queira. A verdade é que se fores buscar um cocker a qqer associação (MPF, Bianca...) a informação está toda lá! Eles dizem-te tudo o que precisas de saber sobre o animal em questão. Agora se fores buscar um Cocker ao Canil Municipal aí talvez já terás de ter alguma sorte e muuuuuita paciência para reeducar o animal.

Dou-te o Exemplo da Michelle, uma cocker pretinha adoptada à BIANCA, que tinha todas as caracteristicas da raça ( ok pronto era gorduchinha :lol: :lol: :lol: :lol: ) Sociável, calmissima, inteligente... e sem LOP.
Sobre adoptar um cocker não posso dar palpites. Acredito em ti :wink: .
Quanto à relação entre as características da Michele e à ausência de LOP acho que já respondi atrás.
Wasp1975 Escreveu:há um problema que eu não gosto nos forums. O facto de escrever faz com que as frases aparecem nuas e frias, quando às vezes a pessoa que as escreve está com as melhores intenções e nenhum criticismo :D

E vivam os Cockers! :wink:
Deixo-te aqui uns smiles para distribuires conforme sintas necessidade :D :D :D :lol: . também podes pedir-me contas quando/se os nossos orelhudos se encontrarem :P .

Que os presentes e futuros compradores e adoptantes que gostem da raça a respeitem, é só o que é preciso. É fácil. Quem tem dúvidas, deve perguntar. Quem não sabe melhorar é só não fazer nada. A raça gradece.

E vivam os cockers! Viva! :wink:
Última edição por cockinhas em terça set 14, 2010 3:52 pm, editado 1 vez no total.
Wasp1975
Membro Veterano

terça set 14, 2010 3:49 pm

Caraças! grande testamento...

Espera, deixa-me chegar a casa :D :wink:
<p>Paulo.</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça set 14, 2010 5:30 pm

Concordo com o testamento da Cockinhas.
Gostaria ainda de acrescentar que o LOP por si não é garantia de se ter um bom e saudável exemplar. Vejo cães à venda em lojas de animais com LOP, vejo que dois exemplares com LOP cruzados sem qualquer tipo de cuidado produzem ninhadas que o podem ter também, e verifico que criadores/criadeiros sem o mínimo de escrupulos vendem os seus cães com LOP também. Por isso quem quer comprar um exemplar de determinada raça tem de observar tudo o que já aqui foi escrito pela Cockinhas, ler, ler e ler sobre a raça, e acima de tudo visitar vários criadores antes de tomar qualquer decisão. Para mim as expos servem para os criadores mostrarem os seus cães a nível morfológico, mas também não são garantia que os cães da sua criação possam ser saudáveis, por isso lá está, toca a investigar, pesquisar e ler muito antes de adquirir um cão.
Pessoalmente, não sou nada a favor de inbreeding. Há quem pense o contrário e respeito, mas a minha decisão na compra de determinada raça passaria sempre pelo facto de determinado criador não utilizar este tipo de prática. Ou seja, observaria naturalmente as questões morfológicas e de temperamento, mas a questão da saúde seria a que mais pesaria na minha decisão.
Deixo-vos aqui um estudo científico independente encomendado pela RSPCA (Inglaterra) que gostei muito de ler. :wink:
http://www.rspca.org.uk/ImageLocator/Lo ... 0&mode=prd
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Wasp1975
Membro Veterano

terça set 14, 2010 7:46 pm

Esta é uma falsa questão. O LOP , colocadas as coisas nestes termos, não é algo com que se possa concordar ou discordar
Falsa questão? Cockinhas eu não falei de concordar ou discordar do LOP. O que disse é que há mesmo dois grupos de users na arca. Um pró valor do LOP e outro contra valor do LOP. Cada um com os seus argumentos, sejam eles válidos ou não, tenham eles que animais tiverem. Eu, curiosamente, estou inserido num deles embora num tom mais moderado…
O máximo que alguém pode dizer é que não concorda com a existência de raças, nunca do LOP, porque não pode existir uma raça sem um registo genealógico da mesma. Não há raça sem LOP.
Até agora nunca observei ninguém dizer que não concorda com a existência de raças. Pessoas a criticarem e satirizarem a existência do LOP já as vi e são bastantes na arca, independentemente de terem razão ou não. O LOP prova a ascendência de um determinado animal, cão ou gato, e por sí só prova também a pureza do animal em questão. Mas o facto de um animal ser puro sangue da raça X tem valor? O leitor que esteja inclinado a dizer SIM também deverá assimilar que a frase “pureza racial” (versão animal claro e nada a haver com os anos 40), e o consequente LOP, tem um forte carácter económico. Certo? Ou pensem quantos animais viram em que no momento de serem dados, livres de encargos, foram dados com o LOP.
Só há raças porque alguém se deu ao trabalho de, ao longo de gerações de cães, ir anotando que cachorro é filho de que progenitores e que descendência teve.
Só há raças porque a Natureza assim o decidiu, só houve alguém que ao longo de gerações se deu ao trabalho de anotar nomes e descendências de cães porque tinham muito tempo para o fazer e porque o valor monetário compensava.
Já viste se eu me pusesse a dizer que não concordo com o Arquivo de Identificação? Além de cair no ridículo, perguntavam-me logo: Então, se não concordas, como queres que se saiba quem és?
? O Arquivo de identificação tem tanto a haver com o CPC como o Bilhete de identidade tem a haver com o LOP, por outras palavras: Nada! O Bilhete de identidade prova que és pessoa X, filha(o) de Y e Z mas em nenhum lado do B.I. diz: Caucasiana. Da outra face, o LOP diz várias vezes Raça:XPTO, diz quais são os ascendentes, mas de forma alguma poderá ser classificado como bilhete de identidade do animal, já que não prova que o próprio papel pertence àquele animal. No B.I. há dados relevantes que permitem identificar a pessoa, que eu saiba o mesmo não se pode dizer do LOP.
E não há volta a dar, somos filhos de determinados pais, avós, bisavós, etc.

Até agora tem sido assim sim :D
Até te digo mais, quem diz que não “concorda” com o LOP, o que devia dizer é que não se importa com a raça de um cão.

A grande maioria das pessoas que são contra o LOP pensam assim. Eu tenho outra versão diferente… Quem é aquele fulano, e que autoridade tem, ele para dizer sobre a raça do meu gato se nunca o viu? (ou cão)
É legítimo, sim senhor, mas então, por uma questão de coerência, não devem dizer, como por vezes acontece, com orgulho, que têm um cão da raça xis, às vezes até mencionam o afixo para logo de seguida dizer que não ligam a isso. Não achas ofensivo para o trabalho desse criador?

Muito sinceramente não. E aliás se puseres essa questão a um criador o que ele irá pensar que o que lhe interessa é que o animal foi vendido. Por outro lado posso fazer uma outra pergunta, já que por certo este parágrafo vai induzir a eterna resposta “isso são criadeiros, estamos a falar de CRIADORES”, conhecem algum criador que após a venda do gato/cão tenha feito visitas ao comprador para ver qual o estado do animal? É simples, após venda do animal, o mesmo passa a ser responsabilidade de outrem. O Criador lava daí as suas mãos…
tanto os que têm um cão de raça, comprado, com LOP, como os que têm um cão supostamente de raça mas sem LOP (que nunca se pode ter a certeza de ser dessa raça, óbvio)

Claro que podes ter a certeza da raça do animal. Basta teres alguns euros e mandares fazer um exame genético. Afinal qual terá mais força? A própria Natureza ou um papel passado a computador? :D ;) A Sra. Carla Molinari, que não é nenhuma deidade, tem duração limitada e o mesmo não se pode dizer da Mãe Natureza.
Eu até percebo que quem diz “o meu cão tem LOP mas eu não ligo nada a essas coisas, não o diga por mal, mas, se gosta dessa raça e raça implica LOP, qual o problema?
É que dito assim, parece que quem escolhe cães sem raça definida é melhor pessoa e/ou melhor dono que quem compra cães e isso não é verdade.
Eu não vejo mal nenhum, mas também não conheço nenhuma raça que implique LOP. Quem escolhe cães, sejam eles de que raça forem, é tão bom como quem escolhe gatos, sejam também eles de que raça forem… O que interessa é terem as capacidades para os terem, o resto “são cantigas” e passeios ao ar livre :D
Também não gosto nada de ouvir donos de cães sem raça definida, dizer sobre os mesmos coisas tipo: gosto muito do meu cão, embora seja rafeiro. Ou, o meu cão é rafeiro, mas… mas o quê? É um cão, o seu cão. Ponto! Não é preciso justificar os afectos.
CLAP!!CLAP!! Eu também. O que interessa é a relação dono/animal &#61514;

Não é menor chance de doenças consanguineas quando há um criador por detrás, é haver menos doenças se há um bom criador Por detrás. São coisas bem distintas!
A diferença não é entre criadeiro e criador? Pelo menos é o que tenho lido aqui na arca…
Digamos que progenitores de bom temperamento fornecem boa matéria-prima para que a educação e o ambiente que referes, em particular no primeiro ano de vida, forneçam o resto.
Curiosamente há cerca de um mês atrás, estava eu a ler o “Marley & Me” quando dizem isso mesmo nas primeiras páginas, e repetem-no algumas vezes. Eu aqui tenho sentimentos algo descoincidentes, e admito que posso estar redondamente enganado, mas acho que a genética estará mais apegada à parte física do ser enquanto que a educação estará mais relacionada com o temperamento. Por outro lado reconheço que talvez haja raças mais propensas a terem um intelecto mais apurado do que outras…
<p>Paulo.</p>
cockinhas
Membro Veterano

terça set 14, 2010 8:35 pm

Ena Wasp! Já não sou só eu que escrevo testamentos :wink: .

Fazemos assim, (se a autora do tópico preferir que continuemos esta conversa fora daqui é só dizer que abro outro): vamos por partes, a ver se nos entendemos.
Como hoje já não tenho energia para todos os pontos focados (como já disse, não sou rápida a escrever), sugiro começarmos pelo conceito de raça.

Wasp, a raça cocker (e quase todas as outras) não é fruto da selecção natural, como aconteceu com os lobos. Não é um produto da natureza, foi o homem que a criou, quando precisou de um cão de caça com estas características específicas, morfológicas e de temperamento.

Amanhã também é dia. Agora vou curtir aos meus cães, que esta conversa pode esperar...
Responder

Voltar para “Cocker Spaniel Inglês”