Olá Sofia, de novoCSofiaMelo Escreveu:Eu confesso que tenho preferência pelos particolores... Ando com ideias num ruão laranja ou num tricolor...
A minha ideia nunca foi, nem nunca será, fazer criação, até porque a minha orelhuda está esterilizada e é minha pretensão adquirir outra fêmea e esterilizá-la também.
Quero adquirir mais uma orelhuda, que seja uma boa exemplar da raça, junto de quem desenvolve um trabalho sério, criterioso e profissional no que à criação e selecção desta raça maravilhosa diz respeito.
Neste momento os 2 criadores que contactei, e cujo trabalho tenho vindo a acompanhar há uns largos meses, não têm cachorros disponíveis, mas têm cruzamentos planeados ainda para este ano.
Não tenho pressa, nem urgência... Quero, mais uma vez, tratar das coisas com a devida calma e sem pressões, e, com a ajuda do criador, escolher um cachorro que realmente vá de encontro às minhas pretensões e expectativas.
Até porque a minha orelhuda mais velha, agora com 13 meses, está mesmo no ponto no que à boa educação e ao bom comportamento diz respeito![]()
E não quero que o novo cachorro venha influenciar negativamente a mana mais velha, daí a importância de saber a quem compro, no sentido de adquirir um cachorro com excelente temperamento que não vá estragar o que está bem, não sei se me entendem...

Acho que está no caminho certo. Quanto a mim, e como já disse atrás, não há nenhuma razão para comprar um cão de raça que dispense uma escolha criteriosa do criador do mesmo, incluindo um cachorro para companhia.
Depois de ter traçado um quadro negro da minha experiência, apercebi-me que passei ao lado das coisas boas. Mesmo atendendo ao facto de ter tido dois cachorros ao mesmo tempo, devo referir que ambos, mesmo o que é muito irrequieto, e durante o período de crescimento que descrevi, foram muito fáceis de educar, atendendo às minhas falhas como treinadora

Em relação às preferências da pelagem, é preciso ter mais cuidado ainda quando se pretende um exemplar tricolor. Muitas vezes, ao procurar um cruzamento que origine cockers afogueados (os genes são recessivos, logo, há menos nascimentos), deixa-se para trás outros elementos de selecção que potenciam o aparecimento de ninhadas de cachorros saudáveis.
Não querendo ser chata, não se esqueça de investigar o passado dos progenitores e, claro, se fizeram exames de despiste, pelo menos, da PRA e da FN (Nefropatia Familiar), esta última leva o cachorro à morte antes dos 2 ou três anos, de forma irreversível. O despiste à displasia da anca, embora não se trate de um cão de grande porte, também é importante. Revela verdadeira preocupação pelo futuro da raça, por parte do criador

Pronto. Dou este peixe por vendido

Edit: Referiu atrás que gostava de ter um cão mais peludo. Informe-se bem porque normalmente, os cockers laranja ruão têm tendência para ter uma pelagem menos abundante. Também não sei o que é para si mais peludo